quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Lar de Idosos da Freguesia do Cadafaz vai avançar na Cabreira

Vai ser lançado nos próximos dias o concurso de atribuição da obra do Lar de Idosos da Freguesia de Cadafaz, em Góis, que será construído na Cabreira.
O projecto, que está orçamentado em cerca de dois milhões de euros, deverá ser adjudicado em meados de Setembro e está previsto que a construção comece pouco depois. A estrutura vai ter quartos individuais e duplos com um total de 42 camas. O lar vai ter capacidade para cerca de 80 utentes que vão poder usufruir de sala de refeições, lavandaria, sala de convívio, instalações sanitárias adaptadas às necessidades dos seniores e gabinete de saúde com atendimento médico, entre outras funcionalidades.

Sonho antigo
O projecto do Lar de Cadafaz existe há mais de uma década. De acordo com o presidente da Comissão Pró Lar, Daniel Neves, “este é um sonho muito antigo. Há mais de 12 anos que tentamos andar com esta ideia para a frente. Foi um sonho que esteve adormecido e foi reanimado”.
Recordando a época em que a ideia voltou a ganhar vida em 1998, o agora líder da comissão ocupava o cargo de presidente da Junta de Freguesia de Cadafaz. Na época, convidou “as instituições particulares de segurança social (IPSS) da freguesia para uma reunião com o objectivo de apresentar e discutir o projecto que acabou por ser aceite”.
Mais de dez anos depoisDaniel Neves assegura que a caminhada não tem sido fácil, mas conta com “apoios essenciais”. Os principais impulsionadores do projecto têm sido a Câmara Municipal de Góis, a Cáritas Diocesana de Coimbra e os Compartes de Cadafaz, uma associação que, graças ao desenvolvimento de parques eólicos na zona, “tem dado certezas em relação ao apoio e ao investimento a longo prazo necessários num projecto como este”.
Além destes parceiros, o líder da comissão assegura que “há outras instituições e muitos particulares que continuam a colaborar com donativos” para a construção de uma estrutura que vai criar mais postos de trabalho na localidade.

25 novos postos de trabalho
Com o investimento milionário vão surgir 25 novos empregos “muito importantes para a freguesia”, um sinal de esperança para “uma localidade que está a sofrer os efeitos da desertificação”. De acordo com o presidente da comissão, “esta é uma oportunidade para fixar os habitantes na terra”, que fica mais vazia de ano para ano.
Com o projecto quase a ser adjudicado em concurso, já se fazem contas para o final da empreitada. Daniel Neves explica que “a obra é bastante grande, mas deverá demorar cerca de um ano e meio a estar concluída. Esperamos que assim que o projecto esteja atribuído, a construção do lar possa começar”.
Tendo em conta os números, todas as previsões apontam para que em 2012 Cadafaz veja finalmente o seu sonho tornar-se realidade.
in Diario As Beiras

9 comentários:

  1. Anónimo5/8/10 13:37

    Então mas ainda é só o projecto?!!! Mas já fizeram as terraplanagens?!!! Nem daqui a 5 anos temos obra. Esta gente tem mais olhos que barriga! E quem financia dois milhões?!!! ANUNCIAR É FACIL!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/8/10 14:12

    O lar vai ter todas as condições,lavandaria,blá blá blá,instalações sanitárias...!
    E agora pergunto eu,onde é a ETAR da Cabreira?
    É que 80 utentes mais 25 funcionários mais os habitantes e visitantes da Cabreira...!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5/8/10 14:52

    Vocês são mesmos os "Velhos do Restelo".
    Todos nós devíamos estar agradecidos aos que ainda pensam nos habitantes do Concelho, são pessoas que vivem e colocam os interesses das populações acima dos interesses individuais.
    Infelizmente ainda há quem acredite que nada deve ser feito em benefício das pessoas.
    São certamente aqueles que defendem que depois de certa idade, as Pessoas devem ser levadas para o cimo da serra para aí descansarem em paz até ao dia do juizo final.
    Que triste é pensar assim.

    Força Daniel. Não ligues às vozes do "sempre contra".

    Parabens povo da Cabreira por esta obra.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6/8/10 04:05

    Estes foram os mais enganados pela lulu: prometeu-lhes a aprovação do lar pela Seg Social e...falhou! Mas o despeitado do Daniel que queria ser candidato teve o que merecia. Por ser da Cáritas, nunca teve o apoio da lulu e cabeças, mas estes rastejantes sem coluna nem isso vêem.

    ResponderEliminar
  5. Daqui a um ano e meio estão todos convidados a subir o rio para assistirem à inauguração do Lar da Freguesia do Cadafáz:)))

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6/8/10 11:56

    Ó Kabreira, compra uma cadeira! É melhor ser sofá!... Para esperar sentado!...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo8/8/10 15:18

    Ó turista do"largo do Rato",alguém está a dizer que não se deve fazer?
    Só tu estás com esse pensamento de deixar os idosos...(nem vou repetir essas tuas palavras estupidas).
    Só acho que se devem fazer as coisas com as tais ditas infraestruturas na entrevista como deve ser e não como está a fossa a deitar a merda lá pelos quintais a baixo!
    Percebeste?!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo8/8/10 16:37

    É engraçado como estes súcias pensam! Para eles fazer alguma coisa pelas pesSoas é, pasme-se, construir um lar! E depois largá-las lá, como na ante-câmara da morte! Bandidos é o que vocês são todos. Mas não se preocupem porque se querem isto para os outros, é assim que vão ser tratados!...

    ResponderEliminar
  9. A equipa certa. Um bando de pelintras que nunca fez NADA por si, para assumir as iniciativas alheias.

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.