quinta-feira, 26 de agosto de 2010

II Torneio de Volei Praias Fluviais Aldeias do Xisto

A grande final do II Torneio de Vólei Praias Fluviais Aldeias do Xisto é disputada no próximo dia 27 de Agosto, pelas 10h na belíssima Praia Fluvial da Peneda, bem no centro de Góis. Enquanto assiste a um grande espectáculo que as equipas finalistas proporcionarão, refresque-se e desfrute desde local magnífico, um paraíso de água e sol no rio Ceira, entre as Serras do Açor e da Lousã.
Tem ainda ao seu dispor dezenas de livros que pode solicitar junto ao concessionário da Praia. A iniciativa'Praias Fluviais: aqui lê-se bem' é apoiada pelo Plano Nacional de Leitura.

Venha descobrir as Praias Fluviais Aldeias do Xisto!

domingo, 22 de agosto de 2010

Concentração regressa em 2011 com apoios renovados

17.a edição terminou ontem com sucesso, estando já garantidos o suporte indispensável da autarquia e da Central de Cervejas para mais uma edição
Foi com um saldo positivo que terminou ontem a XVII edição da Concentração Mototurística de Góis, tendo sido alcançados os objectivos em termos de adesão e a boa convivência sem incidentes  de maior.
Fazendo o saldo possível logo a seguir ao término do evento, Jaime Garcia, vice-presidente do Góis Moto Clube, explicou que o número de participantes, cerca de 10 mil foi conseguido, somando-se outros tantos visitantes, atraídos pelas motos, concertos e iniciativas paralelas, como as actividades radicais, a bike show e os encontros de Vespas e mini-Hondas, entre outras.
A título de exemplo, refere que no sábado à noite, em que actuaram os «Xutos e Pontapés«, a organização estima que tenham estado em Góis mais de 20 mil pessoas, entre as que visitaram o recinto e os curiosos que se deslocaram à vila.
Trata-se de números constantes nos últimos anos, até porque a logística do espaço a isso obriga. «Inicialmente, duplicávamos os participantes anualmente, até que tivemos de limitar as inscrições», refere Jaime Garcia, explicando que, «a partir de determinada altura» as coisas estabilizaram nos actuais cerca de 10 mil motards.
Com tanta mota junta na pequena vila de Góis, os acidentes são inevitáveis, contudo, de acordo com o vice-presidente do Moto Clube de Góis, não houve ocorrências graves, a maior parte delas queimaduras e ferimentos ligeiro. O incidente com maiores consequências ocorreu no sábado à noite com o atropelamento de uma mulher numa passadeira e a fuga do motociclista (ver caixa).
Ontem de manhã, no dia em que tradicionalmente os motociclistas «arrumam a trouxa» regressam a casa, a vila de Góis estava ainda cheia de animação, com muitas motas a circularem e os cafés cheios de gente, quiçá com pouca vontade de deixar o local.
Jaime Garcia explica que o Parque Natural de Mototurismo, onde o rio Ceira é ex-libris, assim como a natureza de Góis e dos concelhos vizinhos fazem a matriz desta concentração, sempre com a intervenção da organização.
«O Góis Moto Clube faz sempre a divulgação dos roteiros da região», explica o dirigente, frisando que isso acaba sempre por ter reflexo na estadia dos motociclistas. Uns aproveitam os dias de concentração para passear autonomamente pelos concelhos vizinhos, e outros fazem coincidir o período de férias, vindo antecipadamente ou ficando mais uns dias após o final do encontro.
Certo é, também que o tempo ajudou a um bom desfecho de mais uma concentração de Góis, referindo Jaime Garcia que acontecimentos como os incêndios também pouparam a organização, ficando intocado o verde das serras vizinhas.
Como corolário de mais uma concentração sem problemas, o Moto Clube de Góis garantiu já os principais apoios para que a ventura continue em 2011, nomeadamente por parte da Central de Cervejas, através da marca «Sagres Zero», e da autarquia de Góis, cujo novo executivo «ficou bastante agradado».
«Sem estes dois apoios a concentração seria colocada em causa», frisa Jaime Garcia, explicando que, perante um orçamento de cerca de 400 mil euros, «a concentração seria colocada em causa», uma vez que «estaria dependente apenas da bilheteira» e, consequentemente das condições meteorológicas.

Motard atropela mulher
e abandona o local
Uma mulher, com cerca de 30 anos, ficou ferida com alguma gravidade em consequência de um atropelamento por um motociclo sábado, cerca das 23h00, na EN-2, junto à zona industrial de Góis, vila onde este fim-de-semana se realizou a já tradicional Concentração Mototurística com a presença de milhares de motards, de todo o país.
Não foi possível confirmar se o condutor da moto envolvida no acidente seria um dos participantes no evento que terminou ontem, no entanto, de acordo com João Prata, comandante dos Bombeiros Voluntários de Góis, o atropelamento aconteceu «no perímetro da concentração», no sentido Góis – Vila Nova do Ceira.
O responsável adiantou que a mulher estaria a atravessar a estrada numa passadeira quando foi abalroada por uma moto. Quando os bombeiros – oito homens em duas ambulâncias – chegaram ao local apenas encontraram a ferida deitada no chão e a moto que a tinha atropelado «caída mais à frente, já sem o ou os ocupantes».
«Abandonaram o local sem prestarem auxílio à vítima», confirmou João Prata. A jovem foi inicialmente transportada para o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Góis e, posteriormente, para os HUC com uma fractura num membro inferior e um traumatismo na cabeça.
in Diario de Coimbra 23/08/10

Motos trazem ruído mas muitos euros

Quando uma pequena vila, com menos de dois mil residentes, é invadida por uma multidão de cerca de 15 mil pessoas é fácil adivinhar que a quietude do lugar se transforma por completo. Mas com tanta gente chegam também boas hipóteses de negócio.

À beira do Ceira poisam até hoje mais de oito mil motos, de duas rodas mas também de quatro. Quase ninguém pega na moto até à hora de abalada, embora haja quem se entretenha a fazer o máximo de barulho com as acelerações das máquinas, num rodopio imparável durante toda a noite.
Tudo isto se passa dentro do recinto do campismo, mas também nas ruas da vila, onde durante estes quatro dias se pode conduzir sem capacete, ou assistir às manobras arriscadas de muitos condutores que, há muito, já terão ultrapassado o limite de álcool permitido.
“Não está certo o que se passa à noite no campismo. As pessoas que fazem barulho com as motos não respeitam os outros. Há aqui muitas famílias de motards com crianças pequenas que querem dormir”, diz Ana Lopes, da Lousã.
A Concentração significa para a vila de Góis um importante pólo de afirmação a nível nacional e internacional. De ano para ano são cada vez mais os estrangeiros, sobretudo espanhóis. “Na verdade, estes dias são bons para o negócio, mas também trazem muita confusão. Góis não está preparada para receber tanta gente”, disse ao a proprietária do café-restaurante Beira Rio, situado pelo do local dos concertos e um dos mais frequentados pelos visitantes.
E é no sector da hotelaria que a população mais lucra. No bar na Praia da Peneda, António Figueiredo não esconde que “estes dias são importantes para a vila, para o negócio, para o turismo”.
Américo Sarmento
in Jornal de Notícias 22/08/10

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Arte rupestre: primeira pintura de urso descoberta em Portugal (Góis) divulgada em congresso internacional

Imagens inéditas da primeira pintura de um urso encontrada na arte rupestre portuguesa, que poderá ter 11 mil anos, são divulgadas em Setembro num congresso internacional em França, foi hoje anunciado.

As imagens da pintura do ursídeo, descobertas num sítio de arte rupestre em Góis, vão ser apresentadas pela Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica (APIA), no congresso internacional IFRAO 2010, que decorre de 6 a 11 de Setembro em Ariège.

“A grande curiosidade é o facto de se tratar de um animal até aqui não representado na arte rupestre portuguesa”, disse hoje à agência Lusa o presidente da APIA, Nuno Ribeiro, destacando igualmente o facto de, supostamente, ter mais de cinco mil anos. De acordo com o arqueólogo, é também novidade o facto de o animal estar pintado e não gravado.

Os motivos habituais encontrados até aqui são cavalos e bois selvagens, mas o presidente da APIA admite que as prospecções arqueológicas em Portugal venham a desvendar mais representações de ursos, animal que tem surgido em pinturas descobertas em grutas do norte de Espanha e na França.

As primeiras imagens da pintura do urso, que ainda não está datada mas que, pelo estilo, poderá integrar-se no Magdalenense Final e ter 11 mil anos, vão ser divulgadas no congresso internacional IFRAO 2010, de arte rupestre.

“É uma pequena pintura, com cerca de 20 centímetros, pintada numa cor avermelhada”, descreveu o presidente da APIA que, a 10 de Setembro, no congresso, vai fazer uma conferência sobre a arte rupestre do Paleolítico Superior no centro de Portugal.

A pintura, “naturalista, quase fotográfica” do urso, em posição de salto ou de ataque, foi descoberta no âmbito da elaboração da Carta Arqueológica de Góis, “projeto totalmente financiado pela APIA”.

A Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica tem vindo a descobrir vários vestígios de arte rupestre na bacia dos Rios Alva e Ceira, com 5 mil a 2500 anos, adiantou hoje Nuno Ribeiro.

Segundo uma nota da associação, recentemente, foram descobertas na Serra do Açor, em Arganil, 20 novas lajes com arte rupestre, vários monumentos funerários do tipo “mamoa” (com o formato de uma mama) e vários troços de vias antigas, muitas de raíz romana, que se juntam a mais de 700 lajes já encontradas.

“Estes trabalhos foram efetuados no âmbito de um parque eólico da EDP”, adianta a nota da Associação Portuguesa de Arte Rupestre.
in Público 4/08/10

Oito mil motards a caminho de vila com apenas dois mil habitantes

A vila de Góis, com apenas dois mil habitantes, prepara-se para receber, de 19 a 22 de Agosto, cerca de oito mil motards na 16.ª concentração mototurística, que é a maior organização do concelho, com um orçamento a rondar os 400 mil euros.
A vila de Góis, situada nas margens do Rio Ceira, há muito que faz parte do circuito dos moto-clubes, por acolher uma concentração motard que é única pelas suas características peculiares. Ao contrário de outros eventos do género, em Góis os amantes das motos são convidados a pararem as suas máquinas e a usufruirem, durante quatro dias, das belezas naturais da vila, animados por um ambicioso programa musical. Uma concentração que norteia a sua realização por questões ambientais, com os participantes a ficarem instalados no Parque Natural de Mototurismo.
Com um orçamento entre os 350 e 400 mil euros, esta organização, a cargo do Moto-clube de Góis, conta com o forte apoio da autarquia, que reconhece no certame “o maior cartaz tutístico da região”, como realçou Lurdes Castanheira, presidente da Câmara Municipal de Góis.
Preocupados com as questões de segurança (em 2009, um acidente provocou a morte de um motard), os organizadores acreditam que o “espírito da concentração de Góis” vai prevalecer, criando um ambiente de são convívio entre todos aos amantes das duas rodas, num cenário natural de rara beleza.
Com “um crescimento sustentado ao longo dos anos”, o evento tem apostado na sensibilização dos participantes para a preservação do meio ambiente. Nesta edição será mesmo apresentada “a moto do futuro”. Um engenho eléctrico, AJP, de fabrico português, que será sorteado entre todos os participantes.
Tasquinhas de comes e bebes, desportos radicais, encontros de vespas e de mini-Hondas e exposições relacionadas com o mundo das motos preenchem o programa, mas é no palco principal do evento que todas as atenções estão concentras. É que ali vão actuar alguns grupos portugueses, com especial realce para os Xutos & Pontapés, presença já habitual na concentração de Góis, que tocam na noite do dia 21 de Agosto. Na véspera acontece um momento muito esperado pelos amantes da música rock e rythm ‘n’ blues, com a presença dos The Animals e do seu emblemático cantor Eric Burdon. A banda inglesa é uma das mais importantes da história, com temas, oriundos da década de 60, que são verdadeiros hinos.
Américo Sarmento
in Jornal de Noticias 31/07/10

domingo, 15 de agosto de 2010

Ministra do Ambiente elogia FACIG em Góis

Foto Lurdes Gonçalves
Pela primeira vez, a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, deslocou-se a Góis, no distrito de Coimbra, para visitar a FACIG – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Góis, que terminou ontem e ao longo de cinco dias animou a vila.
Durante a visita à FACIG, a ministra considerou que o certame constitui um “momento importante” para o concelho, uma vez que na feira “estão representadas muitas actividades económicas, associações, forças que fazem o concelho”.
Sendo os incêndios florestais uma das preocupações do município, a responsável pela pasta do Ambiente afirmou que “o dispositivo de combate a incêndios tem vindo a ser melhorado. Mas não basta ter equipamentos, temos de estar todos coordenados, autarquias, bombeiros, forças policiais, SEPNA”, alertou, apelando à participação do cidadão, que “terá de ser cauteloso, não ter práticas inadequadas, e deve ter uma atitude pedagógica”, denunciando situações de crime.
Destacando que “de ano para ano, as áreas ardidas têm vindo a diminuir”, a ministra do Ambiente, que é natural do concelho de Oliveira do Hospital, congratulou-se com o facto de “assistir ao progresso e melhoria” da região, sobretudo em termos de acessibilidades e de empreendedorismo.
De Góis, Dulce Pássaro disse que a “vila está muito atractiva” e “os autarcas têm feito um bom trabalho”, estando em “franco desenvolvimento” e “harmonioso em termos de usufruto do espaço natural e da própria preservação ambiental”. Dulce Pássaro assegurou ainda que o Governo está disponível para apoiar o município, quer em termos de licenciamento de obras, quer em termos de colaboração financeira.
Balanço positivo da FACIG
Já a presidente da Câmara de Góis, fazendo um balanço “francamente positivo” da 18.ª FACIG, realçou que o certame envolveu “um conjunto significativo de pessoas, particularmente jovens do concelho”.
A autarca aproveitou a ocasião para dar a conhecer algumas das “ambições” do executivo, nomeadamente a construção de uma praia fluvial na Ponte de Sótão e a conclusão dos trabalhos na praia fluvial de Alvares, que “já está a funcionar”.
“Estamos neste momento a fazer a alteração do PDM, no futuro, vamos encetar o processo de revisão”, anunciou a presidente, destacando que a ministra “mostrou abertura para colaborar”.
in Diário As Beriras 16/08/10

Medalha para Fernando Barata em Góis

Foto Lurdes Gonçalves
O actual director do Serviço de Pneumologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), Fernando Barata, recebeu ontem a medalha de mérito do município de Góis.
Natural do concelho, o médico foi escolhido por ser uma personalidade com um “vasto currículo profissional” mas também “possuidor de um espírito solidário e humanista para todos quanto o procuram”. No discurso do Dia do Município, a presidente Lurdes Castanheira deixou uma palavra de “apreço e carinho”. “Com esta distinção não estamos a fazer mais do engrandecer aquilo que já é de uma enorme grandeza”, disse.
Para além do médico, a Câmara de Góis distinguiu com a medalhas de bons serviços os três funcionários da autarquia aposentados em 2009. São eles: Fernando Novais, assistente operacional, com as funções de motorista de transportes colectivos; Amadeu Pinto, assistente operacional, com as funções de cantoneiro de arruamentos; e Aníbal Cardoso, assistente operacional, com as funções de montador electricista. Lurdes Castanheira enalteceu o “espírito humanista e solidário, o profissionalismo e a simpatia” destes funcionários, constatando que “o mérito pode ser reconhecido por palavras, actos, atitudes, mas para nós tem de traduzir-se em algo material, para que se possa guardar”.
A presidente reconheceu ainda “o mérito, o trabalho e a dedicação” dos autarcas que a antecederam, fez um balanço dos nove meses de mandato e garantiu o “indiscutível apoio do Governo na aprovação de projectos para melhorar as condições de vida das populações e minorar as assimetrias”. A autarca acredita ainda “na melhoria da EN 342, beneficiação da EN 2 e ligação da Portela de Góis à Portela do Vento”, já que “a concessão do Pinhal Interior parece-nos cada vez mais próxima”.
Outro dos objectivos passa por “atrair novos investimentos”, tendo Lurdes Castanheira ficado satisfeita com a recente constituição da empresa “Nature Sanus”, que veio permitir “promover mais e melhor desenvolvimento”.
in Diário As Beiras

Góis Moto Clube 17ª Concentração Mototurística

Xutos e Pontapés e Rouxinol Faduncho são cabeças de cartaz 
DIANA DUARTE

O maior evento de Góis está de volta no dia 19 e prolonga-se até 22. A decorrer no Parque Natural Mototurístico, o bilhete para a 17.ªConcentração Mototurística de Góis custa 35 euros pata os quatro dias, com direito a dormida no parque, refeições e uma t-shirt de brinde. O lema. mantém-se, "Tá-se bem em Góis".

Segurança reforçada e condições sanitárias aprimoradas são duas das melhorias significativas que o Góis Moto Clube tem preparada para as cerca de 20 mil pessoas que espera receber, entre motards, (cerca de 8000) e visitantes.

Para os que não são aficionados das motos, a música é a principal atracção. Xutos e Pontapés e Rouxinol Faduncho são os cabeças de cartaz. A primeira noite, 19 (dia de abertura de inscrições), será de entrada livre, com Morango Tango e Nineout. A 20, sexta-feira, subirão ao palco Ponto e Vírgula, The Animals (com alguns elementos da banda original) e Marco Horácio na pele de Rouxinol Faduncho.

A última noite. será com Boom e a banda rock portuguesa Xutos e Pontapés, No intervalo ou fim do concerto vai ser sorteada uma moto de produção portuguesa, de edição especial, com o nome do grupo .


O bilhete custa 35euros para os quatro dias, com direito a dormida no parque, refeições e umat-shirt de brinde.
Depois do concertos, de quinta-feira a domingo, a música prosseguirá na tenda electrónicas, com novos equipamentos e luzes e som dos Dj's Vassalo [residente], Elemento G, Anthony A e Gonçalo H. As entradas pontuais para os espectáculos custam12 euros. Nas manhãs e tardes da 17.ª Concentração Mototurística, além das tasquínhas e feira motociclista, haverá animação de rua, desportos radicais, workshops e actividades para as crianças, desfile Drenaline, para apresentação de equipamentos, Encontro de Vespas, Encontro Honda Mini-Trail, exposição das motas a concurso, o Bike-Show e uma exposição de motas transformadas.
O último dia será de passeio turístico pelo concelho, dando fim à Concentração com o almoço.

O investimento na Concentração cifra-se entre os 350 e 400 mil euros. Apresentado o programa a semana passada, numa esplanada da vila, o vice-presidente do Góis Moto Clube, Jaime Garcia, desejou que esta edição decorra sem incidentes, ao contrário do que aconteceu o ano passado, em que faleceu um motard.

Homenagens assinalam Dia do Município de Góis

Foto Gonçalo Manuel Martins
Hoje é dia de festa em Góis. O Dia do Município é marcado por diversas iniciativas, que começam às 09H30 com o hastear da bandeira na Biblioteca Municipal de Góis “António Francisco Barata”. Depois, durante a sessão solene comemorativa, serão homenageadas várias personalidades. Assim, o empresário Amílcar Aleixo, administrador da empresa Prorresina, sedeada no concelho de Góis, reeceberá a medalha de Mérito Municipal.
Recorde-se que a Prorresina efectua a recolha e selecção da resina, sendo caso único no concelho.
Na ocasião será, também, homenageado o pneumologista do Centro Hospitalar de Coimbra, Fernando Barata. Natural de Góis, o especialista tem desenvolvido relevante actividade na sua área profissional e no contexto social.
A sessão solene comemorativa do Dia do Município inclui, ainda, o reconhecimento público a três funcionários da autarquia que se aposentaram no ano passado. Assim, a medalha de Bons Serviços será entregue a Fernando Novais, Amadeu Pinto e Aníbal Cardoso.
O dia de festa conta, ainda, com a visita da Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Pássaro, que visita o concelho no âmbito das comemorações do Feriado Municipal.
A agenda da governante inclui a visita – a partir das 18H00 – à XVIII edição da FACIG – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Góis, no Parque de Lazer do Baião, e à envolvente da Praia Fluvial da Peneda.
A FACIG 2010, recorde-se, inclui diversas actividades, desde concertos, desporto e cultura, e conta com 100 expositores dos sectores agrícola, comercial e industrial.
O artesanato e a restauração são outros dos atractivos da FACIG que surge este ano com um novo figurino, de modo a atrair mais visitantes ao Parque de Lazer do Baião.
O Município de Góis optou pela concentração de vários eventos no mesmo espaço com o intuito de cativar um maior número de empresários.
Por outro lado, os empresários e artesãos sedeados no concelho beneficiaram da inscrição gratuita no certame, enquanto os restantes pagaram “o mínimo possível”.
Com estas medidas, o Município promove a participação dos empresários que desenvolvem actividade no concelho e, ao mesmo tempo, estímula a adesão à FACIG dos empresários dos concelhos limítrofes.
No programa de animação do certame destaca-se, hoje à noite, a partir das 23H00, o espectáculo de Tony Carreira, que implica o pagamento de bilhete no valor de cinco euros – caso único no cartaz de espectáculos da FACIG 2010.
O Dia do Município fica ainda marcado pela abertura da exposição “Letras e cores, ideias e autores da República”, patente na Biblioteca Municipal de Góis “António Francisco Barata”. A mostra resulta da colaboração entre o Município e a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas.
Com tantos motivos de interesse, a visita a Góis é uma óptima sugestão para o fim-de-semana.
in Diario As Beiras 13/08/10

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Câmara de Góis quer quatriplicar expositores na próxima FACIG

Lurdes Castanheira, presidente da autarquia, sublinha a necessidade de "termos metas e ambição" e acredita no sucesso do certame

"Não há desenvolvimento que se concretize sem ambição". Esta foi a certeza deixada por Lurdes Castanheira, presidente da Câmara de Góis, ontem no arranque da XVIII edição da FACIG - Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Góis, que este ano conta com perto de cem expositores, número que a autarca garante que duplicará na edição do próximo ano.
Nesta edição, revelou ao nosso Jornal a presidente da Câmara Municipal de Góis. "todos os empresários e artesãos aderiram significativamente, sem reservas", porém, sublinha, "alguns
estavam de férias e não puderam estar presentes".

Daí que, e tendo em conta que "este ano apostámos muito mais na qualidade do que na quantidade e fizemos inovações, estou certa que para o ano teremos o dobro de expositores".

Um optimismo justificado, tendo em conta que, sublinha "se nesta edição conseguimos cerca de cem expositores que operam dentro e fora do concelho, tenho a certeza que em 20II à nossa chamada vão responder muitos mais", uma vez que "outros virão de fora, pois as pessoas vão passando a palavra e se virem que vale a pena participar na F ACIG, acredito e estou confiante que conseguimos ter os 200, até porque temos que ter uma meta e sermos ambiciosos".

A edil também se regozijou pelo facto de neste ano o certame fazer "justiça" à sua sigla -FACIG - tendo em conta que "temos aqui uma diversidade de expositores, desde o artesanato local e regional, tudo o que é equipamento ligado à agricultura, à parte ligada à indústria e ao ramo automóvel".

"Sou suspeita para dizer isto, mas este espaço está fantástico", declarou sem falsas modéstias e visivelmente satisfeita a autarca, referindo-se às inovações efectua das no Parque do Baião.

"Fizemos melhorias no espaço, com o objectivo de construirmos aqui um espaço físico que seja do agrado de todos, que tenha melhores condições, em termos de acessos e mobilidade, essencialmente a pensar nos idosos - e o concelho de Góis tem uma faixa elevada de idosos - e também por causa das mães com os carrinhos das crianças que antes mal se podiam movimentar", explicou.

Lurdes Castanheira refere ainda as alterações introduzidas relativamente aos stands, bem como o facto de os espaços do município terem sido alterados. Contratualizámos com uma empresa e estamos a cumprir com as regras da ASAE", e foi feita também "uma forte aposta naquilo que é o tecido empresarial local", Isto porque "os nossos empresários e artesãos têm de se rever neste evento anual" e são, também "empresários que lutam para que Góis também sinta o desenvolvimento e, além disso,. alguns já estão a apostar e a investir em Angola e em países fora da Europa", refere ainda a autarca.

Programa diversificado

Ao longo de cinco dias o certame congrega concertos, desporto e cultura, constituindo, no entender de Lurdes Castanheira, "urna verdadeira festa". Convicta que a "feira vai agradar a todos", a edil garantiu que "tudo fizemos para que se vivesse aqui um verdadeiro ambiente de festa e que conseguíssemos juntar a qualidade que Góis e os goienses merecem". E deixa também um desafio, no sentido de, "de ano para ano melhorar este espaço do Parque do Baião, que é uma zona de excelência de Góis".

Muito embora sublinhe que o momento de inauguração "não é a hora de balanço", a edil vaticina que no final do certame, no domingo, este "será, sem dúvida, positivo e temos, desde já, a certeza que estes dias serão um êxito".

Quanto ao programa, "muito interessante e diversificado", a autarca chama a atenção para o Dia do Município, que se assinala amanhã, com homenagens a algumas entidades e instituições. Um dia em que Góis recebem também, a visita da ministra do Ambiente, Dulce Pássaro. Destaque também para o passeio pedestre a decorrer no próximo domingo, por algumas aldeias de Góis e que terá duração de quatro horas.
in Diário de Coimbra, 12/08/10

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Junta do Colmeal Melhora Serviços

Os serviços de atendimento da Junta de Freguesia do Colmeal estão agora mais acessíveis aos municípes.
A Junta de Freguesia do Colmeal, concelho de Góis, inaugurou as obras recentemente realizadas no edificío da sua sede, numa cerimónia que foi presidida pelo governador civil de Coimbra e contou com a presença da presidente da Câmara de Góis, o presidente da Assembleia Municipal, entre outras entidades.
Com as obras, a secretaria e o serviço de atendimento ao público, que funcionavam no 1.º andar do edifício, foram transferidos para o rés-do-chão, depois de algumas adaptações, permitindo uma melhor acessibilidade para os cidadãos.
Abriu também ao público um ponto da internet instalado na sede, culminando a cerimónia com uma acção de sensibilização e informação sobre o risco de incêndios.
Na inauguração, o presidente da Junta do Colmeal, lembrou que foi colocada a hipótese de criar naquele espaço uma extensão do centro de dia, o que não veio a acontecer, Carlos de Jesus revelou que resolveram criar um serviço de atendimento ao público e um ponto da internet que “vai servir a freguesia”.
O presidente da Assembleia Municipal de Góis, destacando que o interior, “ao contrário do que muita gente apregoa, está vivo e assim quer continuar”, lembrou que “esta junta foi a única freguesia do concelho onde foi feita uma Assembleia Municipal descentralizada com casa cheia, o que demonstra o interesse dos habitantes do Colmeal pelos seus problemas e política local”.
Mostrando-se satisfeito também com a “dinâmica” demonstrada pelo presidente da junta, José Carvalho fez votos para que a sede seja “a casa de todos os habitantes e amigos do Colmeal”.
Já a presidente da Câmara de Góis, congratulando-se por a Junta do Colmeal se ter lembrado que “há um papel importante a desempenhar nas áreas das acessibilidades e barreiras arquitectónicas, e também no que chamamos de modernidade e sociedade de informação”, felicitou o executivo pela realização das obras.
O governador civil de Coimbra, que encerrou a cerimónia, realçou que a Junta de Freguesia do Colmeal foi capaz de “criar novas instalações a partir das antigas, mas também modernizar e permitir um ponto de acesso a essa aldeia, que é o espaço da internet”.
Destacando ainda “a boa prática que está a ser feita em Góis”, Henrique Fernandes sublinhou que no Colmeal foi possível “melhorar o serviço prestado aos cidadãos, permitindo a informação global”.
in Diario As Beiras 11/08/10

Góis é dos concelhos com menos fogos

Góis é um dos concelhos do distrito de Coimbra onde a área ardida é menor. E é, também, aquele onde o número de ignições (focos de incêndio) é quase imperceptível.
Embora reconheça que, para este resultado, tenha contribuído uma boa dose de sorte, Lurdes Castanheira, presidente da autarquia, não deixa de fazer referência a todo o trabalho que foi sendo feito ao longo da última década na área da prevenção de fogos florestais.
Apesar de os números - que foram divulgados pelo governador civil do distrito de Coimbra no último sábado -, serem animadores, a autarca não cruza os braços.
Ao DIÁRIO AS BEIRAS, Lurdes Castanheira destaca o "trabalho fundamental" da Associação Florestal do Concelho de Góis.
É na defesa dos produtores e na elaboração e acompanhamento de projectos florestais que a associação tem vindo a desenvolver a sua actividade.
Sendo uma das maiores riquezas do concelho - a área florestal representa cerca de 60 por cento do território de Góis -, estão em fase de constituição duas Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), que traduzem a vontade de caminhar rumo a um desenvolvimento sustentável. Um delas será a ZIF do Sinhel (na freguesia de Alvares) e a outra a ZIF do Penedo.
Prevenção de incêndios
As ZIF foram criadas pelo Governo em 2005 para ultrapassar o problema da dispersão de propriedades. A lei incentiva os pequenos proprietários a unirem-se em áreas territoriais contínuas com um único plano de gestão florestal e defesa da floresta e geridas por uma única entidade.
Juntando pequenas propriedades (minifúndio) num único território de grande dimensão, as ZIF apresentam como vantagens a diluição dos custos de manutenção, é dada maior abrangência às infra-estruturas de prevenção de incêndios e aumenta o leque de resíduos e materiais florestais que pode ser rentabilizado, entre outros benefícios.
Lurdes Castanheira não deixa de frisar que a ZIF do Penedo só poderá avançar caso a câmara municipal também integre o plano de gestão florestal, tendo em conta que a autarquia é proprietária de mais de 70 por cento da área necessária para constituir uma ZIF. A presidente do município não tem quaisquer dúvidas. "É claro que vamos aderir, até porque temos todo o interesse nisso", salientou.
Aquela área integra a Mata da Oitava, uma zona florestal "muito preservada", que ocupa 470 hectares da área do concelho, totalmente inseridos em Rede Natura 2000. Desde os anos 70 que aquela mata tem sido palco de diversas acções de plantação de espécies florestais adaptadas ao local e de interesse paisagístico e ambiental.
Além da Associação Florestal do Concelho de Góis, existe na autarquia um Gabinete de Apoio à Floresta, bem como o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC).
in Diario As Beiras 10/08/10

domingo, 8 de agosto de 2010

FACIG mostra força do concelho de Góis


Foto Gonçalo Manuel Martins
Agosto assume-se como um dos “meses mais intensos” em Góis. As festas concelhias, que integram a FACIG, o feriado municipal e a concentração motard, são eventos que atraem milhares de pessoas ao município.
O grande primeiro evento do mês começa já no próximo dia 11. A XVIII FACIG – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Góis, que decorre no Parque de Lazer do Baião, propõe-se mostrar a todos os visitantes o que de melhor se faz no concelho”.
A diversidade de expositores presentes – serão cerca de uma centena – e a qualidade dos espectáculos musicais são apenas algumas das atracções da feira que prometem animar o concelho até dia 15.
Antes, a 13 de Agosto, é assinalado o Dia do Município. Não é por acaso que a maior atracção – ou pelo menos a mais mediática – sobe ao palco do Parque do Baião nesse dia. Tony Carreira regressa a Góis, 10 anos depois de ter actuado naquele município. Ao DIÁRIO AS BEIRAS, Lurdes Castanheira, presidente da autarquia, disse que “apesar de ser um ano de crise, foi possível melhorar o cartaz das festas”. Graças a duas parcerias estabelecidas com a ADIBER e com o Moto Clube de Góis, o montante para realizar as festas “não será superior ao do ano transacto”, frisou.
Embora tenha consciência da popularidade do cantor, Lurdes Castanheira destaca também o Festival de Folclore Beirão (que se realiza no domingo) e as bandas que animam as noites de Verão. Eventos que proporcionam o convívio entre os filhos da terra que regressam ao concelho para gozarem o período de férias e os muitos turistas que escolhem Góis para descansar.
A autarca deixa um convite a todos para que vejam a FACIG como uma atracção adicional às muitas potencialidades existentes num concelho que se destaca pela sua beleza natural e que vale a pena conhecer.
Pedagogia e homenagem
Realçar a importância da biodiversidade e sensibilizar as novas gerações para a questão da conservação da natureza e para o problema da gestão sustentável de espécies e habitats naturais da fauna e da flora no planeta: é com este objectivo que no dia 11, ainda antes da inauguração da FACIG, a Câmara Municipal de Góis promove um seminário dedicado ao tema “Biodiversidade – Herança e Património a Valorizar”.
Num concelho onde emergem frondosas e belas paisagens, serpenteadas pelos muitos cursos de água, é importante apelar para a preservação das espécies. “É uma missão que requer um esforço colectivo”, afirmou Lurdes Castanheira.
Dia 13, sexta-feira, é o Dia do Município. Uma efeméride que “serve, também, para lembrar aqueles que deram e continuam a dar muito de si ao concelho”. Este ano, a autarquia decidiu atribuir medalhas de mérito à empresa Prorezina (Lavares) e ao pneumologista Fernando Barata.
Serão ainda distinguidos três funcionários da autarquia – aposentados em 2009 –, com a atribuição da Medalha de Bons Serviços.
in Diario as Beiras 08/08/10

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Festas do Município

 Bilhes à venda No Posto de Turismo de Góis e ADIBER (São Paulo)

Lar de Idosos da Freguesia do Cadafaz vai avançar na Cabreira

Vai ser lançado nos próximos dias o concurso de atribuição da obra do Lar de Idosos da Freguesia de Cadafaz, em Góis, que será construído na Cabreira.
O projecto, que está orçamentado em cerca de dois milhões de euros, deverá ser adjudicado em meados de Setembro e está previsto que a construção comece pouco depois. A estrutura vai ter quartos individuais e duplos com um total de 42 camas. O lar vai ter capacidade para cerca de 80 utentes que vão poder usufruir de sala de refeições, lavandaria, sala de convívio, instalações sanitárias adaptadas às necessidades dos seniores e gabinete de saúde com atendimento médico, entre outras funcionalidades.

Sonho antigo
O projecto do Lar de Cadafaz existe há mais de uma década. De acordo com o presidente da Comissão Pró Lar, Daniel Neves, “este é um sonho muito antigo. Há mais de 12 anos que tentamos andar com esta ideia para a frente. Foi um sonho que esteve adormecido e foi reanimado”.
Recordando a época em que a ideia voltou a ganhar vida em 1998, o agora líder da comissão ocupava o cargo de presidente da Junta de Freguesia de Cadafaz. Na época, convidou “as instituições particulares de segurança social (IPSS) da freguesia para uma reunião com o objectivo de apresentar e discutir o projecto que acabou por ser aceite”.
Mais de dez anos depoisDaniel Neves assegura que a caminhada não tem sido fácil, mas conta com “apoios essenciais”. Os principais impulsionadores do projecto têm sido a Câmara Municipal de Góis, a Cáritas Diocesana de Coimbra e os Compartes de Cadafaz, uma associação que, graças ao desenvolvimento de parques eólicos na zona, “tem dado certezas em relação ao apoio e ao investimento a longo prazo necessários num projecto como este”.
Além destes parceiros, o líder da comissão assegura que “há outras instituições e muitos particulares que continuam a colaborar com donativos” para a construção de uma estrutura que vai criar mais postos de trabalho na localidade.

25 novos postos de trabalho
Com o investimento milionário vão surgir 25 novos empregos “muito importantes para a freguesia”, um sinal de esperança para “uma localidade que está a sofrer os efeitos da desertificação”. De acordo com o presidente da comissão, “esta é uma oportunidade para fixar os habitantes na terra”, que fica mais vazia de ano para ano.
Com o projecto quase a ser adjudicado em concurso, já se fazem contas para o final da empreitada. Daniel Neves explica que “a obra é bastante grande, mas deverá demorar cerca de um ano e meio a estar concluída. Esperamos que assim que o projecto esteja atribuído, a construção do lar possa começar”.
Tendo em conta os números, todas as previsões apontam para que em 2012 Cadafaz veja finalmente o seu sonho tornar-se realidade.
in Diario As Beiras

domingo, 1 de agosto de 2010

Os Mensageiros da Alegria vão actuar em festival internacional de folclore na Alemanha













O Rancho Folclórico Os Mensageiros da Alegria, de Vila Nova do Ceira, freguesia do concelho de Góis, vai deslocar-se à Alemanha, entre os próximos dias 5 e 17 de Agosto, para actuar no New State, à beira do Mar Báltico, no Festival de Folclore que decorre ao longo de uma semana. De acordo com a direcção deste grupo folclórico, este festival vai juntar ranchos de 15 nações, para além da Alemanha, sendo uma semana "como nenhum rancho já viveu".

Xutos e Pontapés são "cabeça de cartaz" da concentração motard

Image
Motards de todo o país são esperados em Góis em meados de Agosto, naquela que já é considerada como a segunda maior concentração, depois de Faro
Durante quatro dias, de 19 a 22 de Agosto, Góis vai transformar-se num autêntica “vila motard”. Com um orçamento de cerca de 400 mil euros e com um programa muito rico em actividades desportivas e espectáculos a 17.a concentração mototurística do Góis Moto Clube, aguarda a visita de 20 mil pessoas, entre inscritos, participantes e visitantes. Os lemas das edições anteriores mantêm-se, nomeadamente do Parque Natural Mototurismo, evento que, como explicou Jaime Garcia, «tem uma grande afluência de visitantes e todos os concelhos vizinhos acabam por ter benefício com esta concentração», e o lema “Ta-se bem”, demonstrativo do «ambiente familiar que se vive aqui durante estes dias, de descontracção e de descanso, podendo também desfrutar do rio Ceira».
Nestes dias, todos os organismos colaboram e apoiam esta iniciativa, pois para além do apoio imprescindível dos Bombeiros Voluntários de Góis, do Centro de Saúde e GNR, conta ainda com o apoio do município de Góis, um parceiro «fundamental, quer em termos financeiros, quer logísticos», como enfatizou o vice-presidente do Góis Moto Clube, pois «a concentração decorre num autêntico parque de campismo que o município fez».
Muitas empresas locais também estão a apoiar o evento, assim como o Governo Civil de Coimbra. Outro grande parceiro, desde a primeira edição do certame é a “Sagres”, agora “Sagres Zero”, pois, como enfatizou aquele responsável, «é importante passar a mensagem que existe um produto que é 100% sem álcool, associado a quem anda na estrada, pois a nossa segurança e a dos outros é essencial».
O custo da inscrição será de 35 euros e engloba um brinde, uma t-shirt, a possibilidade de circular no recinto a qualquer hora, três refeições e uma bebida.
Bastante expectante com esta edição, Jaime Garcia sublinhou, na conferência de imprensa de apresentação do certame, que, com este evento, «Góis já representa mais uma alternativa aos festivais de Verão, com a qualidade do cartaz que temos e com o acampamento».

Programa “recheado”
A abertura das inscrições decorre no primeiro dia, 19 de Agosto, que tem noite livre e entrada gratuita para o recinto, onde poderão ver os espectáculos de “Morango Tango” e “Nineout” e dançar na tenda electrónica que ali estará todas as noites. No dia 20, o período da manhã é reservado à abertura da feira motociclista, animação de rua e desportos radicais e à noite assiste-se à actuação dos “Ponto e Vírgula”, “The Animals”, desfile drenaline, com apresentação de equipamentos e actuação do “Rouxinol Faduncho” a encerrar a noite. Já para sábado, 21 de Agosto, está previsto um encontro de vespas, um encontro Honda Mini-Trail e um Bike Show, enquanto que à noite realiza-se a entrega de prémios Bike-Show e entrega dos prémios aos clubes, fechando a noite com os “Xutos e Pontapés”. No último dia decorre o já habitual passeio turístico pelo concelho de Góis e um almoço. Destaque ainda para a exposição de motos subordinada ao tema “Carbono Zero”, realizada em parceria com a Câmara Municipal de Góis e que tem a ver, como explicou Jaime Garcia, «com a necessidade de se encontrar uma solução para preservar o ambiente». Com efeito, sublinhou o dirigente, «já é possível andar de moto sem fazer poluição, nem sonora nem com gás poluente, através das motos eléctricas que vão estar em exposição, no sentido de divulgar estes modelos».
Presente na conferência, António Sérgio, adjunto do governador civil, felicitou os dirigentes anteriores do Góis Moto clube porque «conseguiram dar a este evento um cariz nacional», afirmando que «a nossa preocupação é juntar todas as forças de segurança para que as coisas funcionem, apelando a comportamentos seguros e responsáveis». Até porque, sustenta, «certamente que haverá bom senso, mas há questões de segurança que têm de ser seguidas por cada uma das pessoas que participem no certame». O adjunto do Governador Civil do distrito de Coimbra considerou ainda que este evento «serve também para valorizar Góis, num enquadramento paisagístico único e que já se encontra inscrito na oferta turística do distrito». 
in Diário de Coimbra 31/07/10