terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O Jumento: AO ATAAAAAAAAAAAAAAAA……….QUE!

Pois bem, a ordem foi dada…
Entrámos na campanha eleitoral. Começam a ver-se os políticos juntos, com se se dessem bem, em todos os e(in)ventos. Eles vão às festas, aos torneios de sueca, aos passeios pedonais, aos casamentos, baptizados e funerais. Até devem ter pena de não morrer mais gente. Sempre se mostravam mais…
Quem leu o último Varzeense, percebe que foram dadas ordens aos “escribas do regime” para fazer a apologia da “governação de Excelência” deste executivo.
Começa o Sr. Enfermeiro Vítor Marques que, para quem não sabe ou nunca o viu (e há muitos, até em Alvares…), é o Presidente da Junta e faz a apologia da grande pujança dos nossos empresários, fala de uma jovem recentemente premiada mas omite todos aqueles que tiveram de emigrar por falta de condições no seu concelho, fala do empresário da Roda mas esquece-se da promessa eleitoral de reabrir o Centro de dia, como se esquece do Café do Artur nas Cortes que fechou, o talho que “já era” ou a empresa que encerrou no Pólo Industrial das Cortes; nem uma palavra sobre a ausência de obras na Praia Fluvial, desconhece que o médico deixou de ir às Cortes e branqueia o fecho das urgências do SAP. Termina mencionando o estudo da UBI para referir que bom é viver na Tocha (desculpem, em Góis…) e vir buscar o dinheiro cá ao Paraíso.
Bem pior que ele foi o Sr. José Rodrigues de Vila Nova do Ceira (o Zé do Café). Para além de dizer mais ou menos as mesmas coisas (devem ter seguido o mesmo guião), a este basta encostar-se à ombreira da porta do seu Café e olhar à volta. Se começar pela direita, vê o Talho do Zé Reis que fechou e a seguir o Café Toca que teve o mesmo destino. Em frente, repara que o Café/restaurante Central (o Cassiano), também fechou. E se olhar para a esquerda, pode ver o que resta de uma das maiores indústrias da Freguesia, a serração dos Irmãos Garcia, agora também encerrada. E não vale a pena voltar para dentro do Café sem dar uma olhadela à montra da Nini Modas agora fechada e até não se deve esquecer que, onde hoje está o Varzeense, também existia uma casa comercial…
Não, isto não aconteceu durante 10 anos. Tudo isto encerrou neste mandato autárquico neste concelho onde a qualidade de vida, segundo estes especialistas, é tão boa. Tão boa que, em pleno século 21, estivemos quatro dias sem luz e sem água e estamos tão cegos que vemos pessoas e instituições a agradecer o empenhamento dos “políticos” na rápida resolução do problema (caramba, foram QUATRO dias sem luz e água…)
Faltou a crónica do outro “escriba”. Esse está por Góis e, se escrever no próximo Varzeense, já poderá falar do encerramento da Papelaria Radical que desaparece porque as principais instituições que poderiam ser suas clientes boicotaram as compras por razões que só elas sabem.

Estas pessoas sabem, ou deveriam saber que o estudo que referem da UBI assenta em índices meramente económicos (investimento por 1000 habitantes em saúde, desporto, cultura, etc.) Também sabem, ou deveriam saber, que o investimento nem sempre trás desenvolvimento. É um facto que sem investimento não há desenvolvimento mas este, nem sempre, é uma consequência directa daquele.
Com o baixo número de habitantes que o concelho de Góis tem, com os investimentos na Casa da Cultura, no Campo de Futebol e com um Centro de saúde aberto 24 horas por dia (como acontecia à data do estudo), era fatal como o destino que teríamos de estar bem classificados neste Ranking. Sendo pessoas espertas e atentas, apetece perguntar ao Sr. Presidente da Junta de Alvares e à Sra. Presidente da Câmara porque é que não vêm residir para o Paraíso e teimam em viver no Inferno urbano. Aliás, de quatro em quatro anos é habitual “arranjarem” residência em Góis. Devo dizer-lhes que é fácil. Ao lado do meu, há um curral vago porque o burro que lá vivia “emigrou” para a Aigra, agora paraíso dos burros e seus primos e o que não faltam são casas para alugar. Deixem de ser asnos, abandonem o inferno da civilização e venham morar para o Paraíso. Não há bichas (já sei, mas não estou a falar dessas…), há sempre lugar sentado nos cafés e restaurantes e há sempre estacionamento. Aliás, se não houver no centro da Vila, normalmente podem estacionar na avenida nova do campo de futebol. Só têm que ter cuidado em não acertar nos calhaus da entrada. 
Vão ver que até se habituam e passam a gostar disto. Além disso, está na altura de arranjar casa. As eleições vêem aí…

SERÁ QUE SOU BURRO…..

OU QUEREM FAZER DE NÓS BURROS????

25/02/13

P.S.- Tenho uma séria dificuldade em utilizar computadores. Como é sabido, todas as minhas partes terminais (mesmo todas...) são compridas e grossas. Esse facto não me proporciona grande facilidade em "teclar". No entanto, esse facto não me impediu de aderir à novas tecnologias e aderi ao Facebook. Gostaria assim de contar convosco no meu grupo de "amigos" para assim podermos interagir. Fico a aguardar.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Taxa de álcool vai ser reduzida para novos condutores e profissionais


Alterações ao Código da Estrada vão ser discutidas nesta quinta-feira em Conselho de Ministros.
O limite de velocidade de 20 quilómetros por hora em algumas zonas residenciais e a redução da taxa de álcool, para condutores profissionais e recém-encartados, são algumas das alterações ao Código da Estrada que vão ser discutidas nesta quinta-feira em Conselho de Ministros.
A taxa de álcool vai ser reduzida para 0,2 gramas por litro de sangue, para os condutores em regime probatório (com carta há menos de três anos) e de veículos de socorro ou de serviço urgente, de transportes colectivos de crianças, táxis, automóveis pesados de passageiros e de mercadorias perigosas.
Estes condutores, quando apresentarem uma taxa de álcool igual ou superior a 0,2 gramas por litro de sangue, vão passar a ser multados, após a aprovação do novo texto.
As alterações ao Código da Estrada incluem também a criação das “zonas residenciais de coexistência”, áreas partilhadas por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito, tais como limites reduzidos de velocidade, nomeadamente a velocidade máxima de 20 quilómetros por hora.
Entre as alterações estão igualmente a redução da altura das crianças que são seguras por sistemas de retenção, passando dos actuais 150 centímetros para os 135 centímetros, e a utilização de um reboque destinado ao transporte de bagagens nos táxis.
Prioridade aos peões e ciclistas
A proposta do Governo visa ainda o reforço da segurança dos peões, ciclistas e pessoas com deficiência, além de procurar incentivar o uso da bicicleta. Os condutores, que até agora tinham de moderar a velocidade junto das passadeiras, vão passar a abrandar também junto às ciclovias.
Nas zonas para bicicletas, os condutores vão ter de ceder passagem aos ciclistas e, à semelhança do que está actualmente definido para as zonas com passadeiras de peões, vai ser proibida a ultrapassagem nos locais onde há ciclovias.
O novo Código da Estrada prevê também que as bicicletas deixem de dar prioridade aos veículos com motor.
Outra das alterações é a introdução de novas regras na colocação de painéis, anúncios e cartazes nas vias públicas, ou nas suas proximidades, passando a ser interdita a sua afixação, quando dificultarem a circulação de peões nos passeios.
Quando se fazem obras nos passeios, vai passar a ser obrigatória a sua sinalização, assim como o estabelecimento de uma passagem temporária para os peões.
Nova lei do álcool
O Conselho de Ministros vai também discutir a nova lei do álcool, na qual se destaca a proibição de venda e consumo de bebidas espirituosas a pessoas com menos de 18 anos. Para as outras bebidas, entre as quais vinho e cerveja, mantêm-se os 16 anos como idade limite, disse à Lusa fonte governamental.
Segundo a mesma fonte, o aumento da idade de venda de bebidas espirituosas pretende travar o fenómeno de binge drinking (beber rapidamente uma mistura de várias bebidas), e reflete a necessidade de proteger os jovens, aumentando-se a fiscalização nos locais de venda.
A lei do álcool prevê, desde já, uma nova avaliação e revisão a partir de 1 de Janeiro de 2015.

Notícia corrigida às 10h50: venda de álcool será proibida a pessoas com menos de 18 anos.
in Publico.pt 21/02/13

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

1 Bilião Opõem-se à Violência Contra as Mulheres


Esta quinta-feira, 14 de Fevereiro, o mundo vai dançar pelo fim da violência contra as mulheres. 

Góis marca este dia com uma iniciativa a decorrer na ADIBER, a partir das 12 da tarde até às 12.30, segundo podemos apurar no evento criado na página mundial One Billion Rising, não havendo no entanto detalhes do mesmo. http://onebillionrising.org/page/event/detail/startarising/4vxc4
A iniciativa, integra a campanha mundial levada a cabo pela organização VDay, que pretende juntar mil milhões de pessoas pelo mundo inteiro a dançar para exigir o fim das violações, da mutilação genital feminina, do tráfico de mulheres, do incesto, do assédio sexual e de todas as formas de violência contra as mulheres. 
Por todo o mundo mulheres e homens vão juntar-se em eventos que consistem em exposições de arte, e na sua maioria, na apresentação de uma coreografia que acompanha e reflecte o conteúdo da música tema da campanha 'Break the Chains'.

Góis vista aérea

Góis

Góis

Góis

Góis

Góis

http://portugalfotografiaaerea.blogspot.pt/2012/06/gois.html

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Biblioteca reúne documentação para criar uma Biblioteca Digital


A Câmara Municipal de Góis, através da Divisão Social e Cultural/ Serviço de Biblioteca e Arquivo, está a reunir documentos para a criação de uma Biblioteca Digital, na vertente da conservação/ memória no sentido de integrar o Espólio do Fundo Local das várias Bibliotecas.

Para a realização deste projeto foi criado um Grupo de Trabalho de Bibliotecários do Pinhal Interior Norte, composto por: Góis,Tábua, Castanheira de Pêra, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Miranda do Corvo, Arganil, Lousã, Vila Nova de Poiares, Penela, Alveiázere, Figueiró dos Vinhos.

Apelamos, por isso, a participação de todos os goienses, a partilharem com a Biblioteca Municipal de Góis "António Francisco Barata", todos os documentos, nomeadamente, postais, cartazes, registos sonoros, vídeos, mapas, fotografias anteriores a 1980 que possam retratar a história de cada freguesia, bem como as tradições, os usos e costumes das povoações que a constituem. 

São igualmente importantes, jornais editados nessa freguesia ou livros publicados por pessoas aí nascidas.

Todos os documentos deverão ser entregues até junho de 2012, na Biblioteca Municipal "António Francisco Barata", ou nessa impossibilidade, na Junta de Freguesia da sua área de residência.

Junto dos documentos deve ser anexado a identificação e um contato telefónico do colaborar, para posterior contato do Município de Góis para o preenchimento do Protocolo de  Empréstimo/Direitos de Autor.
Para mais informações contate a Biblioteca Municipal de Góis: 235 778 049
in cm-gois.pt

Centro de Referência da Memória Goiense, uma homenagem ao cimento

População servida pelo Metro Mondego exige reativação da empreitada


METRO MONDEGO
Cerca de três anos depois dos carris terem sido arrancados do Ramal da Lousã, com o argumento de que iriam realizar-se obras para que o metro começasse a circular dois anos depois, o projeto foi adiado sine die. Estão apenas concluídas as empreitadas iniciais e, de acordo com as estimativas, nem daqui a outros três anos (2016) poderão regressar os comboios. Perante este cenário, o Movimento Cívico de Coimbra, Góis, Lousã e Miranda informa hoje que vai convidar os deputados da Assembleia da República e do Parlamento Europeu a visitarem as obras do Ramal da Lousã, inseridas no projeto do Metro Mondego.
“Também foi decidido convidar os líderes partidários a visitarem a região e a pronunciarem-se sobre a necessidade de se garantir a ligação Serpins (Lousã) – Estação Velha, em transporte público sobre carris”, refere um comunicado divulgado hoje de manhã.
O Movimento denuncia que o Governo não está a cumprir a promessa de investir 15 milhões de euros em 2012/2013, além de considerar “imperioso” que Portugal candidate o projeto do Metro Mondego ao próximo quadro comunitário de apoio e que a União Europeia aprove o financiamento.
O investimento feito até agora é de cerca de 150 milhões de euros, um terço do orçamento total. Falta avançar com as obras até Coimbra B e com os trabalhos de colocação de plataformas na via, dos carris, bem como de toda a catenária (sistema de alimentação elétrica) – que foram suprimidos no final de 2010, pelo anterior Governo – nas duas empreitadas parcialmente concluídas.
in Diario as Beiras 31.01.13

Adiber quer mobilizar região e aposta na fixação das pessoas


11 Miguel VenturaAssociação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (Adiber) quer, nos próximos dois anos, “mobilizar a região” em torno de uma estratégia de desenvolvimento para fixar pessoas, disse ontem o presidente da instituição.
“O nosso principal desafio este ano é prepararmos” o acesso da Adiber “às verbas do próximo Quadro Comunitário de Apoio”, adiantou Miguel Ventura à agência Lusa.
Reeleito para um segundo mandato como presidente, Miguel Ventura falava sobre as prioridades da Adiber para o biénio 2013-2014, no dia em que os novos órgãos sociais tomam posse na sede da associação, em Góis.
Na sua opinião, importa que os quatro municípios abrangidos pela associação – Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua – promovam em conjunto “uma estratégia comum para o território”, obtendo o máximo proveito em termos de “apoios para o seu desenvolvimento” no âmbito do programa de iniciativa comunitária Leader +.
in Diario as Beiras 11.02,13

O Jumento - Carnaval de Góis

SERÁ QUE SOU BURRO…

Hoje, vou descrever-vos um imaginário corso carnavalesco em GÓIS, realizado no último Sábado. Para além dos milhares de figurantes que desfilaram a pé, dezenas de carros alegóricos. Vou descrever-vos os principais, por intermédio dos meus dois velhos amigos do PSD e PS que, por vezes me auxiliam nestes “escritos”: O Vítor(furioso PSD) e o Zé(doente do PS).
Tarde soalheira, estão os dos sentados na esplanada do May Tay, á espera do desfile:
Vítor – é pá, já há muito tempo não via tanta gente em Góis. Nem mesmo quando, no ano passado, inauguraram a Casa da Cultura.
Zé – Tens razão, mas não foi a Casa da Cultura. Essa foi inaugurada há dois anos. Foi o Centro de memória Goiense. Já viste que quase não conhecemos ninguém? Devem estar hospedados no Complexo Turístico do Baião. Olha, lá vem o primeiro carro: é, claro, o da CM a abrir o cortejo. É melhor levantarmo-nos, senão somos apontados; estão ali os que contam tudo.
V - Não é nada o do CM. Não vês que vem lá um sacristão?
Z – Burro, olha os funcionários todos debaixo dos pés da Presidente que até vem de andas? Ah, espera, não são andas. São os saltos altos. Porra, até parece um gigantone daqueles do Carnaval da Mealhada, muito compridos e o com cú para fora. Aquilo é que é pose. Olha, também vem aquele gajo que não se ri para ninguém. É o único que mantém uma pose séria naquele carro.
V – Pois, é por isso que lhe chamam “o sério”. Olha, também vem a oposição. Já viste aquele que parece um chibo? Parece que bebeu tudo duma vez e agora só bebe água. Passa o tempo a semear nabos no quintal. Acho-lhe uma piada quando ele passa aí com o peidocíclo a fazer barulho com a mania que tem uma mota. Ele e os outros quatro cotas da Várzea. Deviam era andar de papa-reformas. Mas, agora reparo: só falta a dona de casa…
Z – Essa, ficou em casa a fazer uns bifes para o marido que anda fraquito. E esse, quando era novo, passou-lhe nuita carne pelas mãos…
V – O quê, gajas?
Z – Não, então não sabes que o pai tinha um talho? Olha, mas o carro da CM trás um atrelado. Ah, é para trazer os POC’s ou lá o que é isso…porra, são mais que as mães. São quase tantos como os funcionários. Boa, o segundo carro é da Santa Casa. Lá estão os idosos no fundo e o poste da EDP no meio. Quem é aquela que vai encavalitada no poste a fazer balões de pastilha elástica? Não sei se o poste aguenta…
V – Oh pá é a que faz as ligações. Dizem que é ela que manda nos vales e nos Serras de Góis. Olha, agora são as Juntas de Freguesia. Claro que a primeira é a de Góis. Que giro: trás o citroen preto da CM e um Bate Chapas a tentar endireitá-lo. Vai lá, vai. Só se for com cilindro. Acaba o mandato e aquilo continua encarquilhado na mesma. Oh…….!!!!! Olha-me aquela beldade em biquíni como as da Mealhada, com um rádio debaixo do braço e um letreiro a dizer “Se querem electrodomésticos do i-o-ai, comprem no meu pai!”. Só não percebo que é o gordo de pijama a gesticular à frente do espelho…
Z – Não é um pijama, pá. É um quimono. Está a treinar judo. Deve estar a preparar-se para as próximas eleições. Acho que vai dar porrada. Olha um carro rachado ao meio e dois gajos de costas um para o outro e escarranchados em cima dele, com um pé em cada metade. O que é que diz o cartaz? Ah, são os carros do Cadafaz e Colmeal. Diz lá “Funderam-nos! Obrigado sra Presidente pelo seu empenhamento”. Que é aquilo? Um carro todo em alumínio com um enfermeiro a vender injecções a idosos?

V – É, é o carro da Freguesia de Alvares. Parece que foi todo feito na Zona Industrial das Cortes. Até admira que não venha lá o Clandestino. Se calhar também já se zangou com estes. Até com os Reis ele já se pegou…
Olha, dois gajos com pistolas a dar tiros para o ar. Já acertaram num candeeiro: Ah, são os fiscais da Câmara. Agora, vem o carro de Vila Nova do Ceira.
Z – Boa, aproveitaram o Jeep. E vem conduzido por aquela que anda sempre com ele e que não faz parte do executivo. Diz que chega à Junta e diz: atestem o Jeep, que preciso dele. Acho que gosta de todo-o-terreno. Até teve um cavalo, mas morreu…Olha, vem um tipo com megafone a contar uma anedotas e o outro com um martelo a bater umas solas. Bem visto aquela vir com um garrafão a oferecer um copo às pessoas: olha é vinho verde Alvarinho. Vamos lá?
V – Agora não, que perdemos os lugar. Hoje estou mais para as “mines”. Vamos lá no fim. Mas será por isso que lhe chamam “a Alvarinhas”? Olha e quem é aquele que está a semear uma antena? 
Z - Porra, não sei mas vou já lá. Aquele terreno é meu e ele vai ter de pagar renda. Guarda-me aqui o lugar, que eu já venho…
Passado 2 minutos.
Z – Pronto está resolvido. Afinal o terreno não era meu. Olha o último carro é o da ADIBER. Então mas só vem um figurante. E parece que vestiu o casaco do pai. Já viste? Só se vê as mãozinhas… Mas, para onde é que foram os funcionários?
V – Oh pá, se calhar foram para um invento.
Z – Que é isso, de um invento? Diz-se evento
V – Eu sei mas, em Góis, alguns eventos são inventados. Por isso, chamo-lhe inventos. Mas já viste as horas? Já passa das quatro. Portanto, os funcionários já foram todos para casa, que eles vicem longe. No entanto, no carro só vem um, mas também trás um reboque cheio.
Z – Pois é. É o resto dos POC’s da Câmara que são contratados pela ADIBER. Até me admira como é que o da Santa Casa também não vinha com reboque. Oh, quem é esse mascarado que vem direito a nós? Cuidado!
Mascarado (Com um bonito fato de seda a imitar um galo, com uma pena de pavão, na mão e uma de peru…………no bolso!) – Olá Zé e senhor Vítor. Então, os dois juntos. Já cheira a eleições. Vejam lá o que é que fazem que eu nestas também quero poleiro (por isso é que me fantasiei de galo e já comecei a cantar). As últimas foram à rasca. E não se esqueça sr Vítor que vocês do PSD sempre fizeram o que podiam para que ganhe o PS.
V – Esteja descansado, professor. Já está tudo tratado. Este ano vai ser canja para vocês.
Z - Olha lá! Porque é que lhe deste tanta trela? Isso é para ficar entre nós. E porque é que lhe chamaste professor?
V - Porque o conheci. Basta olhar para as unhas. Parece que estão de luto. Acho que é da agricultura. Bom, estou farto. Vamos mas é beber umas mines e combinar a estratégia autárquica. A propósito, sabes quem é o nosso candidato? Vai ser uma bomba… 

Ainda tentei ouvir, mas foram-se afastando em direcção ao interior do May Tay e foi impossível. E assim se passou mais um carnaval em Góis.

14.02.13

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Tarde Cultural da A.E.R.G. na Casa do Concelho de Góis


O Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis em parceria com a Associação Educativa e Recreativa de Góis, informa que vai organizar a “Tarde Cultural da A.E.R.G.”, a decorrer a 23 de Fevereiro, pelas 14:30 horas, no Auditório da Casa do Concelho de Góis, na Rua de Santa Marta, 47, r/c, Dto, em Lisboa. 

A Tarde Cultural a cargo da Associação Educativa e Recreativa de Góis (instituição fundada a 1/9/1939), tem como objetivo a divulgação dos vários grupos a atuar na cultura goiense, que tanto tem contribuído para o ensino da música, canto e dança junto da sociedade goiense, bem como o fomento do desporto, nomeadamente do Futebol, que atualmente tem como expoente máximo o Judo, levando mais longe o nome de Góis, em Portugal e na Europa.

Programa:

14,30 – Abertura (Dr. Luis Martins – Presidente do Conselho Regional da C.C.G.)
14,45 – Apresentação (Rui Sampaio – Presidente da A.E.R.G.)
15,00 – Atuação das secções:
- Secção de Judo (demonstração)
- Escola de Concertinas e Instrumentos de Cordas
- Coro Misto
- Filarmónica
18,00 – Fecho (José Dias Santos – Presidente da C.C.G.)

Convidamos todas as Comissões de Melhoramentos do Concelho de Góis, goienses, sócios da Casa e amigos a brindarem-nos com a vossa presença participativa para uma tarde bem-disposta.
Contamos convosco.

O Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis

Cumprimentos,
Luis Martins
Presidente do Conselho Regional da
Casa do Concelho de Gois