sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Câmara de Góis conclui levantamento do estragos até sexta-feira


Além da autarca, que acompanhou algumas visitas, no terreno esteve uma equipa constituída pela fiscalização municipal, uma assistente social e uma psicóloga presidente da Câmara Municipal de Góis disse hoje à agência Lusa que até sexta-feira estará concluído o levantamento dos danos e prejuízos provocados pelo incêndio que entre terça-feira e hoje de manhã consumiu cerca de mil hectares.


Segundo Lurdes Castanheira, o levantamento das perdas causadas pelo fogo começou hoje em três das aldeias mais fustigadas - Roda Cimeira, Roda Fundeira e Relva da Mó -, onde ao fim da tarde ainda não existiam comunicações móveis nem fixas, que deverão ser restabelecidas até quinta-feira.

Além da autarca, que acompanhou algumas visitas, no terreno esteve uma equipa constituída pela fiscalização municipal, uma assistente social e uma psicóloga.

Num balanço ainda preliminar, a presidente do município de Góis apontou para a destruição de três casas de "habitação ocasional ou de férias", muitas instalações e campos agrícolas e alguns animais mortos.

"Até sexta-feira vamos apurar a área de cultivo agrícola destruída, que servia de complemento económico às famílias que agora se veem confrontadas com um vazio terrível, o que para nós é uma grande preocupação", sublinhou Lurdes Castanheira.

Entretanto, de acordo com a autarca, os serviços municipais repuseram o serviço de abastecimento de água ao domicílio.

A presidente da autarquia salientou que a calamidade que atingiu o concelho deve merecer "uma grande reflexão" da parte da população, que não tem a "cultura de fazer seguro das propriedades".

"Em 50 casas famílias que inquirimos, apenas duas tinham seguro das casas e das instalações agrícolas", enfatizou a autarca.

Lurdes Castanheira adiantou ainda que até às 22:00 de hoje se vai manter no terreno "algum apoio" logístico da Autoridade Nacional de Proteção Civil, com cerca de centena e meia de bombeiros de vigilância reforçados com cerca de 50 efetivos do Exército, "que vão ficar toda a noite".

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa


in i online 21/08/13

As imagens do incêndio em Góis - Público

Video


20/08/13

Incêndio de Góis já provocou um morto - País - Notícias - RTP

Incêndio de Góis já provocou um morto - País - Notícias - RTP 


21/08/13 09:31

Fogo de Góis lavra toda a noite - País - Notícias - RTP

Fogo de Góis lavra toda a noite - País - Notícias - RTP


21/08/13

As imagens do incêndio em Góis

Video

in TVi24 20/08/13

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Concentração mototurística de Góis considerada a “melhor” do país

“Para o ano, cá estaremos para a 21.ª edição que será a primeira de mais 20”. Foi esta a garantia deixada pela organização da concentraçãomototorística de Góis, evento que levou até à vila mais de 20 mil pessoas, contando com cerca de 13 mil motocilistas inscritos e visitantes que desfrutaram da animação e atividades promovidas no Parque de Lazer doBaião e, ainda, das belezas naturais da região, nomeadamente as praias fluviais e as aldeias do xisto.
Com um cartaz musical composto por grandes bandas nacionais e internacionais, onde se inscreveram Trotil, Moonspell, Tributo U2, Los Inhumanos (Espanha), UHF, Orquestra PM, Os Azeitonas e Deolinda, a festa teve também como um dos momentos altos o 15.º Bike-Show subordinado ao tema “Alcatraz”.
Versão completa na edição impressa
in Diario as Beiras 19/09/13

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Concentração Mototurística de Góis

Este ano comemora-se a 20ª edição da Concentração Mototurística de Góis, com o nosso apoio, evento de grande tradição no "calendário motard" no nosso País, que se realiza consecutivamente deste 1991 e que atraíu, em 2012, mais de 30.000 visitantes de Portugal e do estrangeiro.

No cartaz deste ano, a Concentração apresenta, no Palco Sagres, bandas como Moonspell (15 de Agosto), UHF e a banda espanhola Los Inhumanos (16 de Agosto) e Os Azeitonas e Deolinda (17 de Agosto). Em todos os dias do evento, actuam também as bandas locais Trotil(15 Agosto), Tributo U2 (16 Agosto) e Orquestra PM(17 Agosto).

Na Tenda Electrónica, a animação até de madrugada, conta com a presença doDj Rui Porto Nunes, de DJ Vassalo (DJ Residente da Concentração) e outros DJ’s convidados a anunciar brevemente.

Na Tenda Electrónica, a animação até de madrugada, conta com a presença doDj Rui Porto Nunes, de DJ Vassalo (DJ Residente da Concentração) e outros DJ’s convidados a anunciar brevemente.

Para além da componente musical, o evento integra ainda uma área com restaurantes e tasquinhas e uma Feira onde se podem encontrar os mais diversos artigos como fatos de cabedal, representações de clubes, tatoos e todo o tipo de equipamento direcionado aos motociclistas.

Sensível à crise económica que o país atravessa, o Góis Moto Clube decidiu manter o preço dos bilhetes da edição de 2012, com a possibilidade de acesso aos 4 dias do evento através de um bilhete único de 20€ com direito a:

• Acampamento
• Entrada em todos os espectáculos
• Entrada na Feira
• T´shirt oficial
• Pin comemorativo 20º aniversário da Concentração

Bilhetes já à venda em www.ticketline.pt e no local da concentração a partir do dia 15 Agosto.

15 de Agosto, Quinta-Feira - 12h00
Abertura das Inscrições
Abertura da Feira
Abertura das Tasquinhas
Animação de Rua

Palco Sagres Zero
22h30 Trotil
00h00 Moonspell
01h30 Tenda Eletrónica

16 de Agosto, Sexta-Feira
09h00 - Abertura da Feira
11h00 - Abertura das Tasquinhas
15h00 - Desportos Radicais + Demonstração de Trial
18h00 - Tenda Electrónica

Palco Sagres Zero
22h00 Tributo U2
23h30 Los Inhumanos (Espanha)
01h00 UHF
02h30 Tenda Eletrónica

17 de Agosto, Sábado
09h00 - Abertura da Feira
9º Encontro Vespas + 15º Encontro Honda Mini-Trail
15h00 - 15º Bike Show
16h00 - Animação de Rua + Demonstração de Trial + Escola de Trial
17h00 - Concursos Honda Mini-Trail e Vespas
18h00 - Tenda Eletrónica

Palco Sagres Zero
21h30 - Orquestra PM
22h30 - Os Azeitonas
23h30 - Entrega de prémios do Bike Show
Entrega dos prémios aos Clubes
00h30 Deolinda
02h00 Tenda Eletrónica

18 de Agosto, Domingo
10h00 Passeio e Desfile