sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE GÓIS VISITOU FUNDAÇÃO ADFP

MIRANDA DO CORVO – A presidente do município de Góis, Maria de Lurdes Castanheira, após uma visita à sede da Fundação ADFP de Miranda do Corvo, que a levou também a visitar o Parque Biológico da Serra da Lousã, considerou-a “um modelo de excelência”, dia 28 de Novembro.

Acompanhada pelo presidente da Assembleia Municipal, José Carvalho, e pelo secretário da presidência, António Gonçalves, Maria de Lurdes Castanheira teve como anfitrião Jaime Ramos, presidente do Conselho de Administração.
Maria de Lurdes Castanheira, no final da visita, referiu que o que mais a impressionou, foi “a práticas da inclusão, sem estigmas, onde estão todos perfeitamente integrados e todos são tratados como pessoas”.
A autarca de Góis mostrou particular intenção à área da saúde mental, onde tomou contacto com o serviço de Apoio Comunitário e mostrou-se aberta a uma futura parceria com a instituição mirandense, considerando que “faria todo o sentido levar esse serviço a Góis, que dele carece”.
A visita começara no Parque Biológico da Serra da Lousã, onde almoçou no Restaurante Museu da Chanfana, parque que rotulou de “modelo de excelência e boas práticas de integração social com a vertente da natureza, sem dúvida a louvar, que convida a visitar, e que pode ser replicado”.
A visita começara no Parque Biológico da Serra da Lousã, onde almoçou no Restaurante Museu da Chanfana, parque que rotulou de “modelo de excelência e boas práticas de integração social com a vertente da natureza, sem dúvida a louvar, que convida a visitar, e que pode ser replicado”.
in local.pt 02.12.13

Diário dos presidentes: Bom dia a Góis


Faz frio em Góis. É manhã de feira semanal, dia em que parte do concelhovem à vila. É, por isso, ideal para uma sessão de esclarecimento sobre a mudança de serviço de fornecimento de eletricidade – esse roubo à mão quase armada que, tal como aconteceu,há coisa de um ano com a TDT, obriga quem não sabe e não tem acesso a modernices, como a internet, a deslocar-se e a pagar para mudar de operador.
A sessão está agendada para a Associação Educativa e Recreativa de Goes (AERG) e a presidente da câmara faz questão de estar na abertura. Antes das nove já o salão está composto. Lurdes Castanheira chega acompanhada pelo novo vice-presidente da câmara, Mário Garcia, e de dois funcionários: António Gonçalves, membro do seu gabinete, e Rui Catarino, da área do património.
in Diario as Beiras, 21.11.13

Histórias de habitantes de aldeias do xisto cruzam-se com artes em Góis


O projeto "Xistórias" procura conhecer histórias de habitantes de aldeias do xisto para, com os mesmos, criar "pontes entre o passado e o futuro", numa performance a ter lugar nas aldeias, no sábado.

A performance artística pretende integrar o trabalho das artistas Eunice Gonçalves e Paula Roush com histórias que foram recolhendo, desde 01 de novembro, através do contacto com os habitantes das aldeias de Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena, no concelho de Góis, pertencentes à rede das aldeias do xisto.
No espetáculo, que irá decorrer no sábado, procura-se "cruzar os materiais e histórias que são identidade daquelas aldeias com os materiais digitais", explicou João Correia, promotor do evento e membro da associação Salamandra Dourada, uma das entidades organizadoras.
O cruzamento de suportes visa criar "uma ligação entre o passado e o futuro", quer através da componente audiovisual do projeto, quer através da presença do público, que irá ser convidado a contar as suas histórias.
A partir da narrativa oral, deseja-se também "confrontar o olhar dos artistas com o das pessoas das aldeias, criar expectativas para o futuro daquela região e encontrar caminhos" para o desenvolvimento local, referiu João Correia.
Os participantes, depois de transportados de dois pontos de encontro em Coimbra e Góis, irão fazer um percurso a pé para "entrar em contacto com a natureza e o ambiente envolvente", antes de entrarem nas aldeias.
O próprio percurso entre aldeias será pedonal, em que Mário Montez, animador sociocultural envolvido no projeto, irá realizar "mini-performances" na ligação entre as quatro localidades.
a Escola Superior de Educação de Coimbra.
O público que queira participar tem que se inscrever até hoje, 20 de novembro, na página do projeto (http://xistorias.aldeiasdoxisto.pt).
O "Xistórias" conta ainda com a participação de um programador informático, Miguel Gomes, e tem o apoio da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, a Câmara Municipal de Góis e
in RTP.pt 20.11.13