sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Restauro em Oliveira do Hospital "não cumpre" critérios

A Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (ARP) considerou hoje, numa carta aberta, que a intervenção efetuada no Santuário da Nossa Senhora das Preces, em Oliveira do Hospital, "não cumpre claramente os critérios fundamentais" do restauro.
De acordo com o presidente da ARP, Rui Pedro Borges, que assina a carta, a intervenção realizada por Miguel Vieira Duque em 13 esculturas do santuário evidencia "uma ausência total do respeito pelo valor original e único de todo e qualquer bem cultural".
No documento, o presidente da associação afirma que o restauro "é contra os princípios essenciais do código deontológico que rege a profissão".
As intervenções "em Património Cultural, apelidadas de conservação e restauro, que desrespeitam o caráter de originalidade do bem patrimonial" acontecem, na ótica de Rui Pedro Borges, por serem "executadas por profissionais não qualificados".
A ARP defendeu na carta aberta que a solução para este tipo de situações prende-se "com a necessidade de reconhecer a importância do conservador-restaurador como profissional que presta um serviço público".


"No panorama atual, assiste-se à proliferação de cursos e ações de formação ministrados, por vezes, por formadores que não possuem a formação académica exigida", explanou.
in DN Artes, 21.02.14

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Chuva altera mas não afasta cerca de 200 pilotos em Góis


O Campeonato Nacional de Enduro arranca este Domingo na vila de Góis e, apesar das fortes chuvadas que têm abatido ininterruptamente a região, a organização está confiante numa prova recordista.
Inscritos estão cerca de 200 pilotos distribuídos pelas diferentes categorias do “Nacional” de Enduro, com destaque numerário sobre as classes Verdes e Hobby.
Apesar do mau tempo, a organização a cargo do Góis Moto Clube confirmou que o percurso será mantido para as classes Elite e Open, já que as maiores dificuldades estarão no piso escorregadio que o traçado da região apresenta devido à muita chuva, havendo apenas alterações no que respeita às restante classes.
Relativamente às “especiais” cronometradas, apenas alguns ajustes foram tidos em conta para “contornar” o mau estado criado pelas últimas intempéries, mas tudo está a postos para receber uma caravana de pilotos que há muito não atingia números de relevo na principal competição da modalidade.
Os pilotos entram para o traçado de 42 quilómetros a partir das 11 horas da manhã de Domingo.
in Fozmotor.com 14.02.14