segunda-feira, 18 de maio de 2015

Concurso Municipal de Ideias do Concelho de Góis


Dando seguimento ao trabalho desenvolvido no ano letivo anterior, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em parceria com o Município de Góis, liderado por Maria de Lurdes, Castanheira promoveu, mais uma edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas – Aprender a Empreender”.

No Concurso Municipal de Ideias de Negócio que envolveu os alunos do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas do Concelho de Góis, o  projeto “Wheel Chair ” dos alunos João Rosa, Mário Bandeira e Tomás Caetano, orientados pela professora Isabel Botequilha, alcançou o 1.º lugar.
O projeto vencedor compreende um dispositivo que se adapta a uma cadeira de rodas e que permite facilmente e de forma segura a subida e descida de escadas. Este equipamento é composto por um sensor que será aplicado no utilizador da cadeira e que em caso de queda acionará uma ligação automática ao 112 para que possa ser socorrido.
Foram ainda a concurso  mais quatro  ideias:  “Jacuzzi Spot “   de Valéria Carvalho, Leonor  Bandeira e Ruben Castanheira.  O  “Energy Bag” – de Bruna Gama, Rute Moita e Marta Almeida.  A “PEN Biodegradável” – de Vasco Brás, Daniel Antunes e Simão Antunes, e o “Relógio Camaleão” de Ana Beatriz, Ana Luísa e Diana Patrícia. A cada um destes alunos, o município atribuiu, por iniciativa própria, um vale de 20€ a ser consumido no comércio local, já os primeiros classificados usufruem de um vale tecnológico no valor de 75€ promovido pela CIM – RC.
Dia 23 de maio em Coimbra terá lugar a final intermunicipal onde estarão a concurso os projetos de todas as escolas do distrito.

in Notícias de Coimbra 7.05.2015