segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Reorganização do território

Documento Verde da Reforma da Administração Local

"2º CAPÍTULO - ORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO
2.1. INTRODUÇÃO
A Organização do Território assume-se como outro dos Eixos fundamentais da Reforma da Administração Local, sobretudo numa lógica de reorganização administrativa do País e do seu mapa autárquico, respeitador dos Valores fundamentais ligados à cultura, património do Municipalismo Português.

O Governo propõe-se  promover o desenvolvimento de um plano de reorganização e reestruturação do mapa autárquico,  apontando mesmo para que  as alterações  do mesmo resultantes entrem em vigor no próximo ciclo eleitoral local, reforçando desta forma a prestação do serviço público e aumentando a eficiência.

Assim sendo, no âmbito da Organização do Território, a redução do número de Freguesias (actualmente em 4.259) assume-se como uma prioridade, devendo ser encarada como um verdadeiro instrumento de política autárquica, capaz de melhorar o funcionamento interno da Administração Local, dando escala e valor adicional às novas Freguesias (resultado da aglomeração de outras Freguesias) e reforçando a sua actuação
e as suas competências.
Por outro lado, levar-se-á a efeito uma redefinição das actuais competências dos municípios e das freguesias."


Cronograma de critérios de Base à reorganização territorial. Abrir em página separada.
Se a consulta dos partidos políticos/ANMP/ ANAFRE/ sindicatos e outras entidades está a decorrer até o final de Setembro e os os trabalhos preparatórios do novo regime de criação, extinção e fusão de freguesias a começar já em Outubro, como é que ainda não se ouviu nada em Góis?! Seria de esperar que o poder local se dirigisse à população. 
A discussão pública em assembleias de freguesia e assembleias municipais está marcada para Novembro, Dezembro e Janeiro.

domingo, 25 de setembro de 2011

Islândia. O povo é quem mais ordena. E já tirou o país da recessão

A crise levou os islandeses a mudar de governo e a chumbar o resgate dos bancos. Mas o exemplo de democracia não tem tido cobertura
Os protestos populares, quando surgem, são para ser levados até ao fim. Quem o mostra são os islandeses, cuja acção popular sem precedentes levou à queda do governo conservador, à pressão por alterações à Constituição (já encaminhadas) e à ida às urnas em massa para chumbar o resgate dos bancos.

Desde a eclosão da crise, em 2008, os países europeus tentam desesperadamente encontrar soluções económicas para sair da recessão. A nacionalização de bancos privados que abriram bancarrota assim que os grandes bancos privados de investimento nos EUA (como o Lehman Brothers) entraram em colapso é um sonho que muitos europeus não se atrevem a ter. A Islândia não só o teve como o levou mais longe.

Assim que a banca entrou em incumprimento, o governo islandês decidiu nacionalizar os seus três bancos privados - Kaupthing, Landsbanki e Glitnir. Mas nem isto impediu que o país caísse na recessão. A Islândia foi à falência e o Fundo Monetário Internacional (FMI) entrou em acção, injectando 2,1 mil milhões de dólares no país, com um acrescento de 2,5 mil milhões de dólares pelos países nórdicos. O povo revoltou-se e saiu à rua.

Lição democrática n.º 1: Pacificamente, os islandeses começaram a concentrar-se, todos os dias, em frente ao Althingi [Parlamento] exigindo a renúncia do governo conservador de Geir H. Haarde em bloco. E conseguiram. Foram convocadas eleições antecipadas e, em Abril de 2009, foi eleita uma coligação formada pela Aliança Social-Democrata e o Movimento Esquerda Verde - chefiada por Johanna Sigurdardottir, actual primeira-ministra.

Durante esse ano, a economia manteve-se em situação precária, fechando o ano com uma queda de 7%. Porém, no terceiro trimestre de 2010 o país saiu da recessão - com o PIB real a registar, entre Julho e Setembro, um crescimento de 1,2%, comparado com o trimestre anterior. Mas os problemas continuaram.


Lição democrática n.º 2: Os clientes dos bancos privados islandeses eram sobretudo estrangeiros - na sua maioria dos EUA e do Reino Unido - e o Landsbanki o que acumulava a maior dívida dos três. Com o colapso do Landsbanki, os governos britânico e holandês entraram em acção, indemnizando os seus cidadãos com 5 mil milhões de dólares [cerca de 3,5 mil milhões de euros] e planeando a cobrança desses valores à Islândia.

Algum do dinheiro para pagar essa dívida virá directamente do Landsbanki, que está neste momento a vender os seus bens. Porém, o relatório de uma empresa de consultoria privada mostra que isso apenas cobrirá entre 200 mil e 2 mil milhões de dólares. O resto teria de ser pago pela Islândia, agora detentora do banco. Só que, mais uma vez, o povo saiu à rua. Os governos da Islândia, da Holanda e do Reino Unido tinham acordado que seria o governo a desembolsar o valor total das indemnizações - que corresponde a 6 mil dólares por cada um dos 320 mil habitantes do país, a ser pago mensalmente por cada família a 15 anos, com juros de 5,5%. A 16 de Fevereiro, o Parlamento aprovou a lei e fez renascer a revolta popular. Depois de vários dias em protesto na capital, Reiquiavique, o presidente islandês, Ólafur Ragnar Grímsson, recusou aprovar a lei e marcou novo referendo para 9 de Abril.

Lição democrática n.º 3: As últimas sondagens mostram que as intenções de votar contra a lei aumentam de dia para dia, com entre 52% e 63% da população a declarar que vai rejeitar a lei n.o 13/2011. Enquanto o país se prepara para mais um exercício de verdadeira democracia, os responsáveis pelas dívidas que entalaram a Islândia começam a ser responsabilizados - muito à conta da pressão popular sobre o novo governo de coligação, que parece o único do mundo disposto a investigar estes crimes sem rosto (até agora).

Na semana passada, a Interpol abriu uma caça a Sigurdur Einarsson, ex-presidente-executivo do Kaupthing. Einarsson é suspeito de fraude e de falsificação de documentos e, segundo a imprensa islandesa, terá dito ao procurador-geral do país que está disposto a regressar à Islândia para ajudar nas investigações se lhe for prometido que não é preso.

Para as mudanças constitucionais, outra vitória popular: a coligação aceitou criar uma assembleia de 25 islandeses sem filiação partidária, eleitos entre 500 advogados, estudantes, jornalistas, agricultores, representantes sindicais, etc. A nova Constituição será inspirada na da Dinamarca e, entre outras coisas, incluirá um novo projecto de lei, o Initiative Media - que visa tornar o país porto seguro para jornalistas de investigação e de fontes e criar, entre outras coisas, provedores de internet. É a lição número 4 ao mundo, de uma lista que não parece dar tréguas: é que toda a revolução islandesa está a passar despercebida nos media internacionais.

in ionline

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Inicio de Ano Lectivo mais fácil para pais de alunos Pampilhosenses

Num ano difícil para todos, os pais dos alunos Pampilhosenses têm a vida facilitada com o apoio incondicional da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, fazendo oferta dos manuais escolares a todos os alunos de todos os níveis de ensino, a estudar em Pampilhosa da Serra e inscritos no Agrupamento de Escolas.

O Executivo Pampilhosense fez questão de envolver toda a comunidade educativa, nomeadamente os pais, aquando da entrega dos livros, que decorreu dia 14 de Setembro, numa cerimónia conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal, José Brito, que salientando o papel de todos no êxito futuro dos alunos, referiu o esforço da autarquia no sentido de apoiar a educação no concelho de Pampilhosa da Serra. No mesmo sentido pediu aos pais e alunos um esforço de rentabilização dos recursos ao dispor e colaboração para este bem comum, o aproveitamento escolar no final do ano de todos os alunos.

As entregas dos livros foram asseguradas por três equipas de trabalho e realizaram-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Pampilhosa da Serra, entre as 11h e as 15h30m, numa distribuição organizada por turmas de escolaridade.
Paralelamente, decorria no Centro Educativo de Dornelas do Zêzere, a entrega dos manuais escolares aos alunos desse Centro, numa cerimónia conduzida pela Dr.ª Alexandra Tomé, Chefe de Gabinete da Câmara Municipal e responsável pela Área da Educação no âmbito da autarquia Pampilhosense.
Também aqui foi referido pela Chefe de Gabinete a importância do papel dos pais e de todos os agentes ligados à educação para o êxito e desenvolvimento desta área no concelho, apelando à motivação e empenho de todos.
in arganil.eu 22.09.11

Balanço das Festas do Município de Góis e da XIX FACIG 2011


Terminaram a 15 de Agosto as Festas do Município de Góis e a XIX FACIG 2011, com a realização de um grandioso concerto pela Banda da Associação Educativa e Recreativa de Góis.
Do balanço final da XIX FACIG resulta o reconhecimento geral de que a comissão organizadora e a Câmara Municipal conseguiu novamente introduzir melhorias em vários aspectos do certame, e mais um recorde de visitantes uma vez que as noites foram muito concorridas.
Para a história da edição 2011 ficam ainda os 100 espaços de exposição, 50% dos quais ocupados pelos agentes económicos locais de todos os sectores de actividade, 5 tasquinhas, e ainda uma maior representatividade dos agentes sócio-culturais, cuja participação foi mais uma vez determinante para a projecção do evento.
Salientam-se ainda os concertos de André Sardet e de José Cid, que referiu sentir-se na “sua casa” e dedicou o concerto à miniaturista goiense Alice Sande, já falecida.
No final do evento a Presidente do Município de Góis, Maria de Lurdes Castanheira, agradeceu a todos os trabalhadores e colaboradores do evento e ainda às instituições locais, pedindo que para a próxima edição, se continue a acreditar nas potencialidades da FACIG, e por se tratar da XX edição se procure elevar ainda mais o nível da qualidade de espectáculos de entretenimento e de expositores.
in, arganil.eu 18.08.11 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dossier que prepara reforma da administração local sai dentro de dias

O secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio, anunciou hoje, em Arganil, que “dentro de dias” será apresentado o Documento Verde, um dossier de base do Governo para preparar a reforma da administração local.


“Dentro de alguns dias, à partida na próxima semana, será apresentado o Documento Verde que será basicamente o ponto de partida para um debate em que queremos receber contributos dos cidadãos, autarcas e organismos”, disse o governante à agência Lusa, no final da cerimónia solene de inauguração da XXX FICABEIRA e Feira do Mont’Alto 2011. 


Paulo Júlio frisou que o dossier se chama Documento Verde “porque queremos receber contributos para uma reforma ambiciosa e transversal e, naturalmente, tem muitos contributos para receber”. O documento estará disponível no portal das autarquias de modo a “estimular a participação de todos”, referiu ainda o secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, salientando que se pretende uma “discussão pública tão larga quanto lata”. 


O membro do Governo adiantou ainda que todas as “resistências e contributos” à reforma serão “ouvidos, incorporados, analisados e, naturalmente, acomodados ou não em função do que se tratarem”. Na sessão solene, Paulo Júlio explicou que a reforma da administração local assenta em quatro eixos: sector empresarial local, reorganização do território, gestão municipal e intermunicipal e democracia local. Considerando que se trata de uma reforma “ambiciosa, estrutural, de gestão, territorial e política”, o governante apelou aos autarcas para agarrarem “com todas as forças” o eixo da gestão intermunicipal, de modo a “cortarem despesa e aproveitarem melhor os recursos, sem afectarem os serviços aos cidadãos”. 


Quarta-feira, a Assembleia da República discute já uma proposta de lei para suspender a criação de empresas municipais e obrigar dos municípios prestaram informação sobre todo o seu perímetro municipal, que está relacionada com o primeiro eixo da reforma. O Governo pretende executar, até Julho de 2012, uma reorganização da administração local, conforme compromisso assumido com a troika, de modo a que as eleições autárquicas de Outubro de 2013 decorram já com as novas regras.
in público 06.09.2011

ADIBER quer “Expandir Mais Oportunidades”


Consciente da importância da promoção da Igualdade de Oportunidades para os processos de desenvolvimento local e pretendendo dar continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito desta temática, o qual nos últimos anos adquiriu maior visibilidade através do projecto “Expandir Oportunidades”, a ADIBER – Associação de Desenvolvimento da Beira Serra viu recentemente ser aprovado pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, um projecto de continuidade denominado “Expandir Mais Oportunidades” financiado no âmbito da medida 7.3 do POPH – Programa Operacional Potencial Humano e que se encontra a decorrer na Região da Beira Serra - concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua -, até Dezembro de 2013.
Logo_ADIBER.jpg
O Projecto “Expandir Mais Oportunidades”, tendo como referencial os Planos Nacionais para a Igualdade, visa a consolidação das estratégias desenvolvidas em torno da Igualdade de Oportunidades e da Igualdade do Género, designadamente o incentivo a uma maior participação das mulheres na esfera pública, ao seu maior envolvimento nos assuntos sociais, cívicos, políticos, económicos e culturais da comunidade e a prevenção da discriminação e da violência doméstica.
Para tal, contempla a realização de um vasto conjunto de actividades de entre as quais se destaca a dinamização do Gabinete para a Igualdade e Cidadania que disponibiliza informação, apoio e/ou encaminhamento em diversas áreas sociais tais como Educação, Formação, Família, Emprego, etc. e a realização de acções de sensibilização junto da comunidade escolar e de públicos desfavorecidos incidindo sobre temáticas como a Igualdade de Género e de Oportunidades; Conciliação da vida profissional com a vida familiar e pessoal; os Direitos Humanos; a cidadania e não-discriminação; a prevenção da violência doméstica e um trabalho de proximidade com a comunidade escolar da Região, nomeadamente ao nível dos alunos que frequentam o 3º Ciclo do Ensino Básico.
Dispondo de uma equipa técnica multidisciplinar, o Projecto “Expandir Mais Oportunidades” complementa outras intervenções protagonizadas pela ADIBER e funcionará como um dispositivo de apoio à implementação, a nível regional, das políticas de promoção da Igualdade, reforçando e promovendo o seu enquadramento numa estratégia de desenvolvimento, competitividade e coesão social e territorial, contribuindo para a afirmação da Beira Serra como um território Vivo, Criativo e Empreendedor.
Arganil.eu 16/09/11

A Madeira cá dentro


A Madeira começa, cada vez mais, a assemelhar-se a um queijo suíço: é redonda e cheia de buracos. O problema é que estes buracos nos afectam a todos e põem em causa a nossa eventual e desejada recuperação económica. Alberto João Jardim ultrapassou o prazo de validade e já vai sendo tempo de findar o seu reinado. Até a piada que, por vezes tinha, desapareceu. Já ninguém o suporta, incluindo os seus correligionários de partido. No entanto, ou me engano muito, ou vai voltar a ganhar as eleições na Madeira, eventualmente com maioria absoluta. Quando se analisa este assunto, várias interrogações se nos colocam. Como é que um buraco com estas dimensões não é detectado? Ou melhor: será facilmente detectável? 
Mais: estarão os políticos, no geral, preparados e apetrechados tecnicamente para gerir? Os problemas que o nosso País atravessa não estarão, em muitos casos, relacionados com a impreparação/permeabilidade de alguns políticos em cargos chave? Os exemplos da Madeira, BPN, Municípios de Oeiras, Felgueiras, Celorico da Beira, etc. não deveriam ser mais aprofundados?

Uma qualquer personalidade, bem encadernada, bem-falante, com tentáculos em instituições locais de referência, acolitadas por máquinas de marketing, consegue, no nosso País, chegar ao poder nos seus vários níveis. E depois? Estará preparada para desempenhar o cargo? Terá uma equipa pluridisciplinar para a ajudar? E a quem compete acompanhar e fiscalizar, estará apetrechada para o fazer? 
Pensemos numa Câmara Municipal: uma dada equipa consegue convencer o eleitorado e ganha as eleições. Para isso rodeou-se de uma boa equipa (leia-se preparada para despenhar o cargo)? Apresentou um bom programa? 
Não necessariamente. O que é importante é falar bem, prometer o impossível e rodear-se de uma máquina que a promova. Se alguém lesse o programa, perceberia, passado algum tempo, no logro em que caiu. E a oposição? Estará preparada para acompanhar, criticar? 

A fiscalização compete à Assembleia Municipal. Se percorrermos os deputados, um por um, percebemos duas coisas: a impreparação para se aperceber de desvios na “governação” é geral. Por outro lado, a maioria deles são do partido da maioria camarária, cuja postura é de apoiar incondicionalmente o “seu” partido, logo o executivo. Podemos pois, no limite, perceber que temos Câmaras e Serviços dirigidos por pessoas incompetentes (para a função), acompanhados por técnicos sem conhecimentos suficientes e fiscalizados por…incompetentes (para a função). Se extrapolarmos este raciocínio para as diversas associações que pululam nos nossos concelhos, perceberemos que o assunto é grave. Quantas delas apresentam contas? A quem? Quem são os concelhos fiscais (que deviam fiscalizar as contas…)? Têm conhecimentos técnicos? 
Vem a propósito referir Mário Soares (um ícone da Democracia) que, a semana passada afirmava que o Ministro das Finanças era um bom técnico com provas dadas mas, na situação actual, precisávamos de um político no lugar. Para quê? Para mascarar os números? Para vender gato por lebre? O grande problema dos políticos é não se saberem rodear e OUVIR os bons técnicos. Estas duas “classes” não podem ser incompatíveis. Têm que ser complementares. Quando um político critica sistematicamente os técnicos, mostra uma soberba inconcebível e corre, a passos largos, para conduzir a estrutura que dirige, para o abismo.
Mas este raciocínio tem, naturalmente, um desfecho perverso. Temos políticos impreparados, oposições impreparadas e amorfas, corpos técnicos débeis, fiscalização deficiente mas continuamos a votar nos mesmos, mesmo quando a contas com a justiça por má gestão. Então, o que está em causa é este modelo de Democracia (haverá outro?). E esta seria a última das conclusões a que eu gostaria de chegar. Sou um Democrata convicto e tenho a certeza que não há sistema melhor. Não concebo a vida sem Liberdade. Então, a ser assim, apenas nos resta um caminho: informar, motivar e fazer com que, cada vez mais, quando votamos, tenhamos consciência daquilo que estamos a fazer. É uma tarefa difícil, que cabe a cada um de nós e que, em concelhos como o nosso (envelhecido e disperso), ainda se torna mais penoso. 
Mas, que vale a pena, vale!
21/9/11 05:20

sábado, 17 de setembro de 2011

IC3: Pinhal Interior diz que é imprescindível troço de Coimbra


O Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CINPIN), que representa 14 câmaras, expressou hoje (dia 09) uma posição em defesa da construção do troço de Coimbra do IC3, considerando “uma obra estruturante dum território sistematicamente discriminado e um instrumento fundamental para o seu desenvolvimento, sendo imprescindível para a ligação ao principal centro polarizador regional”.
Face a notícias que o Governo poderá prescindir da construção do troço do IC3 entre Condeixa e Coimbra, que está incluída na concessão do Pinhal Interior, a CINPIN, através de uma posição subscrita pelo presidente do Conselho Executivo, João Marques (presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande), manifesta “discordância relativamente a eventuais adiamentos ou suspensão das referidas obras”.
“A perspectiva sobre a concessão do Pinhal Interior não deve reduzir-se apenas ao IC3 como tronco alimentador de tráfego, mas envolver todo um conjunto rodoviário de penetração transversal, numa região que apresenta os níveis de acessibilidade concelhios mais baixos do país”, refere a CINPIN.
Para esta comunidade intermunicipal, “é fundamental e urgente a melhoria da conectividade desta malha rodoviária para o aumento da competitividade da economia regional, bem-estar das populações e para travar as indiscutíveis e cada vez mais profundas assimetrias entre o litoral e o interior”.
A Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte é constituída pelos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares.
in, Campeão das Províncias, 9.09.11

PS: Mário Ruivo e Lurdes Castanheira na Comissão Política Nacional


Mário Ruivo, Lurdes Castanheira e Teresa Pedrosa (Soure) foram eleitos, hoje, membros da Comissão Política Nacional do PS, soube o “Campeão” de fontes partidárias.
Deputado à Assembleia da República, Ruivo é o líder distrital do PS/Coimbra; Lurdes Castanheira preside à Câmara Municipal de Góis e coordena o Departamento Federativo de Mulheres Socialistas de Coimbra.
Victor Baptista, anterior presidente da Federação socialista conimbricense, é o primeiro suplente da Comissão Política.
in Campeão das Provincias, 17.09.11

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O Jumento: balanço de fim de Verão


Dia 15; meados de Setembro. O Verão está a acabar. As últimas trovoadas fizeram-nos a partida de turvar as águas das nossas praias e a sua total recuperação será problemática. Estamos em tempo de balanço. 
Quem por cá andou e falou com os empresários que fazem o seu negócio no Verão para cobrir o prejuízo de Inverno, são peremptórios em afirmar que esteve por cá muita gente, mas num período mais curto. Cada vez mais o Verão é mais curto um Góis e quase se resume aos 15 dias entre o feriado municipal, o de 15 de Agosto que, normalmente, permite fazer uma agradável “ponte” e a Concentração Motard que continua a ser (embora este anos com uma quebra de participantes assinalável…) o evento que mais pessoas traz a Góis. 
É igualmente notório e indiscutível que as pessoas cada vez gastam menos dinheiro. Trazem tudo de casa: o almoço, o lanche, o jantar, etc., etc. No nosso comércio seja na restauração, nos bares, na peixaria, no talho e nos supermercados, apenas adquirem o que não veio por esquecimento ou o que não é transportável (café, gelados, pão e pouco mais). Por cá fica todo o lixo do fim-de-semana ou das férias. Mas, por cá também deve ficar uma reflexão: Se este Turismo Sazonal já não é o que era, devemos pensar que ele não será, nunca, sustentável como pretendemos. 
Vi na expressão de alguns comerciantes a angústia de não verem a contrapartida ao esforço feito para melhorarem a oferta. Claro que esta reflexão tem muito a ver com Góis e Vila Nova do Ceira que, estando distanciadas 5Km, apresentam propostas de qualidade idêntica. O Fora d´Horas, em Alvares, sendo um bom exemplo da dinâmica empresarial de uma pessoa cujo esforço deverá ser, sempre, reconhecido e aplaudido, não sofre da concorrência dos outros pela distância assinalável que os separa. Felizmente!       
Também nas outras freguesias existem ofertas pontuais que não deverão ser desprezadas e merecem todo o apoio das entidades que superintendem no nosso Concelho. Mas, o problema está, exactamente na concorrência que cada um faz aos outros durante o Inverno e, parece que, também já no próprio Verão. Não vou falar dos restaurantes, deixando para outro dia, mas vou abordar os bares. Em Góis, o May Tay (vai ser, sempre o May tay…), a esplanada da Avó Tomázia, o Pombalinho, o Pego Escuro e o Ténis para só mencionar os mais emblemáticos e que têm uma oferta mais apelativa para a Juventude, pois fazem karaokes e/ou musica ou vivo. Em Vila Nova do Ceira, temos as Canaveias e a Candosa. Justifica-se? Temos clientela para todos estes locais? Temos residentes com capacidade financeira para que estes empresários (muitos, jovens Goienses…) tenham, no fim do dia, o retorno do seu investimento, consigam pagar os encargos e ainda tirar o seu vencimento como é devido?                                   Eu, sinceramente, temo que não. E acho que as nossas entidades, principalmente a Câmara Municipal, devem começar a reflectir sobre isto e sempre que alguém pretenda abrir mais um estabelecimento nesta área, faça uma reflexão conjunta com os investidores no sentido de se aperceber se não estará, involuntariamente, a contribuir para o aniquilar do futuro de alguns jovens (vide Pego Escuro…).
Não deveremos passar a fazer a animação do Concelho fora da época alta? As inúmeras (e difíceis de justificar…) festas que todos os fins-de-semana no Verão são levadas a efeito estarão a ser, convenientemente, monitorizadas? Não estará a haver concorrência inter e entra Freguesias e Município, com festas a coincidir na mesma data? Não estaremos a promover festas para “show off”, ou seja para aparecer notícia nos jornais e parecer que, em Góis, a cultura é muito apoiada e diversificada? Os assistentes não serão sempre os mesmos e, mesmo esses “obrigados” a ir? Fica a reflexão.
16/9/11 04:50

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Parte da derrapagem nas contas públicas deveu-se ao ciclo eleitoral, diz o FMI

Na primeira avaliação trimestral ao programa de ajustamento financeiro português, o Fundo Monetário Internacional (FMI) atribuiu parte da derrapagem orçamental encontrada pelo actual Governo nas contas públicas ao “ciclo eleitoral”.


No documento, os economistas do FMI responsáveis pela avaliação ao plano de ajustamento elogiam a resposta do Executivo de Pedro Passos Coelho ao descontrolo do lado da despesa e lembram que as metas orçamentais para este e os próximos dois anos permanecem inalteradas.

“Confrontado com derrapagens”, notam, “o novo Governo foi pró-activo a anunciar medidas de compensação quando assumiu funções”. Mas há “uma necessidade de reforçar o controlo da despesa”, alertam.


Segundo o FMI, o esforço orçamental exigido ao Governo – uma redução do défice para 5,9% este ano, 4,5% no próximo e 3% em 2013 – pressupõe, por isso, continuar a “estratégia orçamental de médio prazo prevista”.


A instituição liderada por Christine Lagarde, que negociou com a União Europeia o empréstimo de 78 mil milhões de euros a Portugal, esclarece que as derrapagens orçamentais que levaram o Governo a reagir do lado da receita (nomeadamenrte através do corte equivalente a 50% do subsídio de Natal e do aumento do IVA no gás e na electricidade) reflectem “em parte o ciclo eleitoral” e consistem em três componentes.


Uma justificação que Poul Thomsen, o representante máximo do FMI na missão portuguesa da troika, já tinha dado em meados de Agosto, quando o economista considerou o desvio irrelevante.Entre as causas está também a “falta de controlo sobre os gastos com salários e na aquisição de bens e serviços” e, ao mesmo tempo, “riscos orçamentais” associados às Parcerias Público-Privadas, que levaram a um desvio equivalente a 1% do PIB.


Os responsáveis do FMI dizem ainda que receberam das autoridades o compromisso de que as medidas extraordinárias decididas para controlar o défice este ano, como a transferência de fundos de pensões dos bancários para a Segurança Social, só vão acontecer este ano “e não em 2012 e depois”.


Sobre a redução da Taxa Social Única que técnicos do FMI, do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia vão discutir em Lisboa a partir de quinta-feira, o fundo lembra que o próximo Orçamento de Estado “deverá incluir um primeiro passo importante do ponto de vista económico do programa de desvalorização fiscal”.
in Público 13.09.2011

domingo, 11 de setembro de 2011

Da sardinha ao caldo verde, portugueses escolheram pratos típicos

Alheira de Mirandela, queijo Serra da Estrela, caldo verde, arroz de marisco, sardinha assada, leitão da Bairrada, pastel de Belém - são estas, de acordo com uma votação popular, as sete maravilhas da gastronomia portuguesa.



Os resultados foram anunciados ontem à noite, numa cerimónia na Antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém, transmitida em directo pela RTP e, segundo a organização - a empresa Sete Maravilhas, que já organizou outros concursos do mesmo tipo, para escolher as maravilhas naturais ou os monumentos de Portugal -, esta foi a mais participada de sempre, com quase um milhão de votos, por chamada telefónica, SMS ou Internet. O processo foi acompanhado por uma auditoria da PricewaterhouseCoopers & Associados. 


Por todo o país - cada prato ou produto candidato era identificado com uma região - as pessoas mobilizaram-se para votar nos 21 pratos que chegaram a finalistas, de uma escolha inicial de 70 seleccionados por um júri. Havia sete categorias - entradas, sopa, marisco, peixe, caça, carne e doces - representando dez regiões. Na escolha final, só as entradas acabaram por ter dois representantes, com a alheira de Mirandela e o queijo da Serra. Houve, contudo, quem criticasse o facto de o queijo ter sido incluído nesta categoria, dado que o queijo da Serra da Estrela não deve ser comido como entrada. 

Quando há um mês a organização anunciara o estado da votação até ao momento (dia 7 de Agosto), a lista de potenciais vencedores incluía as três sopas a concurso (para além do caldo verde, a sopa da pedra e a açorda à alentejana), e os restantes pratos que acabaram por vencer, à excepção do coelho à caçador, que não ficou entre os vencedores. Ou seja, houve poucas alterações durante o último mês de votação, e as que houve ditaram a saída do coelho, da sopa da pedra e da açorda. A caça foi a única categoria que não ficou representada na escolha final. 

Havia também uma limitação nesta votação para as sete maravilhas: no final, cada região não poderia ter mais do que dois pratos. Os vencedores representam Trás-os-Montes e Alto Douro (a alheira de Mirandela), Beira Litoral e Beira Interior (queijo da Serra da Estrela, produto com Denominação de Origem Protegida), Entre Douro e Minho (caldo verde), Estremadura e Ribatejo (arroz de marisco, que se candidatou pela Praia de Vieira de Leiria), Lisboa e Setúbal (sardinha assada), Beira Litoral (leitão da Bairrada), e Lisboa (pastel de Belém). 

Houve também críticas ao facto de o pastel de Belém ter sido aceite como candidato por se tratar de uma marca comercial e não de um tipo de doce que possa ser feito em diferentes locais, como o pastel de nata. Dentro da categoria dos doces não ficaram entre os vencedores o pudim Abade de Priscos e os pastéis de Tentúgal. Outros pratos que não chegaram à lista final foram o xerém com conquilhas do Algarve, as amêijoas à Bulhão Pato, o pastel de bacalhau, o coelho à caçador de Porto Santo, a perdiz de escabeche, a chanfana, as tripas à moda do Porto, o bacalhau à Gomes de Sá, e o polvo assado dos Açores.

As candidaturas a este concurso podiam partir de qualquer entidade (empresa, confraria, restaurante ou outra) ou pessoa individual, que apresentasse uma receita "genuína e integrante dos valores tradicionais portugueses" e com mais de cinquenta anos de história. 
in Público.pt 11/09/11

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Góis o concelho do distrito, com mais funcionários por cada mil habitantes

Se a ausência de industria que promove postos de trabalho justifica a maior empregabilidade de pessoas por parte das autarquias, combatendo desta forma o desemprego no interior do país; já a relação entre o número de funcionários por cada mil habitantes, qualidade e eficiência dos serviços não se consegue justificar tão bem.
Segundo a infografia do "Negócios Online", Góis e Pampilhosa da Serra são os concelhos do distrito de Coimbra que mais funcionários têm por cada mil habitantes, com valores superiores ao dobro dos restantes concelhos do distrito, estando Góis a liderar a tabela. 
         
                          Func./Mil Hab.    Habitantes(2011)   Nº de Func. 2010

  1. Góis                       37,4                  4,257                159
  2. Pamp. da Serra      33,9                   4,487                152  
  3. V.N.Poiares            29,3                   7,263               162
  4. Arganil                   18,5                 12,119                224
  5. Lousã                     15                    17,380               261
          Coimbra                12,2               143,052             1,454
           Lisboa                  18,3               545,245             9,983


Ainda que o Município de Góis esteja entre os 112 que absorveram funcionários das estruturas educativas locais, os valores que apresenta estão muito acima da média nacional, que é de 19,6. Ora se tudo isto resultasse em eficiência, empenho e dedicação talvez o concelho pudesse estar mais desenvolvido, contribuindo o município para uma acção determinante na criação de infra-estruturas e de prestação de serviços públicos essenciais às populações, na dinamização do investimento e na criação indirecta de emprego contribuindo para o desenvolvimento social. 

Do ponto de vista da produtividade os funcionários parecem estar desmotivados, o que pode parecer estranho perante a alta taxa de desemprego que o país e a região apresentam. 

De acordo com estudos, a má qualidade das relações figura entre as principais causas de resultados negativos das equipas. O foco da questão está parece estar na comunicação interna, de cima para baixo e entre departamentos, levando à desmotivação dos funcionários. A isto somam-se os problemas de mau relacionamento. Os funcionários tendem a ficar mais submissos e dependentes frente às deficiências da liderança. 
A questão é que muitos líderes podem até dispor de conhecimentos e técnicas externas, mas não se apropriam do grande diferencial frente a tudo isso e que está, na verdade, dentro de cada um. É só com assertividade e com atitudes equilibradas,  que a lideranças se pode tornar mais eficaz, produzindo menos desgaste e proporcionando perícia para envolver e motivar pessoas.


Infografia: Saiba quantos funcionários trabalham na sua autarquia


As autarquias portuguesas dão trabalho a mais pessoas. Em 2008, a média de trabalhadores por mil habitantes era de 18,5. No final do ano passado, já era de 19,6. Veja aqui a infografia do Negócios para ficar a saber quantos funcionários trabalham na sua autarquia e nos restantes do país.
A ausência de empresas que promovam a actividade económica justifica o facto de, no Alentejo e interior do País, os municípios empregarem mais pessoas do que no resto do território. O Corvo, nos Açores, é o que tem a média mais elevada

As autarquias portuguesas dão trabalho a mais pessoas. Em 2008, a média de trabalhadores por mil habitantes era de 18,5. No final do ano passado, já era de 19,6. São muito mais aquelas que estão acima - ou iguais - à média (191) do que aquelas que estão abaixo (117). E vendo o mapa, é no interior e no Alentejo que há um maior número de funcionários por cada mil habitantes.

Este foi um aumento que, de acordo com a Associação Nacional de Municípios, ocorreu porque houve uma a descentralização de competências no sector da Educação, que obrigou os 112 municípios que acordaram esta transferência a absorver para a sua estrutura cerca de 11 mil funcionários, o que se reflectiu no número de trabalhadores. Segundo a ANMP, sem esta descentralização de competências já se estaria perante uma redução de funcionários.

O concelho do Corvo, nos Açores, é o que tem um maior rácio de trabalhadores por habitante. Com 40 funcionários para 430 pessoas, quase um em cada dez corvenses trabalha na câmara municipal local, onde o presidente Manuel das Pedras Rita assume funções de técnico. Nos últimos três anos, o pequeno município até conseguiu reduzir quatro funcionários, mas a média de 93 funcionários por mil habitantes consolida o primeiro lugar.

No extremo oposto está Esposende, que, em três anos, passou para o primeiro lugar da tabela, com uma média de 4,8 funcionários por cada mil habitantes.

Apesar de ter havido mais autarquias a reduzir funcionários - 156, contra 152 que aumentaram, a envergadura das reduções (4.406) foi completamente "engolida" pelas contratações: 13.360 pessoas.

Consulte o mapa concelho por concelho.
Negócio online 17/08/2011



Gastos com pessoal nas autarquias estão na mira da inspecção

Paula Cravina de Sousa

A acumulação de funções no público e privado, aumentos salariais ilegais e a atribuição de subsídios vão ser as prioridades nas inspecções no final deste ano.
As despesas das autarquias com pessoal vão estar na mira da Inspecção-Geral da Administração Local (IGAL) durante os últimos meses deste ano. Entre as áreas eleitas como prioritárias para o final do ano estão a acumulação de funções pelos funcionários autárquicos, os aumentos ilegais de vencimentos, a atribuição de subsídios a entidades privadas e a utilização de carros públicos.

Numa nota, o organismo liderado por Orlando dos Santos Nascimento e tutelado pela secretaria de Estado da Administração Local de Paulo Simões Júlio, explica que este mês a IGAL vai retomar as acções de fiscalização, tendo em conta "o momento de especial rigor, individual e colectivo, que atravessamos, no que respeita ao dispêndio de dinheiros públicos". O plano de inspecções prevê fiscalizações a 71 dos 308 municípios e a 12 freguesias.
A primeira prioridade vai mesmo centrar-se na acumulação de funções. A IGAL nota que "apesar das sucessivas alterações legislativas, alguns trabalhadores públicos persistem em utilizar as prerrogativas desse vínculo de trabalho para, através dele, agenciar proveitos privados". O organismo afirma mesmo que se trata "de uma prática ilegal e eticamente condenável, que não tem paralelo na Europa". Num momento de "elevado nível de desemprego e grande incerteza remuneratória, a IGAL continuará a analisar as situações de acumulação de trabalho público com actividades privadas", pode ainda ler-se.[CORTE_EDIMPRESSA]

Já relativamente ao aumento ilegal de salários, recorde-se que já em 2010, a IGAL tinha detectado situações irregulares, em que algumas autarquias tinham premiado e promovido funcionários que não tinham sido avaliados segundo as regras do Siadap. "Em data recente foram ilegalmente aumentados os vencimentos de muitos trabalhadores autárquicos", assegura o organismo. O esforço será agora feito no sentido de "fazer regressar ao erário público o dinheiro que, dele, ilegalmente saiu". No entanto, as promoções indevidas não são exclusivo da Administração Local. Os Ministérios da Defesa e da Administração Interna não respeitaram o compromisso de congelamento das progressões e, em Maio, a Defesa teve mesmo de pedir um adiantamento de verbas ao Ministério das Finanças, por já não ter dinheiro para pagar os salários aos militares.

Outro dos pontos aos quais a IGAL vai estar especialmente atenta é a atribuição de subsídios a entidades privadas. O organismo denuncia que tem-se deparado com "um número exponencial de entidades privadas que vivem de subsídios públicos e para receber subsídios públicos, não revelando qualquer preocupação de agenciamento de meios, de sustentabilidade da sua actividade ou, sequer, de captação de associados". Desta forma, a actividade vai centrar-se "na averiguação do real interesse público no dispêndio de tais dinheiros". O uso de veículos públicos é considerada também uma das áreas em que "a despesa pública portuguesa poderia ser emagrecida sem qualquer reflexo negativo nas funções do Estado", pelo que os 31 inspectores querem certificar-se de que os veículos do estado são utilizados exclusivamente no interesse público.

A IGAL ressalva ainda que, além destas prioridades vai continuar a centrar-se noutros aspectos como sejam o licenciamento urbanístico e a aquisição de bens e serviços ou a concessão de serviços públicos.
Até ao fecho da edição, o Ministério dos Assuntos Parlamentares, que tutela a secretaria de Estado da Administração Local, não respondeu às questões do Diário Económico sobre as inspecções e as irregularidades encontradas.
A administração local e o seu controlo de despesas foi uma das preocupações da ‘troika'. Uma das medidas previstas no memorando de entendimento é por exemplo, a redução do número de autarquias, solução que promete gerar polémica. O documento refere ainda limites de endividamento mais restritos para as empresas públicas a partir de 2012, válido para as Administrações Regional e Local.

Corte nas câmaras atingida com reformas
O SINTAP acredita que a redução em 2% no número de funcionários das autarquias já foi conseguido este ano e que será possível atingir o objectivo apenas através de aposentações, dizendo que é este o entendimento da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) reuniu-se na semana passada com a ANMP e, em comunicado enviado ontem, salienta que não era necessário tomar esta medida já que "o número previsível de trabalhadores que se vão aposentar é significativamente superior àquele que a referida redução impõe", relegando os dados para a ANMP. Ao Diário Económico, o dirigente José Abraão diz que a redução anual de cerca de 2.700 funcionários (necessária para cumprir a meta) já terá sido atingida. De acordo com dados da Direcção-Geral do Orçamento (DGO), em 2010, reformaram-se 2.760 funcionários das autarquias e, nos primeiros sete meses deste ano, já saíram 1.877. Falta saber quantas pessoas entraram mas José Abraão acredita que muitos municípios seguiram a via da contenção.
Económico 06/09/11 00:05



terça-feira, 6 de setembro de 2011

Casa do Concelho de Góis


 Associação Regionalista de Melhoramentos, Propaganda, Cultura e Assistência Freguesias: Alvares – Cadafaz – Colmeal – Góis – Vila Nova do Ceira

De acordo com o plano de actividades proposto para o ano de 2011, vai o Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis realizar no próximo dia 22 de Outubro pelas 15:00 horas, na sua sede, sita na Rua de Santa Marta 47, R/C Dto. em Lisboa, um dia dedicado à 
“A Qualidade de Vida dos Idosos em Góis”

Programa:
Painel A:
  • O Papel dos Técnicos de Saúde;
          O Estado da Arte e Perspectivas de Evolução Futura
  •  Dra. Cláudia Pinto, Médica, Coordenadora do Cento de Saúde, Góis
  •  Dr. José Coroa e Dra Ana Coroa, Farmacêuticos, Farmácia Coroa, Góis; Farmácia da Serra, Alvares e Cortes Pharma, Cortes.
  • Enfa. Isabel Afonso, Enfermeira, Centro de Saúde, Góis
  • Prof. Carlos Poiares, Psicologia Forense, Universidade Lusófona, Lisboa
Painel B:
  • Assistência Social, Urgência, Ambulatória e Residencial
          Situação actual e Perspectivas de Evolução Futura
  •  Comandante Francisco Dias, Bombeiros Voluntários, Góis
  • José Serra, Provedor, Santa Casa da Misericórdia, Góis
  • A designar, Direcção, Centro Paroquial de Solidariedade Social de Alvares
  • Francisco Gomes, Direcção, Centro Social Rocha Barros
  • Dra. Lurdes Castanheira, Presidente, Câmara Municipal, Góis
Convidamos desde já todos os Goienses a estarem presentes, pois pretendemos com esta sessão proporcionar uma visão global sobre a assistência aos idosos no Concelho de Góis, carências sentidas e perspectivas de melhoria da qualidade de vida no futuro.
O Conselho Regional

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MANIFESTO ANTI-NUNES E POR EXTENSO (Nova Versão)


Uma adaptação do manifesto de José de Almada-Negreiros
POETA D'ORPHEU FUTURISTA e TUDO

BASTA PUM BASTA!
UMA FACÇÃO, QUE CONSENTE DEIXAR-SE REPRESENTAR POR UM NUNES É UMA FACÇÃO QUE NUNCA O FOI! É UM COIO D'INDIGENTES, D'INDIGNOS E DE CEGOS! É UMA RÊSMA DE CHARLATÃES E DE VENDIDOS, E SÓ PODE PARIR ABAIXO DE ZERO!
ABAIXO A FACÇÃO!
MORRA O NUNES, MORRA! Mão.jpg (2277 bytes)PIM!
UMA FACÇÃO COM UM NUNES A CAVALO É UM BURRO IMPOTENTE!
UMA FACÇÃO COM UM NUNES À PROA É UMA CANÔA UNI SECO!
O NUNES É UM CIGANO!
O NUNES É MEIO CIGANO!
O NUNES SABERÁ GRAMMÁTICA, SABERÁ SYNTAXE, SABERÁ MEDICINA, SABERÁ FAZER TERTÚLIAS SABERÁ TUDO MENOS ESCREVER QUE É A ÚNICA COISA QUE ELE FAZ!
O NUNES PESCA TANTO DE POESIA QUE ATÉ FAZ SONETOS COM LIGAS DE DUQUEZAS!
O NUNES É UM HABILIDOSO!
O NUNES VESTE-SE MAL!
O NUNES USA CEROULAS DE MALHA!
O NUNES ESPECÚLA E INÓCULA OS CONCUBINOS!
O NUNES É TIR!
O NUNES É DANTAS!
MORRA O NUNES, MORRA! Mão.jpg (2277 bytes)PIM!
O NUNES FEZ UM ALBARDAS QUE TANTO O PODIA SER COMO A SORÔR IGNEZ OU A IGNEZ DE CASTRO, OU A LEONOR TELLES, OU O MESTRE D'AVIZ, OU A DONA CONSTANÇA, OU A NAU CATHRINETA, OU A MARIA RAPAZ!
E O NUNES FEZ CLÁQUE! E O NUNES BATEU PALMAS! E O NUNES AGRADECEU!
O NUNES É UM CIGANÃO!

NÃO É PRECISO IR P'RÁ CÂMARA P'RA SE SER UM PANTOMINEIRO, BASTA SER-SE PANTOMINEIRO!
NÃO É PRECISO DISFARÇAR-SE P'RA SE SER SALTEADOR, BASTA ESCREVER COMO NUNES!  BASTA NÃO TER ESCRÚPULOS NEM MORAIS, NEM ARTÍSTICOS, NEM HUMANOS! BASTA ANDAR CO'AS MODAS, CO'AS POLÍTICAS E CO'AS OPINIÕES FEITAS! BASTA USAR O TAL DR, BASTA SER MUITO DELICADO E USAR CÔCO E LÍNGUA DE TRAPO! BASTA SER JUDAS! BASTA SER NUNES!
MORRA O NUNES, MORRA!Mão.jpg (2277 bytes) PIM!
O NUNES NASCEU PARA PROVAR QUE, NEM TODOS OS QUE ESCREVEM SABEM ESCREVER!
O NUNES É UM AUTOMATO QUE DEITA PR'A FÓRA O QUE A GENTE JÁ SABE QUE VAI SAÍR... MAS É PRECISO DEITAR DINHEIRO!
O NUNES É UM SONETO D'ELE-PRÓPRIO!
O NUNES EM GÉNIO NUNCA CHEGA A PÓLVORA SECA E EM TALENTO É PIM-PAM-PUM!
O NUNES NÚ É HORROROSO!
O NUNES CHEIRA MAL DA BOCA!
MORRA O NUNES, MORRA! Mão.jpg (2277 bytes)PIM!
O NUNES É O ESCARNEO DA CONSCIÊNCIA!
SE O NUNES É PORTUGUÊS  EU QUERO SER ESPANHOL!
O NUNES É A VERGONHA DA INTELLECTUALIDADE PORTUGUESA! O NUNES É A META DA DECADÊNCIA MENTAL!
E AINDA HÁ QUEM NÃO CÓRE QUANDO DIZ ADMIRAR O NUNES!
E AINDA HÁ QUEM LHE ESTENDA A MÃO!
E QUEM O CONVIDE PARA ENCONTROS DE POESIA!
E QUEM TENHA DÓ DO NUNES!
E AINDA HÁ QUEM DUVIDE DE QUE O NUNES NÃO VALE NADA, E QUE NÃO SABE NADA, E QUE NEM É INTELLIGENTE NEM DECENTE, NEM ZERO!

VOCÊS NÃO SABEM QUEM É O ALBARDAS DO NUNES? EU VOU-LHES CONTAR:
A PRINCÍPIO, POR COMENTÁRIOS, ENTREVISTAS E OUTRAS PREPARAÇÕES COM AS QUAIS NADA TEMOS QUE VÊR, PENSEI TRATAR-SE DE ALBARADAS ALCOFORADO A PSEUDO AUTOR D'AQUELAS HISTÓRIAS CHEIAS DE MORAL QUE UM ILUSTRE SENHORE D'ESTA E D'OUTRA TERRA NÃO DESCANÇARAM ENQUANTO NÃO ESTRAGARAM P'RA PORTUGUÊS VER, QUANDO SUBIU O PANNO TAMBÉM NÃO FUI CAPAZ DE DISTINGUIR PORQUE ERA NOITE MUITO ESCURA E SÓ DEPOIS DE MEIO ACTO É QUE DESCOBRI QUE ERA DE MADRUGADA PORQUE A DRª DISSE QUE TINHA ESTADO À ESPERA DO NASCER DO SOL PARA APARECER NO EVENTO!

O ALBARDAS VEM DESCENDO UMA ESCADA ESTREITÍSSIMA MAS NÃO VEM SÓ. TRAZ TAMBÉM O NUNES QUE EU NÃO CHEGUEI A VER, OUVINDO APENAS UMA VOZ MUITO CONHECIDA AQUI NO POMBALINHO. POUCO DEPOIS A DRª É QUE ME DISSE QUE ELE TRAZIA CALÇÕES VERMELHOS. O ALBARDAS E O NUNES ESTÃO SÒZINHOS EM CENA, E ÀS ESCURAS DANDO A ENTENDER PERFEITAMENTE QUE FIZERAM INDECÊNCIAS NO QUARTO. DEPOIS O NUNES, COMPLETAMENTE SATISFEITO DESPEDE-SE E SALTA P'LA JANELA COM GRANDE MAGUA DO ALBARDAS LACRIMOSO. E ANDA HOJE OS TURISTAS TÊM OCASIÃO DE OBSERVAR AS GRADES ARROMBADAS DA JANELLA DO SEGUNDO ANDAR DA CÂMARA NA RUA DA PRAÇA, POR ONDE SE DIZ QUE FUGIU O CÉLEBRE HISTORIADOR DE URSOS NA PENA  E SANTOLOGO EM ARGANIL.

O ALBARDAS QUE É HISTÉRICO COMEÇOU DE CHORAR DESATINADAMENTE NOS BRAÇOS DA SUA PROTECTORA E EXCELENTE PAU DE CABELEIRA SORÔR LULU.
VÊM DESCENDO P'LA DITA ESTREITÍSSIMA ESCALA, VÁRIOS ALBARDAS TODOS IGUAIS E DE CANDEIAS ACESAS, MENOS UM QUE USA ÓCULOS E BENGALA E ANDA TODO CURVADO P'RÁ FRENTE O QUE QUER DIZER QUE É O ALBARDAS MOR.
E SERIA ATÉ UMA EXCELENTE PERSONIFICAÇÃO DAS BRUXAS DE GOYA SE QUANDO FALASSE NÃO TIVESSE AQUELA VOZ TÃO FRESCA E DESDENHOSA DA TIA FELICIDADE DA VIZINHA DO LADO, E REPARANDO NOS DOIS VULTOS INTERROGA ESPAÇADAMENTE COM CADÊNCIA, AUSTERIDADE E IMENSA FALTA DE CORDA...
QUEM ESTÁ AÍ?... E DE CANDEIAS APAGADAS?
- FOI O VENTO, DIZEM AS POBRES INOCENTES VARADOS DE TERROR... E O ALBARDAS MOR QUE SÓ É INOCENTE NOS ÓCULOS, NA BENGALA E EM ANDAR CURVADO P'RÁ FRENTE MANDA TOCAR A SINETA QUE É UM DÓ HORROR O OUVI-LO ASSIM TÃO DEBELITADO, VÃO TODOS P'RÓ CÔRO, MAS EIS QUE, DE REPENTE BATEM NO PORTÃO E SEM SE ANUNCIAR NEM LIMPAR-SE DA POEIRA, SOBE A ESCADA E ENTRA P'LO SALÃO UMA DRª QUE QUANDO ERA NOVA FEZ BRÉGEIRICES CO'A MENINA DO CHOCOLATE.
AGORA COMPLETAMENTE EMENDADA REVELA AO ALBARDAS MOR QUE SABE FAZER PROJECTOS QUE HÁ HOMENS QUE VÃO AOS HOMENS DO CONVENTO E QUE AINDA HÁ POUCO VIRA UM A SALTAR P'LA JANELA COM UM PELOURINHO DEBAIXO DO BRAÇO. O ALBARDAS MOR DIZ QUE EFFECTIVAMENTE JÁ HÁ TEMPOS QUE VINHA DANDO P'LA FALTA DE GALLINHAS E TÃO INNOCENTINHA, COITADA, QUE N'AQUELA IDADE AINDA NÃO TEVE TEMPO P'RA DESCOBRIR A RAZÃO DA HUMANIDADE ESTAR DIVIDIDA EM HOMENS E MULHERES.

DEPOIS DE SÉRIOS ESCÂNDALOS NA CÂMARA É QUE ELA DEU COM O ATREVIMENTO E MANDOU CHAMAR OS DOIS ALBARDAS DE HÁ POUCO CO'AS CANDEIAS APAGADAS. N'ESTA ALTURA ESTA PEÇA POLICIAL TOMA UM PEDAÇO D'INTERESSE PORQUE A DRª ORA PARECE UM POLÍCIA DE INVESTIGAÇÃO DISFARÇADO DE DRª, ORA UMA DRª COM A FALTA DE DELICADEZA DE UM POLÍCIA D'INVESTIGAÇÃO, E TÃO PERSPICAZ QUE DESCOBRE EM MENOS DE MEIO MINUTO O QUE O PÚBLICO JÁ ESTÁ FARTO DE SABER - QUE O ALBARDAS DORMIU CO'O NUNES. O PIOR É QUE O NUNES FOI ÀS AIGRAS CO'AS INDISCREÇÕES DA DRª DESATA A BERRAR, A BERRAR COMO QUEM SE ESTAVA MARIMBANDO P'RA TUDO AQUILO. ESTEVE MESMO MUITO PERTO DE
SE ESTRElAR COM UM PAR DE MURROS NA CORÔA DE GÓIS NO QUE (SE) MOSTROU DE UM ATREVIMENTO, DE UMA INSOLÊNCIA E DE UMA DECISÃO REFILONA QUE EXCEDEU TODAS AS EXPECTATIVAS.

OUVE-SE UMA MARCHA DE CONCERTINAS E O ALBARDAS SENTINDO NAS SUAS PATAS  TODA A ALMA DO SEU PREFERIDO FOI QUAL PARDALITO ENGAIOLADO A CORRER ATÉ ÀS GRADES DA JANELLA A GRITAR DESALMADAMENTE P'LO SEU NUNES. GRITA, ASSOBIA E REDOPIA E PIA E RASGA-SE E MAGÓA-SE E CAE DE COSTAS COM UM ACCIDENTE, DO QUE JÁ PREVIAMENTE TINHA AVISADO O PÚBLICO E O PANNO TAMBÉM CAI E O ESPECTADOR TAMBÉM CAI DA PACIÊNCIA ABAIXO E DESATA N'UMA DESTAS PATIADAS TÃO ENORMES E TÃO MONUMENTAIS QUE TODOS OS JORNAIS REGIONAIS NO DIA SEGUINTE FORAM UNÂNIMES N'AQUELE ÊXITO TEATRAL DO NUNES.

A ÚNICA CONSOLAÇÃO QUE OS ESPECTADORES DECENTES TIVERAM FOI A CERTEZA DE QUE AQUILLO NÃO ERA O ALBARDAS ALCOFORADO MAS SIM UM MERDALBARDAS ALNUNESCUFURADO QUE TINHA CHELIQUES E EXAGEROS SEXUAIS.

CONTINUE O SENHOR NUNES A ESCREVER ASSIM QUE HÁ-DE GANHAR MUITO CO'O ALCUFURADO E HÁ-DE VER, QUE AINDA APANHA UMA ESTÁTUA DE PEDRA ROLIÇA POR UM ESCULTOR EMPRESTADO A VILA NOVA DO CHEIRA, POR ELE ACIMA, E UMA EXPOSIÇÃO DAS MAQUETES DO SEU MONUMENTO ERECTO POR SUBSCRIÇÃO NACIONAL A FAVOR DOS CORRUPTOS, E OS GOIENSES A PRAÇA MUDADA EM PRAÇA DO DR. TIR NUNES, E COM FESTAS DA VILA P'LO SEU ANIVERSÁRIO, E SABONETES EM CONTA «TIR NUNES» E PASTAS NUNES P'RÓS DENTES, E GRAXA NUNES P'RÓS TACHOS, E NIVEINA NUNES, E COMPRIMIDOS NUNES E AUTOCLISMOS
NUNES E NUNES, NUNES, NUNES, NUNES... E SANGRIAS NUNES, CAIPIRINHAS NUNES, ESTUPIDEZ AVULSA NUNES.

E FIQUE SABENDO O NUNES QUE SE UM DIA HOUVER JUSTIÇA EM PORTUGAL TODO O MUNDO SABERÁ QUE O AUTOR DOS LUZÍADAS É O NUNES QUE N'UM RARO RASGO MEMORÁVEL DE MODÉSTIA SÓ CONSENTIU A GLÓRIA DO SEU PSEUDÓNIMO CAMÕES.

E FIQUE SABENDO O NUNES QUE SE TODOS FÔSSEM COMO EU, HAVERIA TAIS MUNIÇÕES DE MANGUITOS QUE LEVARIAM DOIS SÉCULOS A GASTAR.
MAS JULGAIS QUE N'ISTO SE RESUME A LITTERATURA PORTUGUEZA?
NÃÓ! MIL VEZES NÃO!

TEMOS, ALÉM D'ISTO O MM QUE JÁ FEZ RIMAS P'RA DERROTA DA OPOSIÇÃO, QUE DEIXOU DE SER A DERROTA DA OPOSIÇÃO P'RA SER A DERROTA DOS  GOIENSES.
E AS PINOQUICES DE ASSESSOR PASSADAS NO TEMPO DA CASA DA AVOZINHA! E O HEBETISMO DE SEM PELO A MAIS! E O TALENTO INSÓLITO DO CRONISTA RODRIGUES! E AS GAITADAS DO PAULO! E AS IMBECILIDADES DO SANTOLA! AS CRETINICES DA FUSCA E MAIS PEDANTICES DO NUNES! E COURATO, O NUNES DO DESENHO! E OS JORNALISTAS DO BARNABENSE DO BEIRAS E DO DIARIO E DO CAMPEÃO E DA NAÇÃO E DA REPUBUCA E DA LUTA E DE TODOS, TODOS OS JORNAIS! E OS ACTORES DE TODOS OS TEATROS QUE SÃO AS INSTITUIÇÕES DO CONCELHO! E TODOS OS POLÍTICOS  QUE SÃO OS ARTISTAS DE PORTUGAL QUE EU NÃO GOSTO. E OS PARA-QUEDISTAS E OS PALERMAS DE COIMBRA! E A INAPTIDÃO DO DIRECTOR DA ESCOLA E OS DRS DOS PROJECTOS QUE NUNCA DEIXAM DE O SER, DE MUSEUS E AH OH A MÁFIA DOS TRANSURBANOS HU HI E OS DA SANTA CASA E QUEMDER!

E ATODOS OS QUE SÃO POLITICOS E ARTISTAS! E ÀS EXPOSIÇÕES ANUAIS DAS BELLAS ARTE(S) INTERNACIONAIS! E A TODAS AS ESTÁTUAS DAS ROTUNDAS! E AOS QUADROS DA MATEMÁTICA! E OS NOVOS E OS VELHOS, OS IDIOTAS, OS ARRANJISTAS, OS IMPOTENTES, OS LAMBE-BOTAS, OS VENDIDOS, OS IMBECIS, OS LOBIS, OS PÁRIAS, OS ASCETAS, OS DIABO QUE OS LEVE  E TODOS OS NUNES QUE HOUVER POR AÍ!!!!!!

E AS ACTIVIDADES DECREPITAS E SEM INDEPENDÊNCIA POLITICA DA AJ ! E AS MEDALHAS DE MÉRITO, E AO DESPERTAR E A TUDO! E TUDO O QUE SEJA ARTE DE ENGANAR EM PORTUGAL! E TUDO! TUDO POR CAUSA DO NUNES!
MORRA O NUNES, MORRA! Mão.jpg (2277 bytes)PIM!
PORTUGAL QUE COM TODOS ESTES SENHORES, CONSEGUIU A CLASSIFICAÇÃO DE LIXO, DE PAÍS MAIS ATRAZADO DA EUROPA E DE TODO OMUNDO! O PAÍS MAIS SELVAGEM DE TODAS AS ÁFRICAS! O EXILIO DOS DEGRADADOS E DOS INDIFERENTES! A AFRICA RECLUSA DOS EUROPEUS! O ENTULHO DAS DESVANTAGENS E DOS SOBEJOS! PORTUGAL INTEIRO HA-DE ABRIR OS OLHOS UM DIA - SE É QUE A SUA CEGUEIRA NÃO É INCURÁVEL E ENTÃO GRITARÁ COMMIGO, A MEU LADO, A NECESSIDADE QUE PORTUGAL TEM DE SER QUALQUER COISA DE ASSEIADO!
MORRA O NUNES, MORRA! Mão.jpg (2277 bytes)PIM!