sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Histórias de habitantes de aldeias do xisto cruzam-se com artes em Góis


O projeto "Xistórias" procura conhecer histórias de habitantes de aldeias do xisto para, com os mesmos, criar "pontes entre o passado e o futuro", numa performance a ter lugar nas aldeias, no sábado.

A performance artística pretende integrar o trabalho das artistas Eunice Gonçalves e Paula Roush com histórias que foram recolhendo, desde 01 de novembro, através do contacto com os habitantes das aldeias de Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena, no concelho de Góis, pertencentes à rede das aldeias do xisto.
No espetáculo, que irá decorrer no sábado, procura-se "cruzar os materiais e histórias que são identidade daquelas aldeias com os materiais digitais", explicou João Correia, promotor do evento e membro da associação Salamandra Dourada, uma das entidades organizadoras.
O cruzamento de suportes visa criar "uma ligação entre o passado e o futuro", quer através da componente audiovisual do projeto, quer através da presença do público, que irá ser convidado a contar as suas histórias.
A partir da narrativa oral, deseja-se também "confrontar o olhar dos artistas com o das pessoas das aldeias, criar expectativas para o futuro daquela região e encontrar caminhos" para o desenvolvimento local, referiu João Correia.
Os participantes, depois de transportados de dois pontos de encontro em Coimbra e Góis, irão fazer um percurso a pé para "entrar em contacto com a natureza e o ambiente envolvente", antes de entrarem nas aldeias.
O próprio percurso entre aldeias será pedonal, em que Mário Montez, animador sociocultural envolvido no projeto, irá realizar "mini-performances" na ligação entre as quatro localidades.
a Escola Superior de Educação de Coimbra.
O público que queira participar tem que se inscrever até hoje, 20 de novembro, na página do projeto (http://xistorias.aldeiasdoxisto.pt).
O "Xistórias" conta ainda com a participação de um programador informático, Miguel Gomes, e tem o apoio da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, a Câmara Municipal de Góis e
in RTP.pt 20.11.13 

6 comentários:


  1. Belíssima ideia, merecedora do mais incondicional! Vamos a isso! Morra... quem se negue! apoio!

    ResponderEliminar
  2. Que se passa com o DR.paulo silva ,que não se fala dele por estes eventos?!Será que a Sra já o despachou?

    ResponderEliminar

  3. Estás acaso interessado nele, pá? Até parece, cabrão!

    ResponderEliminar
  4. Cabrão não ,queres dizer Bolacha.

    ResponderEliminar
  5. Quem te disse a ti, pá, que quis dizer "Bolacha"? Encolhe... esses cornos, pá!

    ResponderEliminar
  6. Já ouviram falar na história do lobo mau. Esse comilão,glutão anda por aí outra vez..

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.