domingo, 7 de dezembro de 2014

Solidário com José Rodrigues

Corria o ano de 2009, quando fui confrontado com a novidade numa reunião que tive no Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Um  amigo comum informou-me que um Dr. José Domingos Rodrigues ia integrar a lista do PS à autarquia de Góis nas eleições de Outubro desse ano. Confesso que não o conhecia pelo que a minha curiosidade se reduziu à importância que essa participação poderia ter para a  lista do PS,  dada a tensão existente, na altura, no seio dos socialistas locais. As indicações que recebi da sua capacidade e competência não podiam ser as melhores .

Eleito vereador em 2009 , numa candidatura liderada por Lurdes Castanheira,  assumiu as funções de Vice-Presidente da autarquia de Góis revelando-se como um autarca dedicado e competente, assumindo um papel destacado na organização e funcionamento da autarquia e estreitando laços de proximidade com os goienses.

Com uma personalidade discreta mas eficaz, foi conquistando o respeito e simpatia dos seus munícipes e equilibrando as tensões crescentes de um poder autárquico que apresentava desvios ao projecto a que aderiu quando foi convidado.

O modelo de gestão, o confronto de  personalidades e os desvios na concretização de um projecto coerente na promoção do  desenvolvimento daquele concelho do interior do Distrito de Coimbra, fizeram-no reflectir sobre a continuidade  do seu mandato autárquico nas eleições realizadas o ano passado. Apenas o sentido de serviço publico, o apelo de muitos goienses e a solidariedade partidária o demoveram desse abandono. E o convite que lhe foi feito pela Presidente da Câmara e da Concelhia do PS de Góis , claro. Um convite onde lhe reafirmava a importância na sua continuidade.

O resultado das eleições em Góis foi esclarecedor quanto à importância da continuidade de José Rodrigues. O PS perdeu metade da vantagem eleitoral que tinha conseguido em 2009 ,vencendo em 2013 por uma diferença de pouco mais de 100 votos.

Mas três atos eleitorais internos, e um ano depois, a importância de José Rodrigues no executivo de Góis alterou-se. A Presidente da Autarquia, Lurdes Castanheira,  não aceitou democraticamente que José Rodrigues tenha liderado uma lista alternativa em Setembro, para a Federação, e tenha vencido. Como não aceitou que José Rodrigues tenha apoiado António Costa e vencido. E ,finalmente, quando apresentou lista ao Congresso Nacional e venceu, pese as ameaças e pressões. Foram derrotas a mais para quem tinha uma ideia errada do seu poder.

Num estádio evolutivo inteligente , o normal seria um apelo à reflexão de quem perde. Na lógica mais primária de análise, o vulgar é sentir a ameaça e destruí-la. Infelizmente assumiu a opção que trará  maiores dificuldades ao actual executivo .

O tempo dirá se a vingança mesquinha foi a melhor solução. Mas o presente já explicou que a demagogia não resolve os problemas. Invocar falta de confiança política quando se percebe que se está errado não é sério. Ainda por cima quando rapidamente tenta aderir à solução que recusou.
A verdade é que José Rodrigues ficou sem pelouros porque venceu essas eleições internas contra a actual Presidente de Câmara. Três vezes  lhe disse não. De forma clara e competente.  Não adiantará a Lurdes Castanheira fazer as acusações que fez, algumas delas infelizes e injustas. O poder que agora usou foi inqualificável. Como o futuro dirá.


Ao José Rodrigues, a minha solidariedade. Porque estarei sempre solidário na condenação do abuso de poder, na critica à ausência de compromisso e na defesa dos que assumem as suas convicções contra qualquer tipo de opressão.
in http://marioruivo.pt/cronicas/solidario-com-jose-rodriges/, 06.12.14

71 comentários:

  1. "As pessoas são o mais importante".
    Lembram-se ?

    ResponderEliminar
  2. a presidenta só se lembra disso de 4 em 4 anos...

    ResponderEliminar
  3. Góis: Edil que perdeu pelouros rejeita o uso de antolhos


    Categoria: Política Publicado em 11-12-2014 Escrito por CP
    Um vereador da Câmara de Góis, José Rodrigues (PS), a quem a presidente acaba de retirar a confiança política, receia que “as razões assentem em posições de obrigação de obediência ao pensamento único”.

    Se for essa a causa para ter ficado sem pelouros, o edil confessa sentir-se “perplexo e defraudado”.

    José Rodrigues, que já havia sido apeado da vice-presidência da autarquia, transitou para o regime de vereador sem tempo atribuído e passou a exercer em Lisboa a sua actividade profissional.

    “O regime democrático subentende que as pessoas possam participar livremente da vida política e possuam liberdade de expressão e manifestação das suas opiniões”, assinala o autarca, acrescentando que vai permanecer na vereação. “Eu não vim cá parar, sou de cá”, acentua.

    Rodrigues diz entender as funções de autarca como as de “alguém que serve toda a população do seu concelho, indo para além dos meros alinhamentos politico-partidários”.

    Sem conhecer em profundidade as razões da retirada da confiança politica, Rodrigues opina que, “se elas assentarem na divergência que ocorreu no apoio a um candidato” a líder do PS, sente-se compensado, pois António Costa é, agora, secretário-geral do partido e “elogiado por quem não gostou” de ver o vereador a preferi-lo em detrimento de António José Seguro.

    Se as razões da líder do Município de Góis, Lurdes Castanheira, assentarem em “derrotas eleitorais consecutivas”, sofridas por ela no âmbito partidário, o vereador sente-se “gratificado com o reconhecimento (…) pelas posições” por ele tomadas.

    Além de haver estado ao lado de António Costa, triunfando na eleição de delegados ao XX Congresso do PS, José Rodrigues foi apoiante de Mário Ruivo enquanto opositor à recondução de Pedro Coimbra como líder distrital do partido.

    ResponderEliminar
  4. Para quem não souber, antolhos são aquelas palas que os burros usam para só ver para a frente.
    Em Góis, algumas MULAS também os usam...

    ResponderEliminar
  5. "eu não vim ca parar, sou de cá"

    esta tem piada tendo em conta que ninguem sabia quem tu eras antes de 2009..

    mudem o discurso, que esse já enjoa

    ResponderEliminar
  6. Esta gaja tem muita falta de burro!!
    Ou pelo menos burro competente!! Não pode ser um velho, tem de ser um gajo atlético para a cansar, e assim ela já fica mais controlada das hostes!!

    Doida de merda!

    ResponderEliminar
  7. Vamos tratar seriamente os assuntos sff

    ResponderEliminar
  8. Então se és de cá e isso te dá um grande estatuto, porque cá não ficas e foste para Lisboa.

    Diz-me lá Zé Rodrigues, nos 5 anos em que estiveste em Góis ao serviço da Câmara, em quantas Instituições locais participaste?

    Porque ninguém te convidou ou não te quiseste chatear?

    Se calhar pelas 2 razões.

    ResponderEliminar
  9. Se gostam tanto das pessoas de Góis, mas isto é para todos, combatam as drogas e os jogos ilegais, que se fazem num espaço que é da Câmara, Chill Out,
    Autoridades competentes façam a vossa intervenção.

    ResponderEliminar
  10. E a corrupção na CMG, agora a sobrinha ficou sem a mama da ADIBER,não tarda está na CMG, aguardem...

    ResponderEliminar
  11. É só mamas e mamões!

    ResponderEliminar
  12. O PS de Gois está a cair aos bucados,estamos em Morte Lenta.
    Como é possível, os meus conterrâneos,do PS de Gois estão ao lado de Lurdes Castanheira,não estou acreditando.

    ResponderEliminar
  13. É triste se ver tanto oportunismo perante a situação que se vive em Góis.A Castanheira é uma pessoa vingativa com mau perder,o Diamantino é igual o que os move é o mesmo sentimento de vingança politica,por isso e para o bem de Góis seria bom que os dois desaparecessem do meio politico de Góis.Como diz o primeiro ministro quem se f... é o mexilhão ou seja os Goienses.

    ResponderEliminar
  14. NOTICIA DE ULTIMA HORA:

    O SP considerou não estarem reunidas as condições políticas necessárias a uma gestão democrática do Concelho de Góis, na sequência dos últimos acontecimentos ocorridos na Câmara Municipal, como aliás ficou demonstrado na última reunião daquele executivo.
    Assim, considerando a defesa dos altos interesses do Concelho de Góis e dos Goienses, deliberou iniciar desde já os movimentos necessários à realização de um referendo concelhio, entre os seus militantes e apoiantes, de modo a definir com quem os Goienses pretendem continuar a sua vida democrática.
    Assim vão ser lançadas as perguntas, a saber:
    1. A atual Presidente deve manter-se à frente do executivo?
    2. A atual Presidente deve abandonar o lugar e deixar a gestão nas mãos dos restantes elementos democraticamente eleitos?
    Por outro lado, foi decidido proibir os atuais elementos da estrutura partidária de participarem em qualquer ação de divulgação e esclarecimento deste processo, como meio de manter os níveis de liberdade e independência do processo e de reduzir os níveis de pressão, ameaça e amedrontamento dos goienses.
    "in Jornal do Penedo"

    ResponderEliminar
  15. Vai da minha parte,um abraço ao amigo dr.José Rodrigues.
    Bem o avisei,em relação aos elementos da lista do PS.
    O dr. Mario Garcia é um elemento muito perigoso,não tem formação moral de estar á frente como,vice-presidente da Camara.
    A dra. Lurdes Castanheira,devia estar junto de José Sócrates.
    No processo da Quinta do Baião,valeu tudo.

    ResponderEliminar
  16. Este é como o Diamantino, ou tacho é/era para ele ou então morte ao PS.

    Isto é tudo igual, têm todos bons empregos, são drs e engs. mas não chega...
    Temnham vergonha chulos, são de Góis mas ninguem os conhecia até aparecer a mama. E o PS tem culpa no cartorio... isto é tudo filhos do PS

    ResponderEliminar
  17. Concordo, acho que em Góis temos pessoas capazes para esses lugares políticos, não sei é porque não avançam, assim estes abutres têm sempre espaço para eles...

    ResponderEliminar
  18. houve um feira outlet na fabrica dos candeeiros de gois no fim de semana

    ninguem sabe de nada. nos outros concelhos há sempre divulgação deste eventos mesmo de cariz privado para promoção do tecido empresarial do concelho

    se o dr mourão andasse a fazer menos campanha e fizesse o trabalho dele

    ResponderEliminar
  19. dr mourão? LOL doutor???

    ResponderEliminar
  20. Lurdes tá na hora de pores esse a andar também! Tens na tua equipa quem nada mais faça se não queimar o teu nome. É para isso que lhe pagam? Abre os olhos!

    ResponderEliminar
  21. Ainda vão sofrer mais.
    Dra.Lurdes aperte com eles,porque não prestam querem é copos,e sueca no Beira Rio.
    Um já a dra.deu um tiro no pé agora a seguir falta o Sacristão,outro malandro.

    ResponderEliminar
  22. Fica só ela, ao menos não havia falhas...sim, porque ela não falha...loooooooooool

    ResponderEliminar
  23. MAS O QUE É QUE ESTES TIPOS QUEREM??ASSALTAR O PODER????

    ResponderEliminar
  24. A Câmara Municipal Góis tem promovido vários almoços e jantares contratando empresários fora do concelho de Góis.
    Será que os empresários do concelho se tem recusado a prestar o serviço ou a Câmara Municipal não os tem convidado? Se for esta a verdade é lamentável e revela o desprezo que a senhora presidente que tantas vezes manifesta com as suas atitudes...

    ResponderEliminar
  25. Fora com o Sacristão,o Jesuita

    ResponderEliminar
  26. fora com os malandros

    ResponderEliminar
  27. Empresários convidados para almoços e jantares? Será à procura de investimento?!

    ResponderEliminar
  28. Uma grande obra está a ser construída em vila nova do Ceira pela cooperativa, mas autorizada pela camara municipal e orientada pelos seus técnicos, isto é o rebaixamento da estrada junto á antiga capela da costeira, quem não viu venha ver, como é que é possível, o maior atentado á imaginação de qualquer leigo na matéria, por aqui se vê por quem este Concelho anda orientado tanto a nível de técnicos como dos responsáveis autárquicos

    ResponderEliminar
  29. Aqui se vê actualidade dos de Góis. Só se sabem queimar uns aos outros, com tanta inveja e mesquinhês.

    ResponderEliminar
  30. O maior atentado á cultura é:
    Pintura da porta principal a tinta de esmalte cinzenta na Capela São Cosme & Damião.

    ResponderEliminar
  31. A Camara Municipal e Gois,vai entrar para obras.
    Dr.Jose Rodrigues,será o encarregado geral,o apontador o dr.Sacristão,ferramenteiro o Tó Sapateiro.

    ResponderEliminar
  32. Um ex-comandante do posto da GNR de Vila do Conde, distrito do Porto, acusado de usar o cargo para prestar "favores" a amigos em troca de benefícios, num processo que envolve mais quatro militares, refutou esta quarta-feira as acusações.


    "Nunca prestei favores a ninguém, mas sim informações", afirmou o sargento-adjunto que, entre outubro de 2012 e abril de 2014, esteve suspenso nas suas funções.


    Segundo a acusação, entre 2010 e 2012, o antigo comandante usou os seus poderes e influências para "favorecer os amigos e os amigos dos amigos" e, em troca, recebia vantagens. Por este motivo, o sargente-adjunto, que durante cinco anos comandou o posto da GNR de Vila do Conde, está acusado de três crimes de recebimento ilícito de vantagens e outros três de abuso de poder.
    Ainda bem que em Gois não temos esta situação.

    ResponderEliminar
  33. E o Nuno Lopes vai ser o que?

    ResponderEliminar
  34. Como foi a noite do PS?

    ResponderEliminar
  35. Temos falta de TOMATES em Góis.

    ResponderEliminar
  36. Não temos TOMATES em Gois,dos negros.

    ResponderEliminar
  37. a lulu, já tem se sair de cena pela porta dos fundos, para nao ser malhada no beira rio.

    Vai.te embora antes que te apanhem numa rua sem saída...

    ResponderEliminar
  38. Ainda falta o Sacristão da Varzea que anda á procura de emprego,mais o Lopes,aquilo é que está uma AÇORDA

    ResponderEliminar
  39. Não ficam sem trabalho, vão os dois para os alumínios…

    ResponderEliminar
  40. Falta TOMATES,em GOIS.

    ResponderEliminar
  41. Não temos tomates em Gois.
    Os que temos vem de S.Martinho do Bispo

    ResponderEliminar
  42. Publicado em 19-12-2014 Escrito por CP
    A Comissão Coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) da Lousã acusou, hoje, o PS local de “teimar na traição” acerca do projecto de Metro de superfície concebido para ligar Serpins a Coimbra.

    A tomada de posição prende-se com a inviabilização de um debate na Assembleia Municipal (AM) lousanense sobre o Sistema de Mobilidade do Mondego.

    Segundo o BE, o PS, “além de não querer debater nada da sua aposta aventureira, fechando a sete chaves segredos como o do autocarro eléctrico (BRT), quer arrastar (…) as populações para um beco sem saída”.

    Ao lamentar a impossibilidade de discussão de uma moção na AM, a Coordenadora do Bloco questiona se o presidente do órgão de fiscalização da Câmara Municipal e o PS “não se enxergam”.

    “A indignação é ainda maior”, assinala aquela estrutura partidária, “quando se sabe, agora, que o presidente da Mesa [da AM] distribuiu (…) duas moções “à consideração” (...) das bancadas, por correio electrónico, sendo legítimo concluir que a decisão unilateral de as recusar, sem ouvir o plenário, já foi tomada após o envio, certamente em concertação com os chefes locais do PS”.

    A moção preconizada pelo BE recomendava “a rejeição de qualquer solução para o Ramal da Lousã que não seja ferroviária”, considerando “bizarra a ideia” de pôr autocarros eléctricos a circular no canal existente.

    ResponderEliminar
  43. Não temos tomates em Góis?

    Esse miguel que era o lambe-cricas da doutora agora deve preferir os do zé de carcavelos..... que ela nem para isso o quer!

    ResponderEliminar
  44. a flor de carcavelos veio com a lição bem estudada de lisboa

    arma-se em vitima e coitadinho mas só quem trabalha la dentro é que sabe..

    tomar decisões e resolver problemas não é com ele. ela que resolva e assuma

    agora há muitos que lhe podem agradecer a ele o pobre natal que vão passar. qualquer dia é um independente..

    ResponderEliminar
  45. Ja devia ser...

    ResponderEliminar
  46. Vai-te embora lulu...

    ResponderEliminar
  47. Que o Ano de 2015 seja melhor em termos democráticos,porque 2014 foi um mau exemplo no Concelho de Góis.
    Os vareadores do PS fizeram uma má prestação democrática.


    Boas Festas

    ResponderEliminar
  48. Está na altura da oposição e alguns socialista pedir para abrir novamente o processo da Quinta do Baião,ainda tem muita gente viva metida nesse processo.

    Já morreram alguns,mas ainda tem boa gente envolvida neste assunto.

    Bom Ano Novo,camaradas

    ResponderEliminar
  49. Andas muito entrssado na quinta do Baião deves te querer tornar agricultor.Ou então tens dor de corno.

    ResponderEliminar
  50. Apenas sede de Justiça

    ResponderEliminar
  51. O to fala assim para as pessoas. Mas quem hade ir plantar batatas és tu...

    ResponderEliminar
  52. Mudando de assunto, à e tal,deixa me cá abrir um concurso para o genro do Albuquerque e outro para a sereia vidal, e ja agora deixa cá adiantar isto de assinarem o contrato com a câmara porque a minha amiga Cláudia vai ter a bebé e vai ficar em casa,Lady Gaga não vales nada pá.vai para a tua terra.

    ResponderEliminar
  53. Essa tmb ja foi parir... Ja ha mais um fiscal gago em gois...

    ResponderEliminar
  54. Em gois nao, na lousa que os avós é que os criam...

    Os pais têm mais que fazer. Têm de ajudar os amigos...

    ResponderEliminar
  55. Na minha terra não se plantam batatas mas sim semeia-se batatas.

    ResponderEliminar
  56. Durante quatro dias, de sábado (27) a terça-feira (30), o evento “Pampilhosa da Serra Inspira Natal” vai animar o concelho com muitas actividades, com o objectivo de “promover o espírito do Natal Serrano”.



    As iniciativas têm lugar no centro da vila e começam no sábado, entre as 15h00 e as 22h00, na garagem dos Bombeiros Voluntários, onde haverá uma mostra de artesanato e de produtos tradicionais, tabernas, animação para crianças e jovens em espaço lúdico e o “Festival da Filhó Espichada”, com confecção de filhós ao vivo pelas juntas de freguesia, e cujas receitas revertem a favor dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra.

    A mostra, as tabernas e o festival prolonga-se até às 22h00 de domingo e, ainda, durante a manhã desse dia, pelas 11h30, tem lugar uma encenação do nascimento de Jesus, junto à Igreja Matriz.

    À tarde haverá a transmissão do programa de televisão “Somos Portugal”, em directo da praça do Regionalismo.

    No exterior haverá animação para os mais pequenos com neve artificial, presépio ao vivo, passeios de burro, jogos e oficinas infantis, demonstração de ofícios, entre outros.

    ResponderEliminar
  57. Mas o que é que isso da Pampilhosa vem a propósito? Que paneleirices...

    ResponderEliminar
  58. Anónimo2/1/15 05:57

    Ultima Hora
    dra.Lurdes Castanheira e dr.Mario Garcia,
    ofereceram o subsidio de Natal para a Santa Casa da Mesericordia de Góis.
    Bonita atitude,já que ganharam umas lecas,tambem é bonito esta ação um bem haja

    ResponderEliminar
  59. Anónimo5/1/15 05:14

    Gois está a morrer ?

    Aqui por Lisboa vou vendo na TV os programas de fim de semana de variedades.
    A semana pssada foi na TVI ,na Pampilhosa da Serra,este domingo Arganil,já foi Penacova e Lousã.
    Mas para ficar mais triste ao ler a Comarca de Arganil,vem um artigo que os Bombeiros Voluntarios de Góis tem falta de pessoal,como a minha terra está.

    ResponderEliminar
  60. Anónimo5/1/15 07:40

    mas ninguém te viu na assembleia geral dos bombeiros a tentar arranjar soluções

    já se perguntaram porque saiu tanta gente até agora?

    falta de liderança dos comandos??

    falta de liderança das direcções??

    ResponderEliminar
  61. Anónimo5/1/15 11:47

    O culpado da situação em Góis é exclusivo dos goienses.
    São 33 anos de poder Socialista à moda de Góis.
    Vamos ter um fim triste,como Concelho.
    Temos aldeias que estão a ficar desertas,Colmeal e Cadafaz vai se juntar á Freguesia de Gois.
    DEve ser o Concelho mais pobre do Distrito de Coimbra em freguesias.
    Aqui bem perto Arganil 14 freguesias.
    Se continuar assim será um Concelho extinto em curto espaço de tempo,não tenho duvida.

    ResponderEliminar
  62. Anónimo6/1/15 12:08

    Votar em PS é Igual a PSD
    o Bando já tem reuniões para saquear o país.

    Estava tudo preparado para o Sócrates concorrer a Prs.da Republica.

    Vamos levar outra vez com a direita.

    ResponderEliminar
  63. Anónimo6/1/15 12:15

    A chanfana volta a ser “rainha” nas mesas de vários restaurantes de Vila Nova de Poiares, durante mais uma edição da Semana da Chanfana, que decorre de 9 a 19 de Janeiro. Este even­­to, que todos os anos atrai milhares de visitantes à região, apresenta ainda outras iguarias típicas, como o arroz de bucho, os negalhos e o conhecido do­ce regional poiaritos. Todavia, o “ex libris” da iniciativa é a chanfana, «marca fundamental para Poiares em termos de gastronomia e afirmação do território», como classificou Ma­dalena Carrito. A dirigente mostrou-se ainda satisfeita pelo facto de este ano os restaurantes terem a possibilidade, pela primeira vez, de ostentar o selo “É qualificado”, atribuído pela associação “Qua­li­fica”.
    Aqui por Góis nem Cabrito nem Castanha da Confraria da dra.Lurdes e do Sr.Casimiro Vicente,é o que temos

    ResponderEliminar
  64. Anónimo6/1/15 18:13

    No caso B.V.só estou vendo uma solução é o Jaime e Companhia ganharem coragem e mandar fazer uma auditoria ás contas e em seguida apresentarem demissão.

    ResponderEliminar
  65. Anónimo7/1/15 20:23

    Votar de novo na direita é vender o país por patacas, é fazer do país o terceiro do mundo com menos natalidade (portanto o terceiro povo que mais está em vias de extinção). Mudem-se os ventos.

    ResponderEliminar
  66. Anónimo8/1/15 02:06

    No caso B.V acham que a culpa é da direçao? abrem a pestana e perguntem a quem saiu como eu, porque sairam todos.

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.