terça-feira, 29 de novembro de 2011

ADIBER aprova ajudas financeiras ao investimento superiores a 1,8 milhões de euros

Terminados os processos de decisão dos Pedidos de Apoio submetidos ao GAL ADIBER / Beira Serra, de que a ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra é Entidade Gestora, foram aprovadas ajudas financeiras ao investimento, que ascendem a 1.884.800 euros, disponibilizadas pelo Subprograma 3 do PRODER no âmbito dos 2º Avisos de Concurso que decorreram até 31 de Janeiro ultimo.
Tendo como referência os 34 projectos agora aprovados com dotação financeira, os quais se encontram distribuídos pelos vários Concelhos da Zona de Intervenção – Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua -, prevê-se que seja realizado um investimento global superior a 3 milhões de euros, que virá contribuir de forma determinante para a modernização e para o aumento da competitividade do tecido económico local, e para a qualificação e disseminação dos serviços de proximidade de base social, a crianças e idosos, prestados pelas IPSS’s locais.
Numa clara aposta na valorização do potencial local e dos factores distintivos da Beira Serra e na implementação da Estratégia Local de Desenvolvimento aprovada pela parceria local representada no Conselho de Parceiros da Beira Serra, as ajudas do Proder têm-se revelado como determinantes para o processo de desenvolvimento deste Território que tem no turismo e na acção social os seus sectores estratégicos prioritários, a partir dos quais tem sido possível criar novos empregos, gerar riqueza e melhorar a qualidade de vida de quem reside/resiste nesta região de montanha.
Tendo em consideração as propostas apresentadas pelos investidores, assentes na dinâmica associada às micro-empresas e à necessidade de criação do próprio emprego, é previsível que sejam gerados 53 novos postos de trabalho em toda a Região.
Na acção relativa à diversificação turística, serão apoiadas 8 novas unidades turísticas de qualidade na modalidade TER, num total de 54 camas e um Parque de Campismo Rural no Concelho de Tábua, que virão dar um forte contributo para a diversificação da oferta turística desta Região, com base nos seus factores distintivos e diferenciadores.
Ao nível do apoio social a prioridade está direccionada para a melhoria dos serviços prestados em regime de apoio domiciliário e centro de dia, contribuindo para a manutenção dos idosos nas suas aldeias, retardando o processo de institucionalização em valência de lar, com os elevados custos sociais e financeiros que tal solução acarreta, garantindo que as nossas aldeias se mantém humanizadas e com vida.
Com as recentes aprovações, o GAL ADIBER / Beira Serra apresenta uma taxa de compromisso das ajudas programadas de 90%, num sinal de que a Região da Beira Serra possui empreendedores económicos e sociais interessados em dar expressão prática às suas ideias, apesar da conjuntura actual, aproveitando da melhor forma as oportunidades que estão à sua disposição.
A ADIBER está actualmente empenhada em colaborar estreitamente com todos os Promotores, no sentido de criar as condições que lhes permitam acelerar a execução física e financeira dos seus projectos, fazendo com que os apoios possam ser efectivamente aplicados na economia real e assim contribuírem para minimizar os efeitos e os impactos nas populações, decorrentes do momento de dificuldades que o País atravessa.
Com uma taxa de execução global que já alcançou 25% do total das ajudas programadas, importa incrementar este nível de concretização, demonstrando que os investidores locais mantêm a capacidade de realização dos seus compromissos e que os projectos propostos são essenciais para responder a necessidades identificadas e que estiveram na base da sua aprovação.
As decisões ora tomadas, constituem mais um importante passo para a afirmação dos territórios rurais como espaços de elevado potencial que urge valorizar e transformar em produtos com valor de mercado, num processo que deve conduzir à redução das assimetrias que os separam das regiões mais desenvolvidas, motivando e incentivando à fixação de pessoas que aqui encontrarão alternativas de qualidade a um estilo de vida urbano que actualmente já não responde às suas expectativas.
É com estes exemplos de investimento no mundo rural que se comprova que há ainda quem acredite no futuro destas Regiões, não só como espaços de fruição, mas sobretudo como territórios que podem oferecer uma qualidade de vida condicente com as exigências das sociedades actuais, apresentando-se, neste caso, a Beira Serra como um Território Vivo, Criativo e Empreendedor, onde vale a pena viver. 
in Arganil.eu

22 comentários:

  1. Mal empregado dinheiro! É preciso dizer que isto é tudo umas tretas de gajos e empresas falidas à procura duma tábua de salvação...
    Claro que se vão afundar por completo. A maioria nem o investimento consegue fazer, daí isto ser uma prática continuada de corrupção generalizada.
    Os outros, e são a maioria, são câmaras, juntas de freguesia, misericórdias, comissões de melhoramentos, etc...
    Tá-se mesmo a ver qual é o tipo de investimento!...
    E qual é o "desenvolvimento" que vai trazer! Mais subsidio-dependência!...

    ResponderEliminar
  2. Quem quer investir no nosso Cocelho.
    Quando a contruções de carroçarias GALUCHO veio verificar as possibilidades aqui no nosso Concelho construir uma sucursal o seviço nacional de emprego não deu conta de arranjar 15 soldadores de electrogenio e gaz.
    Hotel para dormidas em condições,onde está?
    O nosso pessoal a maioria está cm idade avançad,os novos sairam do Concelho só restam os politicos e pouco mais
    Em 32 anos de poder socialista em Góis ficamos no Concelho mais atrazado do Distrito de Coimbra

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a rezão isto é só chulos,estes projectos são como aquele do sacristão só tem validade de 5 anos.

    ResponderEliminar
  4. Nos ultimos comentários está a prova do porquê Góis não evoluir!.
    Com gente desta, que só critica e nada faz, está tudo dito.
    Parabéns à ADIBER, aos seus dirigentes e Técnicos por possibilitarem que Góis esteja no centro desta Região da Beira Serra.

    ResponderEliminar
  5. Assim é que é falar, pá! Empala-me estes gajos, grande goiense! Estou contigo! Viva o Dr. abeças! Abaixo os marrecóides! TIR

    ResponderEliminar
  6. Ó arqueómano, entrega lá as peças que possuis ilegitimamente no respectivo titular de direito que é o povo de Góis.
    Sabes Nunes, sempre eram mais uma peças para se exibir no museu que os teus "amigos" não construíram, ou mais uma para juntar a outras que os teus donos levaram para Coimbra.

    ResponderEliminar
  7. Nem cinco anos esses "projectos" duram!... Mascara-se a "coisa", corrompem-se os fiscais e passados os cinco anos ala que se faz tarde!...
    É assim que esta m... funciona!...
    Como é que não havemos de estar todos falidos?!...

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Hás-de-me dizer quem é "o povo de Góis" para o Nunes lhe "dar" o que achou, descobriu e comprou no concelho, matando a fome a muita gente, incluindo alguns dos teus familiares, grande camelllo! TIR

    ResponderEliminar
  10. EM GOIS, ONDE VAO DESAPARECER DUAS FREGUESIAS (COLMEAL E CADAFAZ), A CAMARA MUNICIPAL NAO QUER SABER DO ASSUNTO...COMO NAO QUER SABER DE OUTROS....

    Reforma
    Governo recusa adiamento da redução de freguesias
    Filipe Garcia
    02/12/11

    Miguel Relvas, o ministro com a tutela do poder local, marca presença amanhã no congresso da ANAFRE.


    "Portugal já foi adiado durante muitos anos. Esta é uma das reformas sectoriais que tem de ser feita e não há motivos para adiamentos." É nestes termos que Paulo Júlio, secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, responde à Associação Nacional de Freguesias (Anafre), que esta semana emitiu um comunicado a pedir o adiamento das medidas acordadas com ‘troika', que impõem a extinção de mais de 1.800 freguesias. Os 1.700 representantes do poder local que entre hoje e amanhã se reúnem no congresso nacional, em Portimão, não vão ter, portanto, boas notícias do Executivo.

    Com Teresa Caeiro, deputada do CDS e vice-presidente da Assembleia da República entre os oradores, será Miguel Relvas, ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, quem aproveitará o discurso de encerramento para reafirmar a ideia de que o Governo não cede nos prazos da reforma. E não o fará sem novos argumentos. Amadora, Arganil, Figueira de Castelo Rodrigo e Pampilhosa da Serra serão apresentadas como autarquias que já têm o novo desenho administrativo pronto mesmo que, como recorda Paulo Júlio em declarações ao Económico, "ainda nem exista uma lei".

    "Não aceitamos que esta decisão seja imposta, queremos que seja discutida localmente", responde Armando Ferreira, presidente da Anafre, que na terça-feira enviou uma carta ao Presidente da República, presidente da Assembleia da República, ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa e ao grupo de trabalho da ‘troika' a solicitar o adiamento da implementação da reforma. Mas além de tempo, a Anafre ainda defende que a reforma ultrapasse a mera extinção das freguesias - segundo os parâmetros previstos no Documento Verde da Reforma da Administração Local, 2.458 das actuais 4.262 podem ser agregadas. "Uma verdadeira reforma tem de incluir a atribuição de competências e dos respectivos recursos das freguesias", diz Armando Vieira que, no entanto, deixa um alerta: com o aumento de dimensão das novas freguesias serão mais os eleitos locais em freguesias com mais de cinco mil habitantes e, como tal, com direito a remuneração. O que, defende, significa um aumento de custos. "O nosso trabalho assenta no voluntariado, essa é a nossa grande arma."

    ResponderEliminar
  11. Pois foi Nunes, tu descobriste quem as tinha e prometeste comprar.

    Já só falta pagar a quem prometeste.
    Mas o melhor é devolveres isso para apreciação publica.

    Receio que os gajos do BPN que já viram que tu e o teu filho avaliaram bugigangas por obras de grande valor também te penhorem isso, pelos vistos vocês conhecem a burla de perto.

    ResponderEliminar
  12. "Esta mensagem foi removida pelo autor."
    Alô, eu sou o anti Nunes, gostava de saber qual é o limite do "autor" do blog?
    Ó Nunes, eu não quero rapar o tacho, eu já tenho o tacho todo.
    Agora que o teu " dono" Duarte Lima está a entrar pelo cano como te vais safar?
    Felizmente toda a gente vai saber o sabujo que tu és.

    ResponderEliminar
  13. A "mensagem removida pelo autor", foi removida pelo autor da própria mensagem, que só pode ser um bloger, e não pelo administrador do blog.

    ResponderEliminar
  14. Vamos arrumar a casa
    Gois freguesia de Arganil.
    Alvares freguesia de Pedrogão.
    Vila Nova do Ceira freguesia da Lousã.
    Colmeal e Cadafaz eram extintas.
    O Casimiro Neves quer mesmo acabar com a freguesi do Cadafa já tem emprego na Camara como Encarregado - Geral.
    O Jesus do Colmeal vai para director da Lota na Figueira da Foz.

    ResponderEliminar
  15. A Dona vai para S.Martinho do Bispo
    O Sério vai para Lisboa
    O Sacristão vai para Guimarães
    e nós ficamos livres destes xuxalistas que só tem feito asneiras

    ResponderEliminar
  16. Ainda tens que te ver livre da canalhada que não vale absolutamente nada, e ainda por cima só aprenderam a roubar, mentir, falsificar. MM, FC, RC.

    ResponderEliminar
  17. E quando é que o pequenito paga a quem deve?
    Passeia-se para todo o lado no carro da casa à conta. Agora pagar a quem deve
    Nem na tua terra te querem pá

    ResponderEliminar
  18. Quem é esse caloteiro????

    ResponderEliminar
  19. E o mãosinhas de arganil

    ResponderEliminar
  20. Passou algum membro do governo em Góis estes dias?

    ResponderEliminar
  21. Sabem uma coisa???
    Isto tá tudo fodido :-)

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.