quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Anónimo disse...


HOJE, NO JORNAL "AS BEIRAS". SEM DÚVIDA, MUITO INTERESSANTE...

Juntas de freguesia

Luís Santarino

Se me tivesse passado pela cabeça que iria assistir a uma espécie de vamos contar mentiras – comédia divinalmente interpretada, de Alfonso Paso, que eu assisti em tempos quando a televisão pública ainda passava umas peças no debate sobre a Reforma Administrativa do Estado, não me teria deslocado à Figueira da Foz. Por outro lado, ficaria imensamente triste e desiludido, porque acho que nunca me diverti tanto!

No meio daquele alvoroço, o secretário de Estado Paulo Júlio, tenho para mim, aliás bem expresso no rosto, era o que mais se divertia.

Colocou a discussão no povo. O povo foi-se reunindo por aqui e por acolá e decidiu: reformem lá o que quiserem, mas a minha freguesia… nunca!

Se eu não estivesse por dentro da coisa, acharia que aquilo mais parecia um encontro de boas pessoas que, a dado momento, se encangalhou. De repente, presidentes de junta rurais e presidentes de junta citadinos entram em grande confusão. O delírio! Pelo meio, Fátima Campos Ferreira vai dando a palavra a uns presidentes de câmara. Cada um a seu jeito, lá vai dizendo que até consideram os presidentes de junta vereadores. Não. Esta não. Não é que eu ia dando uma sonora gargalhada? Ficar-me-ia mal, eu sei…mas aliviava!

Não há regra sem excepção. Sendo que a excepção é os presidentes de câmara gostarem dos das junta, a regra é; cum caraças, lá vou eu ter de aturar aquela gente! Por isso, acabar, juntar, adicionar, somar, qualquer coisa acabada em “ar”, com as juntas é um bem nacional.

Se o povo soubesse as e das guerras que existem, sempre que se aproximam eleições autárquicas, seja pelo cabeça de lista, como pelo tesoureiro ou o vogal, despedia-os a todos.

O que o povo quer é trabalho e esperança. Sobretudo alguém que lhe transmita esperança. Está-se bem a marimbar se a sua junta fica assim ou assado!

O pequeno poder de influenciar pelo favor pedido a outrem, é a maior desgraça que aconteceu a este País de tão diminuta dimensão. Claro que não estamos a falar noutro tipo de corrupção. Nada disso. Influenciar consciências, condicionar opiniões, não; isso não é corrupção. É TERCEIRO MUNDO!

Acabar com 1500 juntas de freguesia não chega. Tem de acabar com bem mais em nome da democracia, da decência e do rigor.

As rurais dever-se-ão manter. São a única ligação dos cidadãos ao mundo. Por isso é inquestionável que se mantenham.

O porreiríssimo vai saber como se vai chamar, por exemplo, a freguesia que vai a suceder a S. Martinho do Bispo e Santa Clara, associadas a mais umas quantas de grande valor cultural… digo eu! Tenho cá uma ideia, mas como não sou daquelas bandas, eles que se entendam.

Pronto. Agora é que foi o caraças. Já não posso ser candidato a nada. Estou a ser politicamente incorrecto. Talvez. Mas não sou parvo e nem me deixo enganar.

Todos sabemos, quem anda na política há muitos anos, para que servem as freguesias e as secções dos partidos políticos. Tão só para dar poder a um bando de analfabetos que poluem de forma sistemática, a forma pedagógica de fazer política.

Não enganem mais o povo. Não merece!

2/11/11 05:22

108 comentários:

  1. Este artigo, com o qual genéricamente concordo, faz-me pensar o que anda a fazer a imprensa regional que passa ao lado desta reorganização administrativa que nos vai entrar pela porta dentro. Notícias como o encerramento do Jornal de Arganil ou da C0omarca (reaberta com balões de oxigénio), parecem não nos afectar. De facto, a sobrevivência deste tipo de imprensa só sobrevive se vendida ao poder. Repare-se, por exemplo, na última edição do Varzeense: uma enorme propaganda ao jantar de aniversário do poder instalado com honras de primeira página mas, sobre o julgamento da ADIBER em curso no tribunal de Arganil onde é acusad a Presidente da CM, nem uma palavra. Será isto sério? No site do Rádio Clube de Arganil, donde é um outro acusado (o Dr Miguel Ventura), também não existe uma única referência. Não seria altura do Varzeense prestar um serviço aos leitores e ouvir, sobre a re-organização administrativa algumas personalidedes do Concelho, em vez de publicar notícias FALSAS de eventuais desaparecimentos de Freguesias (como fez com Vila NOva do Ceira...)? Será pedir de mais?

    ResponderEliminar
  2. No mesmo jornal é feito um ataque à pocilga e ao presidente da Junta de Freguesia por alguém que é fácil de reconhecer pelo fim do seu "artigo". Não seria jornalismo se, sobre a pocilga se tivesse ouvido os proprietários explicando para que serve as obras que estão a levar a efeito, o presidente da Junta para se poder defender do ataque que lhe é feito e, já agora, a Presidente da Câmara para justificar porque é que não se faz a transferência da pocilga para o Vale da Lapa e porque é que não retirou a célebre antena que foram as suas promessas eleitorais. Aproveitava-se a ocasião para agradecer o novo abastecimento de água a VNC que também prometeu e que também NÃO fez. E, já agora, agradecer o alcatroamento da estrada da Murtinheira. E..., E...

    ResponderEliminar
  3. Analisando as fotografias publicadas que apresentam as pessoas que se sentaram mais próximas da mesa de honra, percebe-se quem apoia este projecto: meninas PS (pito aos saltos) com os maridos embarcadiços ou encornadiços e inválidos que não se conseguem dar com ninguém e assim sempre convivem com seres semelhantes. Os outros, são todos aqueles que têem de estar por necessitarem de trabalho na CM ou instituições satélites: ADIBER e Santa Casa. Que vos faça bom proveito a tachada...

    ResponderEliminar
  4. O Varzeense não é um jornal, é um pasquim rendido, vendido e alugado ao poder instalado. Mas ou isso ou fecha portas. É uma tristeza.

    ResponderEliminar
  5. Para baixar as despesas proponho que doravante nas casas de banho da câmara se passe a utilizar o varzeense. É macio e as letras não ficam impressas no...enfim, vocês sabem. Sei-o por experiência própria.

    ResponderEliminar
  6. Usem sobretudo a página dos versos do Martins, que realmente só servem para limpar o cu, apesar de arranharem como lixa! D

    ResponderEliminar
  7. As receitas do Varzeense são, naturalmente, limitadas: assinaturas, publicidade (pouca...)e subsídios. Esta é a maior parcela e vem da Câmara Municipal. Conhecendo quem está à frente desta, sabemos a chantagem que ela fará se as notícias não lhe forem favoráveis. Compreende-se, embora seja triste e a negação dos princípios de isenção da IMPRENSA. É também uma traição aos valores de Abril. Já não se compreende que as funcionárias não pratiquem o contraditório, isto é, não ouçam a parte ofendida nas notícias. Volto a referir-me ao último Varzeense em que uma notícia ataca a pocilga e o Presidente da Junta (espero que, desta vez, não apaguem o "post"): teria sido importante ouvir os proprietários da pocilga e o Presidente da Junta para que se pudessem defender. Isso sim, seria informar e não contribuir para a descrença de um dos poucos jornais regionais que ainda se mantêm. Como seria importante DESMENTIR a notícia da sua (ir)responsabilidade que, no último jornal dava como provável a extinção da Freguesia de Vila Nova do Ceira

    ResponderEliminar
  8. Quando o poder politico toma conta das instiuições regionanistas.
    Jornais,Bombeiros,Sta.Casa da Mesericordia etc,etc.
    Que de bom esperamos no nosso concelho.
    São 32 anos de poder socialista em Góis.
    O nosso Concelho é um Parque de Festas tipo Feira Popular,só falta os carrinhos electricos,porque cabeçudos,castanhas,trutas,febras etc,etc,temos com fartura.
    Agora empregos meu,aqui a porca torce o rabo ZZZZZZZEEEERO

    Boa tarde

    ResponderEliminar
  9. A Câmara não tem nada que criar empregos ou empresas.Isso cabe aos cidadãos de Góis fazê-lo. Bem basta (e sobra) toda a merda controlada pela Câmara onde mete dinheiro de todos nós.
    Criticam a Câmara por meter o bedelho em tudo, dar emprego a muita gente, etc. depois queixam-se que a Câmara não cria empregos.
    Tenham tino!!

    ResponderEliminar
  10. Tino de Rãs
    Lá dizia socialista até morrer


    P aís
    O onde
    R oubar
    T irar
    U surpar
    G amar
    A ldrabar
    L egal isto tudo

    PORTUGAL

    ResponderEliminar
  11. I ♥ GóisLivre!

    ResponderEliminar
  12. A dra.Lurdes a vender banha da cobra sobre a TDT Televisão Digital Terreste.
    Não fala dos seus Camaradas que vieram vender a Banha da Cobra sobra a Fibra Óptica,quando foi das eleições Autarquicas.
    Ainda hoje nada sabemos desta situação.
    Estou aqui sempre pronto a desmascarar a Banha da Cobra que entrou no nosso Concelho

    ResponderEliminar
  13. Achas que ela sabe o que é isso da TDT?
    Ainda manda proibir isso por se vais falar dela lá.

    ResponderEliminar
  14. Sem a crítica galhofa
    do Nunes e companhia,
    sem sua irónica mofa,
    cai-se na sensaboria!

    TIR

    ResponderEliminar
  15. Eu quero a tal fibra óptica que o camarada Face Oculta prometeu ao pessoal de Gois na presença da da.Lurdes Cantanheira.

    ResponderEliminar
  16. Podes esperar sentado, pá, à sombra do raio que te parta! D

    ResponderEliminar
  17. Ó Nunes, tens aí papel higiénico?

    ResponderEliminar
  18. Autarquias vivem à custa dos funcionários

    Segundo notícia saída hoje em vários jornais e transcrita mais abaixo, a receita obtida com os cortes nos subsídios servirá para pagar as dívidas das câmaras, instituições que, como se sabe, têm dado um contributo sólido para o buraco financeiro em que o país caiu. Explicado de outra maneira: os funcionários das autarquias pagam do seu próprio bolso os gastos disparatados dos presidentes das câmaras.

    Entretanto, o governo, com a coragem que se lhe conhece, recuou na intenção de baixar os limites de endividamento das câmaras, tendo declarado, ainda, que já tem uma solução para reduzir as dívidas anteriores. Cruzem as duas notícias e descubram qual é a solução.


    Cortes nos subsídios pagam dívidas das autarquias

    Os dois sindicatos dos trabalhadores da Administração Pública e da Administração Local (SINTAP e STAL) repudiaram ontem as declarações do secretário de Estado da Administração Local, Paulo Simões Júlio, de que os cortes nos subsídios servirão para pagar dívidas ou amortizar créditos das autarquias. “Essas verbas ficarão nas autarquias portuguesas no sentido de elas reduzirem, pelo menos nesse exacto montante, a dívida a fornecedores. No caso de não terem dívidas a fornecedores, [será para] fazerem amortizações extraordinárias em empréstimos de médio longo prazo”, disse à Lusa o governante, que explicou ainda que as autarquias que não tenham dívidas ou empréstimos poderão canalizar o dinheiro para investimentos. O SINTAP considerou “inadmissível que sejam os trabalhadores, que não têm controlo de gestão nem qualquer culpa dos erros” das administrações central, regional e local, a pagar “dívidas ou empréstimos contraídos, muitas vezes sem qualquer critério, pelos senhores presidentes de câmara”. Também o STAL repudiou o que classifica de “paternalismo” do Estado. “Os trabalhadores [das autarquias locais], que diariamente cumprem as suas funções de melhoria e funcionamento das nossas cidades, vão trabalhar para pagar as dívidas e para promover o investimento. Eu vou trabalhar, não para receber o meu salário e o que é de direito meu, mas para que o país funcione”, criticou o dirigente sindical. PÚBLICO/ Lusa

    ResponderEliminar
  19. até pode ser verdade, mas querem que eu acredite que um dirigente sindical vai "trabalhar (...) para que o país funcione"?
    Ele vai é receber do município a que pertence para ocupar o seu tempo a "trabalhar" no sindicato.

    ResponderEliminar
  20. Fala por ti, pá! TIR

    ResponderEliminar
  21. Para limpares o cu, pá, não te chega o "varzeense"?... D

    ResponderEliminar
  22. Essas meninas do Varzeense não podem piar, porque se falam lá se vai o emprego.O marido de uma é comunista mas é só de nome... é outro cuscu da câmara...

    ResponderEliminar
  23. O Varzeense é a maior vergonha do Concelho de Góis.
    Varzeense = á "dona" ou "menina"
    É como no tempo da ditadura, só lá escrevem o que a " dona " ou a "menina" manda.

    ResponderEliminar
  24. O que estam a fazer tantas doutoras na ADIBER ?é a papa pastilhas que se mudou da S.Casa para o cuvil, a marrequinha das calças á boca de sino do Progride para o cuvil, uma pequenota meia leca que se mudou tambem do progride. É tudo arranjado pela lurdinhas, e afinal de onde vem o dinheiro?

    ResponderEliminar
  25. Tambem la está o filho do Tonio cigano. A fazer o que?

    ResponderEliminar
  26. Ruminante de chiclets e papa cigarros!
    Tem a mania que imita a Presidente, mas nem lhe chega às solas dos sapatos!

    ResponderEliminar
  27. Mas esse até é dos poucos que é de Gois daqueles jovens que se devia cativar para ca costituir vida,embora com esta gentinha que temos á frente dos destinos da santa terrinha Deus nos perdou mas mais vale fazer as malas e deixar esses lugares para os de fora.

    ResponderEliminar
  28. Ó Nunes, não me digas que és o burlão do BPN??? És bem capaz, meu ladrãozeco!...

    ResponderEliminar
  29. Ó Nunes, só quero saber se tens papel higiénico porque estás com a cara castanha, limpa-te!
    Deve ser de andares a falar de muito perto com certo poder instalado em Góis.

    ResponderEliminar
  30. "Todos sabemos, quem anda na política há muitos anos, para que servem as freguesias e as secções dos partidos políticos. Tão só para dar poder a um bando de analfabetos que poluem de forma sistemática, a forma pedagógica de fazer política."

    Este artigo é sobre Góis?

    ResponderEliminar
  31. António Mourão10/11/11 10:38

    Caro anónimo de 09/11/11, 13:09,

    Devo informar V. Exa. que nunca afirmei que sou comunista. Sou e serei um simpatizante de uma ideologia de esquerda, que não sei se existe atualmente em Portugal. Apenas fui candidato independente, numa lista pelo Partido Comunista Português, situação que a lei portuguesa me permite.

    Nunca fui filiado em nenhum partido e já apoiei outras côres políticas, de cara destapada e não de forma cobarde e anónima, como outros o fazem.

    Sempre fiz publica a minha ideologia ou forma de pensar, e acredite que já paguei bem caro por isso. Não sou subserviente de nenhum poder político que não defenda os interesses da minha terra e os meus próprios interesses, no entanto, enquanto funcionário de uma autarquia devo lealdade aos meus superiores hierárquicos (dentro da legalidade e sejam eles quem forem).

    Em relação aos jornais, tão criticados por alguns comentadores, devo informar que nunca nenhum artigo por mim enviado para o Varzeense, Comarca de Arganil, Jornal de Arganil, as Beiras ou Diário de Coimbra, ficou por publicar, mas tem um senão: é necessário assinar o artigo e enviar uma cópia do BI ou cartão de cidadão.

    Em resumo, é preciso menos goela e mais tomates.

    Atentamente,

    António Mourão

    ResponderEliminar
  32. Ó senhor António Mourão, o Sr. é um grande fadista. Tenho cá em casa vários discos seus. Bem haja!

    ResponderEliminar
  33. De fadistas está cheio
    este concelho de merda:
    se fossem dar um passeio,
    não seria grande perda!

    TIR

    ResponderEliminar
  34. Cultura é "tudo" o que cá fica, depois de esquecer o que aprendemos. Para os pseudo-cultos do nosso blog, para os profs, doutores, engenheiros e outros que tais, aqui fica uma história engraçada:

    A SABEDORIA " POPULAR" AINDA TEM GRANDES VIRTUDES.



    Um homem morreu. Possuía 17 camelos e 3 filhos.

    Quando seu testamento foi aberto, dizia que a metade dos camelos seria do filho mais velho, um terço seria do segundo e um nono do terceiro.

    O que fazer?

    Eram dezessete camelos; a metade seria dada ao mais velho.

    Então um dos animais deveria ser cortado ao meio?

    Isso não iria resolver, porque um terço deveria ser dado ao segundo filho. E a nona parte ao terceiro?

    É claro que os filhos correram em busca do homem mais erudito da cidade, o estudioso, o matemático. Ele raciocinou muito e não conseguiu encontrar a solução - matemática é matemática.

    Alguém sugeriu: "É melhor procurarem alguém que conheça sobre camelos ao invés de matemática". Foram então ao Sheik da cidade, um homem bastante idoso, inculto, porém sábio por sua experiência.Contaram-lhe o problema.

    O velho riu e disse:

    "É muito simples, não se preocupem".

    Emprestou um dos seus camelos - eram agora 18 - edepois fez a divisão.

    Nove foram dados ao primeiro filho, que ficou satisfeito.

    Ao segundo coube a terça parte - seis camelos;

    e ao terceiro filho, foram dados dois camelos - a nona parte.

    Sobrou um camelo: o que foi emprestado.

    O velho então, pegou seu camelo de volta e disse:"Agora podem ir".

    Essa estória foi contada no livro "Palavras defogo", de Rajneesh.

    Serve para ilustrar a diferença entre a sabedoria e a erudição. Ele conclui dizendo:

    "A sabedoria é prática, o que não acontece com a erudição.

    A cultura é abstrata, a sabedoria é terrena; a erudição são palavras e a sabedoria é experiência".

    ResponderEliminar
  35. ÚLTIMA HORA: A Lurdes justa foi CORRIDA da Direcção da ADIBER. Quem sabe pormenores?

    ResponderEliminar
  36. Ela dimitiu-se nao foi corrida!
    e isso ja nao é ultima hora... já foi ha uns dias...

    ResponderEliminar
  37. O que é que faz aquele monte de terra no pombal???
    outra vez o presepio??
    outra vez a esbanjar dinheiro??
    uma pessoa farta-se de poupar e esta gente gasta milhares de euros a construir castelos e reis?
    com esse dinheiro façam qq coisa pelas pessoas de góis!

    é so festa só festa

    ResponderEliminar
  38. Se os miúdos não sabem o que é trabalho deixem-nos brincar com o dinheiro que devia ser gasto na avenida ao pé do campo da bola.

    ResponderEliminar
  39. Aquilo é o inicio das obras na casa das Ferreirinhas.

    ResponderEliminar
  40. Viva a dra.Lurdes Castanheira.

    Na terra de cegos quem tem olho é Rei.

    ResponderEliminar
  41. Pois, pois...
    Agora é que os miúdos arranjaram um evento à medida deles e do executivo.

    chá & tricô

    na verdade isso para eles deve ser o congresso das suas valências.

    ... é a vida!
    ou melhor a vidinha deles...

    ResponderEliminar
  42. Gostei de saber que a Justa já saiu da ADIBER.
    Pelo menos teve a coragem de dar à caçoleta , antes que aquilo desse outra vez para o torto.
    Afinal não é só amens à presidenta, esta teve coragem!!!

    ResponderEliminar
  43. E ainda vai sair de mais "sitios"!...
    Basta esperar para ver!...
    Ah pois é!...

    ResponderEliminar
  44. Então mas o blogger foi de férias!!! Não há temas novos?...
    Agora vou-vos fazer uma confidência...
    A "menina" quando chega à Câmara (pelo menos nos dias em que ven) tem em primeiro lugar uma diligência a fazer diáriamente! Imaginem lá?
    Pois é fácil: o primeiro trabalho é ver o este blog!...
    Só acredita quem quiser, mas que é verdade é!...

    ResponderEliminar
  45. O 1º Canal da Tv deu um pograma directo da Feira do Mel da Castanha no Pavilhão e exposições da Lousã.
    Como tudo é diferente de Góis.
    Aqui nem Pavilhão, nem Catanhas e mel,nem porra nenhuma só treta.
    No Foodstore da Lousã comi uma Pizza Margherita por 2,75 e outra S.Silvestre 6,25 masa dupla,que nem a Costa da Seara tem com aquela categoria.
    É mesmo ao lado da Casa Velha,outra casa de referencia,que não temos em Góis.
    Tenho pena mas nada posso fazer.

    ResponderEliminar
  46. Pois olha o que na Lousã nunca houve foi boa comida!!! Afora as "garinas", que por aí a "coisa" arranjava-se bem!,,,

    ResponderEliminar
  47. outra vez gastar dinheiro no presepio?
    e as figuras do ano passado? nao se desmoronaram? a presidenta disse que as iam guardar para este ano... duvido.

    mais 20 mil euros para o camarro. toma!!!!

    ResponderEliminar
  48. com estes 20 000 € dava para gagar aos voluntários da câmara.

    ResponderEliminar
  49. presépio!!!
    outra vez?
    num país que está de tanga,num concelho que não tem nada (industria, comercio etc...)vai-se gastar dinheiro em esculturas que o vento e a água leva. não há vergonha...

    ResponderEliminar
  50. Será possivel ?

    Falencia Irmãos Garcia
    Fechou José do Talho
    A Toca fechou
    Isto em Vila Nova do Ceira.
    Agora o cheiro a porco e abrir fossa para esconder a trampa,com os olhos fechados do dr.Mário nisto estamos progredir

    ResponderEliminar
  51. O Dr Mário é daqueles que não dá por o cheiro da pocilga,pois ele já nos cheira mais mal que a pocilga.

    ResponderEliminar
  52. Parabéns à Justa? Mas tu acreditas que ela saiu,não foi demitida? És doido(a). Alguma vez ela se demite de alguma coisa? A Presidenta trata-a abixo de cão e persegue o filho aqui na Câmara, e ela nada faz...vende-se por umas viagens a Espanha, uns almocitos e uma ajudas de custo que são visadas pelo Chefe que também come à conta...

    ResponderEliminar
  53. Oh pá, és mesmo burro. Não vês que a terra no Pombal é para colocar as imagens do presépio do ano passado que a sra presidente afirmou ir "religiosamente" guardar. Se fores 2a feira ao tribunal da Arnail, já vês lá os reis magos e os anjinhos...

    ResponderEliminar
  54. as figuras do ano passado?? nao caiam nessa, essas figuras ja foram na ultima cheia...
    lá está o camarro a facturar.

    ResponderEliminar
  55. No sabado lá andavam as maquinas e os carros ca C.M. na Quinta da Capela a trabalhar para particulares em obras sem lincença,numa reserva agricola.Mais um caso de policia.

    ResponderEliminar
  56. Deixa lá depois admiram-se que as empresas encerram pois o maior concorrente de qualquer empresa em Góis é O próprio município
    Será que a DRa anda a dormir e o sacristão vai dando a volta.

    ResponderEliminar
  57. Com estes tipos Zé Sério Mário Sacristão que só querem patuscadas nem Deus nos salva.Só se for o Jaime Soares.

    ResponderEliminar
  58. lá vai a menina presidenta hoje para arganil... será que vai falar?

    ResponderEliminar
  59. o "ze sério" e o "mário sacristão andam de olho bem aberto, já viram aquilo que muitos não vêm... é velos a passar e a comentar...

    ResponderEliminar
  60. SERÁ QUE ANDA TUDO DOIDO?


    Escrito por José Carlos Salgueiro
    CONTRATO ASSINADO

    Nova circular retira
    trânsito pesado
    da vila de Góis

    A Câmara Municipal de Góis assinou ontem, com a empresa “Irmão Almeida Cabral, Lda.” o contrato de adjudicação da circular externa de Carvalhal dos Pombos, uma obra que é considerada estruturante pela presidente da autarquia.
    Lurdes Castanheira disse ao Diário de Coimbra que se trata de «uma infra-estrutura estruturante, uma vez que faz ligação a partir da EN 2 e EN 342, desviando, particularmente o trânsito pesado que, assim, não passa dentro da vila».


    (Leia mais na edição impressa do Diário de Coimbra


    ENTÃO ESTA CIRCULAR VAI RETIRAR O TRANSITO DE PEASADOS DO CENTRO DA VILA?
    E LEVA-OS PARA A RUA DO TÉNIS, NO MEIO DAS VIVENDAS?

    ResponderEliminar
  61. HOJE, NO DIÁRIO DE COIMBRA


    Escrito por José Carlos Salgueiro
    Tribunal de Arganil

    “Parece que o
    diabo está metido
    na Quinta do Baião”

    Pedro Pereira Alves, consultor jurídico da Câmara Municipal de Góis há largos anos, testemunhou ontem no julgamento relacionado com um projecto agro-
    -turístico da ADIBER na Quinta do Baião, financiado por verbas do programa Leader II.
    Como já foi tornado público, a compra da parcela de 4,6 hectares à autarquia só foi consumada em 2007, seis anos depois de terminado o programa, estando acusados de participação em negócio e desvio de fundos vários arguidos, a maior parte dirigentes da associação.

    (Leia mais na edição impressa do Diário de Coimbra)

    ResponderEliminar
  62. O caso Adiber vai ficar em águas de bacalhau, tão ao gosto da actual justiça praticada nos tribunais portugueses sempre que os arguidos estão ligados à política. Quando muito arranja-se um culpado, inimputável, e lá vamos cantando e rindo.

    ResponderEliminar
  63. AHAHAHAHAH!!! Agora o principal culpado de toda a situação, e ex-acusado, é testemunha no processo???!!!
    Enquanto esse Pereira Alves andar por aqui Góis não tem descanso!
    Os súcias que se ponham a pau!...

    ResponderEliminar
  64. viva a dra lurdes castanheira. è a melhor presidente que podemos ter em Góis, e certamente será presidente por muitos anos...

    ResponderEliminar
  65. Dra?
    De quê?
    Uma simples técnica com um CV paupérrimo.
    ... É a vida!

    ResponderEliminar
  66. A sra. da Tabacaria Radical está fula da vida diz que foi enganada.
    Afinal a dra.Lurdes ia trazer progresso a Gois.
    Ainda vão sofrer mais.

    ResponderEliminar
  67. Como a Srª já aprendeu a causar impacto usando a comunicação social.
    "CIRCULAR EXTERNA" :-)
    A sério, quando li o título até me assustei. Depois vi o valor da obra... mas que grande desilusão. Tá bem que já lá há muito dinheiro enterrado.
    600 000 € mal dá para pagar os vencimentos do pessoal da câmara num ano, quanto mais para fazer uma circular externa.
    Para quem não conhece até parece uma grande coisa, mas não passa de trocos.
    E aliás, já devia estar conluída há anos.
    E depois: "tirar o transito de pesados do interior da vila".
    Pensei logo, agora é que vem aí a via rápida tão desejada.

    ResponderEliminar
  68. As actas da câmara publicadas no varzeense é só asneirada. Mas não é da redacção, é das decisões do executivo. Mas que grandes borradas, até mete dó como está a ser gerido este concelho. Anda tudo a gozar o pagodinho e a mamar. Dasse.
    Mas com tantas cabeças iluminadas ninguém vê um palmo à frente dos olhos?
    Que desgraça aqui vai. Aquilo já deve ser desespero.
    Meus amigos, assumam de uma vez por todas que não estão à altura e arranje-se já uma comissão de gestão para nos governar e pôr isto a andar.
    A cabecilha pode até nem ter culpa, porque dela ainda se aproveita alguma coisa. Mas o resto da escumalha é que deviam ser TODOS varridos.
    Parece-me bem melhor acabar com este concelho e entregar isto ao Jaime Soares ou ao Fernando Carvalho da Lousã.
    E nem pensem em Arganil, porque isso é andar para trás (leia-se mais interior), o progresso está mais para a costa.
    NR: gostei de ver o novo governo Italiano. SEM UM ÚNICO POLÍTICO NAS PASTA. Eh eh eh eh
    Finalmente alguém começa a varrer a casa.
    TOME-SE O EXEMPLO POR ESTE MUNDO FORA.
    Encostem esta cambada de inúteis. Ponham-nos a trabalhar e a fazer a merda que têm feito nas empresas dos papás.

    ResponderEliminar
  69. Ó dos 600.000 Euros!!!
    Os vencimentos do pessoal da Câmara custam 3,5 milhões de euros por anos!!! Seis vezes o valor da obra agora adjudicada! Percebeste?
    Convinha que antes de atirares bitaites para o ar, armado em gente informada, conhecesses a verdadeira situação do Municipio.
    Isto é muito pior do que vocês alguma vez imaginaram!...

    ResponderEliminar
  70. MAIS UM...

    Escrito por Manuela Ventura
    Soure

    PJ investiga Câmara
    por suspeita de peculato

    Em causa está o secretário de um vereador, que recebeu mais de 15 mil euros e não terá exercido o cargo. João Gouveia considera situação “completamente ridícula”

    João Gouveia, presidente da Câmara de Soure, o vereador Américo Nogueira e o secretário deste, Aurélio da Mota Leite, foram constituídos arguidos, no âmbito de um processo de suspeita da prática do crime de peculato. Trata-se de uma investigação que a Polícia Judiciária concluiu e acaba de remeter para o Ministério Público, com proposta de acusação.
    Num lacónico comunicado ontem divulgado, a PJ afirma que os três suspeitos estão «fortemente indiciados de, no período compreendido entre Maio de 2010 e a actualidade, se terem apropriado de 15.384, 32 euros a favor de um deles, através do artifício de uma nomeação para um cargo remunerado, que efectivamente não era exercido».

    ResponderEliminar
  71. Pode acontecer o mesmo ao Sério.Nomear um secretário que não sabe fazer nada, só pode acabar na prisão...

    ResponderEliminar
  72. Caro António Mourão, apreciei a sua seriedade e frontalidade. No entanto e em relação à Liberdade de Imprensa não posso concordar consigo. Para haver liberdade tem de haver acesso livre a imprensa, mas esta tem de ser totalmente isenta. E sê-lo, implica INFORMAR sem segmentar. Que ler o último Varzeense mais uma vez constacta haver parcialidade nas notícias mais parecendo um Boletim Municipal. Acha normal que estando em curso um julgamento em Arganil com a gravidade deste, nada se diga no Jornal? Eu, não acho.

    ResponderEliminar
  73. Parece que este comentario é especifico para o Sr. António Mourão mas se me permite eu vou tomar a liberdade de responder fazendo apenas uma perfunta: Que querem que o jornal coloque? Já chegaram a alguma conclusão? Esperem pelo final do julgamento e deixem-se de palpites

    ResponderEliminar
  74. VALE A PENA REFLECTIRMOS. QUE SOCIEDADE ESTAREMOS A CRIAR? DE QUEM É A CUPA? NÃO SERA, TAMBÉM NOSSA'

    NA REVISTA SÁBADO

    16-11-2011
    Por André Barbosa e Tânia Pereirinha e imagem de Joana Mouta

    Enquanto Portugal se ri da auxiliar de acção médica concorrente da Casa dos Segredos, que julga que África é um país da América do Sul, a SÁBADO fez um teste básico a 100 alunos de universidades de Lisboa.

    Ana Amaro, de 18 anos, que frequenta a licenciatura com o mestrado integrado em Psicologia do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), está a fumar à porta da faculdade, em Alfama. Aceita participar no teste de cultura geral da SÁBADO (20 perguntas, divididas por dois questionários de 10, ambos com um grau de dificuldade mínimo), mas está mais preocupada em acabar o cigarro. À quinta questão (qual é a capital dos Estados Unidos?), começa a atrapalhar-se. “Estados Unidos...? A esta hora é muita mau”, queixa-se. Não são 7h, são 13h30, e os colegas começam a sair para o almoço. Mas Ana parece ter acordado há 10 minutos, suspeita que a própria confirma.
    A partir daí, é sempre a cair.

    Não sabe quem escreveu O Evangelho Segundo Jesus Cristo, quem fundou a Microsoft, quem é Maria João Pires nem que instrumento toca. E não parece preocupada. Afinal, acabou de acordar.
    “Não dei isso no 12.º ano”, “Cinema não é comigo”, “Não me dou bem com a literatura” – na arte de justificar a ignorância, os estudantes universitários inquiridos pela SÁBADO têm nota máxima. “Se perguntasse alguma coisa de psicologia, agora cultura geral...”, diz Janine Pinto, optando pela desculpa número um.

    – Quem pintou o tecto da Capela Sistina?
    – Ai, agora... Tudo o que tem a ver com capelas e igrejas não sei (desculpa número dois dos universitários).
    – E quem escreveu O Evangelho Segundo Jesus Cristo?
    – Eh pá! Coisas com Jesus Cristo?! Sou fraca em religião ... (desculpa número três).
    E se é que isto serve de desculpa, aqui vai a número quatro: Janine, tal como muitos outros inquiridos, não está num curso de Teologia, nem de Artes.

    Mas Bruno Marques, 18 anos, no 1.º ano de Ciências da Cultura na Faculdade de Letras, escorrega num tema que deveria dominar.
    – Quem é Manoel de Oliveira?
    – Já ouvi falar, mas não sei quem é.
    – Estás em Ciências da Cultura. Dás Cinema?
    – Sim, algumas coisinhas, mas não sei...

    Pedro Besugo, 18 anos, estreante no curso de Turismo da Lusófona, admite não saber qual é a capital de Itália. Perante a insistência da SÁBADO (“Então estás a tirar Turismo e não sabes?”), responde: “Será Florença?” Não é. Como também não é Veneza, nem Milão ou Nápoles, como outros responderam.

    Não saber quem pintou a Capela Sistina ou Mona Lisa (um aluno responde Miguel Arcanjo; outro Leonardo di Caprio) é igualmente grave. Talvez não tanto como pensar que África é um país da América do Sul ou não fazer ideia do que é um alpendre. Mas Cátia Palhinhas, do reality show Casa dos Segredos2, autora destas e de outras respostas, que põem o público a rir, não frequenta o ensino superior – é auxiliar de acção médica e está a tirar o 12.º ano à noite no programa Novas Oportunidades.

    Aos 22 anos, sonha tornar-se “conhecida e vencer na televisão”. Por isso, não está nada preocupada em saber qual o maior mamífero do mundo – “É o dinossauro!”, disse há umas semanas.
    Há universitários que respondem “mamute” à mesma questão. Catarina, 20 anos, aluna de Psicologia do ISPA, fica na dúvida: “É o elefante. É o mamute. É o elefante. Acho que é o elefante. O elefante é de África e o mamute da Antárctida”.

    Leia o artigo completo na revista desta semana.

    ResponderEliminar
  75. pORQUE É QUE NÃO ESPERAM PELO FINAL DA CONSTRUÇÃO DA CIRCULAR EXTERNA, PARA DAR A NOTÍCIA? cOMO É QUE OS LEITORES DE LISBOA SABEM QUE ESTÃO A SER JULGADOS? COMO É QUE SABEM PORQUÊ? COMO É QUE SABEM QUEM É JULGADO?

    ResponderEliminar
  76. Se fazer jornalismo é só dar a notícia no fim da decisão, não sei porque é que os outros jornais também não o fazem.

    ResponderEliminar
  77. A resposta do anónimo que respondeu na vez do Muiguel Mourão é uma obra prima de indecência e falta de vergonha. Maior caciquismo só nas áfricas dos assassinos que tiranizam os coitados dos pretos. Que grandas filhos da p...!Nunca imaginei tal argumento num Portugal democrático.

    ResponderEliminar
  78. rectifico, não é Miguel Mourão mas sim António Mourão

    ResponderEliminar
  79. Parece que a CM vai admitir mais pessoal, se me pagarem 7500€, arranjo a Cunha garantida.

    ResponderEliminar
  80. Sr.Dr.José Rodrigues:

    Não se deixe embalar pela dra.Lurdes e pelo dr.Mário Sacristão.
    O Comendador Augusto Rodrigues natural de Carcavelos-Góis seu parente,foi um grande Homem.
    Ainda hoje seu busto está na antiga escola de Góis,Hoje ADIBER,porque pagou á custa construção, assim como a estação dos Coreios,e o Bairro no Pombal.
    Varias vezes ofereceu a farda para a Banda de Góis e Bombeiros.
    Empregou muita gente do nosso Concelho na Firma Rodrigues & Rodrigues em Lisboa.
    Não chegou a montar uma fabrica de lanificios em Góis porque o Pai de sr.Fernando Rbeiro foi a Lisboa pedir não executar tal ideia porque ia tirar gente a trabalhar no campo,só visto.
    Depois temos o comendador Monteiro Basto,na construção do Hospital de Vila Nova do Ceira,onde se curou muitas tuberculoses,e executaram várias operações.
    O antigo pres.da Junta Freguesia de Vila Nova do Ceira eleito pelo PS chegou a por à venda o Jazigo do Comendador Monteiro Basto.
    O Hospital ,esse tem morte anunciada,cujo golpe fatal deu o sr.dr.Cabeças.
    Falta o Barão de Loredo do Corterredor,que mandou construir a ponte da Cabreira junto ao Lagar,e outra na Ponte Sotão.
    Onde está o dr.João Simões grande Historiar do PS.
    Então estes HOMENS são Fascistas.
    Vasmos dar justa homenagem a este grandes HOMENS e deixem a porca da Politica tomar conta de vocês

    O Serrano

    ResponderEliminar
  81. Quem é esse dr. José Rodrigues?
    O que é que ele já fez por Góis?

    ResponderEliminar
  82. O mais triste de tudo é o actual executivo camarário desconhecer por completo os nomes referidos pelo Serrano. Góis terra sem honra conquistada por gente de fora....

    ResponderEliminar
  83. O Dr José Rodrigues mais conhecido por o Sério talvez esteja a ser levado por o outro Dr o sacristão.Segundo circula no meio é que num concurso para técnico informático uma pessoa que mal sabe ler conseguio obter melhor nota que um técnico de computadores.É triste quando abre o concurso já se sabe para quem é o lugar. Esta cunha tem carimbo da Dra Sara e Sr Nuno Carvalho.Não nos podemos esquecer que a presidente do concurso é a Dra. Sara,esposa do Sr Nuno Carvalho que por interesses de ambas as partes é unha com carne do Sr Nuno Ventura. Mais um caso de policia

    ResponderEliminar
  84. “Parece que o diabo está metido na Quinta do Baião”

    Eu acredito piamente nisto, principalmente por sair da boca de quem esteve e está metido em todos os projectos que têm a ver com a Quinta do Baião, os passados, os presentes e os que estão a ser julgados.

    Só há uma solução:
    - devolver Góis aos Goienses!
    Onde é que anda a raiva dos de Góis?

    ResponderEliminar
  85. Acreditas niso, pá, nessa treta da "raiva"? Vai-te catar, pàzinho! TIR

    ResponderEliminar
  86. Esse fulano, que veio do cu de judas, bem se tem governado à custa dos goienses, carago! D

    ResponderEliminar
  87. Ó Nunes, tens é raiva de ninguém te querer em Góis.

    ResponderEliminar
  88. É isso mesmo ó Nunes, o gajo é tio do tacha arreganhada de Arganil!!!
    Vai-te a ele!...

    ResponderEliminar
  89. Mas vcs ainda não viram que quem manda na câmara é a Sara Mendes e o Nuno? E há muito. Todo o executivo politico é passado para trás. São umas marionetas nas mãos do casalinho maravilha. Ainda eles não eram gente já queriam mexer na associação dos funcionários da câmara. Já dá para ver do que são capazes.
    Não foi por falta de aviso ao Sr. Girão e Drªa Lurdes, que lhes deram espaço para abébias. E o pior está para vir. Aquilo é gente porreiraça mas muito cuiadinho.
    Essa do concurso do técnico de informática é só uma gota de água do que esses dois conseguem fazer.
    Vejam bem a casarão que lá têm, quem lá anda a fazer os biscates? É só apreciar as camionetas a passar. E as jantaradas?
    Mas acho que aquilo não vai ficar assim...

    ResponderEliminar
  90. Anda tudo maluco? Esse concusro foi uma farsa. Mas qual era a pressa? A rapariga até tem o seu valor mas noutras áreas, agora como técnica de informática?
    Diz que teve um exeme digno de ser visto, será foi visto?

    ResponderEliminar
  91. Anda tudo maluco? Esse concusro foi uma farsa. Mas qual era a pressa? A rapariga até tem o seu valor mas noutras áreas, agora como técnica de informática?
    Diz que teve um exeme digno de ser visto, será foi visto?

    ResponderEliminar
  92. O Técnico de informática foi ultrapassado por aprendizes? Assim vão os concursos em Gois. Vamos lá saber porquê? Depois o técnico é obrigado a lá ir desenrascar o que não sabem.

    ResponderEliminar
  93. Alguém me pode dizer a lista da classificação desse concurso?

    ResponderEliminar
  94. Os concursos são a maior palhaçada ainda não foram feitos já se sabe quem é que ganha.Poderiam respeitar as pessoas que concorrem mas não o que se limitam a fazer é um tipo de leilão quem dá mais é que ganha .Isto seria melhor a policia judiciária investigar,ainda mais se esta gente for minimamente honesta anula o concurso,eu não acredito que isso aconteça,ainda mais porque a Dona meteu cunha para um o Sacristão meteu outro e o Sério meteu outro.É a gente séria que nos governa.

    ResponderEliminar
  95. Ainda vai aparecer,mais barracas no nosso Concelho,entre a Camara,Bombeiros e outros bichos mais,vamos dar tempo ok?

    ResponderEliminar
  96. Os cães ladram e a caravana passa.
    AH AH AH AH AH AH AH

    ResponderEliminar
  97. Vê lá se eles te mordem!

    ResponderEliminar
  98. Vê lá se eles te mordem!

    ResponderEliminar
  99. Não são meus versos para qualquer besta
    que mais não tem que cinco réis de testa!

    TIR

    ResponderEliminar
  100. so e pena quem espera ser reconhecido pelo trabalho prestado não é recompensado vale a pena e ser graxas fingir que e a favor de quem esta no poder mas por trás é so falar mal não se para que é que se abrem concursos bastava contratar as pessoas que queriam poupavam em tempo, trabalho e dinheiro. Tenham juizo e acima de tudo respeito pelas pessoas

    ResponderEliminar
  101. Gois esta na falensia ?
    esta na mizeria i porsima qem mamda nao e a castanheira e a quamtidade de gabinetes que a fodeiao

    ResponderEliminar
  102. Até que enfim se começa a falar da cooperativa da Várzea.O meu pai fez-me sócia já fez dez anos. Pagou uma cota de 250.00 € ( CINQUENTA CONTOS)
    Infelizmente até hoje nunca recebi qualquer dividendo. Estamos seriamente a pensar vender a cota.De qualquer maneira acho muito bem que dêem mais dinheiro á junta de Freguesia. Assim ganharíamos todos

    ResponderEliminar
  103. Muita gente fala nisso. Cá em casa estamos na mesma situação.Por acaso foi a conversa hoje ao jantar.Parece que antigamente nas costeiras havia umas vacas leiteiras.Se não conseguirem dinheiro para a pousada, terão que voltar as vacas. Mas esse não seria o problema, o pior é o que farão ás casas..

    ResponderEliminar
  104. O melhor seria acabar com esta conversa,ou então esclarecer tudo isto não acham ? A cooperativa não tirou nada a ninguém se os negócios foram mal feitos a responsabilidade é da junta ou de quem mandava. Não acham? Mas que está mal está!! A cooperativa não pagar uns trocos aos sócios...

    ResponderEliminar
  105. Anónimo1/4/14 19:43

    QUERES O QUÊ PÁ ! VAI TRABALHAR. EMIGRA...

    ResponderEliminar
  106. Anónimo9/4/14 15:01

    Lá falar falam todos.Claro que uns mais do que outros. Mas o que nós precisamos é de muito trabalho..

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.