terça-feira, 28 de agosto de 2012

INSPIRAÇÃO

Sánchez Gordillo. “Chegou a hora de dizer não aos grandes bancos alemães que mandam na Europa”

Um pequeno professor de História combate a troika em Espanha. Ao i diz que chegou o momento de portugueses, espanhóis, italianos e gregos recusarem as políticas de austeridade, nem que para isso tenham de se revoltar

“A dívida não tem de ser paga. Quem provocou a crise é que a deve pagar”
Jon Nazca/Reuters
Há mais de 30 anos, uma pequena localidade da Andaluzia não aceita as regras que foram ditadas a todas as outras. Não há muros que separem Marinaleda do resto da Espanha, mas a vida e as regras são diferentes. Aqui ninguém está desempregado, as decisões são tomadas em comunidade e a habitação e a educação são quase gratuitas. À frente da câmara de Marinaleda está um antigo professor de História que tem participado em todas as lutas. Há uns dias, Juan Manuel Sánchez Gordillo acompanhou os activistas do Sindicato da Andaluzia dos Trabalhadores numa acção. Entraram em dois hipermercados, encheram vários carrinhos com alimentos de primeira necessidade e saíram sem pagar. Os produtos foram dados aos pobres. O governo processou--os. Os patrões chamaram-lhe ladrão. A imprensa comparou-o ao Robin dos Bosques. Recusou a alcunha dizendo que “na Andaluzia não são os pobres que roubam os ricos, mas os ministros, o capital financeiro e os bancos alemães é que roubam o povo”. No entanto, há uma referência que não descarta, afirma que Cristo foi o primeiro revolucionário e confessou, ao diário espanhol “El Mundo”, que “gostaria de converter-se num Gandhi do século xxi”.
Acredita que o modelo de Marinaleda pode ser expandido a outros povos na Andaluzia?
Totalmente. O que falta é vontade política. Nós conseguimos terra, lutando por ela durante 12 anos. E fizemos com que a terra, os frutos dela, e a agro-indústria que criámos servissem para dar trabalho a todos em vez de dar grandes lucros a muito poucos. Foi por isso que criámos este modelo comunitário em que todos ganham o mesmo e em que o objectivo, volto a repetir, é dar trabalho a todos e não obter lucros para muito poucos. Conseguimos garantir habitação barata, municipalizando o solo, e fazendo com que a câmara suporte a construção, com auxílio dos interessados. Construímos habitações de 90 metros quadrados em que o munícipe paga 15 euros por mês. Tudo isso pode ser feito em qualquer parte do mundo. A democracia directa em que toda a gente pode participar nas decisões, pode ser praticada em todos os lugares. O orçamento participado em que os cidadãos decidem em conjunto os investimentos das câmaras municipais pode ser discutido por todo o lado.
Mas esta experiência está limitada a Marinaleda ou há outras localidades em que se caminha no mesmo sentido?
Estamos a tentar conseguir que outras localidades sigam esta filosofia. Estamos a ocupar terras que estão devolutas. Há jornaleiros que ocupam uma exploração com 500 hectares em Somonte que é propriedade da Junta da Andaluzia que se queria desfazer dela, vendendo-a a um privado. Há seis meses que os trabalhadores a ocupam para conseguir que seja explorada e dê trabalho à população local. Ocupamos também a herdade militar de La Torquilla, com 1200 hectares, onde quase nada se produzia. Em todos estes sítios os trabalhadores de várias localidades querem a terra para a trabalhar. Pensamos que o regime de propriedade na Andaluzia protege donos que não a exploram e não dão trabalho à população. Esse regime é um dos grandes obstáculos ao desenvolvimento da região.
Na semana passada participou numa acção em que eram retirados produtos de supermercados, sem serem pagos, para entregar a famílias com fome. Acha que, neste momento de crise, este tipo de acção pode ser espalhada por outros países da Europa?
Já dizia São Tomás que, não acredito que fosse revolucionário, em caso de necessidade todos os bens são comuns. Penso que quando falta tudo às pessoas, elas têm direito à alimentação e a uma vida digna. Oiço por todo o lado falar de direitos humanos. O que defendemos é que esses direitos não sejam só boas intenções teóricas e retóricas escritas em papéis, mas que sejam concretizados na vida real. Os direitos têm de ser transformados em factos concretos para a vida das pessoas, muitas das quais estão a ser forçadas, com esta crise, à marginalidade e à pobreza mais absoluta.
A crise tem empobrecido as pessoas. Há mais desemprego, menos Estado Social, mais privatizações de serviços públicos. Acredita que apesar disso ela possa desencadear uma alteração radical da sociedade contra esta situação?
É a nossa esperança. É preciso dizer basta. Têm de o dizer todos os povos da Europa: Portugal, Itália , Espanha, Grécia não podem aceitar o destino que lhes querem impor. A crise é resultado de uma economia que privilegia os lucros do grande capital financeiro. Esta crise – que está a ser paga pelos mais pobres e por quem trabalha – foi criada por uma economia especulativa que tem como único objectivo a maximização dos lucros dos grandes grupos financeiros. As especulações dos empréstimos do subprime, as bolhas imobiliárias, os produtos derivados que deram muitos milhões de euros a muito poucos agora estão a ser pagos por a grande maioria da população. A dívida não tem de ser paga. Quem provocou a crise é que a deve pagar. Devemos recusar estas políticas de austeridade e estes cortes nas despesas sociais que só provocam mais miséria. É preciso uma outra economia em que o sector financeiro esteja nas mãos de todos: é preciso uma verdadeira banca pública para apoiar as actividades produtivas que geram trabalho. Temos de desenvolver as energias alternativas de modo a ultrapassar o modelo de dependência do petróleo. É imperativo fazer uma revolução agrária, porque a actual política comunitária está a arruinar os pequenos camponeses da Europa: as verbas comunitárias são dadas em função da área da propriedade beneficiando os grandes latifúndios, e a política de preços estabelecida pelas instâncias europeias só provoca ruína. Hoje, em grande parte, os preços são, para o camponês, menores que os custos de produção. Qualquer dia não haverá agricultura na Europa. Não podemos aceitar que a Europa seja o maior importador de produtos agrícolas no mundo. É um disparate. O capital financeiro fugiu do mundo da construção quando rebentou a bolha especulativa do imobiliário e agora está a tentar controlar a produção de alimentos. É preciso expulsar a lógica do capital financeiro daí, se não o fizermos teremos ainda mais fome e pobreza do que já temos.
Qual foi a reacção em Espanha às acções do sindicato, nomeadamente à entrada nos supermercados?
Houve uma onda de solidariedade. Muita gente nos contactou no Estado Espanhol para se fazerem acções directas em outras localidades. Chegou a hora da rebeldia, é preciso dizer “não” aos grandes bancos alemães que mandam na Europa. Não há governo em Portugal, em Espanha, Itália ou Grécia. Os governos são um instrumento cego dos interesses dos bancos alemães. Contra a tirania dos grandes grupos financeiros que controlam os mercados, chegou a altura dos povos da Europa se erguerem e dizerem basta.
Este tipo de acções não conseguiu consenso no seu partido, a Esquerda Unida, há gente que se sente incomodada com a radicalidade daquilo que foi feito.
Há opiniões diversas. A Esquerda Unida é plural, há várias opiniões. Penso, no entanto, que as bases da Esquerda Unida concordam e apoiam o que fazemos.
in. ionline.pt Por Nuno Ramos de Almeida, publicado em 27 Ago 2012 - 12:37 | Actualizado há 1 dia 9 horas

16 comentários:

  1. Ui Ui,
    com um post deste tamanho ninguém que por aqui ande lê.
    Isto é muita letra...

    ResponderEliminar
  2. Ontem, lembrei-me do sr Girão. Quando o meu pai morreu, esteve comigo na Igreja da Misericórdia e, depois durante a missa e funeral. Senti que, mais que um político, era uma amigo. Ontem, estava na igreja da Várzea no funeral do filho do Sr Carvalho e, no meio desta, entram pela porta lateral a Presidente e os dois vereadores. Ela, parecia que vinha para uma festa. Claro que ao aparecer a meio da missa, pela porta lateral,fez com que todos a vissem. Não foi ao funeral, foi mostrar-se.
    Que diferença...Obrigado sr Girão pela sua amizade. Tenha vergonha, sra Presidente.

    ResponderEliminar
  3. Mais um investimento em fase terminal graças à concorrencia da residência de estudantes.

    http://casa.sapo.pt/Espaco-Multiusos-Venda-Gois-Gois-4fcebc2b-0630-432c-9a08-71dce7035a0f.html

    ResponderEliminar
  4. Eu li e gostei!

    ResponderEliminar
  5. O investimento em "fase terminal" está a venda por causa de quem???
    Informem-se primeiro e depois falem sobre isso.
    Não me façam rir

    ResponderEliminar
  6. Estes investimentos deviam ser todos auditados.
    É atribuir subsídios à "la carte" a esta gente, fazer obras de qualquer maneira e depois vender por qualquer preço quando corre alguma coisa mal.

    ResponderEliminar
  7. Vergonhosa a entrada daquele trio a meio da missa no funeral.
    Se queriam festival não era ali atrasados.
    Tenham mais nivel, os Goienses merecem mais.

    ResponderEliminar
  8. Os problemas da UPAJE começaram quando o Cabeças, inexplicávelmente, correu com eles do antigo Hospital. Obrigou-os a este investimento e fez com que, mais tarde ou mais cedo, aquele caia. A anormal utilização da residência de estudantes para, em colaboração com a Transerrano e a ADIBER fazer concorrência desleal à UPAJE, fizeram o resto. Tudo isto se prende com a mesma corja de vampiros que cairam em Góis e nos vão sugando o sangue lentamente.
    Só se Vê elementos apoiantes da Presidente e membros da sua comissão de honra a dizerem que foram enganados, mas fazem alguma coisa para dizer que "o Rei vai nu?". Os vereadores dizem que é impossível trabalhar com ela, mas fazem alguma coisa? O que vai acontecer daqui a 1 ano? Voltarão a apoiá-la? Permitirão que seja re-eleita usando das mesmas ou de outras mentiras para enganar o povo? Vão lavar as mãos como Pilatos? Haverá alguém credível que avance como alternativa? Alguém que esteja disposto a ser enxovalhado pelos cães de fila da "sra."?
    Lembram-se quando, em plena campanha cá veio a dra Ana Jorge, Ministra da Saúde prometer uma unidade de cuidados contunuados no antigo hospital agora em ruínas? Para quando desmascarar esta corja?

    ResponderEliminar
  9. Gois é uma Máfia:
    SE não perteceres á CAMORRA,está lichado.
    O pior de tudo,é nossos conterraneos lebe botas andam sempre atrás da TRICANA

    ResponderEliminar

  10. Ó pá das 12:54 do dia 29:
    Gostaste de quê? De merda? MUR

    ResponderEliminar
  11. Anónimo1/9/12 15:51

    Para combater a TRÓika:
    O Tio Alvaro,vende na Regateira o gasoleo mais barato,é só levares um tamburete de 5 ou 10 litros.
    Grande homem,mas se ele um dia fala é pá muita gente vai parar a Custóias
    STOP

    ResponderEliminar
  12. Anónimo1/9/12 17:49

    Esse Alvaro é o maior gatuno do distrito de Coimbra

    ResponderEliminar
  13. Anónimo2/9/12 16:31

    Isso não sei:
    A dra.lurdes gosta muito dele,fiscais e gnr todos dizem que ele é o santo.
    O tio Alvaro domina tudo,ele já descobriu quem matou Mario Gaio,foi o coração,e esta !
    Toma e vai-te curar

    ResponderEliminar
  14. Anónimo5/9/12 09:06

    Afinal quem é Mario Gaio que morreu de susto.
    O tio Alvaro madeireiro é que passou o obito,será assim.
    Aqui em Lisboa tem varias versões,uns dizem que foi de susto,outros que foi atropelado
    por uma senhora.

    ResponderEliminar
  15. ----------------------------------

    VIGARICE E COMPADRIO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE GÓIS


    Exmº Senhor
    Dr JOSÉ CARVALHO
    Presidente da Assembleia Municipal de Góis

    1
    O senhor – se é que merece ser tratado por senhor – é o produto mais acabado da corrupção arrogante e imbecil pois que, enquanto presidente do órgão deliberativo do Município de Góis, em vez de fiscalizar a ação do executivo (Câmara Municipal) conforme lhe impõe a Lei nº 169/99 – será que alguma vez leu tal diploma?) não só não fiscaliza como cerceia, impede que elementos da Assembleia façam perguntas durante as sessões normais da mesma.

    2
    Senhor Dr JOSÉ CARVALHO: o senhor é um ADVOGADO DA TRETA pois, além de saber pouca coisa de direito administrativo, infringe as regras deontológicas da Ordem a que está vinculado e, pior, acumula com ilícitos de lesa-democracia em plena reunião da A.M.

    3
    Senhor Dr JOSÉ CARVALHO: para o que lhe interessa – proteger a INCIMPETENTE, CORRUPTA E TRESLOUCADA presidente Lurdes castanheira V.C.G. (estes epítetos são verdades cujos fundamentos já várias pessoas mostrarem neste blog) – o senhor é lesto. Porém, para aquilo que interessa aos goienses – leia-se, para o cumprimento da missão para que foi eleito – o senhor parece ter uma falha dramática de neurónios.

    4
    O senhor Dr JOSÉ CARVALHO vai RESPONDER CRIMINALMENTE pelos seus atos, omissões e conivências. Não pode fingir que ignora os factos. A Lei manda-lhe fiscalizar a Câmara Municipal e o senhor nada faz, pensando que os goienses são todos papalvos. Olhe que não dr, olhe que não…

    5
    O senhor Dr JOSÉ CARVALHO vai ser alvo de DENÚNCIA junto das seguintes entidades:

    - Ordem dos Advogados
    - CCDRC
    - DGAL
    - IGF
    - Tribunal de Contas


    6
    O senhor Dr JOSÉ CARVALHO só precisa de ler este blog que é como quem diz, só precisa de se lembrar do que os seus acólitos lhe contam.

    7
    SABE POR QUE É QUE O SEU NOME AINDA NÃO TINHA SIDO AQUI REFERIDO?

    Porque pensámos que as denúncias aqui feitas fossem suficientes para o fazer ACORDAR do seu “torpor intelectual” e passar à ação fiscalizadora. Como não o fez e, ainda por cima, bloqueia a palavra a quem lhe é mais inconveniente – que rica democraticidade a sua, hein? – só há uma explicação para a sua atitude de “faz-de-conta-que-não-se-passa-nada”:

    O SENHOR É CÚMPLICE DA PRESIDENTE LURDES CASTANHEIRA V.C.G. E DA CHEFE DE DIVISÃO SARA MENDES…

    E vai responder por isso !!

    Pode crer que vai!

    201 goienses devidamente identificados no texto original

    =

    ResponderEliminar
  16. ----------------------------------

    VIGARICE E COMPADRIO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE GÓIS


    Exmº Senhor
    Dr JOSÉ CARVALHO
    Presidente da Assembleia Municipal de Góis

    1
    O senhor – se é que merece ser tratado por senhor – é o produto mais acabado da corrupção arrogante e imbecil pois que, enquanto presidente do órgão deliberativo do Município de Góis, em vez de fiscalizar a ação do executivo (Câmara Municipal) conforme lhe impõe a Lei nº 169/99 – será que alguma vez leu tal diploma?) não só não fiscaliza como cerceia, impede que elementos da Assembleia façam perguntas durante as sessões normais da mesma.

    2
    Senhor Dr JOSÉ CARVALHO: o senhor é um ADVOGADO DA TRETA pois, além de saber pouca coisa de direito administrativo, infringe as regras deontológicas da Ordem a que está vinculado e, pior, acumula com ilícitos de lesa-democracia em plena reunião da A.M.

    3
    Senhor Dr JOSÉ CARVALHO: para o que lhe interessa – proteger a INCIMPETENTE, CORRUPTA E TRESLOUCADA presidente Lurdes castanheira V.C.G. (estes epítetos são verdades cujos fundamentos já várias pessoas mostrarem neste blog) – o senhor é lesto. Porém, para aquilo que interessa aos goienses – leia-se, para o cumprimento da missão para que foi eleito – o senhor parece ter uma falha dramática de neurónios.

    4
    O senhor Dr JOSÉ CARVALHO vai RESPONDER CRIMINALMENTE pelos seus atos, omissões e conivências. Não pode fingir que ignora os factos. A Lei manda-lhe fiscalizar a Câmara Municipal e o senhor nada faz, pensando que os goienses são todos papalvos. Olhe que não dr, olhe que não…

    5
    O senhor Dr JOSÉ CARVALHO vai ser alvo de DENÚNCIA junto das seguintes entidades:

    - Ordem dos Advogados
    - CCDRC
    - DGAL
    - IGF
    - Tribunal de Contas


    6
    O senhor Dr JOSÉ CARVALHO só precisa de ler este blog que é como quem diz, só precisa de se lembrar do que os seus acólitos lhe contam.

    7
    SABE POR QUE É QUE O SEU NOME AINDA NÃO TINHA SIDO AQUI REFERIDO?

    Porque pensámos que as denúncias aqui feitas fossem suficientes para o fazer ACORDAR do seu “torpor intelectual” e passar à ação fiscalizadora. Como não o fez e, ainda por cima, bloqueia a palavra a quem lhe é mais inconveniente – que rica democraticidade a sua, hein? – só há uma explicação para a sua atitude de “faz-de-conta-que-não-se-passa-nada”:

    O SENHOR É CÚMPLICE DA PRESIDENTE LURDES CASTANHEIRA V.C.G. E DA CHEFE DE DIVISÃO SARA MENDES…

    E vai responder por isso !!

    Pode crer que vai!

    201 goienses devidamente identificados no texto original

    =

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.