sábado, 10 de setembro de 2016

Autárquicas: PS receia perder em Coimbra

A um ano das próximas eleições autárquicas, a reconquista das presidências das câmaras municipais de Coimbra e Góis é tida como difícil por parte da direcção do PS.
Segundo o diário Público, o partido elaborou uma lista com os 10 municípios onde acha que haverá elevado grau de dificuldade para repetição de triunfos. Trata-se dos de Coimbra, Góis, Barcelos, Golegã, Matosinhos, Marinha Grande, Nelas, Torres Novas, Vila do Bispo e Vizela.
Deste elenco, assinala o diário, a “grande surpresa” é a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), cujo presidente, Manuel Machado, foi eleito para quarto mandato, em 2013, depois de ter cumprido três consecutivos (1990 - 2001).
A jornalista Margarida Gomes alude a quem considere que a “forma apagada como [o autarca] tem gerido o Município” prejudica o PS.
Há três meses, o “Campeão” noticiou a realização de uma sondagem, a cargo da empresa Pitagórica, tendo em vista as eleições autárquicas de 2017, testando a popularidade de Manuel Machado e as de outros três potenciais candidatos do PS à presidência da CMC.
Para aferir as hipóteses de sucesso do actual líder do Município conimbricense, aquela sociedade vocacionada para estudos de mercado propôs o confronto da provável recandidatura dele com as hipotéticas candidaturas de Maria Manuel Leitão Marques (ministra), Duarte Nuno Vieira (director da Faculdade de Medicina da UC) e João Galamba (deputado à Assembleia da República).
A Pitagórica não revelou a pedido de quem efectuou o estudo de opinião.
O segredo não permite fazer luz acerca da autoria da escolha dos nomes das figuras tidas como eventuais alternativas ao autarca, avultando, ainda assim, a particularidade de a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa (catedrática da Faculdade de Economia da UC), Duarte Nuno Vieira e João Galamba serem pessoas do círculo de amizades do líder do PS (António Costa).
O Público questionou o líder concelhio do PS/Coimbra, “no sentido de perceber se a recandidatura de Manuel Machado estava garantida”, mas “João Paulo Almeida e Sousa não deu grandes explicações”, limitando-se a referir a inexistência de uma data para anúncio da (re)candidatura.
“Vamos realizar uma Convenção Autárquica, a 05 de Novembro, e ver-se-á se é altura para anunciar a candidatura”, indicou o dirigente partidário, que substituiu Rui Duarte na presidência da Comissão Concelhia de Coimbra do PS.
Quanto ao Município de Góis, a líder camarária, Lurdes Castanheira, enfrenta dificuldades inerentes ao facto de um vereador do PS, José Rodrigues, votar, por vezes, ao lado dos edis eleitos por um movimento independente, na sequência de divergências entre a autarca e o camarada.
in Campeão de Provincias 08.09.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.