Este fim-de-semana vi o primeiro episódio de uma série que está em exibição no canal AXN Black HD e que me causou um enorme desconforto e uma tremenda emoção. Trata-se da série “Nazismo – os anos de pesadelo”.
Neste episódio, começaram a relatar-se os primeiros anos de implantação no nazismo na Alemanha. Relata-se a vivência de um casal de repórteres ingleses recém-chegados a Berlim. Começamos a apercebermo-nos daquela máquina milimetricamente preparada para subjugar um povo e marcar uma civilização. Lá está o sinistro Joseph Goebells, bem-falante, absoluto controlador da imprensa e do ensino.
A receita era fácil: montar uma impressionante máquina de propaganda para divulgar as grandes “obras” do regime e um perfeito controlo da imprensa, das instituições, quer fossem pagãs ou religiosas e uma perseguição efectiva a todos os que não comungassem com o regime. Desde logo, os padres, os artistas e os intelectuais. A cultura do “eu” personalizado em Adolf Hitler (claro narcisista…) era uma constante. Quando uma coluna militar passava numa qualquer rua, membros da sociedade civil tinham que, de imediato, se pôr em sentido e fazer a saudação nazi ou era espancado.
A preocupação com a juventude não era a sua formação geral, mas a sua formatação nos ideais do regime. Era a propalada “alma sã em corpo são” que, mais tarde também foi defendida em Portugal, durante os anos de Ditadura.
Quando, no filme, falaram com um vendedor de bandeiras, emblemas e bonés na rua este aproveitava para dar vivas ao “führer” e enaltecer as suas qualidades pois “não tinha trabalho e agora havia aqueles artefactos para vender”. O terem acabado com os sindicatos, não interessava e, muito menos, a segurança no futuro. Sentiu-se que estava subjugado e, pior que isso, convencido.
Organizavam-se bailes de gala para os jornalistas apenas com o fim de, paralelamente, se fazerem exposições das obras do regime e de, do cimo das escadas, perceberem “quem se dava com quem…”. Os bufos pululavam e faziam o seu serviço. Ainda não tinha começado a perseguição aos judeus. Nas escolas, o crucifixo era substituído pela suástica. Ficámos a saber que pensaram reescrever o evangelho porque aquele não servia os ideais da “nova Alemanha” nem os defendia convenientemente.
Este episódio, o primeiro da série terminou, de uma forma abrupta, com a prisão do primeiro padre Luterano.
Poder-me-ão perguntar se fiquei admirado com o que vi. Não, mas foi bom relembrá-lo. Já não foi tão bom perceber como foi fácil implantar um regime que se veio a revelar a página mais negra da história da humanidade. A receita é simples. Precisamos de uma figura narcisista, onde interessa muito mais a forma como fala do que aquilo que diz e rodeamo-lo de uma máquina poderoso de seguidores cegos e de uma propaganda eficaz. Os seus mais directos seguidores, não podem ser muito evoluídos para não porem em cheque as opiniões do líder e devem ter, por ele, um culto cego. Depois há que controlar a imprensa, as instituições e as escolas. Tudo o que mexer com jovens tem de ser controlado. Pode, de facto, nada fazer por eles, não se criar postos de trabalho, mas convidá-los para todos os eventos para se sentirem importantes. Também, no seu seio, temos de arranjar líderes de confiança. Todos os postos de trabalho criados devem ser subordinados ao poder para que obriguem ao cumprimento de deveres mas à ausência de direitos: “Trabalhas, mas sou EU que dou o trabalho; vives, mas sou EU que to permito e enquanto EU quiser”. Há que promover festas e mais festas para alegrar o Povo e fazer alguma caridadezinha. Nada que os tire da pobreza porque esta, na maioria dos casos, não permite sair da dependência.
Finalmente, há que afastar todos aqueles que ousam estar contra o “projecto”: a bem, ou a mal…
Se é assim tão fácil, se a “receita” está encontrada, não corremos fortes riscos de, em Portugal, acontecer a mesma coisa? Na minha opinião e se a situação que temos continuar, corremos fortes riscos de que algo do género nos possa voltar a acontecer. Estamos a perder direitos, liberdade, o clientelismo é notório, começamos a duvidar da Justiça, não acreditamos nos Políticos (quaisquer que eles sejam…) a juventude emigra, o desemprego cresce, a insegurança idem, a pobreza já não se esconde, a saúde já não é para todos. Temos pois que estar alerta e este filme fez-me despertar a consciência, fez-me ficar inquieto e é isso que vos pretendo transmitir.
E em Góis? Temos alguém narcisista (que só pensa em si, com falta de capacidade de trabalhar em grupo, afastando tudo e todos válidos que tentam influenciar, pensando que o Mundo gira à sua volta), a comandar-nos?
Quem está à frente das instituições e das estabelecimentos de ensino? São “apenas” pessoas válidas ou “têm” de ser do “regime”?
Há clientelismo? São criados empregos ou apenas trabalho precário que mantém uma clara dependência empregador/empregado. Quem está à frente das Associações de Juventude, escoteiros, casas do povo e outras organizações juvenis?
Brinca-se à caridadezinha distribuindo cabazes a quem infelizmente necessita mas não se reabilitam, transformando um pobre honrado num irreversível pedinte?!
Promovemos festas, festinhas e outras que tais, de preferência com lanche no final para manter o Povo feliz?!
Fazemos obras de “fachada”, obras de “regime” que consomem recursos e cujos resultados são duvidosos (é verdade que a rotunda junto ao Rocha Barros se arrasta no tempo, mas a estátua para colocar no centro se encontra pronta há meses?!).
Temos os nossos Goebells, os bufos que tudo e todos vigiam e transmitem superiormente? Temos os mais capazes a sair de Góis e a juventude a emigrar?! (Os Figueiredos foram obrigados a emigrar e a sua/nossa explanada não está ao abandono com uma cadeira derrubada e que espera, há meses, que o Ceira a transporte para a Figueira da Foz acompanhada por parte do Bar que não se encontra protegido…).
Somos apontados porque não prestamos vassalagem aos detentores do poder?
Ah, meus amigos! Se eu tiver razão, então teremos que nos inquietar. Há mais Hitler(s) a conviver connosco diariamente do que aquilo que pensamos. Há mais narcisistas no Poder do que aquilo que seria conveniente
(O JUMENTO) 15.01.13
Confraria da Porra -Góis
ResponderEliminarConfraria do Bucho - Arganil
Confraria do Mel Serra da Lousã
Confraria do Maranho .Pªda Serra
Confraria da Chanfana - Poiares
Gois não tem confrades,foram todos para S.Martinho do Bispo e levara a nossa Confrada.
MAIS UMA AFRONTA A TODOS NÓS, FUNCIONÁRIOS DA CÂMARA MUNICIPAL
ResponderEliminarAviso (extrato) n.º 793/2013
Maria de Lurdes de Oliveira Castanheira, Presidente da Câmara
Municipal de Góis, torna público, para os devidos efeitos, que por despacho
de 12 de dezembro de 2012, nomeou para o cargo de Secretário
do Gabinete de Apoio Pessoal da Presidente da Câmara, António José
2398 Diário da República, 2.ª série — N.º 12 — 17 de janeiro de 2013
Rosa Gonçalves, com efeitos a 01 de dezembro de 2012, nos termos do
n.º 3 do artigo 74.º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, alterada pelas
Leis n.os 5 -A/2002, de 11 de janeiro e 67/2007, de 31 de dezembro e
pela Lei Orgânica n.º 1/2011, de 30 de novembro.
21 de dezembro de 2012 — A Presidente da Câmara Municipal, Maria
de Lurdes de Oliveira Castanheira, Dr.ª
E AGORA' VAMOS TODOS OUTRA VEZ DE AUTOCARRO FAZER UMA MANIFESTAÇÃO A LISBOA' E AGORA SENHORES POLÍTICOS DA TRETA JÁ ACREDITAM?
ResponderEliminarO Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou a lei sobre a Reorganização Administrativa do Território das Freguesias e enviou uma mensagem à Assembleia da República, informou hoje Belém.
Na mensagem dirigida à presidente da Assembleia da República, divulgada na página internet da Presidência da República, o chefe do Estado começa por lembrar que as alterações previstas no diploma "têm implicações em mais de duas centenas de municípios e reduzem em mais de mil o número de freguesias".
"Em face desta alteração profunda no ordenamento territorial do País, com implicações aos mais diversos níveis - e, designadamente, na organização do processo eleitoral -, considero que deverão ser tomadas, com a maior premência, todas as medidas políticas, legislativas e administrativas de modo a que as eleições para as autarquias locais, que irão ter lugar entre setembro e outubro deste ano, decorram em condições de normalidade e transparência democráticas, assegurando quer o exercício do direito de voto e de elegibilidade dos cidadãos nos termos previstos na lei, quer a total autenticidade dos resultados eleitorais", escreve Cavaco Silva.
Seja com Cavaco ou Cavaquinho,Góis ano menos ano acabou como Concelho será uma freguesia da Lousã ou Arganil.
ResponderEliminarDepois aqueles chicos espertos:
Dr.José Rodrigues regressa Finanças
Dr.Mario Garcia
Dra.Lurdes Castanheira regressam na Camara.
Se Gois acabar como concelho o que acontecerá à Pampilhosa, Castanheira, Pedrógão... só por exemplo? Chicos espertos ou não, com governos assim o interior está arrumado!
ResponderEliminarA Pampilhosa e Pedrógão têm mais gente do que Góis. A Castanheira integra-se em Pedrógão, donde nunca devia ter saido...
ResponderEliminarA Escola de Vila Nova do Ceira já tem piscina, só não sei quando é a inauguração
ResponderEliminarEsta da piscina na escola de Vila Nova do Ceira está boa,mas infelismente é verdade,não sei como é que ninguém vê aquela miséria,um lago de água com mais de 50m2 no recinto de uma escola que devia ser para as crianças brincarem,será que os responsaveis não veem aquela miséria ou estão á espera que aconteça algum acidente, nem professoras nem camara municipal nem junta de freguesia ninguém vê nada? onde é que estão os responsaveis?
ResponderEliminarApesar das suas queixas até serem pertinentes...Vamos lá a ver comparar estes politicos de pacote, maus aceito , a Hitler vai um grande passo.Mas porque não a Estaline ou Mao? desses o burro, V.Exa., já gostava...olhe a trampa é a mesma e você fede.
ResponderEliminarIsso é o que ela quer, acabar com o Concelho, vai-se servir durante mais dois mandatos depois acaba com o Concelho. Esperem para ver!
ResponderEliminarÓ Tó - aí em S. Martinho têm luz?
ResponderEliminarTerceiro dia sem agua e sem luz em Vla Nova do Ceira. è isto ooncelho com muito boa qualidade de vida? O tal que ficou em 19º lugar? Acabem mas é com isto. Fundam-no com qualquer outro, não me digam que não há um gerador para por junto das bombas de água. Porra, nós pagamos tambem para isso...
ResponderEliminarÉ assim mesmo, ou há àgua ou...!!!
ResponderEliminarEm VNCeira é tudo gente pacífica!...
nos tempos que correm nao se justifica coisa igual . todos aqueles que recebem o rendimento minino haviam de justificar em trabalho comunitario , vao limpar os caminhos onde passa as linhas da luz , por exemplo para nao acontecer isto .... é preferivél estarem nos cafés todo dia ... sra. presidente ponha mao a esta situaçao , entre em contacto com as assistentes sociais ....
ResponderEliminarNinguem culpa a E D P pois esses sim são os responsaveis por esta situação,mas é mais facil culpar a presidente.
ResponderEliminarDe facto a Câmara não tem culpa nenhuma disto.
ResponderEliminarJá não se pode dizer o mesmo da presidente!...
Pois, é que o/a presidente da câmara é por inerência o/a presidente da Comisão Concelhia de Protecção Civil!...
Ah pois é!
E é indecente que um concelho como Góis que depende essencialmente da energia elèctrica para manter os sistemas de abastecimento de àgua a funcionar, não tenha um único gerador decente para remediar estas situações!...
Ouvi dizer que o vão comprar agora...
Casa roubada!...
Penso que gerador, até havia. Há mas é muito boicote, a todos os níveis, às solicitações da presidente. Vá-se lá saber porquê. Pena que o povo de VNC, que cá vive o dia-a-dia, é que pague a factura (da água - suja) e do mau humor dos funcionários/boicotistas da Câmara que vivem do resultado dos nossos impostos.
ResponderEliminarContinuem com as privatizações.
ResponderEliminarAqui têm o exemplo.
Qualquer dia temos de ligar para a China para comunicar as faltas de electricidade e pedir que venham repor as condições.
Um muito obrigado à Sra. Presidente por todo o trabalho e esforços desenvolvidos para minimizar os problemas decorrentes do forte tmeporal que se abateu no sábado.
ResponderEliminarEsteve sempre presente em Góis a acompanhar os trabalhos dos Bombeiros e a diligenciar junto de Entidades externas a resolução das situações mais graves, nomeadamente a falta de electricidade.
Esta é uma Presidente presente.
Vai o meu agradecimento:
ResponderEliminarEDP e C.Municipal de Góis.
Recuei 60 anos no tempo,onde não tinha luz,água para o banho, ia com uma bilha ao chafariz apanhar, e não tinha um placar a dizer Imprópria para Consumo,não tinha Internete,nem telefone fixo.
Foram tres dias e lembrar os velhos tempos de criança.
Bem Haja dra.Lurdes,assim como os seus camaradas PAPAS AÇORDAS.
Agora estou a começar acreditar que as Finanças de Góis tambem vão fechar,será um serviço completo de VªExa,e seus camaradas.
É melhor lembrar que as tabuletas a dizer água não controlada,é um Dec.Lei de Agosto de 2007,no tempo do seu camarada Eng.Técnico Socrates
Ainda gostava de saber o que é que a presidente minimizou. E também gostava de saber o que é que ela preveniu. Olha que não foi à falta de aviso da Protecção Civil. O que é feito nesse serviço em Góis? O pouco que foi ffeito, se foi, foi depois... prevenção zero. É esta a grande Lider de Góis!!!! só trapalhadas... Góis assim não vai lá, não! Correu com Chico Dias, destruiu (quase) o Filipe,espantou o Zé Nunes. Trocou isto tudo pelo Sapateiro! Irra! que macho! Irra que fêmea com tomates!
ResponderEliminarNão culpem os funcionários. Como é que querem que andemos satisfeitos se ela nos trata abaixo de cão. Quantas vezes a avisamos do que pode acontecer e ela diz: quero lá saber, eu não tenho cá nada. Por exemplo com o IMI, o vereador váriasvezes lhe dise que estava muito preocupado com as actualizações. Sabem o que ela disse? Quero lá saber...eu não tenho nenhuma casa em Góis. O problema não é meu.
ResponderEliminarDe facto a Presidente é culpada de na Região Centro ainda estarem 30000 haitações privadas de electricidade desde sexta.
ResponderEliminarE também é culpada da forte chuva e do vento.
Coitada da Presidente!
Pelo menos esteve no Concelho a acompanhar os trabalhos e a fazer diligências para que os problemas fossem resolvidos com celeridade, ao contrário de muitos que nada fazem e tinham obrigação de fazer.
Não chega "acompanhar", se é que acompanhou. Eu, não a vi. O que ela tem que fazer é pressionar a EDp para ser mais célere. A luz, não é da sua responsabilidade. Mas a água é. Como é que compreende que na V´rzea e não só, nao haja água durante três dias. Ela saberá o que é um gerador? Não continua ela com a política da bombagem da água para ajudar o chulo do Zé Duílio e pagar-lhe uma avença ilegal de alguns milhares de euros mensais. Isto chama-se irresponsabilidede e imcompetência. Bastava por um gerador junto das bombas para garantir o abastecimento. O resto, é circo. Nós não precisamos da presidenta para nada: precisamos é de luz e água.
ResponderEliminarOra bem. Em Góis faltou a luz, mas nunca faltou a àgua. Porque tem um abastecimento em parte por gravidade e nesta altura chega e sobra para o consumo. Em VNCeira é tudo com bombas...
ResponderEliminarMas anda aí um castiço a gozar com tudo isto! Com que então esteve nos bombeiros a acompanhar os trabalhos! AHAHAHAH!
Tens espírito, vais longe...
Ainda á quem tenha a lata de vir aqui dizer que a presidente se fartou de trabalhar para minimizar os problemas provocados pelo temporal, em Vila Nova do Ceira 60 horas sem luz,água e telefone e o que é que foi feito,nada a E D P resoveu a avaria quando pode,se a camara tivesse alugado um gerador para alimentar as bombas ai sim podia-mos dizer que ela tinha feito alguma coisa
ResponderEliminarNo Colmeal o Presd.da Freguesias tem problemas com uma rua que levou novo piso em calçada, está mais alta que as soleiras das portas,sendo assim a águas das chuvas entram dentro de casa.
ResponderEliminarQuem é o vareador das Obras da Camara o dr.Mário Garcia.
Bem dá para rir,mas ele sabe alguma coisa de obras.
Sabe tocar um orgão,ou bicho danado.
Vamos rir um pouco.
dizem que esse vereador não liga nada às calçadas... prefere descalças e ...
ResponderEliminarParece que quem mandou as calçadas fazer entrar chuva nas casas foi a presidente ela manda em tudo pois sabemos que a água é um bem precioso e faz muita falta, nem que entre pela janela
ResponderEliminarCom àgua precisavas tu era nos c....s!!! Tens não tens? Se não tens arranja que é fácil...
ResponderEliminarIsso também é facil de resolver. A presidente fala com o "outro" e ele vai vender uma bomba a cada morador para tirar a água de casa. Entendes-te?
ResponderEliminarDepois, faz uma aveça com a CM e faz a manutenção!
A Camara tem pessoal avençado,com salários de 2000 euros mes.
ResponderEliminarNa campanha eleitoral depois teem que dar ajuda.
Nesta ultima campanha o José Duilio colocou na fachada da sua residencia um cartaz grande iluminado da dra.Lurdes Castanheira.
O Arq.Carlos outro avençado,do seu gabinete saiu o projeto,par aquele barraco,junto do edificio da primária
a dra.Lurdes pagou um balurdio ( CAMARADA ).
Só falam da Presidente. Que cobardes.
ResponderEliminarMas onde andava o Comandante dos Bombeiros?
E o Vice-Presidente e o Vereador da Várzea?
Também não têm responsabilidades?
Andam por aí é muitas "bocas" de incêndio.
Promovam o Irodela a responsável da Protecção Civil, que as coisas melhoram!
Tem que se por um chip no pessoal da cambra pra saber onde andam. mas daqueles aferidos e garantidos
ResponderEliminarEu acho que todos em góis estiveram bem. não faltou binho nem pão. Viva o povo de Góis desenrascado! Esse não precisa dizer mal de ninguem para ter tesão. Cambada de impotentes!!!!
Três dias sem electricidade... água... 1 dia sem telemóveis! Sabem o resultado? Conversas sobre os tempos da Idade Média vivida no nosso Concelho há menos de 50 anos, com os famíliares mais jovens perdidos do mundo pela falta de Internet, do microondas, do secador de cabelo, da varinha mágica. No entanto, as arcas ainda aguentaram a comidinha que nesse tempo era conservada em sal, ou em azeite, ou sob a forma de compotas. E notícias? Eram as que os nossos olhos abrangiam! Nada de desgraças de maior, nada de "fim-do-mundo", nada de guerras, catástrofes com vítimas humanas, politiquices, impostos, sobe e desce disto e daquilo. Somente árvores partidas, cheias nos rios, algumas inundações, nada que, de há 50 anos para cá, não se assista de vez em quando. A natureza mostrou a sua força pelas nossas bandas. Como tantas vezes faz. Reparámos que estamos cada vez mais escravos das nossas casas que mandam em nós e no nosso quotidiano mais do que seria desejável. O saldo? Não foi muito negativo. Por momentos e de repente, existíamos somente nós próprios e a natureza circundante, testava-se a nossa capacidade de contornar as dificuldades transformando cada hora no mais normal possível, e testava-se o instinto de sobrevivência sem ajudas externas. Água dos beirais, luz de velas, comida sem microondas, nem aqueles mil e um aparelhos electricos que as nossas cozinhas deixaram de dispensar.
ResponderEliminarOlha mais um escritor/a frustrado!!! Já te lembraste de publicar??? Fala com "ela" que estás garantido/a!...
ResponderEliminarLol... quem é o invejoso/a que quer o monopólio do blog? Ok. Desculpem se invadi o espaço de alguém. Na verdade não tinha o direito de escrever neste blog. Quanto ao "publicar", não entendi nada do que pretendeu insinuar. Mas, não. A minha profissão é outra. Fique tranquilo/a que não lhe vou fazer concorrência. Prometo! Quanto ao facto de eu escrever: faço-o com frequencia mas, para os meus amigos, filhos e netos. Existe o msn; o Facebook; o e-mail. Mais uma vez peço desculpas. Já me retirei! Viva o "GóisLivre", afinal, monopolizado e, ao que me parece, só para mal-dizer.
ResponderEliminarNão desista e continue a escrever. Eu gostei do que escreveu. Acho que faz todo o snntido. Também vivi a mesma experiência e fiz as mesmas reflexões. Este Blog será sempre o que nós fizermos dele...
ResponderEliminarVAMOS AGORA FALAR:
ResponderEliminarA oposição e dr.Mario Garcia,já falaram a Pres.Da Camara sobre o Grande Património que deixou á Camara o sr,dr.Travassos de Vila Nova cdo Ceira.
Relogios em ouros
Moedas de Ouro e prata
Quadros
Arte Sacra.
Onde para esse material?
Dava para fazer um museu na sua Terra Natal,mas ninguem ainda deu por isso.
O que está a dar e festas e petiscos,
A Dra Marlene não deve ter ocupção no local de trabalho e depois vem para o blog disparar em todas as direções,
ResponderEliminarVai te tratar estavas a contar com o taxo do teu amigo Francisco Dias.
Então Vitó, já tens muita gente na lista?
ResponderEliminarOs bombeiros já têm comandante? Quem é?
ResponderEliminarO Comandante é o Prates.
ResponderEliminarEntão ninguem sabe onde para o material oferecido á camara pelo saudoso Dr. Travassos,é que esse material foi ofercido mas tiveram que arranjar emprego para o sobrinho foi uma exigência da familia,em boa hora que tambem é das maiores competências que trabalha na camara
ResponderEliminarÓ Marlene estás a fazer-te de sonça
ResponderEliminarou és mesmo?Então não sabes quem é que vai ser o comandate?Estavas a contar com o posto para ires lá para Coimbra com o teu Pincel de carro do comando.HÁHÁHÁHÁ boa boa não te quizeram lá.
Ajudemos o Estado a reduzir despesa...
ResponderEliminarMeus caros,
Estava a admitir, nas próximas eleições, votar em branco ou nulo (...já não acredito em nenhuns...) mas apareceu-me uma opção que até me dá menos trabalho...
Pura e simplesmente, não ir lá...
Porquê?
Porque de acordo com a Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e das Campanhas Eleitorais: Lei nº 19/2003, de 20 Junho, com as alterações introduzidas pelo Dec. Lei nº 287/2003 de 12 Novembro, Declaração de Rectificação nº 4/2004 de 9 de Janeiro, Lei nº 64-A/2008, de 31 Dezembro e Lei nº 55/2010, de 24 Dezembro, cada voto vale para os partidos políticos 1/135 do salário mínimo nacional por cada ano da legislatura... ou seja, actualmente, 3.60 Euros por voto, por cada ano da legislatura (isto é, 14.40 Euros pelos 4 anos).
Mesmo no caso dos votos em branco ou nulos, esse valor é distribuído por todos os partidos concorrentes às eleições; logo, só se eu me abstiver de ir votar é que o valor do meu voto não é distribuído pelos partidos concorrentes às eleições...poupando essa despesa ao Estado.
Se os 5 milhões de eleitores não comparecerem às eleições (deixando-os ficar a falar sózinhos...e a nomearem-se uns aos outros...assim como assim o resultado prático será o mesmo...) poupam ao país mais de 70 milhões de Euros!
Isto meus amigos, são FACTOS.
Colaboremos pois com a austeridade,ajudando a reduzir a despesa do Estado! É por uma boa causa!
Aqui fica à vossa consideração. E que é atraente, lá isso é...
Permito-me sugerir que passem esta ideia às vossas “relações”
É mesmo isso que todos esses filhos da puta, chulos e incompetentes merecem.
ResponderEliminarJá o faço há anos, comigo não contam.
Classe vergonhosa.
Convite à população!
ResponderEliminarCasa Museu Alice Sande, com todo o seu espólio abre ao público, na próxima semana.
A entrada é livre.
Em Gois o dr.Mário vai regressar ao seu local de trabalho,já não pode ser vareador a tempo inteiro.
ResponderEliminarA dra.Lurdes Castanheira que deu o seu apoio a J.Seguro,se ele não cair até as eleições autarquicas,sera futura deputada,terminando a sua carreira em Góis,mas com uma boa reforma par ir até S.Martinho do Bispo.
As últimas atas da Câmara publicadas são da reunião de 13 de Novembro, entretanto já houve mais 4 reuniões. Será que é tão difícil concluir e publicar as atas atempadamente?
ResponderEliminarMunicípio de Góis
ResponderEliminarColuna A Coluna B Coluna C Coluna D Coluna E
Freguesias a agregar Freguesias criadas por agregação
Freguesias criadas
por alteração dos limites
territoriais
Total de freguesias Sede
CADAFAZ UNIÃO DAS FREGUESIAS
DE CADAFAZ E COLMEAL
UNIÃO DAS FREGUESIAS
DE CADAFAZ E COLMEAL
CADAFAZ
COLMEAL
Nenhuma ALVARES ALVARES
GÓIS GÓIS
VILA NOVA DO CEIRA VILA NOVA DO CEIRA
Julga-se que o blog "goislivre", será um instrumento democrático para discussão dos temas que vão surgindo no quotidiano da pequena Vila de Gois. Contudo, parece-me que só serve para atingir a Sra. Presidente, que desde já felicito por ser uma senhora sofisticada e educada, mas que está muito, mas muito mal acompanhada!
ResponderEliminarOra, se estamos num propósito de ver o nosso Concelho desenvolvido devemos sim, é contribuir com ideias. Provocar discussões salutares e ricas, que impulsionem projectos, mas projectos de valor acrescentada. Rotundas, passeios e casas da cultura, não vão atrair investimento para Góis. Isso é para Góis ver.
Sra. Presidente, estamos em ano de eleições, procure empresas que se fixem aqui, que apresentem projectos turísticos, agrícolas, etc.. Precisamos de abertura ao mundo, precisamos de mostrar as nossas praias fluviais, as nossas paisagens, mostrar que somos um bom investimento. Todos lucraríamos com isso, sobretudo V. Exa.
Continue bonita e simpática, mas seja mais inventiva e deixa lá os rodriguilhos para a campanha!!! Faça uma politica sofisticada.
Ela engana bem.... olhe tambgém já foi engadana. diga-me o que é que ela já fez de bom pelo concelho?. Nada!!!. qualquer merdas fazia a casa da cultura e o campo da bola. Agora fazer desenvolvimento... mas isso não é com ela. ~Só se o desenvolvimento surgisse das intrigas, das mentiras, das provacações, das faltas de caracter. da burrice e da estupidez. Ela é bem rica disso. Engana bem! Góis não merecia esta sorte. Que Deus nos acuda!
ResponderEliminarEx-deputado do PS condenado a 11 anos de prisão
ResponderEliminarCarlos Lopes recebeu sentença com «estupefação total»
Por: Redacção / CM | 2013-01-29 21:02
O ex-deputado do PS Carlos Lopes foi condenado a 11 anos de prisão pelos crimes de corrupção, peculato e falsificação de documentos, mas vai recorrer da sentença «absurda», disse, esta terça-feira, o seu advogado, Magalhães e Silva.
O deputado eleito por Leiria para a legislatura 2005-2009 e chefe de gabinete do último governador civil de Leiria tinha sido absolvido pelos mesmos crimes pelo tribunal de Figueiró dos Vinhos, a 18 de novembro de 2011.
O Ministério Público interpôs recurso desta sentença para a Relação de Coimbra, instância superior que mandou repetir o julgamento na Sertã. «Vamos recorrer. É uma sentença absurda. Mesmo que os factos estivessem comprovados, o que está longe de acontecer, seria uma sentença absurda. Não faz qualquer sentido», disse Magalhães e Silva à agência Lusa, um dia após a leitura do acórdão.
O processo remonta a 2005 quando o deputado foi eleito pelo círculo de Leiria e do despacho de acusação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) constavam situações de financiamento partidário ilícito, viciação das contas do município e desvio de fundos da Câmara para a campanha eleitoral autárquica do PS.
Em causa estariam verbas inferiores a 24 mil euros.
Carlos Lopes, contatado pela Lusa, considerou a situação «bizarra» e disse ter recebido a sentença com «estupefação total».
«É uma situação, no mínimo, bizarra. O julgamento até correu melhor que o de Figueiró dos Vinhos. Por isso, a estupefação foi total perante a sentença. Nas perícias efetuadas à minha conta bancária não houve nada que imputasse benefícios a meu favor, nem entradas de grandes valores. Aguardo com serenidade o desenrolar do processo, de consciência tranquila, como sempre, porque sei que nada fiz em proveito próprio», explicou.
Carlos Lopes revelou que este julgamento na Sertã teve três sessões, a última das quais na sexta-feira e que, na segunda-feira, já estava a ouvir a leitura do acórdão.
«Fui absolvido num e culpado noutro. Curiosamente, a juíza do coletivo disse na leitura que estava convencida de que não tirei qualquer benefício, vantagem ou aproveitamento pessoal, pelo que não teria sequer de ressarcir o Estado. Fui julgado a primeira vez neste processo e absolvido na totalidade dos crimes, sem qualquer dúvida para o coletivo de juízes de Figueiró dos Vinhos.»
Carlos Lopes, contudo, diz ter participado no processo autárquico de 2005, «em contatos para a campanha do PS e angariado alguns desses valores».
«Mas não para o Carlos Lopes e sim para o PS. As pessoas que testemunharam no primeiro julgamento fizeram-no de novo e disseram a mesma coisa. Não houve nenhum dado novo», esclareceu.
O DCIAP acusava o dirigente socialista e então deputado do PS eleito por Leiria de 19 crimes de corrupção passiva e de um crime de tráfico de influências.
Carlos Lopes respondia ainda por dois crimes de peculato em coautoria com outros dois arguidos - Pedro Lopes, seu irmão e ex-vice presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos e designado candidato do PS para as próximas autárquicas, e Luís Silveirinha, funcionário da autarquia.
Câmara lança novo concurso. São mais 150 000€ para enterrar na Casa da Cultura (D.R de ontem)
ResponderEliminarFUI VER E É MESMO VERDADE.
ResponderEliminarDATA: 2013-01-29
ACTO: Anúncio de procedimento n.º 431/2013
D.R. n.º 20 Série II
EMISSOR: Município de Góis
Ver página(s) em formato PDFTEXTO:
MODELO DE ANÚNCIO DO CONCURSO PÚBLICO
1 - IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DA ENTIDADE ADJUDICANTE
NIF e designação da entidade adjudicante:
506613399 - Município de Góis
Tipo de Contrato: Aquisição de Bens Móveis
Valor do preço base do procedimento 301147.25 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário principal: 31000000
Valor: 301147.25 EUR
Sra. Presidente!! Casa da Cultura para quem?!!? Somos uns labregos!!! Isto é um rodriguilho para a campanha! já viu que este género de obras só trás é pessoas contra a senhora. Estamos no séc. XXI, abra a pestana. Lá porque tem casa na Figueira e mora em Coimbra, não come as papas na cabeça a ninguém!! Não pense que por desfazer mais 150000€ na obra da casa da cultura, vai ter mais votos! Não vai!!
ResponderEliminarCompreendo que a senhora como socialista, tenha um complexo de esquerda e não aceite que o desenvolvimento é feito com investimentos e com músculo económico privado, ou que isso dê muito trabalho, ou que não traz votos a curto prazo, ou que a expõe ao erro, etc etc etc
Faça uma política inovadora, e esclarecedora!
Há pessoas do meu concelho que não merecem mesmo nada.
ResponderEliminarQuando há uns anos o falecido Girão quis resolver o problema do edificio da Associação Educativa que estava a cair de podre, devia ter era demolido aquilo e posto lá os iluminados cá da terra a pastar pedras.
E depois a Lurdes Castanheira devia ter posto la uma cerca para eles não fugirem de lá, como fazem na varzea aos leitões.
O dinheiro da CEE que para ali veio fica cá terra, não vai para a Lousã como o dinheiro que recebem da câmara, mas que compram lá casa.
Esses que passam aqui a vida a dizer mal de tudo e o que vive às custas da mãmã, porque nunca trabalhou na vida ficavam com as pedras maiores.
Tenham atenção as receitas da Camara. ISto vai ser a estoirar em arranjinhos e taxinhos de Verão para a malta amiga, que depois vão para a campanha. E mais não digo para já!
ResponderEliminarA Camara de Gois e igual ao Sporting.
ResponderEliminarTodos querem o presidente na rua,mas falta a coragem,e o dinheiro.
O Pó,Pó da dra.Lurdes
ResponderEliminaroferta da ADiber,pelo pres.Dr.Cabeças
O apartamento foi no sorterio roda da Sorte Goense,tá
Senhora Presidente não sei se lê este blog, mas se o faz entenda que estes comentários são de invejosos e que nada tem de fazer. Por isso continue e contamos com a sua equipa nas proximas eleiçoes.
ResponderEliminarPor favor tenha dó!
ResponderEliminarEu não tenho inveja da senhora, tenho é muita vergonha de ter uma presidenta tão mal educada.
Já agora, tenho muito orgulho de ser diferente de tal personagem!
Um politico de meia tigela é aquele que muda de partido com facilidade ora é do PSD ora é do PS ou ao contrario e é o que á mais politica de conveniencia
ResponderEliminarEles andam todos aflitos.
ResponderEliminar1. Ainda não têm candidato, pois ninguém que dar a cara pelo PSD em Góis. Também com dirigentes daqueles quem seria o maluco;
2. A Câmara, apesar dos cortes financeiros do actual Governo, tem vindo a fazer o seu trabalho, que é reconhecido pela generalidade dos Goienses;
3. Não têm politicas alternativas e credíveis para o Concelho. Só criticam sem propostas sérias para o Concelho;
4. Criticam a Sra. Presidente pois é a unica que não lhes dá confiança, a unica que lhes faz frente e cuja competência é inquestionável, sabendo bem o que quer para o Concelho;
Força Dra. Lurdes. Góis precisa cada vez mais de si.
Fora dr. lurdes góis está farto de si
ResponderEliminarTu é que estás farto, porque deves ser daqueles que ela pôs a trabalhar.
ResponderEliminarQuerem falsificar documentos,foprjatr outros.
ResponderEliminarNós aqui em Góis sabemos quem faz.
Podem irem aos serviços informativos
da Adiber e CMG. ok !
Meu caro anonimo achas que com politicos tipo Mário Garcia,Miguel Mourão,Antonio Gonçalves e outros burros que fazem parte da comitiva vamos a lado algum só se for a caminho do abismo,mas numa coisa tens razão as alternativas não são as melhores.
ResponderEliminarEm Góis o que mais há são "alternativas"!... São todos muito "inteligentes"!... É por isso que os de fora nos(se) "governam" há mais de 30 anos!...
ResponderEliminarENTAO O QUE ACONTECEU AO SR, DR, EXMO MARIO GARCIA DIZ QUE TEVE UM ACIDENTE ? COMO FOI? SE FOSSE ALGUNS DIAS ATRAS TINHA IDO NA CHEIA DO RIO CEIRA ...
ResponderEliminarFOI NO CARRO DA CAMARA? SE FOI MAIS UM PREJUIZO PARA O POVO ... TEM QUE COMPRAR OUTRO ESSE DINHEIRO JA DAVA PARA OUTRA COISA MAIS IMPORTANTE CARENCIA POR EXEMPLO
ResponderEliminarNovidades nada, nadinha. Algo que interesse ao desenvolvimento???!!! Nada, muito bem.....
ResponderEliminarSabes que é assim: de manhã, festa na Monteira, com almoço. Depois, posse nos Bombeiros, com lanche. A seguir, festa na Casa do Povo de VNC, com ceia.
ResponderEliminarNo intervalo, há que conduzir e depressa para não perder pitada. Depois, há o Baião que tem uma rede e que amola os carros. O últimoa amolar-se é o povo de Góis que sustenta esta escumalhada toda.
Fora de brincadeira,alguem me pode informar quem são os candidatos do PS ePSD para as Autarquicas aí em Gois? Muito obrigado
ResponderEliminarCaros anónimos: A Câmara tem seguros que paga regularmente para não ser o povo a pagar acidentes, como, infelizmente, algumas vezes acontecem, inclusive com mortes. Quanto aos almoços, lanches e jantares, aposto que a família (cônjuges e filhos), agradeceriam, muito mais, a presença dos seus familiares. No entanto, é como a velha história do "Velho, o rapaz e o burro": se vai é porque gosta de "festas"; Se não vai, é porque despreza as associações e entidades que convidam. Felizmente que o "Santo discernimento" ainda impera nas atitudes de alguma gente que não se conduz por críticas de anónimos (covardes, amigos pela frente e porcos na frente do teclado)
ResponderEliminarMeus caros então vocmecês não sabem o Mário Sacristão tinha marcado com os sócios dos ralis uma reunião vá que não vá e meio distraido penssou em atalhar atravessando o rio a nado só que esqueceu-se da rede e zás embrulhou-se com ela e lá se foi o nosso carrinho,sim porque o dele não é para estragar.
ResponderEliminarQuem brinca com acidentes... não tem qualificação possível! Quem será o próximo? Espero que tenha tanta sorte como o Mário Sacristão e que, também, tenha o carro no seguro. O susto chegará para calar a matraca! creio!
ResponderEliminarGóis Terra dos Petiscos,e Foguetes,PUM,PUM,PUM.
ResponderEliminarViva Góis
Em Góis, pior do que o maior opositor (ou lider da oposição) ser um burro estúpido, cobarde e hipocrita é ter pessoas que mesmo no anonimato ousam escrever estas coisas ou até mesmo a pensá-las. Só revelam que no isolamento dos seus aposentos e das suas mentes são estupidas, cobardes e hipocritas... diria até inúteis!
ResponderEliminarEste blog podia servir para tanta coisa mais que não isto... que tristeza. A vida é mais do que isto ó inúteis!
Não gostas,ainda não estás a santos
ResponderEliminarInutil és tu e aquele que te fez as orelhas.
ResponderEliminarNo jornal o Varzeense o sr. presidente da junta de Alvares agradeceu;á sr. presidenta,ao sr serra e ao sr. antonino dois trabaladores da EDP já reformados á quatro anos, pelo empenho na montagem de dois geradores em alvares, esqueceu-se de agradecer á EDP,isto é que é fazer politica mesmo com a desgraça dos outros,está a ver o reinado a acabar.
ResponderEliminarEle sabe lá o que diz. Ele não sabe se estão reformados ou não . Recebru uma ordem para escrever e escleveu. Não vês que a outra da Santa Casa fez o mesmo? Esqueceram-se de agradecer a não colocação de um gerador nas bombas de água que fizeram com que a Várzea estivesse 4 dias sem água. O que interessa é que o Varzeense ponha as noticias encomendadas para os de Lisboa pensarem e agradecerem empenhadamente o magnífico trabalho desempenhado. O resto, são cantigas.
ResponderEliminarFaço votos que a nova Direção da Casa do Povo de Vila Nova do Ceira,tenha sucesso no seu mandato.
ResponderEliminarNada de politica,conforme era a vontade do sr.Monteiro e José Rodrgues e outros vermelhos da nossa Praça.
Já basta de Ditaduras,C.M.Gois,Adiber,Sanmta Casa,Bombeiros.
Voces jovens deram o exemplo,que podemos avançar para o bem estar das pessoas de Vila Nova do Ceira,sem os Iluminados do poder.
Força Rapazes
aCIDENTES, TODOS PODEMOS TER. AGORA ALGUÉM QUESTIONA O QUE SE PASSOU? A QUE VELOCIDADE CIRCULAVA? ENTÃO ENTRA NA BERMA, ATRAVESSA A ESTRADA E VAI DERRUBAR A REDE DO BAIÃO? A QUE VELOCIDADE IRIA? DE ONDE VINHA? PARA ONDE IA? O CARRO É DA CM, PORTANTO PÚBLICO. COM SEGURO OU SEM ELE, SE FOR PARA A SUCATA, DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? QUER DIZER, O EDGAR CAI, COM A MOTA DELE, MAGOA-SE FORTEMENTE E DIZEM QUE É UM JOVEM INCONSCIENTE, MALUCO, COM O VÍCIO DAS VELOCIDADES, ETC E ESTE COITADINHO IA "DEVAGARINHO" NO CARRO QUE É NOSSO, PODIA TER ATROPELADO DUAS PESSOAS E NÃO IMPORTA: O SEGURO PAGA!
ResponderEliminarOs senhores parece que estão na assembleia só ladram!
ResponderEliminarFaçam politica e discutam os verdadeiros problemas porque esta Sra Presidente é um anormal qualquer.
Perguntem o que é que ela já fez para desenvolver o conselho em termos reais e nominais! Quais investimentos captaram empresas do sector primário ou secundário ou mesmo do terciário!!
Os senhores do PSD se não têm candidato importem-no!!! Há muito boa gente capaz de fazer política nessa localidade, veja-se o caso da Sra Presidenta, vive em Coimbra, tem casa na Figueira e ainda por cima é Presidenta em GOis!!! Foi também importada!!!!
Só não ganham se não quiserem!!!!
O Mário Sacristão, também podia ter morrido. Quem se importa para além da família que ele abandona regularmente, também aos fins-de-semana, há muitos anos para estar presente em "eventos públicos"? O seguro não paga vida. Assim como, penso que ninguém tem acidentes propositadamente. Podia ter atropelado alguém, sim. até poderia ter atropelado algum dos próprios filhos, que também circulam nessa estrada. Graças a Deus que não houve prejuízos humanos ou físicos. E agora? Esse SENHOR QUE ESCREVE COM MAIÚSCULAS FICOU SEM JUSTIFICAÇÃO PARA IR AO FUNERAL?
ResponderEliminarO PSD se tem dificuldades vá ter com o Marcelo Nuno e arranjem um ou uma para-quedista jeitosa(o). Se calhar ganha, porque esta Maria de Lurdes, até passa por ser uma gaja boa em Gois. Eh eh eh eh eh eh. Quando não passa de uma velha como tantas outras da cidade!
ResponderEliminarLamentável o que se diz aqui sobre um acidente de viação que poderia ter consequências fisicas bem mais graves.
ResponderEliminarGóis no seu melhor!
É verdade!! Se não pode desejar mal às pessoas dessa forma, é vergonhoso. Que se faça politiquice, mesmo que brejeira tudo bem, agora matéria do foro pessoal e dessa forma, repudio veemente. Parem lá com isso sff.
ResponderEliminarBem dito Serra! Ás vezes falas bem!!!
ResponderEliminarA BRONCA está quase a sair,ainda vamos ver a dra.Lurdes e alguns camaradas outra vez em Tribunal,Corrupção será ?
ResponderEliminarJá se fala no assunto na Vila,dentro da Camara.
Vamos ver o que vai dar.
Não assinem nada que seja para limpar a imagem dos politicos,caros colegas da Camara Municipal,sejam firmes e serios.
Esta Festança vai ter um fim triste,pode haver perca de mandatos
pelo lado do PS,que já está de super aviso.
Cartaz da camara municipal de gois publicado no site sobre II ENCONTRO(S) a realizar 13/2/2013.
ResponderEliminar_Onde se lê Prof.Doutor Alexandre Quintaniha deve ler-se:
_Prof.Doutor Alexandre Quintanilha
Lá na CMG são tantos que até se atrapalham uns aos outros. Depois dá nisto.
As obras em casa do vereador Mario Garcia continuam em bom ritmo,os fiscais não veem ou está isento?
ResponderEliminarOs fiscais só vem o que lhes apetece. Andam a mamar à grande...
ResponderEliminarAndam a arrasar e a presidenta não vê nada, aceita tudo que eles fazem. Eles andam-lhe a fazer a folha em ano de eleições.
E depois tem uma dupla de juristas que lhes dão força. Tá bonito tá.
A Fiscaslização só actua conforme é amizade ploretária do Concelho.
ResponderEliminarPor isso o Tio Alvaro dos Sequeiros vão avançar na Regateira com um Parque Temático Patinagem sobre o Gelo.
Até tem uma balança para pesar os concorrentes,tudo sem projecto é sempre abrir.
O Orlando Alvarinhas e um dos ficais (pensamos que seja o Nuno), que andaram a fazer o levantamento para efeitos de avaliação dos prédios urbanos, são uns autênticos corruptos.
ResponderEliminarEm algumas aldeias, existem casas não habitáveis, mas com paredes robustas e telhados, que por serem de amigos ou de pessoas que lhes terão oferecido algumas coisas (sobretudo o tais almoços “grátis”), foram avaliadas como ruínas, quando os respetivos proprietários são quase sempre os que têm maiores possibilidades económicas.
Por seu lado e nas mesmas aldeias, algumas casas nas mesmas condições, mas pertencentes a outras pessoas, foram avaliadas normalmente e têm valores patrimoniais cerca de 3 a 4 vezes superiores às das primeiras.
É que a competência de avaliação, sendo de peritos a funcionar junto dos Serviços de Finanças, estes basearam-se nos dados carreados pelos técnicos da Câmara.
Se estas situações não forem investigadas e corrigidas, um dia vão-se saber algumas situações concretas.
Já ontem era tarde! Dói-te??? Se te dó vai ao médico!...
ResponderEliminarAs avaliações estão a ser feitas á pressa na secretaria da camara e das finanças,quando devia ser no local,assim umas vezes fica projudicado o estado outras são os contribuintes é uma autentica vergonha aquilo que está a acontecer,e ninguem ve nada
ResponderEliminarA Camara de Góis não é exemplo Autarquico.
ResponderEliminarO poder e corrupção andam de mãos dadas.
Alguem da oposição foi saber como uma funcionária da Adiber,ofereceram um carrinho todo porreiro.
O andar na Figueira da Foz,alguem sabe explicar.
Ainda vai aparecer mais porcaria.
URGENTE
ResponderEliminarPrecisamos de Oposição em Góis,entrada imediata.
Contrato de trabalho por 4 anos,que pode ir até 8 anos.
Salário a combinar.
Tem carro
Cartão de crédito
Subsidio de Ferias e de Natal
O candidato basta ter o curso igual ao RElvas.
Mas atenção não pode ser natural de Góis.
Falar com o sr.José Briones.
O caderno de encargos não está completo. Também tem de ser corrupto, e FDP quanto baste!...
ResponderEliminarNo dia 8, um anónimo denunciou: "As obras em casa do vereador Mario Garcia continuam em bom ritmo,os fiscais não veem ou está isento?" Não sou fiscal mas passei lá para conferir o que aqui foi dito.
ResponderEliminarAgora pergunto: Quais obras? Só vi um murito com a altura de 1 bloco a dividir um terreno agrícola. Será que a casa do Vereador sendo um apartamento no 1º andar do único prédio que existe em Vila Nova do Ceira, está a crescer por algum subterrâneo? Srs. fiscais vão lá ver se descobrem! Da rua, não consegui ver nada a crescer na casa do homem (só de for alguma marquise na varanda (mas acho que nem isso).
URGENTE
ResponderEliminar[...] 09-02-2013
Correcção:
URGENTE
Precisamos de Oposição em Góis,entrada imediata.
Contrato de trabalho por 4 anos,que pode ir até 8 anos.
Salário a combinar.
Tem carro
Não tem Cartão de crédito
Nem Subsidio de Ferias e de Natal
O candidato Não precisa de ter o curso nem sequer igual ao RElvas (basta beber uns copos com o people).
Mas atenção não pode ser natural de Góis.
Falar com o sr.José Briones.
Peço desculpas pela correcção, mas, sr. José Briones, não vamos enganar mais o pessoal! por favor... já basta o Coelho!
Não vêz as obras ou não queres ver,não te entressa, estás-te a defender a ti própio,se fosse nos outros já vias.
ResponderEliminarExmo. Sr. anónimo, quando diz: "Não vêz as obras ou não queres ver….", por acaso sabe do que está a falar ou também é dos que empranham pelos ouvidos e vomitam mentiras? Já que insiste, diga lá, AQUI, concretamente, que obras é que vê na casa do vereador? Mas, diga com detalhes que obras são essas, para, quem lê o que escreve, e não pode confirmar a veracidade,consiga perceber a acusação que lhe faz! Para já, quando diz: "As obras em casa do vereador Mario Garcia continuam em bom ritmo..." É mentira! VOCÊ É UM MENTIROSO! O homem vive num apartamento e não se vê lá obra nenhuma. Depois, se se refere a uma fila de blocos, para uma suposta vedação que ele está a colocar num quintal junto à estrada (que não tem casa nenhuma), seria bom que explicasse se é a isso que chama obra em casa. Agora, pergunto eu a este anónimo: é proibido ou é necessária licença para vedar um quintal, com um bloco e rede? Se é, apesar de ainda não se ver rede nenhuma, os fiscais que atuem, pois o bloco já lá está. Também é bom conferir, no caso da referida licença ser necessária, se por acaso não foi passada. Igualdade para todos é o que defendo.
ResponderEliminar