quarta-feira, 29 de maio de 2013

Faleceu José Cabeças antigo presidente da Câmara de Góis


Faleceu, hoje, devido a doença neurológica, o antigo presidente da Câmara de Góis, José Domingos Cabeças.
José Domingos de Ascensão Cabeças, nasceu no dia 27 de Fevereiro de 1953, na Freguesia de Assunção, em Elvas. Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, cujo curso concluiu em 1977.
Iniciou o Serviço Médico à Periferia em 1 de Fevereiro de 1980, no concelho de Góis, prestando assistência médica às populações de Cabreira, Cadafaz, Colmeal e Cortes.
Após conclusão da especialidade em Clínica Geral, em 1985, passou a exercer as funções de Chefe dos Cuidados Personalizados de Saúde no Centro de Saúde de Góis, tendo sido posteriormente nomeado Director do Centro de Saúde.
Em 1989 foi nomeado pela Ministra da Saúde, Director do Instituto de Clínica Geral da Zona Centro, tendo sido reconduzido no cargo em 1993, onde organizou e coordenou várias acções de formação destinadas a médicos e estagiários.
Entre março de 2000 e maio de 2002 exerceu as funções de presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, nomeado por despacho conjunto do primeiro-ministro, António Guterres, e da Ministra da Saúde, Manuela Arcanjo.
Autor de diversos textos sobre a sua especialidade médica, publicados em revistas médicas. Na qualidade de autarca foi presidente da Assembleia Municipal de Góis, entre 1994 a 2000, presidente da Câmara Municipal de Góis e em dois mandatos presidente da Assembleia Municipal de Góis.
Enquanto dirigente Associativo, em 1989 liderou o processo de reactivação da Santa Casa da Misericórdia de Góis, tendo assumido as funções de Provedor da Mesa Administrativa, cargo que exerceu desde então até fevereiro de 2011.
Em 25 de Outubro de 1994 fundou, em conjunto com outras pessoas interessadas no desenvolvimento do Concelho, a Associação de Desenvolvimento Góis, mais tarde ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, tendo sido seu Presidente da Direcção desde essa data até Fevereiro de 2011. Em Assembleia-Geral da Associação, realizada em Novembro de 2010, foi distinguido com a categoria de Sócio-Honorário.
Foi distinguido com o título de Sócio-Honorário por diversas Comissões de Melhoramentos do Concelho de Góis.
Em 13 de Agosto de 2012 foi distinguido com a Medalha de Ouro do Município de Góis, que lhe confere o título de Cidadão Honorário deste Concelho.
Na legislatura de 1995 a 1999, foi Deputado à Assembleia da Republica, eleito pelo Circulo de Coimbra.
Foi membro da Comissão Nacional do Partido Socialista e do Secretariado da Federação Distrital de Coimbra do PS.
O atual presidente da ADIBER, Miguel Ventura, em comunicado lamenta o desaparecimento de José Cabeças.
"O Dr. José Cabeças será sempre recordado como um exemplo de humanismo, de solidariedade e de cidadania, que norteou a sua vida com base nos ideais e valores da fraternidade e lealdade perante o seu semelhante e pela entrega permanente à causa publica", frisa.
De José Domingos Cabeças "retemos a capacidade e a visão reveladas pelo espírito empreendedor e inovador presentes em todas as acções que desenvolveu, afirmando-se como um líder que incutiu motivação e entusiasmo nos seus colaboradores mais directos, com eles partilhando as suas competências e saberes, num processo possibilitou a qualificação da intervenção das Instituições que dedicadamente serviu, nomeadamente a ADIBER".
O corpo de José Cabeças estará em câmara ardente na Igreja de São José, em Coimbra, a partir das 15H30 de hoje, onde se realizará amanhã, pelas 14H00, a missa de corpo presente, após o que o funeral seguirá para o Crematório da Figueira da Foz.
in, CentroTV, 22.05.13

7 comentários:

  1. Anónimo2/6/13 02:52

    para um homem "tão importante"... nem uma palavrinha... ingratos...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/6/13 04:54

    É melhor assim. Politiquices à parte, este Senhor sim, fez muito por Góis. O resto são chinesices!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/6/13 05:13

    Volta Cabeças, estás perdoado.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/6/13 07:47

    OS livros ficaram cá

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/6/13 11:38

    Pois ficaram, os livros.
    Mas esta senhora não tem pinta para os ler nem sequer aplicar as suas teses.
    Falta-lhe tudo, educação, modos, nível, princípios, espírito de liderança, etc...
    Se pagou ou não ele ainda cá tinha uma casa, agora ela? Só cá vem buscar a massa: Ordenado chorudo, carro, telemóvel, viagens, almoçaradas
    Chama-se a isto chulice, e da grande.
    Góis e as suas gentes merecem muito mais do que esta fachada toda.
    Não precisamos que venham iluminados de fora para gerir os destinos da vila. Fazer esta merda também o pessoal de cá fazia.
    ABRAM BEM OS OLHOS:
    Isto tem de ter um final feliz. Vejam bem: quem ocupa os melhores cargos públicos ou de destaque do concelho??????? Quem???????
    Tuda gente de fora. Atão os de cá têm de ir trabalhar e ganhar o sustento fora da terra e vêm os de fora ocupar os melhores cargos?????
    Revolução.
    Não é pelos nossos lindos olhos.
    Não dão lucro nenhum à terra, até os almoços vêm na lancheira, só cá fica o lixo.
    E não venham dizer que são mais competentes que os de cá, é cada merda que fazem nos seus serviços que até doi. Só que lá está é que sabe. Cada um pior que o outro.
    Se isto acabar são eles os principais prejudicados, afinal não têm paradeiro em mais lado nenhum.
    Muito mais havia a debater e a lembrar mas fica para depois.
    E depois andam uma cvambada de invélidos de olhos vendados a fazer de comitiva, quie quando a senhora caga um p&%$# vai tudo lamber. Que miséria chegou a minha terra.
    Se aparece alguém de Góis a querer mudar alguma coisa, aqui del rei que é uma besta e que só quer tacho. Tem logo todos os defeitos do mundo.
    ABRAM OS OLHOS SEUS ESCRÁPULAS. TENHAM JUÍZO.
    TENHAM VONTADE PRÓPRIA, NÃO SE DEIXEM ENGANAR.
    MAS AFINAL QUEM É QUE QUER TACHO????????
    Já para não falar do mau ambiente que se vive nos corredores da câmara. Intriga, inveja, tudo o que é mau. E vem tudo de cima. Mas foi tudo planeado pela senhora para governar. Aquele velho ditado: dividir para reinar, caso contrário já tinha ído há muito...
    (Continua)...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/6/13 11:40

    Venha um presidente de cá, seja Sampaio, Diamantino, ou quem quer que seja.
    Mas de pouca vergonha já chega.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo7/8/13 18:38

    Senhores responsáveis pela Casa da Cultura e pelo Município de Góis:
    Têm de equacionar a forma como são realizados os "estágios" das orquestras em Góis no edifício da casa da cultura.
    Está a começar mal.
    É indecente que por vários dias consecutivos e por vários períodos se faça tanta algazarra e barulho paredes meias com a casa Rosa Maria, onde há doentes em internamento especial a precisar de descanso.
    E numa zona onde há casas com pessoas a querer dormir.
    É que se prolonga pela noite dentro, por vezes até de madrugada - 2.00h da manhã ou mais.
    São gritos, barulho de movimentação de objectos a bater, musica em altos berros, canções em couro, etc...
    Já para não falar no lixo que deixam em qualquer lado, mesmo à frente da CCG.
    O que se está a passar há dias, e há umas semanas atrás não é tolerável.
    As autoridades também devem andar distraidas, não se admite tanta falta de civismo de jovens que vêm para cá "estagiar" (pensam os pais).
    São iniciativas boas para o concelho mas tem de haver mais moderação.
    Assim não, vai dar chatice.

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.