quarta-feira, 29 de maio de 2013

Investigação: Concelhos de Tábua, Góis e Penela com mais casos de suicídio


Tábua, Góis e Penela são os concelhos que registam taxas de suicídio mais elevadas, num estudo levado a cabo por uma equipa multidisciplinar de investigadores da Universidade de Coimbra (UC).
taxa de suicídio tem uma correlação evidente com o grau de ruralidade, a densidade populacional e o nível de rendimentos mensais, concluíram os investigadores, que estão a realizar um estudo sobre o suicídio e as condições sócio-demográficas.
Montemor-o-Velho foi o concelho do Litoral que registou maior prevalência, enquanto a distribuição dos óbitos por concelho do Interior, por cada 100 000 habitantes, sendo heterogénea, revela taxas de suicídio mais elevadas nos municípios de Tábua, Góis e Penela.
Nos 17 concelhos do distrito de Coimbra, entre os anos de 2000 e 2004, os homens representam 80,20 por cento dos óbitos por suicídio e as mulheres 19,80 por cento, apurou a equipa de investigadores do Departamento de Ciência da Vida da UC, liderada por Manuela Alvarez.
Populações residentes em freguesias mais rurais, populações mais isoladas e com rendimentos mais baixos revelam uma maior ocorrência de suicídios.
Embora a maior parte das mortes esteja associada a pessoas com mais de 65 anos, os concelhos de Penela e Vila Nova de Poiares são excepção, apresentando uma maior prevalência na população jovem, com idades entre os 15 e os 24 anos.
Enforcamento e envenenamento são as formas mais escolhidas para pôr fim à própria vida.
O universo do estudo é composto por 197 suicídios observados no distrito de Coimbra (entre os anos de 2000 e 2004) e 16 497 outros casos registados nas sub-regiões NUTS III (de 1991 a 2010).
Estes resultados devem ser considerados na interpretação da variação dos valores da taxa de suicídio ao longo do tempo e do espaço e, deste modo, contribuir para o esforço de clarificação da problemática do suicídio em contexto social”, defende Manuela Alvarez.
Os primeiros resultados desta investigação vão ser apresentados durante o I BAM (Bio Anthropological Meeting), que decorre em Coimbra, de 31 de Maio a 01 de Junho.
por CP, in Campeão de Provincias, 29.05.13

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.