quarta-feira, 20 de julho de 2011

O homem que inventou a Wikipedia e Liberdade de expressão Online


Jimmy Wales é um homem que faz campanha pela liberdade da Internet. Recentemente falou com jovens apoiantes da Amnistia Internacional sobre os direitos humanos na China - e porque é que é tão importante que os governos nunca tenham permissão para controlarem a Internet.

Neste momento a China tem mais Internet surfers que qualquer outro país no mundo, no entanto estas pessoas podem apenas ver aquilo que o governo chinês as deixa ver. Por exemplo, na China  muito provavelmente não se pode ver uma das fotografias mais emblemáticas no mundo; quando a 5 de Junho de 1989, um homem de sacos na mão, se opôs aos tanques que desfilavam na praça de Tiananmen. Esta fotografia deu a volta ao mundo e milhões, talvês até biliões, de pessoas a reconhecem.

Eu visitei uma escola na China, falei com uma turma de estudantes com cerca de 18 anos que estavam prestes a ir para a universidade. Tinha esta mesma fotografia no meu telemóvel e mostrei-a. Nenhum deles reconheceu a fotografia, nem tão pouco qualquer um dos professores. Se tentarmos ver esta foto online na China, no ecrã aparece um símbolo que diz "conteúdo não autorizado".

Visitei a China algumas vezes;é um país muito bonito. Se apenas visitar Beijing, ficará com a sensação de que é uma cidade muito moderna e rica, mas à volta da cidade existem imensas áreas de pobreza extrema. Quando visitei o escritório de informação do Ministro de Estado, ele disse "Não há censura na china...Algumas coisas são ilegais, sim, mas todos os países têm regulamentação." Portanto nunca se fala de censura, fala-se antes em dificuldades de acesso ou algo parecido.

A Internet é indissociavel de Liberdade de Expressão, desde a forma como está desenhada, à forma como participamos nela. Este meio de comunicação é participativo, nós não somos apenas receptores como com a televisão, onde as autoridades centrais podem escrever o que quiserem e mandar difundir. A Internet é maior que os jornais, que a radio e até mesmo maior que a televisão, em termos de informação que se pode obter e do número de pessoas que podem participar.

A Internet não é a resposta para todos os problemas do mundo, mas é sem dúvida um instrumento poderoso. Esperemos que o número de pessoas com acesso a este meio de comunicação, aumente ao longo dos tempos. Portanto é muito importante, mesmo mais importante do que alguma vez foi no passado, que os governos não sejam autorizados a terem controlo sobre a Internet. Deveria ser sempre um lugar onde as pessoas comuns se podem reunir e discutir que tipo de governos devem ter e se os governantes estão a fazer um bom trabalho. É preciso certificar-mo-nos de que temos a habilidade de, falar sobre como as coisas de facto são, sem  sentir qualquer medo de castigos; e de nos juntar-mos e dizer "hei, precisamos mudar as coisas!"
in Revista da Amnistia Internacional Jul/Agosto 20011


18 comentários:

  1. Estaria tudo muito certo, se não fosse a escumalha dos FILHOS DA PUTA que, sob a máscara do anonimatam, atentam impunemente contra a liberdade de cada honesto cidadão, sujeito a borrar-se na merda que esses bandalhos produzem. Essa é que é essa, seus degenerados filhos de uma mula mal.parida! TIR

    ResponderEliminar
  2. Ai sim?! Realmente levantar falso testemunho contra o comum do cidadão está errado, agora figuras públicas são figuras públicas!

    O que tu tens vindo a expressar, é simplesmente repúdio, linguagem de escarnio e mal dizer perante tudo o que ponha em risco o bem estar do actual poder e todos os chulos a orbitar o mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Escreve em português que se entenda, pá! TIR

    ResponderEliminar
  4. Ó Nunes cala-te!!! Vai mas é p'ra Aigra aprender a ser poeta! Sempre há por lá uns corvos para te ouvirem a lenga-lenga!!! Por uma vez esta gentinha do GóisArte acertou em cheio!!!
    AHAHAHAHAHA!.....

    ResponderEliminar
  5. Realmente o que não entendo é como é que é possivel a Câmara incluir esta besta do Nunes num evento público como o GóisArte!!!
    Bem, se calhar até nem está mal: lixo conjuga-se com lixo, merda com merda, bestialidade com bestialidade!!!
    O contrário é que seria de estranhar!...

    ResponderEliminar
  6. Bolas ó Nunes! Esta doeu! Mesmo no osso!!! E tu,nem pio...

    ResponderEliminar
  7. Tanto paleio da m... Agora coisas serias, sabiam que existe uma nova casa de banho ali na zona do martir??? È verdade os funcionários da camara limparam a casinha que estava a servir de retrete (já que não a encheram de agua as pessoas tavam a tentar enche-la com outras coisas), e depois um dos funcionários da camara deu o exemplo pa quem quis ver e fez 1 xixizinho na parede da nossa ponte centenária...é que a casa de banho mais próxima tava mt longe (cerca de 50 ou 100 mts)...Cambada de suinos...em casa tb devem fazer pas paredes...

    ResponderEliminar
  8. Portanto, este blog parece fazer a ponte entre o município e o povo. O povo vem aqui comenta o que vai de errado e o município vai a correr rectificar. Óptimo! e ainda dizem que é uma vergonha....

    ResponderEliminar
  9. Então ó pázinho "em fúria"...
    O homem alçou a perna e... aí vai disto!!!
    Que tens tu que andar a espreitar? Ou também és dos "larilas" encapotados?!!!
    Seu voyeurista!!!
    Pelos menos alguns têm a decência de não vir para a praça pública "confessar" as... paranóias!

    ResponderEliminar
  10. Realmente é de uma paranóia....ou alguém terá que ir ver a palavra a dicionário. Os homens a urinar na rua identificam-se a km e de costas. É uma pouca vergonha!

    ResponderEliminar
  11. Mijar na rua mijam os cães. Os nojentos que os defendem são outros porcos. Provavelmente foi assim que a vossa mãe vos ensinou, ela também a mijar em pé, à vossa frente.

    ResponderEliminar
  12. Ó meu menino!... Tu lá saberás... do que te lembras!... Não haverá por aí uns traumas... mal curados!...
    Além disso, mijar na rua é óptimo: sabe bem, é ecológico, e aduba as plantinhas!...
    Ora experimenta e verás!...
    Bem, tu até nem sabes outra coisa, mas vieste para aqui armar!...

    ResponderEliminar
  13. És uma besta quadrada. Qualquer porco que mije na rua e eu vá a passar mais a muinha família, após lhe chamar porco e dizer-lhe para ir mijar à frente da maezinha dele, se se armar em xico esperto, como tu agora, arrisca-se a que lhe enfie no focinho um par de murros.

    ResponderEliminar
  14. Temos hómem...

    ResponderEliminar
  15. Dás murros dás. E logo ao par.
    Se der para o torto és o 1º a fugir, ou já te esqueceste?

    ResponderEliminar
  16. No que deu o "Góis livre"! Conversas de mijo!... Cum carago! TIR

    ResponderEliminar
  17. É para aliviar um bocadinha estar sempre a falar da mrd que ocupou a câmara, com muito pouca diferença de votos devesse dizer.

    ResponderEliminar
  18. "Aliviar um bocadinha", pá, ou aliviar a bexiga?... TIR

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.