quinta-feira, 28 de julho de 2011

CLDS de Góis quer estimular espírito empreendedor entre os jovens


Incutir um espírito empreendedor, sobretudo entre os mais jovens, de forma a fixá-los no concelho de Góis, é um dos principais objetivos doContrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) do município, apresentado hoje.
Divulgado em sessão pública na Câmara Municipal, o projeto intitula-se “Consolidar Laços, Disseminar Solidariedade” e arranca segunda-feira no concelho de Góis (Coimbra), prolongando-se até 2014.
O CLDS de Góis, cuja entidade coordenadora local é a Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER), apresenta como primeiro eixo o emprego, formação e qualificação, com intervenção nas áreas da empregabilidade e no apoio ao empreendedorismo.
Um dos seus principais eixos é “o emprego e o empreendedorismo: tentar incutir um espírito empreendedor, sobretudo entre os mais jovens, para os fixar no concelho”, mas abrangendo também a população ativa, disse hoje o presidente da ADIBER, Miguel Ventura. 
“Ao estimularmos o empreendedorismo, estamos a criar novas empresas, novos postos de trabalho, a criar mais riqueza e a diversificar os rendimentos, aumentando a a qualidade de vida da população”, realçou.
A criação do GOIS [Gabinete de Oportunidades de Inserção Social] Empreende, de uma incubadora de empresas e a requalificação da Quinta da Ribeira são algumas das ações previstas neste eixo, adiantou o presidente da ADIBER.
Com um orçamento global de 524.989,55 euros, o programa contempla também os eixos “Intervenção Familiar e Parental – Desenvolvimento de ações de apoio à comunidade, às famílias e à população idosa, promovendo a inclusão” – que prevê, nomeadamente, um sistema de apoio à distância aos idosos – e “Capacitação da Comunidade e Instituições”.
O projeto beneficia “toda a população de Góis (4.200 habitantes), direta ou indiretamente”. Entre os seus beneficiários diretos figuram cerca de 500 pessoas, disse Miguel Ventura.
Melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, promovendo a sua inclusão social, através de ações que contribuam para combater a pobreza persistente e a exclusão social em território deprimido, é o seu objetivo principal.
Ao intervir na sessão, a presidente da Câmara de Góis, Maria de Lurdes Castanheira, salientou as “ações inovadoras presentes no CLDS, ao nível da promoção do empreendedorismo, criando condições para incentivar as populações a integrarem o mercado de trabalho através do aproveitamento do potencial endógeno do concelho, nomeadamente dos produtos locais” de qualidade.
“Ao nível do apoio familiar e parental, não podemos deixar de destacar a criação da Academia Sénior, que funcionará no Centro Cívico e Cultural de Góis, conferindo-lhe uma nova dinâmica, a qual prevê um conjunto de atividades que irão promover a ocupação saudável da população mais idosa, num processo de transmissão de saberes que urge preservar, reforçando a identidade deste território”, referiu.
in Diario as Beiras 28/07/2011

29 comentários:

  1. Não é que o diaria das beiras se enganou e colocou uma foto da LC quando o entrevistado é o presidente da ADIBER?! A promiscuidade entres estes e as instituições que lideram está cada vez mais descarada. Ela não perde uma para dizer que é obra sua.

    ResponderEliminar
  2. Vêm para a praça falar em estimular o empreendimento jovem, mas é tudo uma grande treta. Soube de umas histórias de uns jovens locais que tiveram que ir embora porque eram perseguidos pela comissão Castanheira. Não descansou enquanto minou a vida e projectos destes jovens.
    Depois evidenciam o trancinhas e os amigos que vai trazendo da Buraca, e dizem que é preciso vir gente de fora para fazer algo.

    Claro aos de Góis não deixam! A não ser que vendam a alma pela santa. Mas como quem é verdadeiramente empreendedor, com ideias e garra geralmente é dono do seu próprio nariz...

    ResponderEliminar
  3. 28/7/11 02:49

    Anónimo disse...
    PARECE A NOSSA CÂMARA MUNICIPAL...


    Doente com imaginação
    (VERÍDICO E EXCELENTE!)


    - Bom dia, é da recepção? Eu gostaria de falar com alguém que me desse informações sobre um doente internado. Queria saber se a pessoa está melhor ou se piorou...

    - Qual é o nome do doente?
    - Chama-se Celso e está no quarto 302.
    - Um momentinho, vou transferir a chamada para o sector de enfermagem...

    - Bom dia, sou a enfermeira Lourdes... O que deseja?
    - Gostaria de saber a condição clínica do doente Celso do quarto 302, por favor!
    - Um minuto, vou localizar o médico de plantão.

    - Aqui é o Dr. Carlos. Em que posso ajudar?
    - Olá, doutor. Precisava que alguém me informasse sobre a saúde do Celso que está internado há três semanas no quarto 302.

    - Só um momento que eu vou consultar a ficha do doente... Hummm! Aqui está: alimentou-se bem hoje, a pressão arterial e o pulso estão estáveis, responde bem à medicação prescrita e vai ser retirado da monitorização cardíaca amanhã. Continuando bem, o médico responsável assinará a alta em três dias.

    - Ahhhh, Graças a Deus! São notícias maravilhosas! Que alegria!

    - Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo, certamente da família!?

    - Não, sou o próprio Celso telefonando aqui do 302! É que toda a gente entra e sai deste quarto e ninguém me diz porra nenhuma. Eu só queria saber como estou....

    28/7/11 04:59

    ResponderEliminar
  4. O JUMENTO29/7/11 02:21

    Inspirei-me no castiço das 04;59 e adaptei-o a uma CM, como ele propunha.

    Então, seria assim:
    Toca o telefone na CM.
    -Câmara Municipal de ….. O que é que quer?
    -Bom dia senhora telefonista, era para saber do processo de obras do Manel da Fonte Limpa.
    -Não sei, nem quero saber. Vou ligar ao Balcão único. Oh Jorge fica-me lá com este gajo!
    - Bom dia. Faça o favor de dizer.
    - Bom dia, era para saber do processo de obras do Manel de Fonte Limpa.
    -Pois, não sei, mas acho que os fiscais foram lá. Vou ligar aos fiscais.
    -Sim, fala da fiscalização. Diga, mas preciso de saber JÀ se tem licença de obras. E pôs andaimes? Pagou a licença? O empreiteiro tem Alvará?
    -Não é para mim. È para o Manel de Fonte Limpa e só queria saber como está o processo…
    -Eu, não sei, mas vou perguntar ao meu colega. Espere aí. Oh pá foste ao Manel de Fonte Limpa? Ele tinha licença? Não o conseguiste lixar com nada?.....Estou, olhe o meu colega também não sabe de nada. É melhor ligar para a Divisão de Obras, eu passo.
    Trrrrimmm,Tr.mmm. Trrrriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmmmmmmmm
    - Estou, já sei, eu passo à Engenheira.
    - Sim, diga se faz favor.
    -Era para saber do processo do Sr. Manel de Fonte Limpa.
    -Pois é, mas eu agora só mando no pessoal dos serviços externos. É melhor falar com o Sr. vereador do Pelouro. Eu passo…
    - Bom dia, caro munícipe. Não tenho o prazer de o conhecer, embora já tenha ido duas vezes á Fonte Limpa, mas diga em que posso ajudá-lo.
    - Bom dia Sr. vereador. Eu não queria incomodar, mas só queria saber (se puder ser…) como é que está o processo do Sr. Manel de Fonte Limpa.
    - Ah, mas concerteza que estará bem, embora só tenha entrado há ano e meio. Eu sei qual é o ponto de situação, mas o melhor (não vá o diabo tecê-las) é eu passar à Sra. Presidente. Um momento.
    Piropiiiii……Piropi…..Piropiri…………………………………………………………………………………………
    - Diga lá que eu tenho muito que fazer. Além disso, um Presidente não está cá para tratar destes assuntos. Era só o que faltava…
    - Sra Presidente, faz favor de desculpar, mas os funcionários é que passaram a chamada…Eu não queria incomodar…
    - É os serviços que temos. Ninguém faz nada, nem quer fazer. Mas eu digo-lhes. Queremos um serviço de excelência e se eles não quiserem, trago mais alguns de Coimbra. São heranças do passado…Já não me falam, dizem que se demitem, metem baixa, mas eu digo-lhes. Bem, mas qual é o processo para eu pedir ao Tó. Se é que o encontram. Nesta casa, perde-se tudo. Aliás, se calhar não está cá ninguém, estão todos de férias…A propósito, qual é o seu partido. É dos nossos? E já agora, qual é o processo?
    - Ahnnn, Ahnnn, Ahmm
    - Oh! homem o que é que se passa? Diga lá qual é o processo que eu não posso perder tempo…
    - Ai, Sra Presidente, a Sra desculpe, mas já passaram três horas desde que iniciei o telefonema, e até já me esqueci do assunto…

    Nota: Qualquer coincidência com a CM de Góis é, naturalmente, pura coincidência!

    ResponderEliminar
  5. É bem feito,ainda vão sofrer mais.
    Falem em festas e petiscos,e foguetes a estoirar,que a dra.Lurdes e o resto dos bobos da corte,respondem logo.

    ResponderEliminar
  6. Mais um programa de festas e romarias para os próximos dois anos!...
    Mas afinal quando é que acaba este regabofe?...

    ResponderEliminar
  7. Caro Jumento: não há muitas razões para visitar este blog, mas para ler os seus "artigos" vale sempre a pena.
    Humor inteligente só para pessoas bem humoradas... e observadoras.

    ResponderEliminar
  8. Então a Lurdes também já tem o CDS?
    Já tem o PS, 1 e 2.
    Já tem o PSD, pelo Vitó e pelo Silvino.
    Agora também tem o ClDS.

    Ó gentinha, continuem a dar suporte ao despotismo...
    Boas festarolas,

    ResponderEliminar
  9. E ela já conseguiu isso tudo?!!! Ah ganda mulher!!! Vai lá vai!...

    ResponderEliminar
  10. O projeto beneficia “toda a população de Góis (4.200 habitantes), direta ou indiretamente”. Entre os seus beneficiários diretos figuram cerca de 500 pessoas mais Miguel Ventura.

    ResponderEliminar
  11. Empreendedorismo em Góis?????
    Se houver teta da grande aparecem sempre os mesmos cromos, coitados.
    A câmara e estas entidades bem os levam ao colo mas para logo lhes dar a punhalada pelas costas.
    Não vão eles crescerem e fazerem-lhes frente...

    ResponderEliminar
  12. Ouvi dizer que vai haver outra festa na ilha???
    Agora no cerejal???
    Mas abrem-se bares avulso e depois autorizam ainda mais festas à margem???
    É para enterrar ???
    Isto é que é empreendedorismo!!!!
    Ok, depois mijam para o rio ceira e ao outro dia vão tomar banho ás canaveias, eh eh eh.
    É favor lá porem umas casas de banho nem que sejam de pacote.

    Pronto, pões-te a jeito :-)
    A seguir lá vem um iluminado qualquer dizer que quem devia levar no pacote era eu, eh eh eh

    ResponderEliminar
  13. Empreendedorismo em Góis é... isto!
    Balelas para aparecer nos jornais, e umas tretas para justificar o dinheiro que recebem da candidatura! Claro que os principais culpados são os "camaradas" que aprovaram estas merdas!...
    Porque no resto há um ataque feroz a todo o sector privado em Góis!...
    Desde que a residência passou para a Câmara não há nenhuma semana em que não se façam por lá almoços e jantaradas à conta! E dormidas quando é preciso, aos montes!!!
    Acabaram as contas para pagar aos restaurantes de Góis e à residencial, agora é tudo feito dentro de muros, ninguém sabe o que se gasta!...
    Falam muito em criar empresas e empregos e depois passam a vida a fazer-lhes concorrência desleal!...
    Isto é que realmente se passa em Góis! Mas também o que esperavam!...

    ResponderEliminar
  14. O JUMENTO1/8/11 02:19

    Não invejo nada o trabalho dos autarcas de Góis. Acredito que tentam fazer o seu melhor para combater o flagelo da desertificação.No entanto, os resultados estão à vista: Góis foi um dos concelhos que mais população perdeu. E a reorganização administrativa vem aí e eu, esperando que me engane, acho que o nosso concelho corre sérios riscos de perder a sua autonomia. Não me parece que haja receitas para inverter a situação. Temo que o problema não esteja só nas acessibilidades como, por vezes, se faz passar. É um facto que sem investimento não há desenvolvimento, mas o que é que fará um investidor (que, legitimamente procura o lucro...) investir em Góis? Interessa-lhe a paisagem, o ar puro, a melancolia do espaço rural? Temo que não. Esta reflexão tem a ver com a consciência que não é fácil inverter a situação. Mas isso não quer dizer que não se faça um esforço e se deixe de dar tiros nos pés. Ora ficamos a saber que um novo projecto foi aprovado para Góis. O CLDS. Quando pensávamos que seria a Santa Casa da Misericórdia a assumir a sua coordenação, como se passa em todo o País, eis que percebemos que em Góis, essa missão passa a ser da ADIBER. Claro, em PARCERIA (como gostam de frisar...) com várias intituições do Concelho, Santa Casa incluida. E nós, crentes, poderiamos pensar: bom sempre são mais uns postos de trabalho que se criam até 2014. Mais uns jovens que por cá ficam. No entanto, lemos os jornais e ficamos a saber que a coordenadora do Projecto vai ser a Dra Sandra David. Estranho? Parece! Porquê? Porque ela pertence aos quadros da Santa Casa e vai geriri um projecto coordenado pela ADIBER. Mais, ela era a Directora Técnica do Lar de Vila Nova do Ceira e, julgo eu, não irá acumular (não, não vem de mula...que disso percebo eu...)os dois cargos. Ou seja: postos criados, nada.Não sei o que pensa o novo Provedor da situação, embora ele nos tenha habituado a uma imagem de seriedade e verticalidade. Mas, não podemos esquecer que é pai...
    São estes aspectos que mostram que a linha que divide as parcerias com a promiscuidade é muito ténue. Temos um corpo volante de funcionário, muitos deles tecnicos superiores, que fazem parte de uma "bolsa" que vai saltitando de instituição em instituição conforme os interesses...da instituição. Não é raro falar-se com pesssoal menos qualificado quenem sabe a qual delas está, no momento, ligado. É assim que não se criam novos postos de trabalho e se tem um grupo incondicionl de apoantes sem espirito critico, sempre aptos a reagir prontamente à voz do dono.
    Será que sou burro...?

    ResponderEliminar
  15. Anónimo1/8/11 09:13

    A CM DE GOIS É GERIDA COMO UMA MERCIEIRIA....FODA-SE ISSO É PIOR QUE UMA IPSS.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo1/8/11 10:29

    Tenham calma o Miguel Ventura o pequenino do ps.
    Em Arganil a malta diz que em Góis é que está bem.
    Já dizem que a Residencia de Estudantes vai ter o nome O Refugio.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo1/8/11 13:47

    Gois Capital da Água NÃo Controlada
    Capital da Fibra Óptica.
    Capital dos Foguetes a estoirar.
    A presa.da Camara e seus compartes não vasão a tantos petiscos.
    Bombeiros
    Judo
    Sachadeiras
    Concertinas
    Sardinhadas
    Isto são mais de 500 postos de trabalho.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo1/8/11 17:32

    Em quanto não correrem com o Serra,Valentim,Antão e toda a tralha que só anda a xular na Santa Casa na ADIBER na Associ.Folestral.É que toda esta gente só anda metido nestas coletividades para meter ao bolso.
    Os projectos é só mais uma maneira de empregar mais um familiar ou um amigo e ir buscar os dividendos.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo2/8/11 03:37

    Colectividades???!!! Não estás a confundir nada?!!! Comissões de Melhoramentos é uma coisa, o resto... é o resto!
    Além disso, tu não queres é trabalhar! Aparece, que também te arranjam um "tachinho"! Quem sabe...

    ResponderEliminar
  20. Anónimo2/8/11 05:12

    Alguém que diga ao Ventura para se "arranjar" com um empregozito no projecto, senão fica a ver navios quando a Adiber for dissolvida!...
    Quem avisa!...

    ResponderEliminar
  21. Anónimo2/8/11 06:31

    tacho,mais tacho=a tacho

    ResponderEliminar
  22. Anónimo2/8/11 11:57

    Isto vai dar bronca,lá para meados de Novembro.
    Depois eu digo porquê.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo2/8/11 17:43

    Então ainda vai durar tanto tempo?!!!...

    ResponderEliminar
  24. Anónimo5/8/11 02:18

    Porque não falam nos Bombeiros, no Motoclube, no Centro de Alvares,...?
    Vá lá já se vai sabendo alguma coisa da Cooperativa de VNC.
    É que falar sempre dos mesmos já cheira mal.
    Lembram-se do antigo presidente dos bombeiros que ficou com o dinheiro da Instituição? Esse é Goiense, não é de fora.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo5/8/11 02:38

    Vai "falando"... Sabes de alguma coisinha?!...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo5/8/11 15:17

    Meu caro nessa altura esse Goiense que cometeu um erro e que foi punido pela justiça pessoa que nunca negou que cometeu o erro mas que a direção atual o enterrou ao até onde pode, pode se orgulhar de ter feito pelos bombeiros mais que grande parte dos Goienses e muito mais que qualquer dos directores atuais caso não saibas as dividas a fornecedores já ultrapassa no dobro do que a direção anterior deixou e se tivermos de ver o que se passou nesses tempos dificeis que foram os incedios da Malhada que até viaturas arderam,que tiveram de ser repostas os incêndios de Alvares que eram semanas e muito mais.Agora não tem despesas e mesmo assim toda gente fala,pior é não dizerem que é a direção dos bombeiros é diserem que são os bombeiros.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo6/8/11 04:22

    Pois... Olha eu também me sinto "indignado"! Como tu... Essa gente vale pouco... no primeiro incêndio a sério, fogem todos...
    Mas vai falando, que há coisinhas que é preciso que o povo saiba...
    Então mas a direcção não tem uma direcção qualquer cheia de súcias?!! E de saltimbancos?...
    Ai agora já é só dívidas?... Olha a novidade!...

    ResponderEliminar
  28. Anónimo6/8/11 07:50

    São mais do tipo paraquedistas.

    ResponderEliminar
  29. Puta que vos pariu, porque marram tanto com os Bombeiros, eu estou para me rir quando vos der a dôr de barriga, irrrra...

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.