segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

BLC 3 produz pela primeira vez a nível mundial biocrude das giestas


BLC 3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro, com sede em Oliveira do Hospital acaba de conseguir fabricar, em laboratório, pela primeira vez a nível mundial, biocrude proveniente da giesta.
Segundo a BLC 3 o biocrude vai agora ser refinado, à escala laboratorial, para obter biocombustíveis substitutos da gasolina e do gasóleo.
“Este resultado científico, conseguido através de uma espécie autóctone bastante rica em açucares e com grande capacidade de se multiplicar sem a intervenção direta do homem, vem abrir uma excelente perspetiva para a obtenção de biocombustíveis de 2ª geração, no âmbito do projeto que a BLC 3 se encontra a desenvolver – o BioRefina-Ter – e cuja pré-candidatura aos fundos comunitários, no valor de 118 milhões de euros foi recentemente apresentada em Bruxelas”, refere João Nunes responsável da plataforma.
O BioRefina-Ter foi considerado pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia como “um projeto prioritário e de grande interesse nacional”, tendo conseguido “atrair uma rede de conhecimento que engloba vinte entidades de I&D de dois países europeus, facto que permite assegurar a criação de um consórcio de excelência para o desenvolvimento de uma das mais promissoras indústrias do século XXI – a bioenergia”.
Numa primeira fase, o projeto, que no ano passado foi financiado pelo Fundo Florestal Permanente em 500 mil euros, abrangerá os concelhos de Oliveira dom Hospital, Tábua, Arganil e Góis, através da construção de uma Biorrefinaria de demonstração com capacidade para produzir cerca de 25 milhões de litros de biocombustíveis de segunda geração com base em vegetação espontânea.
Quando o conceito tecnológico estiver provado e a logística operacionalizada, o BioRefina-Ter tem a pretensão de alavancar a indústria nacional de bioenergia, replicando o modelo em todo o país, por via de uma biorrefinaria que poderá gerar entre 250 a 300 milhões de litros de biocombustíveis.
De acordo com os estudos científicos que vêm sendo efetuados, o BioRefina-Ter revela-se como um “projeto altamente estratégico para reduzir a dependência dos derivados do petróleo, estimando-se que possa gerar em Portugal uma poupança anual de 1.500 milhões de euros nas importações de petróleo”, assegura João Nunes.
Uma das particularidades deste projeto, que procura valorizar no território a vegetação que hoje está destinada a ser devorada pelos incêndios florestais, “prende-se com o facto de não entrar em competição nem com as culturas alimentares nem com a floresta, uma vez que tem como principal matéria-prima os matos e incultos existentes em solos esqueléticos e sem capacidade para uso agrícola rentável”.
in Diario das Beiras 21.11.11

21 comentários:

  1. Ainda bem temos o sr.Rolo em Oliveira Hospital sempre nos vai dando umas giestas para Góis pagar as dividas

    ResponderEliminar
  2. Já alguém pensou na repercussão que a produção em massa deste combustível terá na vida ambiental das nossas cerras nomeadamente na potencial extinção da giesta (que nem é assim tanta quanto isso). Não quero estar a ser negativo, com certeza que um estudo ambiental foi feito,mas a produção em massa não me parece viável.

    ResponderEliminar
  3. Voluntariado!!! Praticam os elementos do Grupo Coral Misto da A.E.R.Góis, pois além do "tempo" ainda assumem o pagamento do seu "custo", do próprio bolso.

    V.D.

    ResponderEliminar
  4. A rapaziada canta muito bem,mas não me alegram

    ResponderEliminar
  5. És um triste!

    ResponderEliminar
  6. Que triste figura fez hoje o Vítor Dias, identificado como sendo "de Góis", no programa televisivo da "Opinião Pública"! Santo Deus! Que rasteirice! Será que Góis... é isto? Acuda-nos, senhor abade! D

    ResponderEliminar
  7. Não consigo ver esse programa de opinião pública, onde é que passou?

    ResponderEliminar
  8. Olhògajo... a desconversas! XIS

    ResponderEliminar
  9. Aí vai poema:

    Olhò Dias e a cagada
    que ante os ecrãs ele fez,
    deixando Góis mal parada
    de maneira tão soez!

    TIR

    ResponderEliminar
  10. Amigo TIR, não sejas tão acutilante. O Sr. Dias fez o melhor que soube e pôde. Bem-hajas irmão TIR, tenta encontrar a luz branca da salvação. PAZ

    ResponderEliminar
  11. Quem não sabe ou pode fazer melhor, pá, não deita os cornos de fora! Fica em casa à lareira ou põe-se à janela a ver passar os camelllos que, no dia 10 de janeiro, vão trazer a Góis em triunfo os arquidos do processo alusivo à Quinta do Baião! Essa é que é essa, seu pregador do carago! TIR

    ResponderEliminar
  12. Vamos ver os Presépios de Penela e Óbidos.
    Em Góis é de areia para os olhos dos saloios.

    ResponderEliminar
  13. Olha o olho do cu deste gajo a fazer negaças aos olhos da cara dos saloios! Para o que havia de dar! C' um caraigo! XIS

    ResponderEliminar
  14. Vamos ver o Presépio de Góis é Lindo
    A Estatua dos CUS é lindo.
    As Torres Gemeas no Vale Dama é Lindo
    Tudo é Lindo em Góis .
    Temos que dar valor aos socialistas de Góis.

    Nós aqui não estamos em crise,o pessoal está a sair de Gois,pelo frio de 2012.

    ResponderEliminar
  15. Com o tamanho dos teus cornos, pá, como é que tu querias que a "crise" encontrasse espaço para entrrar em Góis?... Vê lá se lhes dás uma aparadela, pá! Góis sem "crise"... não tem piada nenhuma! Uma pasmaceira... a ver passar camelllos! CBS

    ResponderEliminar
  16. eese vitor é um pedaço de esterco em que atolou o psd de gois

    ResponderEliminar
  17. Sabem uma coisa???
    Isto tá tudo fodido :-)

    ResponderEliminar
  18. Por trás ou pela frente, pá?... D

    ResponderEliminar
  19. Umas é pela frente e outros é por trás...

    ResponderEliminar
  20. E porque não... também de lado, ó pá?! D

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.