terça-feira, 24 de abril de 2012

Miguel Portas morreu aos 53 anos


Miguel Portas, eurodeputado pelo Bloco de Esquerda, morreu esta terça-feira, aos 53 anos, de cancro no pulmão, em Antuérpia.

Economista, durante vários anos jornalista, foi, ainda antes do 25 de Abril de 1974, militante e depois dirigente da União de Estudantes Comunistas. Foi activista contra a ditadura desde jovem, tendo sido preso quando tinha ainda 15 anos.


Já em adulto foi militante do PCP a partir de 1974, de onde saiu em 1989.Miguel Portas integrou então, desde 1989, a Terceira Via, grupo de militantes comunistas que se opunham à direcção e onde pontificavam figuras como Joaquim Pina Moura e Barros Moura. Após o golpe de Estado na União Soviética a 20 de Agosto de 1991, a maioria dos elementos que integravam a Terceira Via rompe e abandona o PCP, entre eles Miguel Portas, em protesto com o apoio que a direcção do partido deu aos golpistas. Neste processo seriam expulsos do PCP figuras como Barros Moura, Raimundo Narciso, Mário Lino, tendo José Luís Judas abandonado o PCP para evitar a expulsão e preservar a CTGP de que era dirigente.Durante os anos 90 pertenceu ao grupo Plataforma de Esquerda, que integraria o MDP/CDE, partido que então muda para o nome Política XXI e que virá a integrar a formação do Bloco de Esquerda (BE).

Miguel Portas cumpria actualmente o segundo mandato como eurodeputado pelo BE. Foi eleito pela primeira vez nas europeias de 2004. Tinha sido cabeça de lista já em 1999, nas primeiras eleições em que o movimento foi a votos, mas não conseguira qualquer eurodeputado.Segundo informação do BE, o eurodeputado faleceu por volta das 18h desta terça-feira, no Hospital ZNA Middelheim, em Antuérpia.“Encarou a sua própria doença como fazia sempre tudo, da política ao jornalismo: de frente e sem rodeios. Teve uma vida intensa e viveu-a intensamente”, recorda o partido em comunicado. Durante o período em que esteve doente “continuou sempre a cumprir as suas responsabilidades e estava, neste preciso momento, a preparar o relatório do Parlamento Europeu sobre as contas do BCE”.

Miguel de Sacadura Cabral Portas nasceu em Lisboa a 1 de Maio de 1958. É filho do arquitecto Nuno Portas e da economista Helena Sacadura Cabral e é irmão de Paulo Portas e de Catarina Portas.Durante a sua carreira de jornalista, foi director da revista cultural Contraste e depois redactor e editor internacional do semanário Expresso. Fundou o semanário  e a revista Vida Mundial, dos quais foi director. Também foi cronista no Diário de Notícias e no semanário Sol. Actualmente tinha ainda uma crónica semanal na Antena 1.

É autor dos livros E o resto é paisagemLíbano, entre guerras, política e religião e Périplo. Estes dois últimos resultaram do seu fascínio pela região do Mediterrâneo, por onde fez diversas viagens.Périplo - Histórias do Mediterrâneo começou por ser um documentário em quatro episódios realizado por Camilo Azevedo e escrito e apresentado por Miguel Portas. Filmado em 2002 e 2003 em longas viagens pelos países da bacia mediterrânica, acabou por só ser transmitido pela RTP em 2005, dando depois origem ao livro com o mesmo nome. A dupla tinha já feito em 2000 o documentário Mar das Índias, uma co-produção entre a RTP e a Comissão dos Descobrimentos que recebeu o Prémio Bordalo de melhor trabalho televisivo do ano, atribuído pela Casa da Imprensa.Miguel Portas tinha sido operado a um cancro no pulmão em 2010.
Notícia corrigida às 19h50 Corrige local onde Miguel Portas faleceu
in Publico, 24.04.12

19 comentários:

  1. Mais uma grande figura que morreu na vespera do 25 de Abril.
    Lutou sempre em prol dos desfavorecidos.
    Miguel Portas lutou sempre contra a Troika,e contra os partidos de direita PS e PSD e CDS.

    ResponderEliminar
  2. Paz à sua alma.

    ResponderEliminar
  3. Desde quando é que o "Góis livre" se converteu numa folhinha necrológica? D

    ResponderEliminar
  4. É que esta merda está a morrer.
    Só dá vida para os tachistas.

    ResponderEliminar
  5. Parece, ó pá, que não gramas... o "velho"! Mas a verdade é que basta ele cá aparecer... para lhe beijares... o cu! CBS

    ResponderEliminar
  6. Diz-me cá uma coisinha, ó Góis livre. tu és do BE, ou do CDS???

    ResponderEliminar
  7. Pois!... Por isso por aqui anda!... Não passas disso mesmo: um monte merda! Não é Nunes?...

    ResponderEliminar
  8. Merda com merda, pá, não dá: faz faísca! TIR

    ResponderEliminar
  9. Que fizeste aos dois comentários que "apagaste", pá? Enfiaste... a carapuça? Meteu-te medo a biqueira afiada dos sapatos de poimento do Nunes... entrando-te pelo cu acima? Só pode, pá! Cobardolas! Guarda as netas, pá!

    ResponderEliminar
  10. Corrijo a gralha "poimento" por "polimento", que é coisa que o marrecóide não sabo o que seja!. Polimento... não é com ele!

    ResponderEliminar
  11. Então, ó pá, quando apresentas... a conta? Entupiste? Toma um clister, pá! JCN

    ResponderEliminar
  12. No que deu... a nota necrológica do Portas! Grandesfilhos da puta! Nada respeitam, como se tudo não passasse de merda... a começar por eles próprios! Que peçonha! Fechem a tasca, carago!

    ResponderEliminar
  13. Tu devias era corrigir a gralha/falha que vai nesse cérebro.

    ResponderEliminar
  14. Tirando a rima, pá, que semelhança existe entre "gralha" e "falha"?... És um... falhado, pá! De "falhado" a "falido"... vai a ponta de umcorno!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo1/5/12 06:23

    Apoiadíssimo, pá! És cá dos meus, carago!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo2/5/12 03:00

    O Nunes é um tratado! Mas dos reles!... Atira os foguetes, apanha as canas!...
    Para o mais ingénuos, o que está escrito acima vem do mesmo canalha retorcido!...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo2/5/12 18:22

    É um trocadilho! Passas a vida a emendar gralhas de escrita que na realidade são falhas quando a a tua maio gralha está na tua cabeça. Capicci?!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo3/5/12 16:47

    Vê-se mesmo que as eleições estão à porta. Há que atacar e desacreditar este espaço livre porque o que os nossos políticos e chupistas do costume precisam é de gente adormecida e sem expressão para poderem fazer o que mais lhe convém!!

    ResponderEliminar
  19. "Adormecido" andas tu, pá, mas é dos cornos, que não te deixam ver um palmo... à frente do nariz, por sinal ranhoso! Acorda, pá! PS

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.