sábado, 15 de dezembro de 2012

A Casa do Concelho de Góis acolhe a Juventude


O Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis em parceria com a Associação de Juventude de Góis, Alvares e Colmeal, organizou o Seminário “A Juventude do Concelho de Góis” que decorreu no dia 8 de Dezembro, no Auditório da Casa do Concelho de Góis em Lisboa.
O Seminário teve como objectivo estabelecer uma ligação entre a juventude e o regionalismo, e como estratégia dar a conhecer a existência de jovens de excelência no Concelho de Góis, cujo trabalho, dedicação e qualidade resultaram em sucesso reconhecido em Góis, em Portugal e na Europa.


Crónica da União Progressiva da Freguesia do Colmeal:  Longe/perto das nossas raízes

A Comissão de Juventude da União Progressiva da Freguesia do Colmeal foi convidada a participar numa recente iniciativa do Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis subordinada ao tema Juventude do Concelho de Góis e integrou um dos painéis do debate “O afastamento dos jovens do associativismo”.
Jorge Fonte, apresentou o trabalho que a seguir transcrevemos na íntegra.  

A maioria dos membros desta Comissão de Juventude moram aqui, em Lisboa, ou nos arredores, e, até este ano, apenas um residia no Colmeal. Tiago Domingos, meu primo, é um dos nossos milhares de jovens recém-emigrantes. A nossa Comissão de Juventude não tem hoje ninguém que more no Colmeal mas isso não é impedimento nenhum para a continuação deste nosso projecto que visa a promoção do regionalismo e que pretende que o Colmeal não fique esquecido.

Praticamente todos nós estamos a dar aqui os primeiros passos “oficiais” no regionalismo, apesar de termos pais, mães, tios e avós que pertencem ou já pertenceram à União e que já fizeram muito pela nossa aldeia. Crescemos a ouvir histórias de quando o Colmeal era uma aldeia com muito mais gente, com muito mais ideias mas também com mais necessidades, por causa dos tempos em que se viviam, dificuldades que se faziam sentir e que hoje já não se justificam. Hoje, a União do Colmeal serve outros propósitos, ao que nós, como Comissão de Juventude servimos de apoio. E esta Comissão de Juventude só existe com jovens que moram fora da aldeia porque, hoje, não os há no Colmeal.

Uma das nossas principais ideias iniciais foi dinamizar e criar momentos de convívio para a população com o apoio da União. Não nos focámos apenas no mês de Agosto, ou apenas no Verão, período em que há lá mais gente, mas começámos por organizar a festa de Verão em 2011, e este ano também fomos os responsáveis. Mas também fizemos outras coisas. Com a ajuda da União, organizámos um convívio de tunas académicas, que teve lugar aqui nesta Casa concelhia, e alguns meses depois levámos essas tunas ao Colmeal e a Góis onde tocaram para quem quisesse ouvir. Esta foi uma iniciativa que apenas foi possível graças à Mariana Brás, outro membro do nosso grupo e que actualmente está fora do país.

Todos nós temos as nossas vidas, estudamos e trabalhamos longe do Colmeal, mas também fazemos questão de nos manter a par do que se passa por lá, principalmente numa altura em que há tanto em jogo por causa das políticas de ordenamento que nos afectam a todos mas onde pouco podemos alterar.

Apesar de só lá passarmos fins-de-semana grandes, uma/duas semanas ou um mês inteiro no Verão, penso que falo por todos os membros desta Comissão de Juventude quando digo que ao longo dos anos criámos memórias, umas mais tristes outras mais alegres, que ainda hoje nos acompanham e que vamos guardar para sempre. A esperança é que o mesmo possa acontecer com gerações futuras, que infelizmente têm cada vez menos razões para continuar a morar nestas aldeias.

De resto tentamos estar presentes, quando nos é possível, ao ajudar na logística dos eventos da União, como já tem sido o caso das caminhadas, o almoço de aniversário com os sócios e amigos, nos convívios de canoagem e no piquenique da festa de Verão. Temos pouca obra. Nestes curtos dois anos já podíamos ter feito mais, mas também temos noção que este projecto faz parte de uma maratona e não de uma corrida de 100 metros, e é por isso que digo àqueles que nos conhecem para nos darem tempo.

A nossa Comissão de Juventude não foi a primeira criada, já antes outras existiram, desde os anos 70. Como sabem a Juventude dos anos 70 hoje já não é tão jovem como era antes, mas muitas das pessoas que fizeram parte continuaram ligadas ao regionalismo ao longo dos anos, passaram depois pela União e até há quem esteja na actual direcção. Por tudo isto acreditamos que não seremos a última Comissão de Juventude e apesar de todas as indefinições quanto ao futuro, não só da freguesia do Colmeal, como do rumo a tomar, garantimos que podem continuar a contar connosco pois iremos apoiar e tentaremos estar envolvidos ao máximo no regionalismo, mesmo que estejamos a 250km de distância.


Jorge Fonte

in http://upfc-colmeal-gois.blogspot.pt/

20 comentários:

  1. Ena, mas que grande juventude!!! Especialmente na fila da frente!...
    A tia mais a... fotocópia, mais o careca presidente!...
    Mas atrás é que estava mesmo a juventude!...
    Havia lá alguém com menos de 30 anos???...

    ResponderEliminar
  2. Eu estive lá,e a maioria eram jovens com mais de 40 anos

    ResponderEliminar
  3. Não sei a idade das duas jovens e belas Sras. que, na foto, estão sentadas à frente de um sujeito meio careca.
    Aparentam ter entre 30 e 35 anos, têm muito boa presença física e delas irradia simpatia.
    É este género de imagens que Góis necessita para se promover.
    Imaginem gordos feiosos a cheirarem a vinho no lugar das senhoras. Que horror...

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao Conselho Regional da CCG pela magnifica organização e por terem permitido que a Juventude de góis pudesse dizer que Góis tem futuro, com estes jovens de grande qualidade.

    Tal deve-se porque temos uma Presidente de Câmara Municipal, que elegeu as pessoas como prioridade e tem dado todo o apoio à fixação dos jovens no Concelho.

    É de lamentar é que outros tentem disfaçar as suas incapacidades colocando em causa esta politica de juventude do Município de Góis, promovendo uma atitude de perseguição e de intimidação.

    Força Dra. Lurdes, Força Casa do Concelho de Góis, Força Juventude Goiense.

    ResponderEliminar
  5. Antes gordos feios e mal cheirosos do que guedelhudos oportunistas ou coisas ainda piores que não se devem comentar porque mete pessoas de menor idade que pode dar chatices.

    ResponderEliminar
  6. As eleições estão a chegar estavam a candidata do P.S.e o candidato do P.C.P.

    ResponderEliminar
  7. Isto é a mesma Turma de Xuxas que ainda se vão arrastando,em fest e e encontros a promover o atrazo que as nossa aldeias chegaram com uma governação de 34 anos de socialismo dito democrático.
    Vejam se a dita senhora quer acabar com a junta de freguesia de Góis,isso é que era bom,perdia as eleições,assim vai vendo o Colmeal e Cadafaz na guerra do poder.

    ResponderEliminar
  8. Percorram as pessoas que estão na assistência e percebem o logro do encontro...

    ResponderEliminar
  9. Mas qual encontro??? Mas aquelas merdas que a casa do concelho anda a fazer lá em Lisboa servem apra alguma coisa???...
    Só palhaçadas!...
    E velhadas, a armar em jovens!...
    Fosca-se tal merda!...

    ResponderEliminar

  10. Agora começo a acreditar que o Sr.Vitó vai-se candidatar à Presidência da Câmara de Góis, em 2013.pois não está na fotografia!!!!!!o

    17/12/12 07:38

    ResponderEliminar
  11. Victor Dias (Vitó)17/12/12 09:07

    Não estou na fotografia ams estou com a Juventude do Concelho de Góis, residente e ausente.

    Victor Dias (Vitó)

    ResponderEliminar

  12. Muito bem:

    Vitó 1 - Anónimo 0

    Vitó à Presidência!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Digam ao sr.José Moleiro,para ir para o Cartaxo vender vinho,local bem conhecido por esse cidadão.
    Muitos litros de vinho ele vendeu,mas politica Hora diz que socialista outra é fascista.

    Mas eu desconfio que é farizeu,ou katalino.

    ResponderEliminar
  14. AHAHAHAHAH!... Este gajo é ridiculo!...
    Faz tudo... escreve como anónimo e depois responde a ele próprio!...
    Ele há com cada um!...

    ResponderEliminar
  15. Mas quais jovens

    ResponderEliminar
  16. É com estes encontros da tanga em Lisboa que se vai iludindo as pessoas, onde é que estavam os jovens do concelho de gois?dois ou três! os jovens do concelho aqueles que travalham não tem tempo para essas coisas,e uma grande parte encontra-se é na suiça ou noutras paragens,quem promove coisas destas não está a pensar nos jovens mas sim neles próprios

    ResponderEliminar
  17. Vai de Roda,e cantem todos,
    Cada um sua Cantiga
    Eu voto na Sandra
    Porque e BOA Rapariga.

    O Dr Mario
    è uma grande Confusão
    Voto nele
    Porque é Sacristão

    Todos ao poder já

    ResponderEliminar
  18. SACRISTÂO candidato do PSD é quase certo

    ResponderEliminar
  19. A candidatura do Sacristão pelo PSD vai ser anunciada no sábado à tarde pela distrital de Coimbra do PSD. Está tudo acertado. Não sei é se ele sabe.
    Devia telefonar-lhe, alguém sabe o número de contacto dele?

    ResponderEliminar
  20. Foi confirmado pelo próprio. Sábado dia 26 de Janeiro na Sé Nova de Coimbra - 18 horas - seguido de uma orgia... incluindo comes e bebes!

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.