Os produtos agrícolas registam o maior grau de auto-suficiência, seguidos das pescas e dos produtos da indústria alimentar. O vinho é o único produto que regista uma taxa de auto-suficiência superior a 100%, sendo também, deste género de bens, o produto mais exportado.
No conjunto dos produtos provenientes da agricultura, da pesca e da indústria alimentar e das bebidas, Portugal apresenta, em média, um grau de auto-suficiência alimentar de 81%.
Nos produtos agrícolas, que incluem o vinho e o azeite, o grau de auto-suficiência situa-se nos 83%. O valor, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira, revela “uma forte dependência do exterior em cereais e oleaginosas”. Já o vinho regista um grau de auto-suficiência superior a 100%.
Os produtos provenientes do sector das pescas registam uma auto-suficiência de 82%, entre 2006 e 2010, e o grau dos produtos da indústria alimentar é de 79%. Os dados revelam que o País assegura uma procura interna de frutos e hortícolas transformados, sem excedentário, no entanto, em conservas de peixe. A maior dependência do exterior verifica-se nos produtos da indústria alimentar da pesca.
Já as bebidas, que não incluem o vinho, evidenciam um crescimento sustentado entre 2006 e 2010, tendo atingido um grau de auto-suficiência de 96% em 2010. O país é auto-suficiente em cerveja e água mineral natural, estando dependente de outras bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
Vinho é o produto mais vendido para o mercado externo
No que concerne às exportações, o vinho é o principal produto agrícola vendido para o exterior, representando 50,1% do valor total das exportações deste tipo de bens entre 2006 e 2011, segundo os dados do INE. As exportações de vinho renderam 658 milhões de euros em 2011.
O segundo produto mais vendido para o exterior é o azeite, que representa 7,5% do valor total, somando 150 milhões de euros em 2011.
No total, as transacções dos produtos agrícolas entre 2006 e 2011 representaram, em média, 4,1% do valor global das importações e 3,2% das exportações. O saldo da balança comercial deste género de produtos apresentou um défice de 1,3 mil milhões de euros e uma taxa de cobertura de 48,4%.
in Jornal de Negocios 02/04/13
Comissão Política Nacional do PSD aprova nove candidaturas autárquicas no distrito
ResponderEliminarFoto Pedro Agostinho Cruz
O PSD anunciou ontem ter aprovado 120 candidaturas às eleições autárquicas deste ano nos 18 distritos do continente e na Região Autónoma da Madeira. Nove destas candidaturas são do distrito de Coimbra.
A saber:
Cantanhede – João Moura
Figueira da Foz – Miguel Almeida
Lousã – Daniel Rodrigues
Miranda do Corvo – Sérgio Seco
Oliveira do Hospital – Cristina Oliveira
Pampilhosa da Serra – José Brito
Penacova – Mauro Carpinteiro
Penela – Luis Matias
Soure – Carlos Cordeiro.
A estas candidaturas, juntam-se as escolhas para os concelhos de Arganil, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Mira, Tábua e Vila Nova de Poiares, já aprovadas na reunião de 22 de janeiro. Faltam Montemor-o-Velho e Góis.
Ena pá, com esta gente o PS já ganhou em todo o distrito...
ResponderEliminarLá vai outra vez a mesma musica o mesmo atraso de sempre.
ResponderEliminarEh pá, Portugal não está assim tão mal.
ResponderEliminarAfinal somos auto-suficientes na produção de vinho.
Porreiro pá.
Mentira, so falta Góis. Montemor-o-velho é o Pedro Machado, ja foi decidido há muito tempo.
ResponderEliminarhá um mes que so falta Góis ter candidato pelo PSD
Góis tambem ja tem! O silvino diz que ninguem aceita e que tem de ser ele o salvador. E depois mete a filha na Câmara com a bênção da LULU
ResponderEliminarULTIMA HORA
ResponderEliminarPSD já tem lista.
Para a CAMARA:
SILVINO
VITÓ
BIBI (Para cumprir as quotas)
Para a ASSEMBLEIA:
BONGA
RITA
BINO (Para cumprir as quotas)
Vou votar neles. É uma lista de peso...cerca de 650Kg
Caros Senhores, tenham respeito pela Senhora Presidente. Uma mulher séria, dedicada ao nosso Município de uma forma tão carinhosa e sempre atenta aos problemas dos mais fracos (os idosos e as nossas crianças que estudam na escola, muitas delas, o devem à Senhora Presidente).
ResponderEliminarViva Góis....Viva o PS!!!!
Quanto ao problemas da urgências, penso que não são necessárias aqui na Vila, uma vez que o nº de habitantes não o justifica.
ResponderEliminarHá que pensar que a poupança é necessária e urgente.
Volto a reiterar que Góis é um paraíso para vivermos...deviam dar mais valor ao nossso Município.
ResponderEliminarÓ Serra cala-te.
ResponderEliminarUltima hora Paulo Silva tem mais um familiar a viver no concelho de Góis (noticia Varzeense)
ResponderEliminarO Jornal Varzeense devria ter um pale mais activo em Góis. Denunciando as injustiças sociais que existem e ninguém fala. Por exemplo, no Agrupamento de Escolas os miúdos são muito prejudicados com os professores faltosos que lá existem...faltam e depois dão as aulas à pressa....Isto é uma vergonha.
ResponderEliminarO anónimo que fala dos Gays, deveria ter em atenção que todos as pessoas em Góis respeitam e sempre respeitaram as pessoas, independentemente da sua orientação sexual.
ResponderEliminarSabemos perfeitamente de quem se fala, são pessoas que têm nome em Góis e que devem ser protegidas, têm família.
Aquela foto no Varzeense,no patio do Hotel Lurdes Castanheira,com os caçadores de perdizes,é espectaculo.
ResponderEliminarAinda falta as Touradas que vamos ser premiados este ano na Quinta do Baião.
~Já falaram com o Chibanga,que deve trazer toiros mansos,porque vacas não vai ser preciso,a nossa Gradaneria da Quinta do Baião é muito boa.
Viva o PS e Dra.Lurdes
Estás a pensar em dispensar alguém lá de casa.
ResponderEliminarNão se pode dizer que o concelho de gois seja pobre, em cornudos
ResponderEliminarOs cornudos em Góis,e Vila Nova do Ceira,são muito unidos.
ResponderEliminarAlmoçam todos juntos.
Juntando as Lesbicas.
Eu sou Lesbico.
Um abraço rapaziada,vamos levar isto a rir,
Gois é o Circo,temos os bichos todos
Cheguem para lá os cornos, se bem que essenciais, mas dediquem-se a questões produtivas!
ResponderEliminarComentando o texto comparem as médias nacionais com as médias locais, produzimos em Góis o quê?
A nossa triste realidade é que nem no vinho somos autossuficientes, o consumo de vinho no concelho é descomunalmente superior à produção.
"Com papas e bolos se enganam os tolos" é esse o lema dos nossos governantes, a presidenta vai pagado umas festas, o povo bebe uns copos "à pala" e está tudo bem.
Segundo o Governo vai distribuir pelas Camaras no interior uma verba para a recuperação de edificios degradados.
ResponderEliminarEstava na altura de recuperar o edificio da Quinta do Baião e ampliar passando a Ser o edificio da Camara Municipal de Góis,com um Parque de automóveis e Serviços Municipalizados.
O antigo edificio seria o Museu.
Vamos aguardar.
A candidata do PS á Camara de Poiares,foi saneada por corrupção,vai ser substituida.
Só aqui em Góis tudo numa calma.
Pois... isto faz-se com calma... que as galinhas apressadas...
ResponderEliminarPorra...
ResponderEliminarSe dum lado chove do outro troveja!
Os partidos em Góis têm as lideranças mais rascas da região.
As Camaras Municipais que vão concorrer sem oposição.
ResponderEliminarPartido Único,estão na calha a passar a freguesia.
Então Góis vai ser freguesia nas proximas eleições,daqui a 4 anos de Arganil ou Lousã.
ResponderEliminarHospital do Barreiro - Médico Espanhol dá Cabo de Listas de Espera
REPASSEM ESTA PORRA ATÉ À EXAUSTÃO, DÊEM CONHECIMENTO AOS BURROS QUE POR AQUI PROLIFERAM E TEIMAM EM NÃO ACREDITAR NA CHULICE DESTES "INTELIGENTES".
SEM PAPAS NA LÍNGUA...
Médico Espanhol dá Cabo de Listas de Espera
Lê bem o que vem escrito a seguir e pensa bem se em Portugal não há tantos chulos que não querem trabalhar!
Porque é que existem listas de espera?
Em 6 dias operou tanto como 5 médicos num ano e por metade do preço cobrado na privada.
Em seis dias, um oftalmologista espanhol realizou 234 cirurgias a doentes com cataratas no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, num processo que está a "indignar" a Ordem dos Médicos. Os preços praticados são altamente concorrenciais, tendo sido esta a solução encontrada pelo hospital para combater a lista de espera. O paciente mais antigo já aguardava desde Janeiro de 2007, tendo ultrapassado o prazo limite de espera de uma cirurgia. No ano passado chegaram a existir 616 novas propostas cirúrgicas em espera naquela unidade de saúde. Os sete especialistas do serviço realizaram apenas 359 operações em 2007 (cerca de 50 por médico num ano). No final do ano passado, a lista de espera era de 384, e foi entretanto reduzida a 50 com a intervenção do médico espanhol.
A passagem pelo Barreiro durante o mês de Março - onde garante regressar nos próximos dois anos, embora o hospital não confirme - foi a segunda experiência em Portugal do oftalmologista José Antonio Lillo Bravo, detentor de duas clínicas na Extremadura espanhola - em Dom Benito (Badajoz) e Mérida. Entre 2000 e 2003 já havia realizado 1500 operações no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, indiferente às "críticas" de que diz ter sido alvo dos colegas portugueses."Eu percebo a preocupação deles e sei porque há listas de espera tão grandes em Portugal. É que por cada operação no privado cobram cerca de dois mil euros", diz ao DN o oftalmologista espanhol, inscrito na Ordem dos Médicos portuguesa, que cobrou 900 euros por cada operação realizada no Barreiro.
As 234 cirurgias realizadas no Barreiro, por um total de 210 mil euros, foi o limite possível sem haver necessidadee de abrir concurso público internacional, sendo que o médico fez deslocar a sua equipa e ainda o microscópio e o facoemulsificador. O hospital disponibilizou somente um enfermeiro para prestar apoio.
HÁ QUE ACABAR COM A CHULAGEM DA ORDEM DOS MÉDICOS E BAIXAR AS MÉDIAS DE MEDICINA E ABRIR NOVAS FACULDADES.
ASSIM ACABA-SE A MAMA DESTA CORJA DE PARASITAS, QUE SÓ PENSAM EM GANHAR GUITO NA PRIVADA.
TOCA A PASSAR AOS AMIGOS
"As pessoas precisam de entender que estão a ser burladas. O País não pode continuar a ser dirigido por trafulhas..."
(Dr. Medina Carreira)
esta é a noticia, agora digo eu como é possível que 5 médicos que fazem em media uma operação que demora 15 minutos a fazer, pois é o tempo que demora a dita operação ás cataratas, depois não digam que não é por causa da função publica que estamos como estamos. ainda tem os colegas do tribunal constitucional, para os proteger quando lhe querem tirar algumas das mordomias que tem.
Não é só medicos.
ResponderEliminarAqui bem perto,o parasitismo é rei.
São pessoas que não tem profissão,a não ser politicos.
Teem carro,telmóveis,gasolina e gasoleo á nossa pala.
Tem dinheiro para representações,fora os beirados.
Por isso o nosso país chegou a este ponto
estamos em Banca Routa
Mas todos querem o TACHO,e como não são presos dos roubos ou falsificações,e uma alegria.
O pobre rouba uma galinha,está logo lixado
Pede-se aos funcionários da câmara de Góis que moram fora do município para que volta e meia comprem qualquer coisinha na Vila que lhes dá a ganhar o pão de cada dia.
ResponderEliminarParque Desportivo e de Lazer Municipal
ResponderEliminarCamara Municipal de Mértola
Vale apena a visita ao Parque,nós aqui temos locais para fazer até melhor que o de Mertola,mas infelizmente as ideias estão paradas no tempo
Lanço daqui o meu apelo, basta de dar à língua, basta de nos indignarmos sem que nada seja feito. Estes ladrões vão levar o povo português à verdadeira miséria. Precisamos mostrar a estes politiqueiros que se andam a governar da nossa desgraça, que esta malandragem tem de acabar. Façamos exemplos para que o mesmo não nos volte a acontecer. Reparem que uma revolução de flores só fez poesia e logo o mesmo sistema se voltou a instalar até aos dias de hoje.
ResponderEliminarEstas eleições, vamos correr as campanhas à pedrada, que eles não merecem outra coisa!
Concordo Plenamente
ResponderEliminarAgora só uma ditadura,e na ponta da espingarda levar este corruptos para Caxias.
sobre rotundas consultar:
ResponderEliminarhttp://w3.ualg.pt/~mgameiro/Aulas_2006_2007/transportes/rotundas_04%20%28prof.Alvaro%20Seco%29.pdf
A nova rotunda em Góis é para contornar pela esquerda,agora enganem-se
ResponderEliminarE anda tudo a marrar com a rotunda agora?
ResponderEliminarHá aí coisas bem piores na vila tais como umas gotas a aparecer sem critério no meio das estrada em aproximação de cruzamentos e ninguém se preocupa.
Qualquer dia é só carteres partidos. Ganham os mecanicos da zona.
Incentivo à indústria automóvel local.
A Rotunda é muito bonita,é o espelho da rapaziada técnica que tem a Camara Municipal.
ResponderEliminarSão bons para assar Leitões,já temos dois funcionários nesse ramo.
Os almoços e petisco 5 estrtelas.
Falta a caça ás perdizes,a pesca das trutas,congressos,reuniões,passeios pedestres,e muito folclorico com eiras e beiras.
Agora todos com o braço no ar a fazer vfigas:
PS.PS.PS.PS.PS.PSSSSSSSS*
Andam a fazer pouco da rotunda mas não o deviam fazer, porque já estive a ver e afinal está vem feita até tem duas faixas de rodagem...PARA QUÊ!!???
ResponderEliminarTemos a rotunda do Passaro Branco
ResponderEliminarAgora temos a Rotunda do Burro
Temos ainda Rotunda Gay
Não á pai pra nós Goenses
A rotunda dá para rir,é bem o exemplo dos nossos autarcas.
ResponderEliminarVamos ver qual será a estatua,na rotunda
A dra.Lurdes quer o busto do Pintor H.Mourato que recebeu a medalha de ouro,pelos Matacões que arrajou para o nosso Concelho.
Em Gois
Em Vila Nova do Ceira
Em Cerro da Candosa
O filho vai pelo mesmo caminho,mas esse virou para os enchidos,Confraria dos Enchidos
Temos a Confraria do cabrito e das castanhas,os cabritos fugiram as castanhas o javali comeu.
Este CONCELHO DE GÒIS sabe receber, aceita toda a merda que cá vem parar
ResponderEliminarA bronca,está quase a arrebentar,tocaq a fugir
ResponderEliminara Lurdes Castanheira deve estar contente porque já tem na mão o nº 2, o maçon José Alberto Rodrigues porque, afinal, a divisão aonde ele pertencia no tesouro em Lisboa já foi ixtinta e ele teria de ir para Castelo Branco se deixasse a Câmara. isto quer dizer que ele tem de lamber as solas dos sapatos da dona se quiser continuar com o tachinho.
ResponderEliminarEh pá,
ResponderEliminartirem aquela merda dos calhaus do meio da nova estrada ao pé da rotunda do carvalhal.
É que nem sinalizam aquilo nem os tiram de lá.
Mas há alguém que consiga explicar o que estão ali a fazer?
É assim que veda a passagem de alguma via???????
Ou a culpa é do empreiteiro outra vez?
Também está insolvente?
Já parece mal, não têm vergonha?
Estão à espera de algum acidente?