quinta-feira, 16 de setembro de 2010

REVIVER A DESFOLHADA

Talvez por eu ser novo, não possa precisar há quanto tempo não se via nada igual ao que se passou no Colmeal no passado dia 11 de Setembro.
O Rancho Folclórico Serra do Ceira, organizou um "Reviver da Desfolhada" onde participaram o Rancho de Pampilhosa da Serra e o Rancho da Lousã.
Do programa, que teve início às 11H00, iniciou-se a recepção aos Ranchos convidados nas Seladas seguindo-se o almoço oferecido pelo rancho residente.
Desde cedo que se juntaram alguns tocadores de concertina e demais músicos dos ranchos que em conjunto com outros artistas já conhecidos, começaram a descortinar o que se iria passar durante o resto do dia.
Depois do bem servido repasto, rumou-se ao Largo do Colmeal onde todos os ranchos desfilaram e cantaram.
Algumas colectividades da freguesia do Colmeal e do restante concelho de Góis, assim como outras instituições concelhias fizeram questão de estar representadas.
O Sr. Dr. José Rodrigues, vice-presidente da Câmara Municipal de Góis e o Sr. Carlos de Jesus, presidente da Junta de Freguesia do Colmeal, estiveram presentes e endereçaram palavras de encorajamento a todos e louvaram a iniciativa. Com a sua já habitual amizade e boa disposição, ambos se envolveram no espírito de revivência, participando no evento.
Assim que as espigas de milho foram deitadas ao chão no Largo Dª. Josefa das Neves Alves Caetano, ninguém ficou alheio à desfolhada tento praticamente todas as pessoas colaborado nesta árdua tarefa, recordando (os mais velhos) e aprendendo (os mais novos) como era feito este trabalho, num passado não muito distante.
Não faltaram as brincadeiras por causa do milho-rei nem as zaragatas por causa das moças bonitas... Com a desfolhada feita, aproximava-se a altura de malhar o milho tendo este também sido um momento digno de se ver e reviver...

Foi um dia memorável para todos quantos assistiram ao "Reviver da Desfolhada"

Aguardo mais iniciativas do Rancho Serra do Ceira, desejo-lhe longa vida e muitas felicidades!






Veja mais imagens e videos em


Henrique Miguel Mendes

4 comentários:

  1. Está tudo bem! Não sei se foi preciso importar milho de fora para fazer a festa, mas pronto, folclore é folclore. É como jogar no totoloto: é fácil, é barato e dá milhões (votos)! No meio disto tudo, reparei numa coisa: O Largo D. Josefa Caetano. O principal "recinto" do Colmeal tem o nome da mãe do delfim do Salazar, Marcelo Caetano de seu nome. Para os mais novos, este Senhor foi o último primeiro ministro do tempo dos "fascistas" e tinha ligações familiares à freguesia. Os mesmos que fizeram alguma coisa decente pelo Colmeal, porque de então para cá, já lá vão 34 anos de socialismo, a freguesia só não desapareceu porque o nome e o espaço físico ainda existe. Tudo o resto é sinónimo da festa que agora fizeram: é só saudade!...

    ResponderEliminar
  2. Lá isso é verdade.
    Chegou a termos médico,agora viramos para ranchos e petiscos nem Jesus nos pode valer.

    Agora nem nova Ponte sobre o Tejo e TGV e secalhar nem o Metro Mondego de Serpins a Coimbra.

    Socialismo da Miséria eu não alinho

    ResponderEliminar
  3. O Colmeal é só Socialismo importado da Mouraria.
    Uns petiscos umas corridas pelo campo.
    Já não é nada mau.

    Tivemos o Padre André
    Mas agora temos Jesus que vai fazendo milagres.

    Já dizem que vai de Caravela em poupa para os lados de Góis

    ResponderEliminar
  4. Eh pá! Nao sejam mauzinhos! A vida pessoal dos políticos não é para aqui chamada!

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.