Como deverão ter percebido, o Jumento não terminou de uma forma natural. Como diz o meu dono, não morreu de “morte morrida”, mas sim de “morte matada”. Um dia destes, explicar-vos-ei melhor o que pretendo dizer com isto.
Ontem, caiu o Governo. Hoje, o que mais se ouve é: até que enfim. Comungo com esta sensação, mas não deixo de estar muito preocupado. Tenho grandes apreensões relativamente ao futuro do nosso País. Como, aliás, todos nós. Ninguém tem a certeza de como realmente está a nossa economia e poucos estarão seguros que vamos caminhar para melhor.
Mas, afinal, quem tem a culpa desta crise em que nos vimos envolvidos? Para mim, só há um responsável: o “Eng.º” José Sócrates. Os meus primos analistas da Política (os politólogos…) dividem-se: uns acham que, propositadamente, Sócrates provocou a crise neste momento, por ser o mais favorável para os resultados eleitorais do PS; outros (em que se inclui o Prof. Marcelo) acham que o seu feitio autocrático o levou a não avaliar convenientemente os riscos da sua atitude de não informar ninguém relativamente ao PEC4 que negociou em Bruxelas. Ora , quanto a mim, quer num caso, quer no outro, ele é o único responsável. No primeiro seria suficientemente calculista e Maquiavélico para provocar uma crise quando lhe convinha, não pensando no País, mas apenas em si próprio e no segundo tê-la-ia provocado por não saber conviver com a Democracia e com os governos minoritários, mostrando um autoritarismo e egocentrismo que não se coadunam com o lugar que desempenha. É, pois, parte do problema e não da solução.
O problema é que logo no discurso de demissão em que afirma que não está agarrado ao poder, ameaça que vai voltar e que se irá candidatar novamente a Primeiro-ministro. Trata-se de Sócrates no seu melhor estilo, passando um atestado de menoridade ao PS, pois vai haver um Congresso e ele poderá (?) não ser eleito. E parece um discurso incoerente de quem não está agarrado ao poder e avisa logo que se recandidata, ao mesmo tempo que acusa a oposição de ter ânsia de poder… Será que sou burro…ou querem fazer de mim burro?
Estou convencido que não vai haver um partido a ganhar com maioria absoluta e que a solução está numa coligação PSD/CDS/PS. Mas, com Sócrates isto será possível? Duvido muito…
Bom, e por cá?
Por cá, tudo na mesma, como a lesma. Nos últimos tempos, tirando as eleições para os Bombeiros, ADIBER e Santa Casa da Misericórdia, de que falarei noutro dia, e uma gestão camarária que definiria de “foguetória”, uma vez que privilegia o espectáculo em detrimento da obra, nada se passa.
Até é notícia o facto da CM se “esquecer” de publicar algumas actas. Parecendo não ter importância nenhuma, de facto, percebe-se que o assunto não é tão desprezável quanto isso. A não publicação foi detectada pelo Movimento de cidadãos e, finalmente, elas foram publicadas no site da CM e também no Varzeense embora neste, não na sua totalidade. Curioso, li-as e percebi que afinal elas dizem respeito a reuniões em que discutiram assuntos importantes e “quentes”. Será que a não publicação não foi um mero lapso? Terá sido premeditado? Se assim for, será preocupante e encaixa-se na perfeição nalgumas posturas prepotentes, persecutórias e tiques de censura que começam a preocupar no município de Góis.
Uma última palavra para a minha fotografia que junto a este artigo. Trata-se da minha fantasia de carnaval com que desfilei no carnaval das aldeias serranas de areia (como o presépio…). É uma homenagem aos irmãos metralhas. Só falta o nº que está do outro lado da barriga…
Consta-se no meu curral que, no final de Abril, vai haver um desfile de metralhas em Arganil, frente ao Tribunal. Já contam com participantes de Góis, Arganil e Coimbra. Até vem um de Lisboa. Será?
(O Jumento)
NOTA: Gostaria de agradecer às duas pessoas que me enviaram mails de apoio e a quem, de imediato, agradeci. Se tiverem assuntos ou informações e que gostassem que o Jumento ruminasse e publicasse, enviem. Estou à vossa disposição: ojumentodegois@gmail.com
recebido a 25/03/11
Comm mil diabos ó Nunes!!! Porque é que não desamparas a loja, sua besta fedorenta???
ResponderEliminarSerá a primeira e última vez que respondo ao MUR. Todos sabemos quem é, independentemente das vária siglas que usa para "assinar" as suas agressões verbais com que nos enoja a todos. Eu, pessoalmente, tive pela personagem alguma estima e reconhecimento de um valor que ele acabou por anular, graças à sua conduta. Nem a senilidade justifica o seu comportamente, uma vez que a subjugação ao poder instalado o leva a ameaçar, injuriar e consporcar todos os que por aqui passam. Já o fez em Arganil (onde o Arganilândia é o melhor exemplo de tudo o que é abjecto)e tenta fazer o mesmo aqui no Góis Livre, um dos poucos espaços de liberdade que ainda existem em Góis. Espero que lhe reste ainda um mínimo de dignidade que lhe permita moderar o seu comportamento. Para mim, é como se não exista...
ResponderEliminarEsse comentário, ó pá, foi mesmo... de jumento! Já tas canto na "Arganiândia". Não perdes pela demora! O que me estava reservado: lidar com burros! MUR
ResponderEliminarE, ainda por cima, às riscas! Que grande carago! MUR
ResponderEliminarPelo visto, no "Góis livre", os diferendos se resolvem democraticamente "à mur(raça)"! Será esta a "liberdade" que querem para... Góis? Parece, senhor abade!... MUR
ResponderEliminarOha lá ó Nunes, essa sigla do MUR quer dizer o quê? Será Merda Urbana Reciclada!!!
ResponderEliminarDêem um dsconto ao velhadas! Já está quase como há-de ir!... Louco varrido!...
Se achas que, reciclada, te aproveita, serve-te... à vontade, pá, misturada com a palha! MUR
ResponderEliminarPara jumento ler:
ResponderEliminar"Acabamos de ter conhecimento de que, a poucos metros do rochedo onde o presidente da APIA, ou seja, o presodente de si mesmo, achou pintado um "urso aos pulos", foi descoberto um valiosíssimo tesouro de jóias pré-históricas que, por determinação do IGESPAR, vai dar entrada no Museu Nacional de Arqueologia (MNA), em Lisboa. O tesouro foi avaliado em cerca de dez milhões de euros, sendo constituído fundamentalmente por colares e peitorais em ouro de 27 quilates, ou seja, ouro de mina. Sensacional!". Assobiem-lhe às botas! MUR
RALY DO RABADÃO - GÓIS
ResponderEliminarDia dois de abril a partir das 21 horas na zona industrial de Vila Nova do Ceira e dia três a partir das 9 horas na serra do Rabadão.
Ouro de 27 quilates!!!! Arre ó Nunes, isso não deve ser ouro, há-de ser ouro misturado com m... que às vezes tem a mesma cor!!!
ResponderEliminarSendo o ouro de 24 quilates igual à permilagem de 999/1000 (não há metais totalmente puros), o ouro de 27 do Nunes deve corresponder a 1100/1000, ou seja 110%!!!
Vai lá vai, ó arqueólogo e historiador da treta!!!
Tu de merda percebes, como por aqui se vê profusamente, agora quanto a ouro, entendes tanto como eu de um lagar de azeite, ou seja, nada!!!
Bem, não é bem verdade, porque tu para passares ao "estreito" aquilo que é dos outros, incluindo ouro antigo que desviaste das tumbas, estiveste sempre aí para as curvas!...
VIÚVA VIRGEM
ResponderEliminarUma viúva, ao casar pela 11ª vez, diz carinhosamente ao marido:
- Meu Amor sou virgem!
- Como? Não foste casada 10 vezes? Disse o marido:
- Sim, disse ela, mas aconteceu o seguinte:
O 1° era político, só prometia e não cumpria;
O 2° era bancário, só entendia de fundos;
O 3° era poliglota, só entendia de línguas;
O 4° era massagista, só esfregava;
O 5° era caçador, só gostava de veado;
O 6° era médico, só examinava;
O 7° era juiz substituto, não tinha vara;
O 8° era coveiro aposentado, não enterrava mais;
O 9° era perfumista, se contentava só com o cheiro;
O 10° era do PS, quando estava por cima não fazia nada.
E agora, minha esperança é você...
Então o marido diz:
- E porque eu?
- Porque você é Funcionário das Finanças, tenho certeza que vai me foder...
Ou seja, esse tesouro poderia ser uma mais valia local para o turismo. Em vez das pessoas terem que se deslocar a Lisboa para o ver, deslocar-se-iam a..., Góis? Será esta a questão?
ResponderEliminarMade in PortugaL
ResponderEliminarO ZÉ, depois de dormir numa almofada de algodão (Made in Egipt), começou o dia bem cedo, acordado pelo despertador (Made in Japan) às 7 da manhã.
Depois de um banho com sabonete (Made in France) e enquanto o café (importado da Colômbia) estava a fazer na máquina (Made in Chech Republic), barbeou-se com a máquina eléctrica (Made in China).
Vestiu uma camisa (Made in Sri Lanka), jeans de marca (Made in Singapure) e um relógio de bolso (Made in Swiss).
Depois de preparar as torradas de trigo (produced in USA) na sua torradeira (Made in Germany) e enquanto tomava o café numa chávena (Made in Spain), pegou na máquina de calcular (Made in Korea) para ver quanto é que poderia gastar nesse dia e consultou a Internet no seu computador (Made in Thailand) para ver as previsões meteorológicas.
Depois de ouvir as notícias pela rádio (Made in India), ainda bebeu um sumo de laranja (produced in Israel), entrou no carro Saab (Made in Sweden) e continuou à procura de emprego.
Ao fim de mais um dia frustrante, com muitos contactos feitos através do seu telemóvel (Made in Finland) e, após comer uma pizza (Made in Italy), o António decidiu relaxar por uns instantes.
Calçou as suas sandálias (Made in Brazil), sentou-se num sofá (Made in Denmark), serviu-se de um copo de vinho (produced in Chile), ligou a TV (Made in Indonésia) e pôs-se a pensar porque é que não conseguia encontrar um emprego em PORTUGAL...
O Ministério da Economia de Espanha estima que se cada espanhol consumir 150€ de produtos nacionais, por ano, a economia cresce acima de todas as estimativas e, ainda por cima, cria postos de trabalho.
Pode ser que acorde alguém.
O Povo em vez de ver Big Brothers, Casas dos Segredos, Futebol, Novelas e outras coisas vãs, devia era ler esta e outras notícias...se assim fosse estaríamos bem melhor !
ResponderEliminarA democracia é muito boa mas ...
Esta notícia é interessante,
Jornal irlandês ‘Independent' escreve carta a Portugal
Começa com um "Dear Portugal" e desenrola-se em oito parágrafos de conselhos que a Irlanda, país já sob a alçada do FMI, tem para Portugal.
Ler notícia completa no Económico.pt: Jornal irlandês ‘Independent' escreve carta a Portugal
www.economico.pt
Ó pá das 08:50:
ResponderEliminarÉs um cretino, pá! Então náo sabes que o "ouro de mina" ultrapassa todas as percentagens?! Não é puro: é puríssimo! Tão puro que, em vez da cor da merda, é branco, confundindo-se com a platina. Aprende, pá! Ouro com merda... guarda-o para ti e come-o com salada de escaravelho... para te aguçar o engenho, carago! MUR
Achas, ó pá, da VIÚVA VIRGEM, que essa merda é matéria para este blogue que se rege pelos princíoios da decência e da moral?! De ser fu(n)dido... precisavas tu, seu cara de cu lavado! MUR
ResponderEliminarGois Terra Martir
ResponderEliminarComo é possivel ontem no Centro de Saude de Góis morrer um cidadão de Gois bem conhecido " Canário " porque nem o Centro de Saude e Bombeiros tinham o aparelho de reanimação após ataque cardiaco,quando o INEM chegou a Góis já nada podiam fazer.
Tudo foi feito no Centro de Saude para reanimar o amigo Canário mas faltava o tal aparelho para o reanimar.
Sra.Pres da Camara de Gois e respectivos vareadores isto é um fracasso total da vossa politica concelhia,vocês para Festas e Peticos e Gois Arte e Oficios são barra o resto.
Gois tem aquilo que escolheu e vai de mal a pior
«...os povos t~em os governantes que se merecem...»
ResponderEliminar3sss
Os meus sentidos pesamos para a Familia do Canário.
ResponderEliminarTantas vezes desloquei-me ao Val Moreiro beber um copito e jogar cartas.
Mas morrer sem ter material para salvar uma pessoa querida do nosso Concelho francamente eu que estou longe da sede Concelho - Alvares o que será desta gente.
Estamos bem entregues ao nosso destino.
Em vez de te lembrares dos copitis, pá, reza-lhe pela alma! PAZ
ResponderEliminarNão vale a pena perderem tempo a escavar à volta do rochedo do "urso aos pulos", porque todo o ouro que lá havia... já foi exaustivamente recolhido e depositado no museu nacional, onde vai começar a ser devidamente estudado do ponto de vista arqueologico. No local... só ficou terra, a fazer-vos um manguito! MUR
ResponderEliminarGois Terra Mártir
ResponderEliminarQue estapor de estribilho... este FILHO DA PUTA arranjou! Sera... mentecapto?... MUR
ResponderEliminarUMA VERGONHA… Mas quem disse que o centro não tem desfribilhador?
ResponderEliminarTem, claro que tem. Ignorantes de merda acham que não foi feito tudo o que devia ser feito para salvar a vida do homem? Seus merdas acham que o desfribilhador pode ser qualquer um a usá-lo? Seus merdas acham que o desfribilhador pode ser usado em todas as situações de paragem cardíaca? Para que falam do que não sabem? Calem-se seus montes de merda ou então falem do que realmente sabem, não falem do que não vos diz respeito e de assuntos que não têm o mínimo conhecimento de causa. Querem atacar a presidente, ataquem mas com factos que mereçam realmente ataque, e existem alguns. Falem nos empregos que ela prometeu durante a campanha e não está a cumprir, por mim falo, falem nos tachos que ela deu a 2 ou 3 incompetentes que a única capacidade que têm é abanar uma bandeira, agora deste assunto, não tem a mínima responsabilidade, por isso em relação ao que se passou ao Canário só existe uma coisa a dizer: “É A VIDA, ACABOU… VAI ACABAR PARA TODOS!”. DEIXEM-SE DE MERDAS, SEUS MONTES DE ESTERCO!
Gois Terra Mátrir
ResponderEliminarGois tem Fibra de Mer..!
ResponderEliminarTu lá sabes, pá, de que "fibra" és feito! Eu não diria que és de merda, mas de pequeno cagalhão... "posto de pé para parecer alguma coisa". MUR
ResponderEliminar