quarta-feira, 1 de junho de 2011

"A CHANFANA VEM TIRAR ESTES CONCELHOS DO ANONIMATO"

Com a eleição das "7 Maravilhas da Gastronomia" marcada para Setembro, a Chanfana já está na boca do mundo. sendo uma das três finalistas na categoria das carnes. Para os quatro municípios que apresentaram a candidatura, o orgulho de ter chegado até aqui já corre além fronteiras. Hoje a conversa foi com Maria de Lurdes Castanheira presidente da Câmara Municipal de Góis. 

Pedro Homem de Mello não nasceu em Góis, mas como todos os poetas exímios, teve o dom de descrever os rios como pouca gente o faz. E aqui fala-se em rios porque Góis, essa localidade indelével espraia-se ao longo do rio Ceira, assumindo dos cenários mais bonitos que acaba por atrair muitas pessoas à região, nomeadamente em época estival.
À conversa com a presidente da câmara, foi possível compreender a aposta que a autarquia tem feito no concelho, tornando-o num dos lugares mais convidativos a visitar daquela região. Na voz da nossa interlocutora, "Góis é um território com boa qualidade de vida, embora esteja longe da capital de distrito, o que tem a ver com algum fraco investimento dos sucessivos governos em matéria de acessi- bilidades" O que é certo é que o município tem feito uma forte aposta ao nível do turismo, não só através do seu orçamento, mas também naquilo que é o estímulo à iniciativa privada. Temos consciência de que estamos num concelho que tem potencialidades incomparáveis a outras realidades do país e até mesmo fora do mesmo. Temos aqui paisagens ofegantes e associado às mesmas, o rio Ceira, que é um dos nossos ex-líbris e que nos distingue: No fundo, o rio é uma marca que faz com que Góis seja considerado como a capital do Ceira.
Ao estimular quer o investimento público, quer o privado, Maria de Lurdes Castanheira garante que o objectivo é criar condições para atrair novos públicos, nomeadamente durante todo o ano. "Neste momento, um dos maiores constrangimentos que temos é o da sazonalidade e estamos a trabalhar no sentido de inverter essa tendência porque entre Setembro e Março vivemos aqui uma tendência onde se regista um decréscimo abismal no que refere não só ao número de visitantes, como também no que refere à facturação das próprias empresas. Aqui a Câmara tem um papel fundamental no sentido de restabelecer a confiança no mercado porque as pessoas só investem se confiarem nos 12 meses do ano e cumpre-nos a nós dar um sinal de preocupação e capacitar este território de que tem potencialidades exponenciais e caracteristicas ímpares" garante a nossa entrevistada, assegurando ainda que "precisamos, sem dúvida, de um equipamento hoteleiro e felizmente temos um investidor que está interessado em fazer uma infra-estrutura É um hotel quatro estrelas superior que irá ser, brevemente, uma realidade, e isso vai-nos resolver uma das graves lacunas que tínhamos aqui no concelho. Se tivermos uma boa resposta ao nível de hotelaria, temos uma maior abertura para as outras iniciativas que já vamos tendo no concelho como por exemplo o desporto aventura.
Mas os projectos não se ficam por aqui: "temos também um projecto de revitalização dos percursos do xisto e desse tipo de tradições. Vamos também concluir um centro de interpretação das aldeias do xisto que fica localizado numa das aldeias que faz parte da rede do xisto. Estamos a investir e a fazer um trabalho que complemente aquilo que é investimento público com o investimento privado. Para quê? Para que, primeiramente, consigamos combater o carácter da sazonalidade e, segundo, tenhamos aqui oferta em termos de alojamento turístico para todos os públicos. Porque os públicos são muito diversificados'; garante. 


A GASTRONOMIA 

Sendo um concelho rico no que refere à gastronomia Maria de Lurdes Rodrigues ressalva que este sector ainda está pouco explorado. Com condições excelentes para a criação de truta, também as sobremesas, o cabrito ou a cabra velha são produtos e iguarias que dão origem ao de melhor neste sector. "Estamos num território de montanha, com características rurais com todas as condições para a pastorícia e aí destacamos a caprinicultura, onde surgem as cabras e os cabritos para fins gastronómi- cos. A única coisa que nos falta é a mação de uma confraria Se conseguíssemos criar aqui
a confraria do cabrito, conseguíamos ímplementar uma nova marca no concelho. E criar aqui alguma marca é também transmitir aos operadores da restauração o quanto é importante apostar na gastronomia local, apostar na qualidade".

SOBRE AS 7 MARAVILHAS DA GASTRONOMIA 

Segundo a autarca, "esta iniciativa das 7 Maravilhas vai dar uma grande projecção a esta zona o que já começou a acontecer. Com o uso das redes sociais e das novas tecnologias, toda esta informação chega muito longe e é isso que nos imporia e nos dá reconhecimento. Queremos ser associados a um território com um prato único e com o qual nos identificamos. No fundo, a chanfana vem tirar estes concelhos do anonimato.
Portugal tem uma boa gastronomia e a dificuldade é escolher, mas a aposta na chanfana é uma boa aposta e digo isto com convicção e confiança porque a chanfana é feita com produtos naturais. Dificilmente se faz uma boa chanfana com produtos artificiais que não seja um bom vinho, uns bons alhos, bom tempero. A qualidade do prato tem muito a ver com a qualidade da carne. Vale a pena apostar na chanfana como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal

44 comentários:

  1. Anónimo1/6/11 18:08

    Sei de um rio, sei de um rio onde uma vila, perdida no tempo, se estende com o seu pitoresco cheiro a fossa.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1/6/11 18:11

    Como é bom comer a bela da chanfana na esplanada de um Beira Rio ou na pizzaria com os encantos do cheiro a fossa para tirar o apetite. É que até deixamos de saber se o cheiro é do que temos no prato ou das águas cristalinas do rio.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo1/6/11 18:13

    Já para não falar de como se está bem na esplanada do chilout com o belo do cheiro. Tenham vergonha! Nem Coimbra cheira tão mal e é cidade co bem mais cagadouros.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo1/6/11 18:19

    É que o problema de Góis é que é dirigido por gente que não anda pelas ruas a ver as coisas. Entra às 10.30 e saem às 17h. Se vivessem em Góis e andassem a passear ao fim de jantar como fazem as familias goienses, ficavam a conhecer melhor os problemas dessa terra.

    ResponderEliminar
  5. Tens bom remédio, pá: borrifa-te... com água de colónia! MUR

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/6/11 02:28

    Lá vem o Nunes mais a sua cantilena.
    Mas que grande besta!...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo2/6/11 02:58

    Agora até os "coimbrinhas" gostam de chanfana?!!! Não é Lulu?!!! Ao que a "necessidade" obriga, santo deus!!!
    E de vinhaça p'ra chanfana, também gostas? Ah g'anda mulher!!!
    Olha, ouvi dizer que comer chanfana e beber carrascão faz as pernas das mulheres mais bonitas!!!
    Pelo que tenho visto, mesmo com os saltos de ir ao "mato", andas a manducar disto todos os dias!...
    Não parece, mas também é um elogio...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo2/6/11 03:00

    E também ouvi dizer que essa "comidinha" torna as mulheres estéreis!...
    Pois, quanto a isso, tu não te preocupas, nós sabemos!...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo2/6/11 03:02

    E também tira a "pica" aos homens!...
    Também não interessa, não é coisa que se use muito por aí!...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo2/6/11 03:11

    Escapou-me uma outra analogia! Diz quem sabe que a boa chanfana faz-se de cabra velha!...
    Capisce...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo2/6/11 03:57

    Parece que o investimento turístico do Baião "já era...". Alguém tem pormenores?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo2/6/11 04:48

    Então mas já se sabia desde o principio da "coisa"...
    "Foram" foi 50.000 Euros para as mãos do individuo!...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo2/6/11 06:15

    Baião?
    Mas já lá estão as máquinas para as obras.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo2/6/11 06:22

    Continuo esperando pela resposta:

    Dra.Lurdes Castanheira quantos empregos já arranjou para Góis nestes dois anos.

    O resto já sabemos que em petiscos,foguetes asra. é um ás

    ResponderEliminar
  15. Anónimo2/6/11 06:50

    Chanfana sem cabras de 4 patas nunca vi. Como não existem dessas cabras nas serras do nosso concelho (com graves culpa da Câmara, que em lugar de apoiar produtos e produtores locais apoia festas e festeiros) provavelmente a chanfana de Góis é feita com cabras de 2 patas...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo2/6/11 07:48

    Pica usam, mas é no género errado! ERRADO; ANTINATURAL; PERVERSO!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo2/6/11 12:35

    O Varzeense mais parece o Portugal Socialista

    Fotos Lurdes Castanheira 10
    Mourato e Cabeças 3
    José do Café 1
    Alcindo Carpinteiro 1

    Camaradas até dá vómitoskkkkkklklkllllllllllllllllkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  18. Anónimo2/6/11 13:41

    A pergunta certa para a Castanheira é: Com quantos goienses já correu?

    ResponderEliminar
  19. Falta correr contigo, pá! MUR

    ResponderEliminar
  20. Anónimo2/6/11 16:15

    Ó Lurditas já vai a ser tempo de abrires o olhito e correres com o tal Márito para o lugar dele que é a guardar cabras nas serras de Sacões.
    Ele vai te entalar e olha que ele não assume.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo2/6/11 16:35

    Vamos preparar a Grande Vitória.
    Vamos correr com o Katalinos no poder.

    Na segunda-feira o Restaurantes o Prato do dia TROMBA RIJA.

    Só falta saber se a freguesia do Colmeal vota PSD.

    Mas são poucos.

    Viva Portugal

    ResponderEliminar
  22. Anónimo2/6/11 17:30

    A feira de emprego é para rir! Nem um posto de trabalho lá havia. Estas feiras usualmente são feitas no final do ano lectivo nas universidades e escolas de 12º ano com empresas a oferecerem estágios e postos de trabalho, mas aqui é só para dizerem que fazem, darem uns cobres a uns quantos apontados, mas os nossos jovens ficam na mesma a ver navios.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo2/6/11 18:37

    Tromba Rija

    Segunda-Feira

    Os Cozinheiros

    José Duilio
    Jose Rodrigues
    Mario Garcia
    Jesus
    Vitor Enfermeiro
    Jose Nunes
    Lurdes Justa
    Miguel Morão
    Jorge Bate-Chapa

    O Cozinheiro Mor

    Miguel Ventura

    Grande Petisco

    Os aperitivos são origem Celta

    A Televisão já recebe imagem em Fibra Optica.
    Com Grande entrevista com José Socrates em Góis,que vem trabalhar para Góis para executar a Grande Obra Socialista Quinta do Baião ou Samba.

    Vamos rir com alegria

    ResponderEliminar
  24. Vai-te rindo, que logo choras! MUR

    ResponderEliminar
  25. Anónimo2/6/11 20:01

    A luta é alegria camaradas, vamos mudar o rumo a Portugal. Mudar é preciso, mais do mesmo não!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo3/6/11 01:57

    Nesta notícia só não percebo uma coisa: Então, depois de tantos anos a gastar rios de dinheiro para promover o concelho, é a chanfana de vai tirar Góis do anonimato???...

    ResponderEliminar
  27. Anónimo3/6/11 02:24

    Não é a chanfana, é a CABRA!

    ResponderEliminar
  28. PATÉTICO: Saiu o último Varzeense antes das eleições de 5 de Junho. Apenas um artigo “político” apelando ao voto no PS. Quem o escreve? Um empresário Goiense de sucesso recém aparecido na política pela mão da actual maioria. Passado político? Nenhum. Mas aprendeu o que é a voz do dono. Escreve os seus mais recônditos pensamentos. Serve, da forma mais servilista que conheço. Escreve apenas sobre dois temas: política e voluntariado. Quanto ao primeiro, estamos conversados. Quanto ao segundo, é “voluntário” em várias causas: nas concertinas, aprendeu na Escola de concertinas de Góis, mas não descansou enquanto não criou cisões, grupos paralelos, apenas com intenção de se servir e servir quem o alimenta. Nos escoteiros, não descansou enquanto não afastou quem, eventualmente lhe podia fazer frente. Na Lousitânia porque traz carne para o assador da sua empresa. Agora abraçou a causa da mini-hidrica do Mondego. Ataca-a por razões sociais? Políticas? Ecológicas? Não, apenas por razões económicas e pessoais pois põe em causa as passeatas de canoa no Mondego. Uma breve passagem no Movimento de Cidadãos por Góis, numa altura em que era preciso combater o poder instalado, levou-o ao actual estado moribundo de pré-coma. Foi feliz apenas num aspecto: comparar a gestão do Engº Sócrates com a actual maioria da Câmara Municipal. Aí, esteve bem. Se o primeiro nos levou à quase bancarrota e nos mentiu descaradamente se nos prometeu tudo e nada cumpriu, então…
    É por estas e outras que, sem hesitações, vou votar PSD, embora espere que não chegue à maioria absoluta. Maiorias não são, para mim, compatíveis com Democracia. E, mesmo temendo que apenas mudem as moscas, pelo menos estas serão outras…
    Porque é importante para a Democracia, espero que o PS renasça das cinzas e volte a defender valores que a Socratice destruiu!

    ResponderEliminar
  29. OLHA, OUTRO...E TU?

    Legislativas: vou votar pela primeira vez no PSD


    Ideologicamente devo muito aos mestres com quem iniciei as lides políticas (de Francisco Sousa Tavares e Sophia Mello Breyner, a Fernando Amado, João Camossa e Gonçalo Ribeiro Telles). E nesta hora também não esqueço que o meu “coração” está com o PPM e o Partido da Terra que ajudei a criar.



    Mas vai para vinte anos que me desliguei da política partidária.



    Até hoje nunca fiquei a dever um tostão que fosse a qualquer “cunha” ou "amizade" de “direita” ou de “esquerda”.



    E historicamente falando, tenho estado quase sempre mais próximo do PS do que do PSD. Dito e escrito.



    Conheço o Pedro Passos Coelho há quase trinta anos. Acompanhei de perto a sua “travessia do deserto” pós JSD. Ao longo de reuniões sem fim, pensámos semanalmente Portugal no “Diário Económico” dos anos 90. Com uma mão cheia de gente boa, juntámos à mesma mesa Carvalho da Silva da CGTP e Francisco van Zeller da CIP, para reflectirmos em Português sobre os caminhos do Tratado de Maastricht e todo o “resto” que já então se vislumbrava nos bastidores da política europeia.



    No próximo Domingo vou votar no PSD e em Pedro Passos Coelho.



    Voto nele pela positiva porque sei do que ele é capaz. E voto também no PSD pela “negativa”, ou seja, para ajudar a vermo-nos livres dos maiores impostores que governaram o País desde o 25 de Abril.



    Força Pedro!


    publicado por Luís Filipe Coimbra às 23:43

    ResponderEliminar
  30. MAIS UM...
    Vital Moreira, depois de Almeida Santos, coloca a derrota do PS no campo da probabilidade mais que provável, e começa a lançar as culpas para cima dos outros usando a metáfora do tapete, que tal como a outra, a dos partidos que teriam servido de muleta, choca com a realidade onde o PS foi a cadeira de rodas da direita. A encenação PEC IV apenas engana os distraídos: José Sócrates escolheu o último momento em que ainda vislumbrou hipóteses de ser reeleito.

    Pela forma como governou durante estes anos, por ter chamado os agiotas do FMI em socorro dos banqueiros que sempre governaram este governo e os que o antecederam. Por aquilo que sempre foi enquanto político: mentiroso compulsivo, campeão da demagogia e da imagem, da supremacia da comunicação na forma esvaziando o conteúdo da mensagem. Destruiu a escola pública, continuou a privatização da saúde, retirou direitos básicos de quem trabalha, engordou os do costume, numa contínua traficância entre sucateiros e construtores civis.
    Quando vi Sócrates chegar à liderança do PS calculei que o amigo das cimenteiras ia fazer estragos. Não imaginava que se viesse a revelar o pior chefe de governi do regime (incluindo Pinheiro de Azevedo e Santana Lopes, embora este último por manifesta falta de tempo), o tipo inteligente que toma os outros por parvos, conseguindo enganar um terço dos portugueses em pleno delírio e alucinação.

    A força que move este PS é a da lapa agarrada ao poder. A força dos cargos, dos negócios, dos Almerindos e Coelhos que seguem os passos de Ferreira do Amaral: no governo favorecendo as empresas, nas empresas esperando os favores do governo.

    A provável vitória do PSD não me aquece nem arrefece. O programa do PS e do PSD é o mesmo. A sua aplicação não depende deles, depende das circunstâncias, e a seu tempo veremos se existem. Espero bem que não. Porque a fome está à porta, e os portugueses com fome já votavam nas ruas ainda antes de se inventarem os sufrágios.(João José Cardoso)AVENTAR

    ResponderEliminar
  31. Quando os nazis levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista.
    Quando eles prenderam os social-democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata.
    Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista.
    Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu.
    Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse”

    Martin Niemöller

    ResponderEliminar
  32. Que jumentadas, fedendo a cagalhão de burro! Acuda-nos, senhor abade! MUR

    ResponderEliminar
  33. Vai sendo altura de eu contar a história do Albardas... da Benfeita! MUR

    ResponderEliminar
  34. Anónimo3/6/11 05:44

    Frase do ano: "a chanfana veio tirar o nosso concelho do anonimato".

    ResponderEliminar
  35. Anónimo3/6/11 06:17

    Também achei caricato!
    Esta gentinha só pensa em protagonismo. Não querida, Góis já saiu do anonimato há muito tempo. Hoje onde quer que vamos em Portugal, já toda a gente ouviu falar de Góis, em grande parte devido ao MotoClube.

    ResponderEliminar
  36. Anónimo3/6/11 06:21

    Aos Ps de Góis

    Administração central,regional e local.

    A Troika

    Teem que reorganizar até julho de 2012,308 municipios e 4.259 freguesias.
    Há Municipios que vivem quase exclusivo das receitas do estado central.ea esses vai ser exigido umm grande rigor,pois o dinheiro que usam vem dos da contribuição dos portuguese.
    O nosso Municipio é um dos que vai sofrer na ordem dos 15% em cargos de dirigentes e unidades administrativas até final de 20012.
    Agora já pode vir a chanfana dra.Lurdes

    ResponderEliminar
  37. Anónimo3/6/11 08:44

    Qual quê? Com uma chanfanada à maneira, servida à troika junto ao Ceira, Góis receberá o prémio Nobel da inovação tecnológica, eleitos pelo PS de Góis serão convidados para discursar na Nasa e dar conferências em oxford! Viva a chanfana da dra. lulu, que nos vai tirar da miséria e da bancarota! Góis vai finalmente ocupar o lugar que merece na Europa e no mundo!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo3/6/11 08:52

    Não Não!!! Cuidado que há "coisas" que já têm dono!!! E com registo! O titulo de chanfaneiro é do Jaime Soares e "mai nada"...
    Vamos ter uma guerra Góis/ Poiares, Lulu?
    Olha que o dito cujo não é muito esquisito com as mulheres! Com muito pouca conversa, marcha tudo!...

    ResponderEliminar
  39. Do que estes anónimos FILHOS DA PUTA precisam... não é de chanfana, mas de chanfalho pelas costas abaixo! Chega-lhes, carago! MUR

    ResponderEliminar
  40. Anónimo3/6/11 13:27

    Sobre o comentário do jumento, pelo seu sentido de visão, análise crítica dou-lhe numa escala de 0 a 20 valores os justos 20 valores.
    Precisamos de mais jumentos que opinem independentemente, sobre a realidade que se passa em Góis.

    ResponderEliminar
  41. Idiotas, já Góis tem que chegue! De resto, não queiram fazer do concelho... uma estrebaria! Vão lá "opinar" para o carago! Agora é que eu vou contar a história do Albardas... da Benfeita! MUR

    ResponderEliminar
  42. Anónimo4/6/11 04:31

    Ó Nunes!!! Neste comentário não botaste um palavrão lá da tua estrebaria?!!! Assim não vale!!! Estás a degenerar...

    ResponderEliminar
  43. Anónimo5/6/11 17:09

    Grande Bronca

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.