domingo, 4 de novembro de 2012

Governo corta um terço do pessoal político nas autarquias Filipe Garcia e Inês David Bastos


Hoje em Conselho de Ministros, Miguel Relvas verá aprovada mais um diploma da reforma que tutela.

Hoje em Conselho de Ministros, Miguel Relvas verá aprovada mais um diploma da reforma que tutela.
Lei das competências dita fim de 673 cargos de apoio político e poupança 12,5 milhões de euros anuais.

No próximo mandato autárquico serão extintos 673 cargos, o equivalente a 34% dos pessoal de apoio político actualmente empregado nas autarquias. C om esta medida, prevê-se uma poupança anual de 12,5 milhões de euros em ordenados. Segundo a projecto da nova Lei das Competências que hoje será aprovado em Conselho de Ministros, o objectivo é fomentar a cooperação entre municípios, aumentar a competitividade e desenvolvimento local, gerando uma poupança indirecta de vários milhões. Um estudo encomendado pela Câmara do Porto à Faculdade de Economia local e utilizado pelo Governo na elaboração da lei garante que, no caso da cidade, é possível poupar 10% do valor actualmente investido em serviços caso a colaboração entre municípios seja reforçada. Uma percentagem que o Executivo espera alargar a todo o território nacional.
A extinção de freguesias estará concluída até ao final do ano, até Fevereiro as autarquias têm de decidir quais as empresas do sector empresarial local a extinguie e há muito que sabem que terão de reduzir o pessoal. A somar a tudo isso, foi colocado em prática o Programa de Apoio à Economia Local - linha de crédito no valor de mil milhões de euros - que exigirá aos municípios a adopção de medidas de saneamento financeiro - entre elas, a colocação no máximo de todas as taxas municipais. Hoje, em Conselho de Ministros, será aprovado o penúlitmo diploma da reforma do poder local.
A nova lei quadro para as competências de autarquias e entidades intermunicipais terá implicações na organização do território, mas também na distribuição de funções ao nível do poder local a partir da próxima legislatura autárquica. Primeiro, passará a ser preciso agregar cinco municípios e pelo menos 90 mil habitantes para ter estatuto de comunidade intermuncipal - novidade que garante a reformulação de três das 25 comunidades já existentes - mas também serão criados dois novos órgãos de governação: o primeiro é o Conselho Metroplitano, a ser constituído pelos presidentes de câmara e de onde sairão os eleitos para o segundo, a Comissão Executiva da região. Mas a maior reforma será ao nível das competências. O Estado poderá passar a contratualizar responsabilidades tanto a autarquias como às entidades intermunicipais, que deverão assegurar a melhor gestão dos recursos públicos disponíveis na região. No sentido inverso, também os municípios passarão a delegar nos novos órgãos de gestão intermunicipal o planeamento económico e social da região, sendo de esperar incentivos financeiros para as que conseguirem melhorias nos respectivos índices.[CORTE_EDIMPRESSA]
Embora o destino esteja já traçado para a cerca de um terço das 4260 freguesias existentes - o Executivo aponta para a extinção de 1150 - estes órgãos, também ficarão, ainda assim, com as suas competências reforçadas. A conservação e limpeza de espaços e infraestruturas públicos, o apoio a actividades sociais ou culturais da freguesia, a reparação da sinalização nas vias municipais e o licenciamento de actividades temporárias na zona passarão a ser da responsabilidade da sua responsabilidade.
Nova lei de finanças locais só em 2013
Colocada de parte a hipótese de apresentar uma nova lei eleitoral autárquica por falta de consenso entre os partidos da maioria parlamentar, será a nova Lei das Finanças Locais a encerrar a reforma administrativa e do poder local. Em Julho de 2011, no congresso da Associação Nacional de Municípios, Passos Coelho confirmou a intenção de a refazer e inicialmente o prazo estipulado para a sua conclusão era o final deste ano. Entretanto, o alargamento do prazo já foi renegociado com a troika estando agora prevista a sua apresentação durante 2013. Embora ainda poucos pormenores sejam conhecidos, em Setembro no último congresso da ANMP, o vice-presidente Rui Solheiro já foi avisando que a lei que está a ser preparada "não serve", reclamando "uma nova lei que garanta a sustentabilidade financeira dos municípios".


Pontos chave da lei das competências

1 - Intermunicipais com 90 mil habitantes
Com a nova lei das competências, as entidades intermunicipais passarão a ter de ter um mínimo de 90 mil habitantes e agregar pelo menos 5 municípios. Das actuais 25 existentes apenas três não têm o minímo de população - segundo dados do Censos de 2011, a Comunidade Intermunicipal (CI) da Beira Interior Sul, com 74 861 habitantes, a da Serra da Estrela, com 43 721, e a do Pinhal Interior Sul, com 33 341 - e terão de ser reformuladas. No extremo oposto são as duas áreas metropolitanas - Lisboa com 2 815 581 e Porto com 1 671 536 habitantes - as comunidades mais populosas. A região do Tâmega e Sousa, com 520 056, e a algarvia, com 450 484, são as CI mais populosas.

2 - Comunidades com mais poder político
Será criada a Comissão Executiva com elementos eleitos pelo colégio das assembleias municipais da região e terão três elementos no caso das comunidades intermunicipais e cinco no caso das áreas metropolitanas. No sentido inverso, deverão acabar as assembleias intermunicipais, passando a Conselho Metropolitanto, formado pelos presidentes de câmara e com funções executivas. Aqui caberá cumprir um dos pilares da reforma que o executivo - o do aumento da eficiência na gestão das competências a distribuir entre autarquias e outras entidades intermunicipais e a articulação entre os diferentes níveis da administração pública.

3 - Mais competências para freguesias
Das actuais 4260 freguesias, cerca de 1150 estão condenadas a desaparecer, mas as sobreviventes verão os seus poderes reforçados. Depois de negociações com ANMP e ANAFRE, o Executivo vai reforçar as competências das freguesias já a partir da próxima legislatura. Parques públicos, mercados e feiras locais, abrigos de passageiros, placas de sinalização, a manutenção de pavimentos e de sinalização assim como o apoio a iniciativas de natureza local, passarão a ser formalmente competências das juntas de freguesia. No próximo orçamento, as transferências de verbas serão reforçadas consoante as competências atribuídas pelos municípios.

4 - Redução do pessoal político
Com o não aumento da despesa pública como princípio básico da reforma, a redução de pessoal de apoio político às autarquias será outro ponto importante. No total serão extintos 673 cargos de apoio a presidentes de câmara e vereadores a tempo inteiro. No total, o Executivo estima que a poupança ronde os 12.5 milhões de euros anuais. A maior fatia será recuperada no pessoal de apoio aos presidentes de câmara que passará de 24.6 para 17.5 milhões enquanto a redução nos secretários de vereadores a tempo inteiro o total da redução não chega aos 5 milhões - o total passa de 16.6 para 11.7 milhões. Para a nova comissão executiva, serão entregues 3.3 milhões de euros por ano.
Filipe Garcia e Inês David Bastos
18/10/12 in economico

108 comentários:

  1. ===

    DENÚNCIA PÚBLICA DE ILEGALIDADES LESIVAS DO DINHEIRO DE TODOS OS CONTRIBUINTES PORTUGUESES


    LURDES CASTANHEIRA, PRESIDENTE V.C.G.
    JOSÉ CARVALHO, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

    MATÉRIAS ESPECÍFICAS QUE DENUNCIAMOS


    a. 13 funcionários clandestinos a trabalhar na Câmara de Góis:

    No Município de Góis trabalham 13 funcionários que não pertencem ao mapa do pessoal municipal. A presidente LURDES CASTANHEIRA paga um subsídio chorudo às associações A.D.I.B.E.R. e A.D.E.S.A. que, por sua vez, contratam esses trabalhadores para exercer a sua atividade laboral no município mas, obviamente, sem qualquer sujeição ao SIADAP nem ao Estatuto disciplinar.

    Se um deles decidir cometer um desfalque ou qualquer outro ilícito não é disciplinarmente punível.

    A sobrinha de presidente LURDES CASTANHEIRA – Sofia Castanheira – trabalha na ADIBER – o que não parece nada casual.


    A vereadora da oposição (PSD) queixa-se de que a presidente LURDES CASTANHEIRA não lhe fornece o mapa de pessoal que lhe solicitou há mais de 3 meses.



    b. Contas da última campanha eleitoral:

    Ninguém viu essas contas, que dinheiro entrou, quem o pagou, que despesas foram feitas, a quem foram pagas, que saldo ficou e o que se fez com o mesmo. Falamos de muitas dezenas de milhares de euros. SARA MENDES, atual chefe da divisão financeira foi, à época, diretora financeira da campanha eleitoral de LURDES CASTANHEIRA. O que também não parece ser casual.

    Indicia-se, aqui, um nexo de causa / efeito nada compaginável com a gestão e controlo dos dinheiros públicos.



    c. F.A.C.I.G. – 100.000 euros ao ar

    LURDES CASTANHEIRA mandou pagar mais de 100.000 euros a esta feira sem que daí adviesse qualquer benefício para os munícipes.

    Falamos de uma soma avultada que – há quem suspeite – teve um retorno para pessoa da presidente LURDES CASTANHEIRA em mais de metade.

    Se LURDES CASTANHEIRA V.C.G. (vergonha do concelho de Góis) não teve benefícios pessoais, que mostre as contas dessa despesa e a Feira que prove como gastou o dinheiro recebido.



    d. Obras municipais – ajustes diretos mais do que duvidosos… e sempre aos mesmos!


    Sem prejuízo de uma investigação tutelar poder detetar viciações procedimentais e concursais, são conhecias práticas de ajuste direto de empreitadas de obras públicas “aos mesmos do costume”. Sendo certo que o Código dos Contratos Públicos acautela a concentração excessiva de ajustes diretos num único fornecedor (regra dos “3 anos”) é verdade que a mesma pode ser derrogada se ocorrerem motivos de interesse público inadiáveis – e LURDES CASTANHEIRA usa e abusa dessa figura.

    O favorecimento sistemático de uns quantos empreiteiros por parte de LURDES CASTANHEIRA indicia preocupações públicas suficientes para que a tutela inspetiva JURISDICIONAL, FINANCEIRA e ADMINISTRATIVA proceda a uma imediata investigação à atuação da presidente do Município de Góis.



    e. Conluio com o Dr José Carvalho, presidente da Assembleia Municipal

    Várias vozes têm tentado fazer-se ouvir na Assembleia Municipal, vozes de elementos que não têm assento no executivo camarário e que procuram respostas a múltiplas questões que os goienses colocam à atuação da presidente LURDES CASTANHEIRA. Invariavelmente o Dr José Carvalho invoca razões bucrocrático-estatutárias para lhes cortar a palavra.

    Ou seja, além de se demitir do dever de fiscalizar a ação do executivo, a Assembleia Municipal de Góis – na pessoa do seu presidente – faz “complot” com LURDES CASTANHEIRA.

    238 goienses esclarecidos que em breve vão pôr LURDES CASTANHEIRA (e não só) perante a opção de se demitir ou de enfrentar um movimento de contestação que a vai deixar em muitos maus lençóis perante a concelhia e a distrital do P.S. e, ainda, de ser confrontada com MUITAS PERGUNTAS caso – o que não nos passa pela cabeça – ela se atrevesse a candidatar-se a novo mandato. Iria ter uma linda campanha eleitoral…

    ==

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que o candidato do PSD deveria ser o Bitó que como cheira tanto ao mijo de certeza que teria muitos apoiantes nas aldeias da serra onde partilham o mesmo... odor político!
    Bitó não desista. Tem de ser você após 40 anos sem molhar sopa que vai fazer frente à Doctora Lurdes

    ResponderEliminar
  3. A Dr.ª Lurdes Castanheira é uma das melhores Presidentes que Góis já teve. É uma pessoa que diariamente luta pela dignidade dos que mais precisam (idosos e crianças) e por isso, devemos mostrar respeito e consideração pela sua pessoa. Não façam comentários que mancham o nome das pessoas sem realmente conhecerem o seu verdadeiro valor.

    ResponderEliminar
  4. Finalmente, o amor está no ar em Góis, mas também para os lados do Agrupamento...! Alguém anda muito apaixonado(a)....! Será um amor Gay???? Quem serão as protagonistas deste grande amor???...Com quarenta nos de idade ainda querem viver o amor proibido... Mais detalhes na próxima semana...???

    ResponderEliminar
  5. Lutar por quem??? Pelos idosos e pelas crianças??? Quem, a Lulu???
    Pelo amor de Deus ó lambe-botas, por muito jeito que te dê falares assim, pelo menos lê o que escreves, Ok?...

    ResponderEliminar
  6. A Campanha já começou jantar de homenagem para a senhora Lurdes Castanheira.
    Das 23hor até de manhã não tinhamos água para tomar banho,em Vila Nova do Ceira tive que levar a roupa para Ponte Sotão,casa dos meus tios senão estava lixado.
    Ó DR.Mario você consegiu tomar banho mis os seus camarads.

    ResponderEliminar
  7. Nestas coisas do pagar o não pagar o que é legal o que não é lembrei-me de uma coisa para que tenham cuidado com as telhas de vidro,os senhores do PSD devem se lembrar da sede de campanha,que no fim da campanha teve durante algum tempo afixado aquele aviso que dizia,alugaram esta loja mas não pagaram a renda .
    Quem colocou o aviso foi o dono o tal tira camisas.

    ResponderEliminar
  8. Está na altura de este blog se tornar numa coisa séria e de se dar ideias construtivas e não dizer mal de tudo e de todos andam para ai alguns que disem mal até da propria sombra.

    ResponderEliminar
  9. É só para salientar que depois de ter lido o comentário acima o de quem deveria assumir candidatura do PSD, só posso tirar as seguintes conclusões:
    -A pessoa que fez o comentário é do PS
    -A pessoa que fez o comentário, não gosta do cheiro a mijo
    -A pessoa que fez o comentário, acusa todas as pessoas da serra de cheirarem a mijo

    E é esta gente que quer continuar no poder local?!

    Só se nós formos, estupidos, cegos e surdos.

    ResponderEliminar
  10. Ouve lá, amor proíbido onde, se até se podem casar por civil?!

    ResponderEliminar
  11. Tenham a noção de que na vida devemos ser verdadeiros, por isso volto a escrever as mesmas palavras:
    A Dr.ª Lurdes Castanheira é uma das melhores Presidentes que Góis já teve. É uma pessoa que diariamente luta pela dignidade dos que mais precisam (idosos e crianças) e por isso, devemos mostrar respeito e consideração pela sua pessoa. Não façam comentários que mancham o nome das pessoas sem realmente conhecerem o seu verdadeiro valor.

    ResponderEliminar
  12. Existem pessoas que na vida apenas sabem criticar os outros, mas o que faziam melhor era contribuir com propostas claras para o desenvolvimento de Góis. Não vale de nada a ninguém as críticas abusivas e injustas que fazem à Dr.ª Lurdes, uma pessoa generosa para com todos os cidadãos de Góis. Antes de criticarem, tentem conhecer primeiro as pessoas e reconhecer o seu valor.

    Apoiem o seu trabalho ou então apresentem propostas construtivas.

    ResponderEliminar
  13. A falta de água que fala em V.N. Ceira, com certeza que se deveu a uma avaria. Têm de ter paciência e compreensão. Estas coisas acontecem, por vezes em todo o lado. Não se queixem de qualquer forma...só para dar nas vistas...!!!

    ResponderEliminar
  14. Devemos sempre apoiar as pessoas que tomam conta das nossas crianças e dos nossos idosos. A obra que a Dr.ªLurdes tem feito vai neste sentido, o de melhorar a vida de todos.

    ResponderEliminar
  15. Não sabes o que dizes...

    ResponderEliminar
  16. O Apoio que a Câmara dá ao Agrupamento de Escolas é notável, tem apoiado em tudo quanto pode. As crianças têm acesso a tudo o que precisam para estudar.

    ResponderEliminar
  17. Pois!!! Será por isso que a escola aparece em último lugar no ranking distrital e nacional???...

    ResponderEliminar
  18. A escola não aparece em último lugar no ranking, está enganado. Vê-se mesmo que não sabe o que diz...Tem ótimos profissionais, e está a tentar melhorar...!É preciso tempo.


    ResponderEliminar

  19. Esta escola, pode dizer-se que é muito boa...não acham?

    ResponderEliminar
  20. Os maus resultados devem-se ao facto de os alunos não estudarem...são péssimos estudantes e precisam de acompanhamento dos pais....ou é só a escola a responsável....????

    ResponderEliminar
  21. Cala-te borrego....e os professores???? Diz-se que só dormem na escola...,nos carros à porta da escola...vergonha de Góis..!!!
    É verdade?????

    ResponderEliminar
  22. Todos sabem desse romance...proibido???..são livres e podem casar por civil...elas gostam mt de VNCeira...porquê???...

    O Hotel Astória, em Coimbra também é frequentado por elas...encontro às escondidas...?????

    ResponderEliminar
  23. Sabe-se que no próximo ano há eleições para a direcção do agrupamento escolas....quem será que ganha?
    Já há candidatos?

    ResponderEliminar
  24. Não se sabe de nada ainda.

    ResponderEliminar
  25. São os mesmos de sempre.

    ResponderEliminar
  26. escola...último lugar no ranking...vergonha!!!!

    ResponderEliminar
  27. não...elas não se casam pelo civil, porque não se assumem publicamente. andam às escondias....às vistas de todos....!!!

    ResponderEliminar
  28. Temos Lesbicas em Góis,eu sou Lesbico.
    A coisa está ficando feia

    ResponderEliminar
  29. Mas há outras...

    ResponderEliminar
  30. Há pelo menos mais três...discretas..!!!

    ResponderEliminar
  31. Só três???....estás mt enganado....há pelo menos cerca de 10 pessoas que o são...!!! Viva o Amor!!!

    ResponderEliminar
  32. Como é possível existir tanta fuga de informação do May-TAY!

    ResponderEliminar
  33. Esta teve piada...!

    ResponderEliminar
  34. A falta de água só pode ser por dois motivos: rotura ou falha de bombagem. SE FOR ROTURA, LOGO QUE DETECTADA PODE SECCIONAR-SE E ISOLAR-SE O RAMAL E CONTINUAR A ABASTECER O RESTA DA POPULAÇÃO. cOMO faltou em todo o lado, foi a bomba que parou. E o problema está aqui. Temos um chulo como uma avensa na CM que já vem dos outros mandatos que repara as bombas velhas e cobra como novas. è por isso que elas estão sempre a queimar. A sra nada faz para correr com ele porque ele tráz muitos votos, embora seja um tipo intratável e mal formado. Nós, que trabalhamos no sector, sabemos disto há anos. Quando o Zé Nunes se apercebeu, foi corrido. É por isto que falta a água. Já agora ainda se lembram quando a Presidenta prometeu uma nova conduta para a Várzea? Trocou-a por uma festas, uns metros de alcatifa, umas rotundas, uns estacionamentos e passeios onde não mora ninguém, etc. Góis e os socialistas no seu melhor...

    ResponderEliminar
  35. Tenham calma, não se maltratem uns aos outros. Temos de ser condescendentes e compreensivos para com o próximo.

    ResponderEliminar
  36. Só se for com o próximo presidente, que com esta não lá.

    ResponderEliminar
  37. Compreendo...mas mesmo assim...calma!!!

    ResponderEliminar
  38. Sou um benemérito com bastante poder económico. Posso oferecer à CMG todas as bombas e mais algumas para melhorar o abastecimento de água a VNC. Acham que mesmo assim o avençado não é corrido?

    ResponderEliminar
  39. Não, nesse caso que tu é que serás corrido.

    ResponderEliminar
  40. O pessoal da Varzea é muito esquisito. Com o rio aos pés, água pura e cristalina aos molhos, para que querem eles água canalizada? Se na Várzea não se venderem jerricans e cantaros, em Góis vendem-se.

    ResponderEliminar
  41. Se tem esse poder económico, pode perfeitamente ajudar os cidadãos de VNCeira...são ótimas pessoas. Merecem este cuidado.

    ResponderEliminar
  42. Em minha casa a água faltou das 23,00 horas até ás 17,00 H do dia seguinte

    ResponderEliminar
  43. Façam menos festas! e gastem o dinheiro que é do povo nas coisas que ele mais presisa

    ResponderEliminar
  44. Ela esta-se a vingar dos da Varzea deram os votos ao Diamantino, o que é que esperam

    ResponderEliminar
  45. Eu espero que ela se vá emrora de vez...

    ResponderEliminar
  46. É precisamente por ser-mos verdadeiros que falamos da castanheira como falamos. Conhecemos a peça muito bem. Não ouve ninguém, não recebe as pessoas, não deixa falar nas assembleias municipais, altera as actas, toma de ponta pessoas que possam ter ideias opostas ou que sejam vistas em companhias que discordem dela, impede as pessoas de usufruírem dos seus direitos de cidadania, e padroeira das famílias separadas.

    ResponderEliminar
  47. OPINIÃO

    Sr.José Rodrgues tenha juizo,nos seus comentários no Varzeense.
    Diga os nomes que deitaram o país abaixo,os seus camaradas do PS e PSD estoiraram com o dinheiro que é do Povo em proveito deles politicos.
    Aqui em Góis é o espelho da Nação.
    Uma figura dos Bombeiros de Góis tira um ordenado de 2.000 euros mas como é camarada,segue pra BINGO
    Como é que este país vai melhorar,com tal gente?

    ResponderEliminar
  48. Lurdes Castanheira, uma verdadeira fascista, politica do pão e circo. Postos de trabalho criados há? Onde é que está a sustentabilidade de Góis e dos projectos que tanto promovem e que dão tanta fotografia nos boletins locais?!
    É só projectos da treta, dinheiro europeu enterrado nos ordenados dessa doutorada toda para quem estes projectos são verdadeiramente criados, mas que como bem sabemos, não dão frutos nenhuns.
    É esta gente o grande problema deste país e agora, porque eles têm andado montados em grandes ordenados nós é que pagamos.

    ResponderEliminar
  49. Li e gostei especialmente do ultimo paragrafo. Com mudanças destas, como é que vão ganhar as eleições cortam~les os taxos.

    ResponderEliminar
  50. Sei lá, com todos os outros orgãos a serem criados, parece que vai ser um pouco tira daqui para por ali. As comunidades intermunicipais também parecem de dificil gestão sendo que o interior não tem mesmo população, Quando sev trata do interior do país, não me parece que possamos simplesmente quantificar as coisas.

    ResponderEliminar
  51. Lurdes Castanheira está no bom caminho. o caminho a favor dos munícipes, contra os calões que fingem que trabalham na Câmara. Tá-se msmo a ver que quem ladra da forma que ladra contra a nossa presidente é alguém a quem se lhe acabou a boa vida.

    ResponderEliminar
  52. E AGORA???????????????????



    Território 1.165 freguesias desaparecem do mapa
    O gabinete da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território já redesenhou as fronteiras do mapa territorial, cabendo agora à Assembleia da República a decisão final, que, atendendo à maioria parlamentar, deverá ser conforme à proposta dos técnicos.
    O gabinete da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território já redesenhou as fronteiras do mapa territorial, sendo que a proposta agora enviada à Assembleia da República, a quem cabe decisão, aponta para que 1165 freguesias sejam agregadas, adianta a edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias (JN).

    ResponderEliminar
  53. A Dr. Lurdes é uma excelente pessoa e admira todos os cidadãos de Góis e arredores. Lembrem-se a ajuda que dá aos nossos meninos na escola, para eles terem direito às melhores condições de ensino.

    ResponderEliminar
  54. É pá essa dos 2.000 Euros nos Bombeiros de Góis é obra.
    Digam lá quem é que eu também quero um ordenado assim e nada melhor do que falar com quem sabe.
    Falem do que sabem e, melhor ainda, façam mais sff.
    Góis agradece.

    ResponderEliminar
  55. Pois dá...
    Dá tantos apoios que alguns subsidiados até vão de Mercedes para a escola.
    Não dá é igual para todos...

    ResponderEliminar
  56. Que rica escola....última no ranking nacional...é aqui que se gasta o nosso dinheiro????? O dinheiro do município é usado para pagar a professores molengões e que não ensinam nada....dormem na escola...e dão aulas de chacha...acham-se os maiores...mas o ranking diz-nos o contrário. Vale a pena investir com estes resultados????

    ResponderEliminar
  57. Já pensaram que as medidas que o governo tem tomado pode influência o voto dos eleitores????

    ResponderEliminar
  58. Essa é obvia! Lurdes Castanheira durante este mandato demonstrou não ter o menor respeito pelos Góienses. As calçadas que o anterior executivo não teve tempo de terminar, ela também não terminou por capricho i ainda foi fazer passeios onde ninguém mora nem vai morar por muito tempo porque os tempos não estão para construção de casas ou industria. Então e aquela avenida nova do carvalhal é tanto transito que até empata.

    ResponderEliminar
  59. PROPOSTA CONCRETA DE REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO TERRITÓRIO

    MUNICÍPIO DE GÓIS

    1. Considerando que:

    1.1. O Município de Góis tem 5 (cinco) freguesias situadas no seu território, a saber: Alvares, Cadafaz, Colmeal, Góis e Vila Nova do Ceira - cfr. mapa, que constitui o Anexo I ao presente parecer.

    1.2. De acordo com o disposto nos artigos 4.", 5." e anexos I e I1 da Lei n." 22/2012, de 30 de maio, o Município de Góis é qualificado como município de nível 3, no qual não existem lugares urbanos.

    1.3. Nenhuma das freguesias situadas no território do Município de Góis tem menos de 150 habitantes.

    1.4. Do disposto no art. 6.", n." 1, alínea c), da Lei n." 22/2012, e uma vez que não se aplica o n." 3 do mesmo artigo, resulta que, no território do Município de Góis, deverá alcançar-se uma redução de 1 (uma) freguesia.

    1.5. A Assembleia Municipal de Góis pronunciou-se, inter alia, no sentido de manter a totalidade das freguesias existentes no território do município
    - cfr. pronúncia da assembleia municipal e pareceres das assembleias de freguesia, que constituem o Anexo I1 a presente proposta.

    1.6. De acordo com o disposto no art. 14.4 nao 2, da Lei n." 22/2012, e "com exceção dos casos previstos no n.' 3 do artigo 6.9 a deliberação da assembleia municipal que não promova a agregação de quaisquer freguesias é equiparada, para efeitos da presente lei, a ausência de pronúncia".
    1.7. Em caso de ausência de pronúncia da assembleia municipal, a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) deve "apresentar a Assembleia da República propostas concretas de reorganização administrativa do território das freguesias" - art. 14.9 n." 1, alínea b), da Lei n." 22/2012.

    2. Uma vez que (i) a freguesia de Cadafaz tem 190 habitantes e a freguesia de Colmeal 158 habitantes (são as únicas freguesias no território do município com menos de 500 habitantes) e, de acordo com o disposto no art. 8.", alínea c), da Lei n.' 22/2012, pretende-se que as freguesias tenham escala e dimensão demográfica adequadas, com um mínimo de 500 habitantes nas freguesias de municípios de nível 3, cujo território não esteja situado em lugar urbano; (ii) as freguesias de Cadafaz e de Colmeal são contíguas; (iii) existem ligaqões rodoviárias entre as sedes das freguesias de Cadafaz e de Colmeal; a UTRAT propõe, neste contexto, a agregação das freguesias de Cadafaz e de Colmeal, numa freguesia designada por "União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal".

    3. Assim, propõe-se que o novo mapa administrativo das freguesias situadas no território do Município de Góis seja o correspondente ao Anexo 11.

    ResponderEliminar
  60. Mas quem acham que ganha as eleições no próximo ano?

    ResponderEliminar

  61. Ainda tem duvidas de quem ganha as eleições no proximo ano? È a lurdes castanheira! onde é que está a oposição

    ResponderEliminar
  62. Seja qual for a oposição, qualquer oposição é valida para correr com essa cambada de judas e chulos daqui para fora. E não, não trabalho para a camara entendo é muito disto e quero mudança já!!!

    ResponderEliminar
  63. QUalquer oposição será boa oposição para correr com essa impostora!

    ResponderEliminar
  64. Ela já comprou a oposição, são os dois cromos do costume.

    ResponderEliminar
  65. È verdade que não há oposição ao poder corrupto instalado no concelho de Gois,e mesmo que houvesse só mudariam as pessoas e os chulos seriam outros. Isto só mudava com um grupo de pessoas naturais do conçelho,sérias, competentes e honestas,e mais ainda sem qualquer ligação partidária,mas como sabemos que isto é dificil, GÓIS e a sua gente estão condenados

    ResponderEliminar
  66. Estão condenados os Goienses.
    Podiam dar a volta a esta cambada,mas a oposiçõ não existe.
    A politica é uma Porca onde todos vão mamar.

    ResponderEliminar
  67. Leram a Noticia do Líder da Bancada do PSD, muito bem, gostei muito temos alguém comprometido com o nosso povo, não via uma coisa assim há mais de 25 anos... Apoiem este homem!!!!

    ResponderEliminar
  68. Já agora essa é que era linda o homem fala bem mas não passa disso o resto é só aldrabice.

    ResponderEliminar
  69. Eu acho que senhor está muito bem apesar de mostrar alguma inexperiência mas mostra que sabe e mais importante não tem medo de os enfrentar.

    ResponderEliminar
  70. Pois, pois... Tem raça...

    ResponderEliminar
  71. Pois mas é de Góis... e como sabiamente diz a Sra. Presidente qualquer goiense prefere qualquer merda nem que venha de S.Martinho do que votar em goienses , e ela bem sabe!

    ResponderEliminar
  72. Cuidado com as previsões!
    Está a preparar-se uma demonstração da “raiva dos de Góis”…
    Fora a bronca que está para rebentar…

    ResponderEliminar
  73. Tenham calma tio Alvaro madeireiro ainda vai por muita malta na cadeia.Quando ele abrir o bico,rapazes é de fugir para a Regateira.

    ResponderEliminar
  74. Veio uma enxurrada no rio e cá estamos nós a beber água de chafurdo capetada do rio para as torneiras dos Varzenses,á três dias que só sai barro das torneiras, e não só os da Varzea que os costa e da luzenda também a bebem,e se vier mais chuva ainda vai dar para fazer a sopa no pavilhão no jantar do 3º aniverssário mas para esses até é bom.

    ResponderEliminar
  75. Comentário á escola de Góis; Se à alguem que tenha razão de queixa da escola de Góis sou eu.Concordo que a escola de góis continua como sempre. Com descriminação. Sim leram bem. DESCRIMINAÇÃO. Foi com os filhos e agora com os netos.Tive que tirar uns e outros porque a desciminação e racismo imperam nessa escola.Portanto teem o meu apoio todos os que falam da dita. Faço o comentario como anonimo, mas tenho a ceteza de que sabem quem o escreveu. UM INDIGNADO CONTRA A DESCRIMINAÇÃO

    ResponderEliminar
  76. Mas porque fala em discriminação na escola? Nunca ouvi falar em racismo nesta escola???? Trata muito bem os seus alunos.

    ResponderEliminar
  77. Eu tenho os meus dois filhos nesta escola e até ao momento não tenho tido queixa...mas preocupa-me muito os exames que o meu filho mais velho vai realizar este ano...os professores são muito faltosos...faltam muito e a matéria é dada à pressa...!!!! Os meninos não merecem isto.

    ResponderEliminar
  78. A escola está a caminho do último lugar no ranking nacional....a Camâra...o Vereador da Educação tem toda a razão no que disse numa das Assembleias relativamente a este assunto...!!!!! É uma vergonha para Góis!!!! Sem dúvida!!! Será que a DREC tem conhecimento das faltas que estes professores dão por semana?...metades das aulas nem são leccionadas...ou se o são....é depois tudo à pressa...!!!

    ResponderEliminar
  79. http://videos.sapo.pt/kKwUwLehVPUyMmR4Dne9#share

    ResponderEliminar
  80. O Marcelo tem a mania que sabe de tudo....afinal..não passa de um vaidoso incompetente...tanto defende o Governo...como faz de conta que o ataca. É um interesseiro, não se importa com o povo...!

    ResponderEliminar
  81. Os professores da escola de Góis são funcionários públicos. Está tudo dito. Se fossem professores de escolas privadas não faltavam, ganhvam menos, trabalhavam mais horas e podiam ser despedidos.

    Quando é que a troika manda acabar com a chulisse dos funcionários púbicos? Sim, púbicos. Cheios de chatos e a cheirar a mijo. Não são eles pintelhos encravados nas partes baixas do povo trabalhador?

    ResponderEliminar
  82. Nem todos os funcionários públicos têm este comportamento...há pessoas muito competentes e que não faltam...isto depende do profissionalismo das pessoas...não interessa se é do estado ou do público. Mas que é uma vergonha o que se passa nesta escola, concordo consigo. Maus resultados!!!! Vergonha!!!

    Os nossos filhos merecem uma boa formação...pagamos impostos para isso...ou não?????????

    ResponderEliminar
  83. Os Mançonicos e Katalinos estão a tomar Gois pela porta das trazeiras

    ResponderEliminar
  84. Tio Alvaro:
    Como se desenrrascou com o susto do Mario Gaio.

    ResponderEliminar
  85. Vamos correr com o Albuquerqe que já chega de ditadura escolar.

    ResponderEliminar
  86. Uma vergonha...mas não se pode fazer nada...parece que ninguém vê nada.
    Vamos continuar neste caminho, com estes professores incompetentes....faltosos...que depois dão a matéria toda a correr...onde está a DREC??? A Associação de Pais serve para quê????

    ResponderEliminar
  87. Esta gente pensa que enganam os Pais, preparam as reuniões intercalares todas em cima da hora...a informação intercalar que chega depois aos pais é sempre tardia...esta gente só sabe dormir em serviço...ou faltar para irem passear...!!!!
    Maus resultados nos exames...mas não só....as outras disciplinas também têm maus resultados...não é preocupante??????

    ResponderEliminar
  88. às vezes quando vou ao atendimento dos pais, para falar com a DT do meu filho para falar das notas, já aconteceu justificarem os maus resultados devido aos critérios de avaliação de cada disciplina. É inadmissível justificarem os maus resultados com os critérios de avaliação....incompetentes...
    Quando, sabemos perfeitamente que são os professores que preparam os critérios logo no início do ano lectivo.

    ResponderEliminar
  89. É inaceitável justificarem os maus resultados escolares no final do ano com os critérios de avaliação...!!! Inaceitável...

    Não dizem eles que faltam quase o ano inteiro....e depois dão as matérias toda à pressa...!!!

    ResponderEliminar
  90. São tão amigas...é um verdadeiro amor...ajudam-se sempre mutuamente. Conheço-as e são muito boas pessoas. Têm todo o meu apoio.

    ResponderEliminar
  91. o bitó tem um namrado também

    ResponderEliminar
  92. É pá, nós socialistas insatisfeitos com a líder socialista local devíamos encher o partido com queixas, devíamos deixa-los a par da nossa insatisfação. Se não voto noutro qualquer, mas qualquer mesmo!

    ResponderEliminar
  93. Sim de facto os professores na Escola de Góis sempre faltaram muito e isso reflecte-se nos resultados. Não há dedicação nem empenho. Com tanto professor desempregado penso que temos que tomar medidas radicais que substituam de imediato professores com os quais podemos contar para uma presença assídua e comprometida.

    ResponderEliminar
  94. Eu estudei em Góis e depois claro tive que sair. Devo dizer que nunca vi tanto "furo" no horário como em Góis. Era um verdadeiro disparate em geral, professores que não se continham em conversas e era ouvi-los dizer que não lhes apetecia vir para tão longe todos os dia. Lembro-me de estar-mo um período inteiro sem professor de matemática. Nunca recuperei e isso teve decisivamente influencia nas minhas escolhas futuras, no quanto me vi limitado e claro nas minhas capacidades profissionais.

    ResponderEliminar
  95. Pais juntem-se e façam queixa à DREC. Vale a pena passar por cima da associação de pais, se é que esta está manipulada pela politica local também.

    ResponderEliminar
  96. Mas acho que são piores os professores que estão cá a viver/ou que são de perto daqui...alguns nem preparam as aulas como deve ser. É verdade, no ano passado a minha filha quase não teve aulas de matemática e geografia. Preocupa-me muito, por causa dos exames, mas não só. O insucesso é também sentido por muitos alunos noutras disciplinas: português, inglês, matemática, geografia e gostava de saber porquê.

    O insucesso não se verifica em dois ou três alunos, mas em quase 70% dos alunos da escola...basta olhar as pautas no final de cada período. A culpa de quem é??? Dos alunos?????Ou de quem lecciona??????

    A DREC tem de ver isto com olhos de ver e não fazer de conta que está tudo bem.

    ResponderEliminar

  97. Muitas vezes justificam os resultados, dizendo que os alunos provêm de famílias carenciadas e pobre...do meio rural...

    Outras vezes,justificam os maus resultados escolares no final do ano com os CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO...!!! É Inaceitável...

    Não dizem eles que faltam quase o ano inteiro....e depois dão as matérias toda à pressa...!!! Obrigam os miúdos a terem aulas de compensação fora do horário, só para terem os programas em dia. Isto é uma vergonha...!!!!

    A DREC tem de actuar ou a Associação de Aais. Eu pago impostos para que os meus filhos possam ter uma educação de qualidade, ou não??????


    ResponderEliminar
  98. Muitas vezes justificam os maus resultados, dizendo que os alunos provêm de famílias carenciadas e pobre...do meio rural...

    Outras vezes,justificam os maus resultados escolares no final do ano com os CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO...!!! É Inaceitável...!!!

    ResponderEliminar
  99. Mas acho que são piores os professores que estão cá a viver/ou que são de perto daqui...alguns nem preparam as aulas como deve ser....e estão nesta escola a leccionar há mais de 10 anos.

    digo isto, porque há muito alunos que saíram daqui e foram para a Secundária de Arganil, e não sabem nada ou quase nada...e eram alunos que estiveram sempre em Góis e tiveram aulas com Professores daqui e com outros que vivem perto...estão na escola há mais de 10 anos...sempre a mesma raça de incompetentes...não têm empenho nenhum no que fazem e quem paga são os miúdos que chegam à secundária de Arganil sem saberem nada ou quase nada de matemática, português ou de inglês....




    ResponderEliminar
  100. Sinto vergonha ao ver a escola onde fui aluna há muitos anos, quase no fundo do Ranking Nacional...É uma pena que ninguém faça nada para melhorar estes péssimos resultados...!!!

    ResponderEliminar
  101. Há dias ouvi uma historia de que um filho da pof.Botequilha tinha feito merda numa turma e que depois quem foi suspenso foi o colega de turma, e quando o pai foi chamado para comunicarem que o filho ia ser suspenso o Albuquerque teve que chamar os lacaios para que não ficasse esmurrado .

    Tadinho do Albuquerque eram bem merecidas foi pena.

    ResponderEliminar
  102. De facto, agora que falam, uma professora de Inglês de Góis disse para quem quis ouvir que não estava para planificar as aulas, pedissem-lhe outra coisa mas isso não. Ora eu que sou professor, aprendi que a planificação da aula (minuto a minuto) é a parte mais importante para que um professor obtenha sucesso nas suas aulas.

    ResponderEliminar
  103. Mas quem é a Botequilha?

    ResponderEliminar
  104. Isto já é muito antigo, só agora é que estam a ver que os profesores não prestam á mais de vinte anos que eu sei isso, mas não é só os profesores com os médicos passa-se
    a mesma coisa salvo raras escepções só vem para Gois os que não arranjam colocação noutro lado,e com os politicos será que é diferente

    ResponderEliminar
  105. O Hospital Júlio de Matos, ou Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, é um hospital psiquiátrico e de saúde mental, situado na cidade de Lisboa, freguesia de São João de Brito. Embora tivesse sido aberto ao público em 2 de abril de 1942, as suas origens remontam a 1912, ano que se se iniciou o estudo para a construção do "Novo Manicómio de Lisboa", cujo objectivo era ser uma opção ao antigo Hospital Miguel Bombarda.
    Considerado um dos melhores da Europa, na época da sua inauguração, este hospital trouxe várias inovações, entre as quais a primeira Unidade de Psicocirurgia em Portugal, onde foi desenvolvido o método cirúrgico leucotomia, da autoria de Egas Moniz. Outra novidade foi a nova forma de abordagem no tratamento dos doentes psiquiátricos, que permitia, a alguns, a circulação no exterior do hospital.
    Foi neste hospital que se realizaram alguns encontros internacionais de renome como a primeira Reunião Europeia de Neurocirurgia (1947), ou o primeiro Congresso Internacional de Psicocirurgia (1948), presidido pelo médico norte-americano Walter Freeman. Este último congresso teve a particularidade de ser aquele onde Egas Moniz foi proposto para o Nobel de Fisiologia/Medicina.
    Pelos infelizes comentários que tem sido proferidos contra os políticos do Concelho de Góis, Homens, Mulheres, trabalhadores da Câmara, sim, trabalhadores, que ainda fazem alguma coisa a bem do concelho, muitas vezes à chuva e ao frio e ainda são criticados, enquanto determinados comentadores passam a vida ao quentinho e lá no dito “May Tay”. Mas cuidado! no Tay também existem espiões, quando não os conhecemos temos que ter cuidado com o que dizemos.
    Embora o Concelho de Góis esteja situado numa zona do País em que a temperatura é muito elevada, tendo sido necessário recorrer a ventoinhas de elevado porte e força, para minimizar os efeitos do calor, os resultados tornaram-se infrutíferos, continuando a haver crânios a vaguear pelo Concelho moribundos com o calor.
    Assim, vou propor à Assembleia da República o seguinte:
    1. Que o Hospital Júlio de Matos seja transferido para o Concelho de Góis, (Monte do Rabadão) com uma estacão de rádio e televisão;
    2. Que sejam convocados todos os intervenientes dos comentários que fizeram (pelos vistos todos os conhecem) a participarem, em conjunto, num belo repasto, após o qual será, obrigatoriamente, feito um brinde a todas as línguas porcas e para que elas fiquem purificadas, tem de as colocar dentro de um copo cheio de ácido;
    3. Que sejam todos internados no Hospital Psiquiátrico, sem permitir a circulação no exterior, para que os habitantes do Concelho, que nada tem a ver com esta praga, se sintam em paz e tranquilos.
    A BEM DO CONCELHO DE GÓIS!

    ResponderEliminar
  106. Isso é que é uma paz e tranquilidade, a felicidade dos mentecaptos.

    ResponderEliminar
  107. Um comentário tão grande para não dizer nada

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.