quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Entrevista Passos anuncia 'morte' da escola pública

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, admitiu, esta quarta-feira à noite, em entrevista à TVI, que os cortes de 4 mil milhões de euros no Estado social, poderão passar, entre outras medidas, pelo fim da Educação gratuita, adoptando-se, para o efeito, "um sistema de co-pagamentos".
Que o Governo iria proceder a cortes de 4 mil milhões de euros nas funções sociais do Estado, já era do domínio público. O que ainda não se sabia é de que forma vai o Executivo levar a cabo esta medida e, sobretudo onde, em que áreas.
Ora, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho deu esta quarta-feira a entender, no âmbito da entrevista que concedeu à TVI, que a área da Educação será um dos principais alvos da ‘tesourada’ que o Estado social vai levar. Desta feita, e à semelhança do que sucede no Ensino Superior, toda a educação poderá deixar de ser gratuita.
"Nós temos uma Constituição, como sabe, que trata o esforço do lado da Educação de uma forma diferente da do lado da Saúde. Isso dá-nos aqui alguma margem de liberdade na área da Educação para poder ter um sistema de financiamento mais repartido entre os cidadãos e a parte fiscal directa, que é assegurada pelo Estado”, sublinhou Pedro Passos Coelho.
Se de facto a Constituição não é um entrave para que a Educação passe a ser transversalmente paga, tudo indica que o modelo de propinas possa vir a ser aplicado à escola pública, através da introdução de co-pagamentos nos níveis de ensino que até aqui eram gratuitos.

A Saúde e as pensões serão outras das áreas visadas nos cortes previstos, até porque, fez sobressair o primeiro-ministro, “70% da nossa despesa é com pessoal e prestações sociais”.
O líder do Executivo partilhou ainda que terá solicitado à troika três meses adicionais, isto é até ao Verão de 2013, por forma a negociar as medidas e auscultar propostas alternativas caso sejam apresentadas.
in noticiasaominuto.com 29.11.12

31 comentários:

  1. Mas para onde é que foi o Jumento

    ResponderEliminar
  2. MINISTERIO DA SAUDE PREPARA-SE PARA FECHAR SAP NOCTURNO SEM AVISO DA POPULAÇÃO DE GÓIS

    Ontem dia 29/11/2012, pelas 18H00, foram os Bombeiros, GNR, O Varzeense e o Centro de Saúde de Góis avisados de que a partir do dia 1 de Dezembro o SAP de Góis passava a estar encerrado no período nocturno.

    Estranhamente a população do Concelho – primeiros interessados – não foram avisados.

    Estamos assim perante uma situação de desrespeito e alheamento dos reais interesses das populações por parte daqueles que arrecadam os nossos impostos.

    Os responsáveis contactados para comentarem reconhecem a falta mas não deram qualquer solução, limitando-se apenas a reconhecer a justeza da minha indignação.

    ResponderEliminar
  3. Meus amigos era de esperar,uma noite destas fui ás urgencias a Gois,e aquilo estava ás moscas,portanto não há movimento que justifique! É que muitas das pessoas que vemos durante o dia,á noite regressam as suas terrinhas!!!

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que no SAP de Góis deveria haver uma equipa permanente de doutores e técninos para TACs, ecografias, RX e análises.

    Se na câmara de Góis, montes de dôtôres e eng. vivem às custas do pagode sem fazerem nada, porque raio é que no SAP de Góis não existe o mesmo direito?

    ResponderEliminar
  5. A Camara agora passou a azilo de chulos,quem é responsavel por esta clamidade deveria ser julgado e condenado

    ResponderEliminar
  6. Não está (infelizmente) em causa o encerramento mas tão só e por agora o ter encerrado sem que a população fosse avisada.
    Merecemos TODOS mais consideração e respeito.
    Não somos apenas votos

    ResponderEliminar
  7. Mas por acaso alguém acredita que Bombeiros e centro de saúde não sabiam do encerramento????? Que inclusive a própria autarquia???? Poupem nos pelo menos o quererem á força enfiar os dedos nos olhos.

    ResponderEliminar
  8. Já há muito que o SAP está para encerrar só ainda não tinha acontecido porque não estavam reunidas as condições. A gestão do centro mudou primeiramente com o Dr. Carvalheiro para coordenador de um tipo de Centro de saúde direccionado para gestão privada e assente apenas em consultas e posteriormente e actual coordenadora a dr Claudia. Todas estas alterações foram-se notando em pequenas coisas que sofrerão alterações no Centro de saúde. Mas claro uma maioria das pessoas está tão ocupada a discutir a vida dos outros que não reparam em nada.Nos bombeiros houve saída de comandos e finalmente uma ambulância de Inem que já devia de estar quase a ir para a sucata. Todas estas alterações assim como o funcionamento interrupto dos serviços de radiologia e analises no centro de saúde indicavam que o encerramento não estava esquecido. Desejo muita coragem aos bombeiros e grande apoio de toda a população uns aos outros pois bem vamos precisar.

    ResponderEliminar
  9. Vejam o texto que vi na pagina do facebook de um eleito na Assembleia Municipal... Este gajo é bom!!!

    Hoje será um dia que ficará na história do concelho de Góis não pelos melhores motivos mas por motivos que me entristecem de uma maneira que não consigo quantificar, o dia 1 de Dezembro de 2012 será a data que assinala o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Góis no período nocturno o que revela uma grande injustiça para com a população do Concelho de Góis. Vamos ficar mais longe de cuidados de saúde acentuando ainda mais a interioridade que sentimos na pele ao longo de décadas é caso para perguntar se teremos de ser nós a pagar o elevado custo do isolamento que nos é imposto por sucessivos governos. O encerramento do SAP não é noticia de agora, é algo que se vem falando há algum tempo mas nunca imaginámos que fosse assim, já e desta forma.
    O que será que a então ministra Ana Jorge veio prometer a Góis em 2009? Obras? Onde? Recordam-se?
    Foi feito um acordo para encerrar o SAP entre a CAMARA de Góis e a ARS Centro nos finais de 2009 ou inícios de 2010 acordo esse que tinha como contrapartida a criação de um centro de fisioterapia em Vila Nova do Ceira, já está em funcionamento? Eu respondo não está…
    Eu e os deputados da assembleia municipal eleitos pelo PSD percorremos muitos KMs fomos recebidos pelo Secretario de Estado da Saúde e pela Comissão de Saúde da Assembleia da Republica para tentar reverter a situação mas como existia o tal acordo não nos era possível reverter a maldita decisão pedimos contrapartidas tais como uma ambulância do INEM devidamente equipada e ela chegou mas é pouco e os GOIENSES merecem mais, muito mais!!
    O executivo Socialista que governa Góis tem aqui mais uma prova de que não é competente para defender os GOIENSES, é só mais uma a somar a outras… talvez sirva para reflectirem.
    Amanha lá estarei no SAP para lutar contra esta medida tal como em 1 de Dezembro de 1640 os nossos valorosos antepassados lutaram pela independência.

    ResponderEliminar
  10. APAREÇAM AMANHA NO CENTRO DE SAUDE AS 17H PARA LUTAREM PELO SAP VAMOS IMTUPIR AS URGENCIAS PARA NÃO DEIXAR FECHAR

    ResponderEliminar
  11. Gois não serve exemplo de nada.
    Já lá vão uns anitos,foi ao centro com um familiar para as urgencias,o médico dr.Carvalheiro estava de serviço,mas qual é o meu espanto tive que ir ao Tenis chamar o dr Carvlheiro que se encontrava a beber uns copos.
    Depois é um Concelho cada vez mais pobre de ideias.
    A população mais jovem toca andar daqui pra fora,fica só as familias politicas com os seus filhos e noras e genros a trabalhar na Camara.
    Alguns até já dizem que o bébé quando for crescido vai trabalhar par a Camara.
    Os ordenados monumentais que a Camara dá aos elementos afectos ao seu partido é obra,
    O sr,José Duilio
    O sr.Renato
    Miguel Mourão
    e tantos que vocês conhecem,isto vai ter um fim triste.
    A dra.Lurdes vai ser lembrada a mulher do deixa andar.
    A freguesia que devia acabar era a de Gois,não era o Colmeal,mas como o Jorge bate-chapas é camarada e bom a curtar pinhal fica.
    Vamos ver quantas pessoas de familia vão entrar mais da vertente socialista.
    Adiber é rampa para a educação de ma$$as

    ResponderEliminar
  12. Estou de acordo,era mesmo a freguesia de Gois que devia acabar. A Folgosa,Cerdeira,Valtorto,Pena,Ribeira,Carcavelos e Cortecega ficava para o Cadafaz,e o resto para VNCeira.Contaram-me á dias que aC.M. do Esporão durante varios anos escreveu 11 cartas registadas á Junta de Freguesia de Gois,como nunca obteve resposta,resolveu enviar as copias de todas e mais uma e nem assim! Deve ser caso raro!

    ResponderEliminar
  13. Afinal fiquei a saber que tudo de bom o que aconteceu em Góis em termos de saude foi o distinto grupo do PSD na Assembleia Municipal que o conseguiu.
    Mas quem terá sido, os três primeiros eleitos que deram à sola logo no inicío do mandato?
    Aqueles eleitos que nunca abrem a boca na Assembleia?
    E os vereadores do PSD que papel tiveram em tudo isto?
    Devido a este esforço do PSD local por pouco as urgências dos HUC não eram transferidas para Góis!

    Haja decoro!

    ResponderEliminar
  14. É triste, vale a pena dizer mal, conseguem, estão lá!!!...

    ResponderEliminar
  15. Sr Pedro Agostinho continuas a ser o mentiroso de sempre,como dizes que foste tu e a tua combandita que fizeram com que o INEM eviasse aquela ambulância para Góis devia era estar calado porque até com isso fomos gozados porque no segundo serviço que ela foi precisa tambem foi preciso um pronto secorro para a levar para Coimbra.Será que os impostos da população do concelho de Góis não dá para o INEM localizar cá uma viatura como deve?Viaturas velhas e sem condições quer para os bombeiros ou para os utentes já cá havia.

    ResponderEliminar
  16. Não se preocupem porque só é o começo do fim,a seguir vão as finaças o cartório,a segurança social e lá para 2014 vai deixar de haver concelho de Góis,porque não se justifica haver concelhos com 2000 eleitores.

    ResponderEliminar
  17. Leiam o jornal o publico de hoje.

    ResponderEliminar
  18. Quem e para onde levaram a telha que poderá ser precisa na capela do castelo?

    ResponderEliminar
  19. APOIADO Para quê 3 governos 333 deputados no Continente e ilhas 308 càmaras 4259 freguesias 1770 vereadores 30000 carros 40000(?) fundações e associações 500 assessores em Belem 1284 serviços e institutos publicos Relação 1praça/1 graduado nas forças armadas ? -78 oficiais generais -5146 oficiais superiores e outros -9296 sargentos -4018 cabos Num total de cerca de 35000 militares Promoções aos montes Eles são a ponta do iceberg do problema Viram o espectáculo nas eleições da ma_Madeira? O que interessou foi o que cada partido ganhou ou perdeu Seguiu-se o beija-pata O pais pode esperar ? Não, não e não Um ex:: A Madeira em igualdade com o continente teria 6 deputados e não 47 Para a AR ter um número de deputados equivalentes à Alemanha teria de reduzir mais de 60%

    ResponderEliminar
  20. http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=608137&tm=8&layout=122&visual=61

    ResponderEliminar
  21. Na reportagem da SIC ontem sobre o encerramento das urgencias noturnas no centro de saude de Gois,não vi ninguém responsavél da Camara Municipal,será que estão de acordo?

    ResponderEliminar
  22. Em relação ao comentário anterior devo dizer que é mentira,porque eu estive no local e pelo menos a DR.Justa estava lá

    ResponderEliminar
  23. AHAHAHAHA!!! Agoram escrevem no face e depois vem-se gabar no
    blog??? o próprio!!!! ó Gordo... compra um espelho...
    o psd faz cada aquisição... este Pedro agostinho, ou lá como se chama, é cá um cromo!...
    AHAHAHAHAH!!!

    ResponderEliminar
  24. Em Góis toda a gente sabia que o SAP ia encerrar! Em Maio ou Junho a Câmara e a Assembleiua Muncipal (todos os partidos, até a a comuna) foram fazer o negócio a Coimbra, e aceitaram o encerramento em troca de uma ambulância do INEM!
    Não têm é coragem de dizer...
    Quando a ambulância veio para os bombeiros em Seyembro ou Outubro já era para ter acontecido o fecho...
    Mas como a ambulância vinha avariada teve que se arranjar primeiro...

    ResponderEliminar
  25. Mas o quê??? Entãoa televisão veio a Góis e não entrebistou a "prima dona"???
    Ai que azia na segunda-feira!!!

    ResponderEliminar
  26. Não foi entrevistada porque ela concordou com o fecho do SAP é que o que fechou foi o SAP de Góis não foi o de S.Martinho.Ela continua a ter os serviços que nessecita.

    ResponderEliminar
  27. Penso que a maioria das pessoas de Góis não esteve a contestar o encerramento do SAP.
    Contestou sim foi o novo horário e o encerramento sem o devido aviso à população.
    Merecíamos, pelo menos, que o aviso fosse feito com 8 dias de antecedência e não apenas pelo envio de uma informação para algumas entidades (poucas). Nem as as Junats de Freguesia foram avisadas, quanto mais a população.

    ResponderEliminar
  28. Com esta politica que já lá vão 33 anos do poder Socialista em Góis,a culpa é nossa.
    O concelho vai pelo mesmo caminho em breve.
    A primeira fase as juntas freguesias,depois os Concelhos.
    Disseram que uma pequena manifestação junto ao Posto de saude de Góis.
    Ainda será no meu tempo que Vila Nova do Ceira será uma freguesia da Lousã,assim como Alvares vai para o Concelho Pedrogão,e Gois Arganil.
    Vamos guardar com calma,mas fico triste de ver o meu Concelho adiluir aos poucos por culpa nossa.

    ResponderEliminar
  29. Não sei se ouviram as noticias de hoje,é que a partir de janeiro de 2013 o governo vai iniciar o programa que tem em agenda para a extinção de concelhos, e é mais que provavél que o de Góis tambem acaba

    ResponderEliminar
  30. Esta gente como estão agarrados aos taxos,não teem vergolha nenhuma.
    Mas eles vão para onde,nunca fizeram nada.
    Este Concelho tem sido o Centro de Emprego Socialista da Zona Centro,temos o exemplo ADIBER alguem foi eleito democraticamente,que eu saiba e rodar cadeira.

    ResponderEliminar
  31. Portugal no seu melhor........

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.