sexta-feira, 16 de novembro de 2012

José Saramago faria hoje 90 anos. Viva José Saramago!

"Fazer de cada cidadão um político

Quando dizemos que é um resultado importante o viver em democracia, dizemos também que é um resultado mínimo, porque a partir daí começa a crescer o que verdadeiramente falta, que é a capacidade de intervenção do cidadão em todas as circunstâncias da vida pública. Ou seja, fazer de cada cidadão um político. A liberdade de imprensa, a liberdade de organização política é o mínimo que podemos ter, porque a partir daí começa a riqueza espiritual e cívica do cidadão autêntico."

 2007 In José Saramago nas Suas Palavras

10 comentários:

  1. Estes doutores para quem tanto tacho foi criado, juntamente com quem lhe deu os tachos, são os verdadeiros culpados da desgraça que vivemos hoje em Portugal. Pois quem não teve a oportunidade de estudar, por falta de capacidade natural ou de dinheiro, esses sim merecem que olhemos por eles porque não podem dar mais.

    Agora quem teve como estudar, tinha a obrigação de se orientar e orientar o país. Por falta de emprego, com os seus estudos e capacidades inventariam novas formas de sobreviver e reinventariam o país tornando-se na sua locomotiva.

    O que aconteceu é que esta gente pode ter cursos mas são muito preguiçosos e quiseram logo deitar-se à sombra da bananeira, arranjar tachos onde ganhassem bem para fazer nenhum. E por isto assim estamos, os subsídios todos gastos em ordenados desnecessários.

    Ide, ide a jantaradas, enchei a mula a gora que amanhã...

    ResponderEliminar
  2. Lanço daqui um desafio: em solidariedade para com quem não tem o que comer, não vão em jantaradas politicas.

    ResponderEliminar
  3. Este jantar não é só para comemorar o terceiro ano de mandato,digamos que é mais uma sondagem.

    ResponderEliminar
  4. Se é uma sondagem, então o PSD escusa de aprsentar lista!

    ResponderEliminar
  5. Estás enganado, eu sou PS e nela não voto nem com ameaças nem sem elas. Basta!

    ResponderEliminar
  6. Estás de facto enganado, porque mais de metade daquelas pessoas não votam em Góis. LOL

    ResponderEliminar
  7. O voto é secreto, na hora cada um vota onde quer...

    ResponderEliminar
  8. Se todos os que "trabalham" na câmara fossem tão competentes e aplicados como o é LC, Góis estaria muito melhor. A câmara está cheia,a abarrotar, a rebentar pelas costuras de incompetentes e calões.

    ResponderEliminar
  9. Súcia! De facto! A começar nela e... a acabar na mesma!...

    ResponderEliminar
  10. Ela deve trabalhar bem deve

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.