A comunicação social tem sido fértil nestes dois últimos dias a noticiar a extinção de mais de mil freguesias no país. Ao todo serão 1165 envolvendo alterações em 230 municípios, sendo o de Góis um deles, onde é imposta a agregação da freguesia do Colmeal com a do Cadafaz.
Todo este processo nacional de reorganização administrativa ficou marcado por muitas polémicas e manifestações sendo que a grande parte das novas fronteiras territoriais acabaram por ser desenhadas no Gabinete da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território. Os mapas para todo o território continental estão prontos e já foram enviados para a Assembleia da República, onde os deputados se irão pronunciar.
Admite-se que a contestação não pare por aqui. No caso da freguesia do Colmeal e pelo que temos acompanhado do trabalho desenvolvido pelo seu presidente de Junta contra estas medidas de régua e esquadro, temos a certeza de que as vozes não se calarão. Como poderão estas decisões ser tomadas por técnicos e políticos que não permitem contestação de quem de direito? Naturalmente que os protestos irão continuar. Os Colmealenses não se poderão calar. A interioridade e a idade avançada daqueles que ainda resistem nas nossas aldeias não poderão ser espezinhadas. Haja respeito! Para se poupar menos de 1% com as freguesias há toda esta cegueira.
Confiamos na Associação Nacional de Freguesias e na Associação Nacional de Municípios para continuarem a sua oposição a este processo. Os tribunais terão o seu papel a desempenhar e o Tribunal Constitucional deverá pronunciar-se sobre o pedido de declaração de inconstitucionalidade do regime jurídico da reorganização administrativa territorial autárquica apresentado pela Procuradoria-Geral da República a pedido da Associação Nacional de Freguesias.
A. Domingos Santos
UTRAT
PROPOSTA CONCRETA DE REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO TERRITÓRIO
MUNICÍPIO DE GÓIS
1. Considerando que:
1.1. O Município de Góis tem 5 (cinco) freguesias situadas no seu território, a saber: Alvares, Cadafaz, Colmeal, Góis e Vila Nova do Ceira -cfr. mapa, que constitui o Anexo I ao presente parecer.
1.2. De acordo com o disposto nos artigos 4.°, 5.° e anexos I e II da Lei n.o 22/2012, de 30 de maio, o Município de Góis é qualificado como município de nível 3, no qual não existem lugares urbanos.
1.3. Nenhuma das freguesias situadas no território do Município de Góis tem menos de 150 habitantes.
1.4. Do disposto no art. 6.°, n.o 1, alínea c), da Lei n.o 22/2012, e uma vez que não se aplica o n.o 3 do mesmo artigo, resulta que, no território do Município de Góis, deverá alcançar-se uma redução de 1 (uma) freguesia.
1.5. A Assembleia Municipal de Góis pronunciou-se, inter alia, no sentido de manter a totalidade das freguesias existentes no território do município -cfr. pronúncia da assembleia municipal e pareceres das assembleias de freguesia, que constituem o Anexo II à presente proposta.
1.6. De acordo com o disposto no art. 14.°, n.O 2, da Lei n.o 22/2012, e "com exceção dos casos previstos no n.o 3 do artigo 6. 0, a deliberação da assembleia municipal que não promova a agregação de quaisquer freguesias é equiparada, para efeitos da presente lei, a ausência de pronúncia" .
1.7. Em caso de ausência de pronúncia da assembleia municipal, a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) deve"apresentar à Assembleia da República propostas concretas de reorganização administrativa do território das freguesias" -art. 14.°, n.o 1, alíneab), da Lei n.o 22/2012.
2. Uma vez que (i) a freguesia de Cadafaz tem 190 habitantes e a freguesia de Colmeal 158 habitantes (são as únicas freguesias no território do município com menos de 500 habitantes) e, de acordo com o disposto no art. 8.°, alínea c), da Lei n.o 22/2012, pretende-se que as freguesias tenham escala e dimensão demográfica adequadas, com um mínimo de 500 habitantes nas freguesias de municípios de nível 3, cujo território não esteja situado em lugar urbano; (ii) as freguesias de Cadafaz e de Colme ai são contíguas; (iii)existem ligações rodoviárias entre as sedes das freguesias de Cadafaz e de ColmeaI; a UTRAT propõe, neste contexto, a agregação das freguesias de Cadafaz e de Colmeal, numa freguesia designada por "União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal".
3. Assim, propõe-se que o novo mapa administrativo das freguesias situadas no território do Município
de Góis seja o correspondente ao Anexo II.
Lisboa, 31 de outubro de 2012
(Manuel Carlos Lopes Porto)
(Serafim Pedro Madeira Froufe)
(Luis Filipe Fonseca Verde de Sousa)
(Henrique Jorge Campos Cunha)
(Manuel dos Reis Duarte)
(José Rui Constantino da Silva)
(José Pedro Neto)
(clicar no mapa para ampliar) |
Na minha opinião isto é bastante complicado. Penso que este é o momento, para debater com muita atenção e detalhe estas questões.
ResponderEliminarTenho a certeza e confiança de que a Sra. Presidente, a grande pessoa que é, vai saber resolver estas questões de modo que os cidadãos de Góis sejam beneficiados. Eu confio muito na Dr.ª Maria de Lurdes e terá novamente o meu voto.
ResponderEliminarÉ TEMPO DE MUDANÇA....!!!
ONDE ESTÁ A DREC???
ONDE ESTÁ A ASSOCIAÇÃO DE PAIS????
EXIGIMOS UMA EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA PARA OS NOSSOS FILHOS...!!!!
Aqui, em Góis, Justificam-se os maus resultados escolares no final do ano com os CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO...!!! É Inaceitável...!!!
ResponderEliminarAlém do problema da extinção das Freguesias...Góis também apresenta outros problemas muito graves, principalmente a da educação.
Não precisamos de professores faltosos que depois dão as matérias toda à pressa....!!!!
Escola nos últimos lugares do ranking...Escola com péssimos resultados em quase todas as disciplinas....
Quem são os burros????? Os alunos????
Quem é responsável????
Precisamos que alguém denuncie estes péssimos resultados...onde está o Varzeense...Qual o papel deste Jornal, na defesa dos cidadãos de Góis????
É lindo e chega a ser idilico e embevecedor a forma carinhosa com que os Goienses tratam quem se governa ás suas custas.
ResponderEliminarEscrevam neste blog quantas obras a bem dos Goienses a Dra Presidente realizou neste seu mandato.
Não vale colocar as festas e festanças, nem as obras feitas pelas Comissões de Melhoramentos, nem as obras começadas pelo Sr. Girão e pelo Dr Cabeças.
Digam-se quantas obras e quais ela fez e/ou idealizou.
Há não fez nenhuma, então em vez de acabar com a Freguesia do Colmeal acabem de vez com a Câmara Municipal assim ganhavamos todos com o dinheiro poupado em ordenados para gente estranha a Góis e que de Góis se governa.
Ó menina LULU (o primeiro comentário é dela), então agora, depois de estar tudo decidido é que "vamos debater com muita atenção e detalhe estas questões"???...
ResponderEliminarE não foi a freguesia do Colmeal que acabou! Foram as duas: Cadafaz e Colmeal. No seu lugar cria-se uma nova com o nome de UNIÃO DE...
Vocês não sabem ler é?...
Quanto ao concelho não há nenhuma dúvida, quando tiver que acabar algum, no distrito de Coimbra começa-se por Góis. Porquê? É o mais pequeno de todos os concelhos do distrito, ora pois!...
Se houver dúvidas é favor consultarem os Censos de 2011...
ResponderEliminarPenso que mais uma vez é tempo de repensar com atenção estas questões sobre as freguesias. É necessário um debate com o povo, cidadãos de Góis.
Tal como referi, é um assunto delicado que tem de ser visto com rigor.
O Concelho de Góis pode ser pequeno, mas é maravilhoso, as pessoas que aqui vivem são do melhor que há.
A Senhora Presidente, é uma mulher de grande valor que merece respeito. Falar mal das pessoas é fácil, porque não devem saber como funciona uma Câmara e quais os problemas adjacentes.
ResponderEliminarLadies Lésbicas de Góis e de Vila Nova do Ceira vivam a vida com grande alegria...e amor...continuem...têm todo o nosso apoio...!!!
Se acabar o Concelho de Gois,aqui o povo de Vila Nova do Ceira quer ficar a pertencer á Lousã
ResponderEliminarO anónimo que dis que a Senhora presidente é uma mulher de grande valor, já agora quanto é que vale?
ResponderEliminarGóis freguesia da Lousã. LC novamente em assistente social. Assim é que deveria ser.
ResponderEliminarOlha que vendo bem, esse cenário já esteve bem mais longe...
ResponderEliminarPois é a sra Presidente já deixou fundir duas freguesias, ou seja, acabar com uma. Mais um mandato e acaba com o Concelho...
ResponderEliminar
ResponderEliminarNão se exaltem sem primeiro verem o resultado final. É necessário fazer uma reflexão séria sobre este assunto.
Se VNCeira pertencer à Lousã, não há mal nenhum. Reparem a distância é muito curta e por isso pode fazer isso perfeitamente.
Góis não fica prejudicado por esta junção...Góis precisa de espaço e de independência para se desenvolver...quanto menos freguesias tiver...melhor...menos dinheiro é necessário investir nesses lugares.
Góis é uma terra maravilhosa que se vai desenvolver concerteza se a Sra. Presidente voltar a ganhar as eleições. O meu voto é da Sra. Presidente, sem dúvida.
São mesmo tronchos estes Goienses, andan a chafurdar na merda á anos, continuam e gostam.
ResponderEliminarForça.
Nem sequer conseguem ver o desenvolvimento dos concelhos limitrofes, Arganil, Poiares, Lousã e até Pampilhosa da Serra está mais desenvolvida do que Góis.
Este anónimo do penultimo comentário,para ele Góis é só a vila,ó se calhar é só o edificio da Camara que é o que ele precisa para se governar, não á duvida,que mentalidade tacanha
ResponderEliminarA dra.Lurdes dá vontade de rir
ResponderEliminarNa terra onde ela nasceu nunca fez nada,tanto assim que anda a colocar pessoas da sua familia na Camara.
O Governo devia acabar com Gois como concelho, e passar a freguesia de Arganil.
Vila Nova do ceira Freguesia da Lousã.
Quantos socialistas de Gois e Vila Nova do Ceira do Esporão compraram apartamentos na Lousã.
Uns para morarem outros para render,não estão a invertir em Góis e lá andam com o braço no ar PS,PS,PS,PS;.
A dra.sabe muito bem a porcaria que anda a fazer,o ordenado no fim do mês é que conta o resto é musica,só os papalvos não querem ver
Eu voto Lurdes Castanheira,anda sempre rodeada,de lindos burrachos.
ResponderEliminarPor favor meta mais mulheres na Camara ou na ADIBER.
O Miguel Mourão anda branco,assim como o dr.José Rodrigues.
O Homem não é de ferro,mas aquele pessoal é de 1ª Categoria
Este(s) anónimos que passam o tempo a mandar bocas às lésbicas ou são estúpidos incorrigiveis ou são da trupe que mama à conta da câmara, para distrair o pessoal das incompetências e mafias.
ResponderEliminarCala-te anormal estúpido de merda. Se as inclinações sexuais das pessoas te incomodam vigia a tua mãe.
Eu sou Lesbico
ResponderEliminar0007 Ordem pra Fu..r !
ResponderEliminarTentem ser cordiais, não maltratem assim as pessoas...todos temos opiniões diferentes...temos de aceitar.
Continuação de um Bom Dia para todos.
Viva Góis e os seus Cidadãos...uma Terra Maravilhosa!!!
Grande Mestre
ResponderEliminarMario Garcia:
Competente com mais de 20 anos de experiencia,resolve todos os problemas com poderes absolutos na magia.
Já transformou o pão em rosas.
Já consegiu com o seu irmão despedir 30 operarias.
Já passou do PSD para o PS é um grande Mágico.
Até conseguiu arranjar trabalho para o Brasileiro sr Renato nos Bombeiros ganhando a bonita soma de 2.500 euros mês.
A sua Magia é um exemplo para todos nós.
Trata da impotencia sexual que paira sobre a rapaziada de Góis.
Dá consultas de Segunda a domingo no seu belo gabinete,no centro da vila.
Chamamos atenção tem solução para emagrecer e engordar,grande experiencia neste ramo,que aprendeu no Cerro da Sra.da Candosa com um grande Mestre Alentejano.
Santa estupidez ....
ResponderEliminarE é um grande mestre sim vém o podem dizer, mas é a fazer vigarices e aldrabices,e na Candosa se aprendeu foi a roubar que quando de lá saiu só lá ficarm as paredes e até as lampadas arrancaram
ResponderEliminarJá vai a ser tempo da judiciaria investigar os Bombeiros porque se há dinheiro para pagar 2.500€ a um director também deve haver dinheiro para pagar as horas que os motorista fazem a mais porque o horário deste funcionários não é de 9 horas diárias mas sim de 12 ou seja 3 horas diárias a mais se multiplicarem por 5 dias são 15 horas semanais a mais e ainda mais se forem em horas nocturnas ainda tem subsidio nocturno.Também se se paga esse ordenado a um tipo que nada faz e que só se serve da instituição para se auto promover.
ResponderEliminareu também acho que o das lésbicas é como o JCN, só para distrair do que verdadeiramente interessa.
ResponderEliminarA avaliar uma fotos que vi na imprensa, tenho a certeza que a presidenta pensa (se souber o que isso é) que os retrovisores dos carros são para ela se pentear!
ResponderEliminarClaro que servem para as mulheres bonitas se pentearem, ao contrário das feias, que quando se olham no retrovisor ficam com o dia estragado.
ResponderEliminar
ResponderEliminarTodos somos livres de amar quem queremos. Em Góis, isto também é possível. Por isso, é que gosto tanto desta Terra.
Os Carneiros sentados na Assembleia aprovaram o orçamento que vai trazer mais fome e miséria para o povo de Portugal,não tem vergonha são eleitos pelo povo para o defender,mas depois defendem é o partido
ResponderEliminarA beleza é interior ó lurdes e essa escapa-te, mas olha que a outra também!
ResponderEliminarOu me engano muito ou tu és uma mulher com bigode, usas pneu à cintura e tens mau hálito. Geralmente são as que mais elogiam a beleza interior.
ResponderEliminarOlha! a castanheira está convencida,de tão boa que é vai ficar para tia.
ResponderEliminarA Dra. tem mais que fazer que vir para aqui aturar invejosas.
ResponderEliminarComo Goiense a viver longe, por necessidade óbvia, surpreendem-me algumas posições que aqui se tomam. Falta bom-senso. Sem dúvida que é por isso que o País chegou onde chegou.
ResponderEliminarSerá que não se vê para onde caminha o nosso concelho? Sabe-se que consta do memorandum da maldita Troika, a extinção de Concelhos. Não é só Freguesias!
E o que estão à espera os Goienses? Que o Concelho se mantenha?
A Srª Presidente é uma grande pessoa que vai resolver as questões? Por amor de Deus...
Para resolover problemas destes é preciso pessoas competentes. Não se é Presidente apenas para passear vaidades, berrar com colaboradores ou lançar piadas jocosas aos outros. Não se gerem Empresas ou Organismos com berros. Essa é a arma da incopetência, como está amplamente comprovado.
Lamento que a teia de favores em que este País é pródigo, arraste um Concelgo tão bonito para a miséria, para o definhar total. Alguém já viu a evolução (negativa) de população no Concelho? Pois... E o que faz a Presidente para inverter? Berra, maltrata, impõe-se à força. Lei da sobrevivência.
Tenho pena, muita pena
Como Goiense a viver longe, por necessidade óbvia, surpreendem-me algumas posições que aqui se tomam. Falta bom-senso. Sem dúvida que é por isso que o País chegou onde chegou.
ResponderEliminarSerá que não se vê para onde caminha o nosso concelho? Sabe-se que consta do memorandum da maldita Troika, a extinção de Concelhos. Não é só Freguesias!
E o que estão à espera os Goienses? Que o Concelho se mantenha?
A Srª Presidente é uma grande pessoa que vai resolver as questões? Por amor de Deus...
Para resolover problemas destes é preciso pessoas competentes. Não se é Presidente apenas para passear vaidades, berrar com colaboradores ou lançar piadas jocosas aos outros. Não se gerem Empresas ou Organismos com berros. Essa é a arma da incopetência, como está amplamente comprovado.
Lamento que a teia de favores em que este País é pródigo, arraste um Concelgo tão bonito para a miséria, para o definhar total. Alguém já viu a evolução (negativa) de população no Concelho? Pois... E o que faz a Presidente para inverter? Berra, maltrata, impõe-se à força. Lei da sobrevivência.
Tenho pena, muita pena
Estás enganada oh lurdes, caía-te tudo se soubesses quem eu sou e logo verias o oposto do teu comentário. Essa teve graça o teu ego impõe-te que imagines o pior de quem não te agrada.
ResponderEliminarTenham cuidado,que o agente de segurança Miguel Morã e Tó Sapateiro ainda podem actuar e voces vão de castigo para a Quinta do Baião apanhar bolota.
ResponderEliminar