terça-feira, 28 de setembro de 2010

Voluntários de Góis e Penacova garantiram financiamentos


Aproveitando 70 por cento de financiamento comunitário, 23 corporações de bombeiros voluntários de vários pontos do país vão construir novos quartéis. Os respectivos contratos foram ontem assinados nas instalações do Ministério da Administração Interna (MAI), em Lisboa, contemplando ainda a aquisição de oito viaturas de combate a incêndios em zonas protegidas.

Mesmo contando com o dinheiro recebido no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), as diversas instituições envolvidas ainda terão de angariar cerca de nove milhões, de um total de 35 milhões de euros.
No distrito de Coimbra foram contempladas duas associações humanitárias: osbombeiros Voluntários de Penacova, cujo projeto aponta para a alteração e ampliação do quartel atual, num investimento que ronda os 363 mil euros, e a 4.ª secção dos Voluntários de Góis, visando a transformação e conclusão do edifício de Alvares. Neste caso a verba a investir é de 164 mil euros.
Na cerimónia de ontem, foi também firmado um contrato para aquisição de oito viaturas de combate a incêndios em Parques Naturais e Áreas Protegidas.
Com a assinatura destes 25 contratos, ascende a 110 milhões de euros o investimento total apoiado pelo MAI no âmbito do QREN ao longo dos dois últimos anos. Mais de metade são investimentos de associações humanitárias de bombeiros voluntários e municipais.
in Diário As Beiras 28/09/10

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Centro Escolar de Alvares vai ser inaugurado dia 5 de Outubro

No passado dia 9 de Setembro, decorreu em Góis a cerimónia de abertura do ano escolar, no auditório da Biblioteca Municipal. Na receção ao corpo docente e não docente do Agrupamento de Escolas de Góis estiveram presentes o Presidente da Assembleia Municipal, José Carvalho, a Presidente da Câmara Municipal, Lurdes Castanheira, o Vice Presidente da Câmara Municipal, José Rodrigues e o Director do Agrupamento de Escolas de Góis, José Albuquerque.
A Presidente do Município de Góis, Lurdes Castanheira, desejou as boas vindas e sucessos para toda a comunidade escolar, “augurando um ano letivo pleno de sucessos para toda a comunidade escolar, reiterando o facto de que os bons resultados dos nossos estudantes são reflexo do bom desempenho de todo o pessoal, docente e não docente, que os acompanha no decurso do ano escolar”. No final da sessão a Presidente brindou todos os presentes com a realização de um almoço que propiciou a apresentação dos novos professores no concelho.
Saliente-se o facto de que neste novo ano escolar o concelho de Góis, mais concretamente, a freguesia de Alvares, passa a dispor de um novo equipamento, o Centro Escolar. O novo Centro Escolar proposto e aprovado pela Carta Educativa do Concelho de Góis, documento este que obteve igualmente aprovação por parte da DREC e do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, inseriu-se no Programa Nacional de Requalificação da Rede Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a sua construção teve início no ano transato. A inauguração realiza-se no próximo dia 5 de Outubro [dia do Centenário da República], no âmbito da ação do Governo e da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, para simultaneamente inaugurar 100 escolas ou centros escolares, entre estabelecimentos novos e requalificados. A inauguração está prevista para as 12h00.

in RCA 16/09/10

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

REVIVER A DESFOLHADA

Talvez por eu ser novo, não possa precisar há quanto tempo não se via nada igual ao que se passou no Colmeal no passado dia 11 de Setembro.
O Rancho Folclórico Serra do Ceira, organizou um "Reviver da Desfolhada" onde participaram o Rancho de Pampilhosa da Serra e o Rancho da Lousã.
Do programa, que teve início às 11H00, iniciou-se a recepção aos Ranchos convidados nas Seladas seguindo-se o almoço oferecido pelo rancho residente.
Desde cedo que se juntaram alguns tocadores de concertina e demais músicos dos ranchos que em conjunto com outros artistas já conhecidos, começaram a descortinar o que se iria passar durante o resto do dia.
Depois do bem servido repasto, rumou-se ao Largo do Colmeal onde todos os ranchos desfilaram e cantaram.
Algumas colectividades da freguesia do Colmeal e do restante concelho de Góis, assim como outras instituições concelhias fizeram questão de estar representadas.
O Sr. Dr. José Rodrigues, vice-presidente da Câmara Municipal de Góis e o Sr. Carlos de Jesus, presidente da Junta de Freguesia do Colmeal, estiveram presentes e endereçaram palavras de encorajamento a todos e louvaram a iniciativa. Com a sua já habitual amizade e boa disposição, ambos se envolveram no espírito de revivência, participando no evento.
Assim que as espigas de milho foram deitadas ao chão no Largo Dª. Josefa das Neves Alves Caetano, ninguém ficou alheio à desfolhada tento praticamente todas as pessoas colaborado nesta árdua tarefa, recordando (os mais velhos) e aprendendo (os mais novos) como era feito este trabalho, num passado não muito distante.
Não faltaram as brincadeiras por causa do milho-rei nem as zaragatas por causa das moças bonitas... Com a desfolhada feita, aproximava-se a altura de malhar o milho tendo este também sido um momento digno de se ver e reviver...

Foi um dia memorável para todos quantos assistiram ao "Reviver da Desfolhada"

Aguardo mais iniciativas do Rancho Serra do Ceira, desejo-lhe longa vida e muitas felicidades!






Veja mais imagens e videos em


Henrique Miguel Mendes

ANALIB – Associação de Naturais e Amigos do Liboreiro

Exmos. Senhores


Góis, 14 de Setembro de 2010

Assunto: CONVITE PARA ALMOÇO

Os nossos respeitosos cumprimentos.

Esta Associação vai realizar, no próximo dia 26 de Setembro, pelas 12H30m, um almoço convívio no santuário da Nossa Senhora da Guia.

Pretendemos assim, dar por encerrada a época de abertura do bar e ao mesmo tempo arrecadar receitas que nos permitam fazer face às despesas com a construção do Tanque de Combate a Incêndios, obra que se encontra concluída e que vem reforçar os meios de defesa da floresta de Góis em geral e da periferia da nossa povoação em especial.

Esta Associação está igualmente empenhada em proceder à instalação de bocas de incêndios na povoação, contribuindo assim para aumentar as defesas contra eventual incêndio florestal.

Porque apenas com a colaboração e participação de todos nos é possível concretizar estas e outras obras que temos planeadas, apelamos à sua participação no referido almoço, dando-nos assim força para mantermos a dinâmica que é necessária para prosseguir com a nossa actividade.

Seria para nós uma grande honra poder contar com a sua participação.

Antecipadamente gratos pela atenção colocada neste nosso pedido, subscrevemo-nos, com consideração e estima,

De V. Ex.ª
Atentamente
Pel’ A Direcção


(José Augusto Oliveira Rodrigues)

Festa de Nossa Senhora do Livramento - Aldeia Velha 2010


No dias 20, 21, 22 e 23 de Agosto em Aldeia Velha, realizaram-se os habituais festejos em honra de Nossa Senhora do Livramento, padroeira daquela localidade, tendo os mesmos contado com o apoio da mordomia, da Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais e da J. F. Colmeal.
Cumprindo o programa, na sexta-feira dia 20, toda a aldeia foi ornamentada a rigor.
No sábado realizaram-se a missa, sermão e procissão acompanhados pela mini-banda "Melodias de Sempre". Antes do almoço, fez-se um leilão bastante participado que reverteu para a nossa padroeira. De tarde, no recinto da festa da colectividade, a mini-banda brindou todos quantos assistiram, com um animado concerto. Seguidamente o Rancho Folclórico Serra do Ceira fez uma grandiosa actuação onde não faltou, para terminar o seu habitual fado serrano onde todos os presentes puderam participar. De noite, o conjunto Pimba Pimba animou os mais resistentes que dançaram até de madrugada.
No domingo de manhã, fez-se a recolha de ofertas para o leilão da L.A.A.V.C. De tarde o Grupo de Concertinistas de Góis fez a sua actuação tendo-nos brindado com os sons tão tradicionais da nossa zona beirã. Depois de uma tarde animada e de cariz regionalista onde não faltaram as habituais sardinhas oferecidas pela L.A.A.V.C. nem a presença de algumas entidades do concelho de Góis, com o aproximar da noite, Tó Grilo e suas bailarinas deram um espectáculo que se prolongou até altas horas da noite.
O dia de segunda-feira foi o ultimo dia da festa. Como já tem sido hábito, foi o dia dos torneios de chinquilho (de manhã) e de sueca (à tarde). Todos os participantes nos torneios tiveram direito a um excelente almoço na Casa do Convívio. Os festejos terminaram já de noite e com a entrega dos troféus aos participantes.
De salientar e agradecer o empenho e dedicação de todos quanto contribuíram para o sucesso da nossa festa. Desde o mais pequeno ao menos pequeno, todos colaboraram quer na ornamentação dos recintos da festa, quer na preparação da comida e dos petiscos.
Acompanhe por fotografia, alguns dos momentos aqui relatados em http://vigiando-das-caveiras.blogspot.com

Obrigado
--
Henrique Miguel Mendes

Descamisada Tradicional no Talasnal


Venha reviver velhos costumes pelo Grupo Etnográfico da Região da Lousã, dia 18 de Setembro, na Aldeia do Xisto do Talasnal, Lousã. Um dia de convívio e de reavivar memórias.




Todo o processo da descamisada, a malha do milho e ainda a separação da moinha, será feito pelo Grupo Etnográfico da Região da Lousã, trajados a rigor, dia 18 de Setembro na Aldeia do Xisto do Talasnal, na Lousã.
O evento terá início às 16h e é acessível a todos quanto queiram assistir e participar neste alegre convívio.

É para recriar e reavivar memórias de um outrora não muito distante, que esse trabalho da Descamisada será este ano repetido.

A alegria da descamisada é representativa do estado de espírito das populações durante as colheitas, principalmente quando estas eram boas.


Era esta a época de maior abundância, que permitia pensar em actividades que iriam um pouco além do que é essencial ao dia a dia das populações. Por esta altura arranjavam-se muitos namoricos e até casamentos.

Para além do descamisar, seguem-se outras actividades relacionadas com o acto, como a malha, o joeirar ou o crivar, a erga, o bailarico e até a zaragata pela disputa pelas moças!
Não faltará ainda a bucha tradicional, com as filhós com mel, os figos, a broa, o queijo fresco, a sardinha ou ainda o café d`avó! E guarde um pouco o apetite para a valente "Sopa à Lavrador"...

A ocasião é apelativa à sua presença!

18 de Setembro - Descamisada Tradicional, Talasnal 
2 de Outubro - Matança Tradicional do Porco, Cerdeira
6 e 13 de Novembro - Apanha da Azeitona e Tibornada 
21 Novembro - Magusto e Grande Festança, Casal Novo 

www.aldeiasdoxisto.pt

CASA DO CONCELHO DE GOIS CONSELHO REGIONAL

No plano de actividades para o 2ª semestre de 2010, vai o Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis realizar duas sessões, nos próximos meses de Outubro e Novembro, na sua sede, sita na Rua de Santa Marta 47, r/c dto em Lisboa.


  • ·        Dia 16/Outubro, pelas 15 horas - Debate subordinado ao tema “Guardar o passado, olhando o futuro”, onde se pretende debater a arqueologia do Concelho de Góis, com a presença confirmada dos oradores Prof. João Simões e Dra. Ana de Sá, aguardando-se a confirmação de outro orador convidado.

Este debate será aberto não só aos representantes de todas as Colectividades Regionalistas filiadas nesta Casa, como de todos os sócios da Casa e Goienses em geral.

Convidamos desde já todos os Goienses a estarem presentes, de forma a podermos debater abertamente um tema que nos parece ser do interesse de todos.


  • ·        Dia 20/Novembro, pelas 15 horas – Dia dedicado ao teatro com o tema “O Teatro do Concelho vem á Cidade…”, com as actuações do Grupo de Teatro de Vila Nova do Ceira e Grupo de Teatro Novas Oportunidades (Góis).  

Está confirmada a presença do actor Sr. Ruy de Carvalho e aguardamos a confirmação da presença do encenador Sr. José Peixoto.

Pretendemos com esta sessão proporcionar a todos os goienses poderem apreciar o teatro que se faz no nosso concelho e possibilitar aos nossos actores uma experiência nova e poderem partilhar com figuras consagradas algum conhecimento.

Convidamos desde já todos os Goienses a estarem presentes, na expectativa de teremos uma tarde de teatro bem passada que ficará na memória para sempre.


O Conselho Regional com estas sessões pretende dar continuidade ao seu plano de acções possibilitando quer o debate dos problemas existentes no nosso Conselho, quer divulgando o que se vai fazendo em termos culturais.

O Conselho Regional

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mário Ruivo apresentou a sua candidatura ao PS de Coimbra em Góis

No auditório da ADIBER realizou-se no passado dia 11, sábado, uma sessão com os militantes da concelhia de Góis. Segundo um comunicado enviado ao RCA NOTICIAS, um dos grandes objetivos desta candidatura é “a construção de um PS mais forte no distrito e capaz de concretizar novas politicas que tenham como resultado o desenvolvimento de todo o distrito de Coimbra, do interior ao litoral”. Esta é uma aposta prioritária da candidatura “Mudar para Vencer”.
Nesta sessão foram apresentados os mandatários concelhios da candidatura, nomeadamente:

Mandatário Concelhio:
José Serra

Mandatária Concelhia para as Mulheres:
Lurdes Barata

Mandatário para a Juventude:
Diogo Neves

Mário Ruivo foi acompanhado pelos camaradas Ricardo Castanheira e Paulo Campos que transmitiram aos militantes de Góis a necessidade de dar uma nova liderança à Federação Distrital do PS de Coimbra. Mário Ruivo usou da palavra para explicar aos militantes Goienses o projeto que tem para o PS de Coimbra e os motivos pelos quais esta candidatura deve obter uma no dia 9 de Outubro.
O candidato deixou uma palavra de agradecimento pela coragem que a estrutura local do PS teve ao liderar a escolha da equipa candidata às últimas eleições autarquias que levou a uma vitória e que permitiu a manutenção da autarquia. 

terça-feira, 14 de setembro de 2010

I Torneio de Malha Misto

XI Edição do dia Europeu sem Carros - Sábado dia 18/09/10

HÓQUEI - Pedro Alves e a Equipa de Benjamins da AAC estiveram em GÓIS


A secção de Patinagem da Associação Académica de Coimbra realizou em Góis, nos dias 10,11 e 12 de Setembro, um Mini-Estágio de Pré-Época da “Equipa de Benjamins”.
A equipa foi oficialmente recebida no auditório da Biblioteca Municipal pela Sra. Presidente da Câmara, Lurdes Castanheira, que referiu que o “Município de Góis estará sempre disponível para colaborar em acções que promovam a prática do desporto e a criação de hábitos de vida saudáveis”. O Presidente da Secção de Patinagem da AAC, João Rodrigues e o director Jorge Alves, agradeceram o apoio e o empenho do Município de Góis, para a concretização deste estágio.


Durante o dia de sábado os “benjamins” contaram com a participação do internacional português e jogador do Sporting de Braga, Pedro Alves, oriundo de Góis.
O estágio que decorreu no Polidesportivo do Cerejal, permitiu que crianças e jovens de Góis tomassem, alguns, pela primeira vez, contacto com esta actividade desportiva. O objectivo subjacente a este momento de interacção com o público infantil e juvenil, além de propiciar a prática da patinagem no concelho, pretendeu incentivar os potenciais praticantes e curiosos desta modalidade.
in CMG

Portugal conquistou título europeu de Enduro em seniores


Portugal conquistou o título de Campeão Europeu de Enduro sénior, um feito histórico alcançado por Luís Correia, Gonçalo Reis, Hélder Rodrigues e António Oliveira. A selecção sénior esteve em grande em Oliveira do Hospital, onde se correu o Enduro das Nações, no qual a selcção júnior não teve sorte, pois quando tudo indicava que poderia também vencer, uma falha mecânica deitou tudo a perder.

Entre os mais novos acabou por se destacar Diogo Ventura (foto em cima), do Góis Moto Clube, que chegou ao terceiro dia de prova no último lugar do pódio, pois apesar de se ter mostrado suficientemnete rápido para vencer, O piloto da equipa Jomotos/Suzuki sofreu pequenos percalços quando liderava.

Para o terceiro e último dia estava reservada uma prova de motocross, mas infelizmente teve que ser encurtada devido ao pó e assim passou apenas a ser uma volta para cada piloto.

Diogo Ventura aboprdou-a, mesmo assim, com vontade e garantiu o 7º lugar na geral absoluta. Com este resultado o piloto de Góis subiu ao pódio da sua classe (3º).
in JN, 14/09/10

Rio Ceira como cenário


No interior do distrito de Coimbra há uma paisagem difícil de esquecer por quem passa. Atravessada pela serra e pelo rio Ceira, Góis oferece um cenário de tranquilidade e sossego aos seus visitantes.
Situada a cerca de 40 quilómetros de Coimbra, 150 do Porto e 250 de Lisboa, Góis tem acesso através da Estrada Nacional 17 (também denominada Estrada da Beira), a partir de Coimbra e até Vila Nova de Poiares, apanhando depois a Estrada Nacional 2.
À chegada, atravessa-se a ponte velha (edificada por D. João III em 1533), que dá acesso ao centro da vila. O verde é uma cor predominante por toda a paisagem de Góis. Numa extensão de cerca de 500 metros, há vários bancos e mesas de pedra junto ao rio, ideais para uma paragem e um piquenique.
Mais à frente, o Parque do Cerejal disponibiliza as sombras e o ambiente ideal para o descanso. Como muito verde não é demais, ainda há o Parque de Lazer do Baião, nos últimos anos local privilegiado para a realização dos dois eventos mais importantes do concelho: a Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Góis (FACIG) e a Concentração Moto-Turística, ambas em meados de Agosto.
Para almoçar, a quantidade e variedade são grandes. O restaurante “Beira Rio”, no Jardim Costa do Sol (à entrada da vila), é uma boa sugestão, bem como o “Cantinho da Gula”, mais para o centro (logo a seguir à Ponte Joanina). A praia fluvial da Peneda e a esplanada que a acompanha são o cenário ideal para uma tarde bem passada em família, sempre com o Rio Ceira como companhia.
Quem procura ainda mais sossego, pode deslocar-se, por uma passadeira de madeira, até à praia fluvial do Pêgo Escuro, menos frequentada, situada a cerca de 200 metros da Peneda.
JOÃO PEDRO CAMPOS
in JN 11/09/10

terça-feira, 7 de setembro de 2010