sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sócrates começou a "Construir o Futuro" na Escola Básica

Estabelecimento de ensino é o primeiro a ser ligado à Rede de Nova Geração, ontem apresentada, que pretende fazer chegar a fibra óptica a todo o território nacional.O primeiro-ministro ligou ontem a Escola Básica de Penacova a uma rede de fibra óptica, uma cerimónia simbólica, que se vai repetir por todo o país, tendo em vista a criação de uma rede de comunicações que dê igualdade de oportunidades a todos os municípios, sejam do litoral ou do interior.
Em termos da região Centro, o projecto ontem apresentado em Penacova, envolve 42 municípios dos distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Leiria.
Trata-se de 47 milhões de euros, que representam a instalação de 7.600 quilómetros de fibra óptica, que vai servir 200 mil pessoas, como explicou o presidente da Comissão Executiva da Visabeira Global, que vai executar o projecto.
Ontem, em Penacova, onde marcaram presença dezenas de autarcas da região, Paulo Varela afirmou ainda que, todos estes clientes «vão fazer parte de uma rede das mais evoluídas do mundo».
Não poderia estar em maior sintonia com José Sócrates, que começou a sua intervenção defendendo que «a melhor forma antecipar o futuro é construí-lo», sustentando que, é isso mesmo que está a ser feito com este projecto.
O chefe de Governo fez uma introdução onde destacou a importância de haver comunicações eficientes para que haja uma coesão do território e do desenvolvimento económico do país.
«É neste campo que não queremos ficar para trás», disse José Sócrates, frisando, várias vezes o papel pioneiro de Portugal na implementação das redes de nova geração, tanto na União Europeia como no resto do mundo. Assim, defendeu o primeiro--ministro, «Portugal está na linha da frente neste domínio», sublinhando que «estamos hoje, aqui, em Penacova, a construir o futuro», salientando ainda que a escolha de uma escola não foi inocente, no sentido em que «o desenvolvimento também se faz com educação, conhecimento e inteligência».

Fibra óptica em todo o país
José Sócrates disse ainda que o objectivo do projecto é levar a fibra óptica a todo o território nacional, «esbatendo as assimetrias entre o litoral e o interior». «Não queremos que haja um Portugal do litoral e um Portugal do interior», referiu, salientando que «somos o único país da União Europeia que decidiu fazer o projecto para todo o território».
O projecto, no que toca à região Centro, representa um investimento de 46,8 milhões de euros, 30,3 dos quais financiados por fundos comunitários. Irá servir uma população estimada de 200 mil pessoas, que equivalem a 70 mil habitações e 15.500 empresas.
Em termos globais, o investimento é de 182 milhões de euros, em 139 municípios, pretendendo abranger um milhão e 200 mil portugueses.
Em termos gerais, como foi explicado durante a cerimónia, trata-se de levar ao interior ligações à internet e televisão por cabo, a alta velocidade, potenciando, desta forma, também a facilidade de trabalho e comunicação das empresas e das pessoas.

Municípios premiados com alguma antecedência
Apesar de ontem ter sido feita a primeira ligação à fibra óptica, no âmbito da criação da Rede de Nova Geração, todos os autarcas envolvidos foram galardoados com o “Título de Excelência”, recebido, de forma simbólica, pelo autarca de Penacova.
Entre os municípios envolvidos contam-se Alvaiázere, Ansião, Figueiró dos Vinhos, Góis, Miranda do Corvo, Mortágua, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penela, Santa Comba Dão, S. Pedro do Sul, Tábua e Vila Nova de Poiares.
A abrir a cerimónia, Humberto Oliveira havia saudado a realização da iniciativa na Escola Básica de Penacova e fez um paralelo entre as décadas de 70 e 80, em que começaram a ser realizadas as redes de electricidade e abastecimento de água, frisando mesmo a dificuldade actual em cumprir com as taxas médias no que toca a saneamento e tratamento de águas residuais.
«Abraçamos este projecto de corpo e alma», referiu, frisando a intenção de «também contribuir com os nossos pequenos Simplex», sendo que, uma das últimas novidades é a adesão do município ao Instituto Pedro Nunes, como sócio efectivo

2 comentários:

  1. A Fibra Óptica vem a caminho,já está a chegar para os lados Selada do Braçal,e depois vem ligar,ao Colmeal,Cabreira,Cortecega,Góis.

    ResponderEliminar
  2. BOA assim ficam todos servidos de fibra óptica...vai-lhes dar um geitão.

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.