terça-feira, 4 de maio de 2010

'Face Oculta'... ou será, falando em dar a cara?!

Cargo no Tagus negociado à beira de eleições
 Para convencer o governador civil de Coimbra a ser candidato à autarquia, Rui Pedro Soares e Paulo Penedos prometeram-lhe lugar no Taguspark


Rui Pedro Soares, ex-administrador da PT, disponibilizou-se para garantir a um membro do PS colocação no Taguspark, caso este perdesse as eleições autárquicas em Coimbra.
No âmbito do processo Face Oculta, foi interceptada e transcrita uma conversa telefónica em que Paulo Penedos (membro da Comissão Nacional do PS, vice-presidente da comissão política da concelhia de Coimbra e assessor jurídico da PT) procurou convencer o governador civil, Henrique Fernandes, a aceitar candidatar-se a presidente da Câmara de Coimbra. Este, porém, levantou reservas, pois receava perder as eleições e ficar como vereador – o que não lhe convinha, segundo afirmou, por afectar a conclusão da sua tese de doutoramento.

‘Uma coisa onde possa acabar o doutoramento’
A conversa foi a 6 de Junho, quando se preparavam as listas de candidatos às eleições autárquicas. Henrique Fernandes, que acumula o cargo de governador civil com a presidência da concelhia do PS/Coimbra, recebeu então um telefonema do seu vice, Paulo Penedos. Este insistia para que se candidatasse – mas Henrique Fernandes, que é professor universitário na Fundação Miguel Torga, tinha «apenas um ano e pouquinho» para entregar a tese de doutoramento. E explicou: «Eu gostava era de uma coisa onde pudesse acabar o doutoramento. É uma questão de brio, sou um eterno doutorado adiado».
O governador civil estava consciente de que tinha «uma vaguíssima hipótese de ganhar». Se ganhasse, tudo bem («põe-se lá um bom segundo e depois, com ordens dadas como deve ser, como no Governo Civil, a coisa endireita»). Mas «o problema é que, se um gajo perder, não fica bem na fotografia, dizer assim: ‘Eh pá, eu não sou candidato a vereador, portanto tenham um bom dia’».
Penedos prometeu-lhe então que, se se candidatasse e perdesse, ele próprio se responsabilizaria por lhe arranjar um lugar numa empresa que suportasse as suas despesas enquanto estivesse a fazer o doutoramento: «Pelo menos metade do que tu dizes que precisas eu responsabilizo-me por arranjar. Não tenho dificuldade, nas empresas com que me relaciono, de resolver isso. Precisávamos era de ter a garantia de que os outros gajos arranjavam um lugar não executivo que desse o mesmo».
De seguida, pergunta a Fernandes: «Quanto é que vencem os administradores não executivos na sociedade Metro Mondego?». O governador civil responde: «Não faço ideia, mas também se pergunta isso no sábado. (...) Pois, a questão do não executivo era a solução, pá. Porque outra coisa qualquer não resolve. Porque obriga a estar, pá».
Após referir a carga horária de um administrador não executivo («uma reunião de conselho uma vez por mês»), Penedos propõe: «Ó Henrique, se o que te separa de aceitar for isso, eu ainda hoje ponho um administrador da PT a garantir-te que tu a seguir, se não te correr bem, serás administrador não executivo do Taguspark».
O governador civil pergunta se o «Taguspark é o Thomati» e Penedos esclarece: «É o CEO, entrou na última assembleia-geral. Pusemos lá o João Carlos Silva, como executivo». Recorde-se que, na sequência de uma certidão extraída do processo Face Oculta, o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa acusou entretanto Américo Thomati, João Carlos Silva e Rui Pedro Soares pelo crime de corrupção passiva, no âmbito do chamado caso Figo.

1500 a 2000 euros
À época deste telefonema entre Penedos e Henrique Fernandes, Rui Pedro Soares negociava a compra da TVI pela PT. Segundo as conversas interceptadas, estava-lhe destinado um lugar de administrador executivo na Media Capital, proprietária da estação.
Na conversa com Henrique Fernandes (quando este insistia que o seu problema era o prazo para a entrega da tese de doutoramento), Penedos explicou o que se passava: «O Rui Pedro Soares está na iminência de querer saltar de lá. Por isso, se o que te separa de uma aceitação é isso… Eh, nessa casa dos 1500 a 2000. E depois, se alguém puder ajudar noutra, pronto, já ficavas com uma coisa composta».
Fernandes concordou: «Já. Isso equivalia a uma bolsa, dá perfeitamente. E permite-me depois voltar, não é? Mas vamos ver, vamos ver». E prometeu ligar a Penedos no dia seguinte, para lhe dar a resposta.
Paulo Penedos ligou, entretanto, a Rui Pedro Soares: «Desculpa lá estar-te a chatear. Eu vou-te pedir aqui ajuda porque talvez tu possas salvar aqui esta questão de Coimbra. Se o Henrique Fernandes perder a Câmara – que neste momento é um cenário que podemos admitir – tu achas que durante seis meses, para ele concluir a tese de doutoramento, que nós lhe conseguíamos arranjar uma avença no Tagus, de cerca de 1500 euros?».

«Não há problema»
Soares responde imediatamente que sim e acrescenta: «Mas podia ser ou seis vezes 1500 ou uma vez 7500?». Pergunta a seguir ao interlocutor qual é a formação de Henrique Fernandes e Penedos responde que «é sociólogo». O administrador da PT remata: «Compromete-te. Não há problema».
O esquema não foi posto em prática, já que o PS avançou com outro candidato – Álvaro Seco, que, confirmando os temores de Henrique Fernandes e de Penedos, viria a perder o escrutínio.
Confrontado pelo SOL com as propostas de Paulo Penedos para o lugar no Taguspark, Henrique Fernandes negou ter «alguma recordação dessas conversas». «Se as houve, não passaram de mera efabulação generosa de Paulo Penedos», acrescenta, salientando que, «se ele o fez, não me parece que isso corresponda a um comportamento menos bom».
Em relação ao facto de também não lhe ter respondido com um ‘não’ claro, o governador civil (que entretanto foi reconduzido no cargo) diz que pode ter sido por uma questão de delicadeza: «Nesse caso não lhe disse que não, deve ter sido uma resposta delicada». E terminou dizendo mesmo que nunca teve a ambição de se candidatar à autarquia: «Fui vereador e vice-presidente da Câmara durante dez anos e disse várias vezes a quem me fez essa proposta que a água não passava duas vezes debaixo da mesma ponte»
in SOL 3/05/10

28 comentários:

  1. Anónimo4/5/10 18:27

    Andam todos ao mesmo! UJC

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/5/10 03:41

    Pois, foi essa notícia que li...daí o POLVO!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5/5/10 03:58

    Não percebo como estas pessoas conseguem manter-se nos cargos depois destas notícias. E não me venham dizer que são falsas. Reparece que o único comentário às notícias é que seria uma "efabulação". Mas este termo vem de fábula e uma fábula tem, como intervenientes, animais que contam uma história fabulosa. O curioso é que esses animais que entram nessas histórias, são animais irracionais. Será que o visado nos considera irracionais? Tenha vergonha e demita-se do cargo.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo5/5/10 04:02

    Definitivamente o site do MC passou a sr uma extensão do da ADIBER. Hoje, trás notícias em primeira mão. Ontem no Varzeense, o conhecido e conceituado político do ps, Paulo Silva, vangloriava-se da suspensão do accionamento da cláusula de reversão relativa à Qta do Baião, não percebendo a posição dos vereadores do PSD que votaram contra. Se calhar também ainda não percebeu porque é que eles deixaram de ser arguidos no processo e os outros são réus e vão ser julgados...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/5/10 04:05

    As minhas desculpas pelo "reparece" em vez de "repare-se". Isto faz-me questionar o sr Administrador se pode haver aqui uma assumpção de idioma (brasileiro) por parte do processador de texto que nos leve, involuntáriamente, a cometer estes erros tão básicos...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo5/5/10 05:10

    Deixe-se de tretas, pá! O que você não sabe... é português. CBS

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/5/10 05:55

    Mas o JCN passou a ser CBS?

    ResponderEliminar
  8. Não faças de parvo, pá! JCN

    ResponderEliminar
  9. O comentarista das 17.27 assinou com as minhas iniciais porquê?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo5/5/10 09:44

    Por que há-de ser, pá? Já não fizeste o mesmo... a outros?... Toma que jáa almoçaste! CBS

    ResponderEliminar
  11. Não, não fiz! que absurdo!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo5/5/10 12:12

    Absurda... é a tua tia! MLC

    ResponderEliminar
  13. Anónimo5/5/10 13:30

    MLC, CBS,FC, RC, MM, LC...tudo farinha do mesmo saco, que de tão burros ainda não perceberam que dão uma óptima imagem da equipa da presidente. Limitados!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo5/5/10 15:11

    Limitada... é a tua tia, pá! UJC

    ResponderEliminar
  15. Anónimo5/5/10 15:13

    Não tenho tias, e para de usar o meu nome!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo6/5/10 08:26

    Andas muito esquecido, pá! MLC

    ResponderEliminar
  17. Anónimo7/5/10 15:27

    Já há muito tempo que não vinha aqui fazer uma visitinha e garanto-vos que não percebo nadita de nada!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo7/5/10 18:42

    Também duas faces ocultas em Góis,sabem quem é ?

    Voces sabem estão é calados seus malandrecos

    ResponderEliminar
  19. Anónimo8/5/10 11:57

    Foi nesta conversa de mentecapt que deu o "Góis live", pá?!... Bem fez o JCN em vos fazer um manguito. Não vale a pena gastar cera... em tão ruim defunto! MLC

    ResponderEliminar
  20. Anónimo9/5/10 16:09

    Tu deves ter uma paixãozita assolapada. A fazeres-te passar por MLC, só pode! Olha faz-te à vida, que a mulher é livre e quem não fala não o ouve Deus...

    ResponderEliminar
  21. Anónimo9/5/10 16:54

    Não,O JCN não nos fez um manguito,agora vem é sem JCN!
    O homem não prometeu acabar com o blog!!!!!!!!!
    Ahahahahahaha!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo9/5/10 17:06

    Ainda não reparaste, pá, que o blog está a dar as últimas?!... Já lhe falta o fôlego. Está em fase terminal. UJCK

    ResponderEliminar
  23. Anónimo9/5/10 17:28

    Isso querias tu? A nuvem por Juno?!!! O blog ainda agora nasceu...

    ResponderEliminar
  24. Deixem-se de ser inúteis e façam alguma coisita de bom e se não têm competência ou saber para mais "calem-se". Mudem de táctica política e façam como o Dr.Mário Soares, tratou do "dele" e depois reformou-se.

    ResponderEliminar
  25. é mau falar de pessoas que não estão cá para se defender!

    ResponderEliminar
  26. Não fiques triste... Ainda agora a procissão vai no adro!!!.

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.