quinta-feira, 6 de maio de 2010

Góis: Complexo Health Resort Nature Góis, destinado sobretudo à terceira idade, apresentado hoje

Coimbra, 06 mai (Lusa) - Um empreendimento nas áreas do turismo, saúde e bem-estar, destinado essencialmente a pessoas da terceira idade, ativas ou a necessitar de cuidados continuados, vai ser criado em Góis - foi hoje revelado. 

Apresentado como "um projeto pioneiro em Portugal", o Health Resort Nature Góis terá um hotel quatro estrelas, com 'spa' e 'health club", 86 apartamentos T1 ligados ao hotel, 34 vivendas autónomas do tipo V1, V2 e V3, com garagem, terraço, área para jardinagem, piscina e residências medicalizadas/assistidas para apoio a doentes de Alzheimer, psiquiatria, geriatria e cuidados continuados. 
Apresentado hoje em Góis, o complexo, um investimento de 50 milhões de euros, começa a ser construído este ano ou no início do próximo e estará concluído em 2015, prevendo-se a inauguração do hotel e do 'spa' em junho de 2012. Segundo a documentação distribuída na sessão, hoje foi assinado o protocolo de formalização do novo projeto por Alberto Mateus, responsável da empresa promotora, a Nature Sanus, SA, e pela presidente da Câmara de Góis, Maria de Lurdes Castanheira. "Preparado para receber até 460 pessoas com uma vida ativa e independente e até 300 utentes que necessitem de cuidados permanentes, o Nature Góis pretende ser um espaço onde é possível envelhecer com qualidade de vida", adianta o texto. 
Dedicado à saúde, à natureza e ao bem-estar, o Nature Góis é descrito como "o primeiro Health Resort português, um empreendimento com cerca de 112.725 metros quadrados, dedicado essencialmente a séniores, e preparado para satisfazer as necessidades de quem tem uma vida activa e independente, ou de quem precisa de cuidados permanentes". "É o primeiro no nosso país a disponibilizar de uma forma integrada o bem-estar físico, psíquico, social, espiritual e intelectual, e simultaneamente a prevenção de saúde, através de uma alimentação adequada e cuidada, exercício físico acompanhado por especialistas, assistência de enfermagem e médica preventiva", é referido. 
O empreendimento vai ser erguido à entrada da vila de Góis, na Quinta do Baião, junto do rio Ceira. "Todo o complexo será 'amigo do ambiente', com a máxima utilização de energia solar, isolamento térmico de paredes, vidros duplos, reaproveitamento e tratamento de águas limpas para reutilização em jardinagem", é referido. 
Pela sua vertente turística e pelo facto de incluir um hotel de quatro estrelas, o complexo estará aberto a qualquer pessoa que tenha a intenção de desfrutar de um turismo de natureza, saúde, bem-estar, 'touring' cultural e paisagístico, gastronomia, vinhos e turismo náutico. "No entanto, o principal foco deste projeto são as pessoas em idade sénior e présénior que procurem um local para descanso, relaxe e recreio mas que necessitem de algum suporte para ver satisfeitas as necessidades próprias da sua faixa etária".
MCS *** Este texto vai ser escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *** Lusa/fim

40 comentários:

  1. Parabéns aos promotores, isto é fantástico. Contudo ao ler o último paragrafo comecei a pensar como será que irão resolver ou continuar a oferecer descanso e relaxe no fim de semana da festa das motos, que é ali mesmo à frente.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/5/10 17:08

    E você que não viesse com o seu veneno! MLC

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6/5/10 17:28

    Mais um Elefante Branco em Góis estou a prever.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6/5/10 17:35

    É pertinente a 1ª questão! Aliás, será que vão mesmo concluir a sede do moto-clube na quinta?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo7/5/10 03:13

    Parece que não há fome que não acabe em fartura! Sim, porque parece que a Adiber, ou a Câmara, querem avançar com o projecto para a outra parte da quinta! Acho que é "turismo" a mais para o mesmo sítio. Aliás isto é só "turistas"! Ou talvez não...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo7/5/10 03:31

    Não posso deixar de dividir convosco alguma apreensão. O Projecto é extremamente interessante mas, nos últimos 2 anos é, que eu me lembre, o terceiro. Os presidente da AM disse que pela primeira vez aparece um projecto semelhante em Góis mas deve ser excesso de comprimidos. Basta reler um Varzeense do ano passado para ver a crónica que escreveu sobre um projecto idêntico que se esfumou no ar. Este prevê um investimento de 50 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho directos e indirectos. É muita coisa...Já seria bom com menos um zero. Resta-nos rezar e, talvez, aproveitar a vinda do papa para abençoar a ideia. Ontem, já estiveram os bispos (Henrique Fernandes e Mário Ruivo).Nota final: esteve a imprensa em peso e não consta que...tenham sido doubados quaisquer gravadores!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo7/5/10 08:02

    Tarará. Cá estou eu outra vez!
    Eu sei que já vão começar a dizer que o fim-de-semana foi comprido, mas o trabalho tem sido muito, nem tenho tido tempo para vir malhar os discipulos da inutilidade (=aqueles que usam este blogue porque não têm coragem nem são homenzinhos para fazer outra coisa de útil por Góis).
    Fiquei desiludido porque afinal continuam mansos! O fim-de-semana não vos deve ter feito bem! O benfica perdeu não foi?
    Por contraponto com o Nature Góis lá se vai a desculpa da quinta do baião para criticar...
    Agora viram-se contra o Moto Clube? Tenham juízo pá! Não critiquem o GMC que ainda são atropelados pela vossa maldicência!

    ResponderEliminar
  8. Olá! Ainda bem que já cá estás. Isto, sem ti, não é o mesmo. Foi pena não trazeres o JCN contigo. Isto tem estado tão civilizado sem voc~es...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo7/5/10 08:54

    Não veio o JCN, mas veio o UJC! Que mais queres?... MLC

    ResponderEliminar
  10. Anónimo7/5/10 08:56

    O JCN fez-vos um mamguito! CBS

    ResponderEliminar
  11. Anónimo7/5/10 10:58

    "Civilizada"... é a tua tia, ó diamantino! JAS

    ResponderEliminar
  12. Anónimo7/5/10 11:35

    Estamos a falar de que diamantino?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo7/5/10 15:41

    Não quero ser pessimista,mas acho que já arranjaram uma maneira airosa de dar"caminho"à Quinta do Baião e de se limparem do processo do TIC!
    É que isto é um projecto tão lindo tão lindo,que nós nem acreditamos em tal coisa!
    Nós queriamos algo,mas algo sério e não"esta coisa" a fazer pouco de nós!
    Tenho aqui um dedo a adivinhar que mesmo à ultima da hora,quando a Quinta já estiver na mão dos investidores,eles simplesmente desistem do projecto,ou estarei enganada!
    Agora critiquem-me á vontade que tão cedo não volto aqui.Não tenho paciência!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo7/5/10 18:12

    A problemática da festa do moto-clube é um bom ponto, é mesmo ali à frente, tem toda a razão para ser levantada. Não somos todos tolos, simplesmente não é compatível. Outra coisa que me fez pensar é o seguinte: apoio a doentes de Alzheimer, psiquiatria, gereatria e cuidados continuados; no entanto este projecto tem também a versão turismo aberto a "qualquer pessoa que tenha a intenção de desfrutar de um turismo de natureza, saúde, bem-estar, 'touring' cultural e paisagístico, gastronomia, vinhos e turismo náutico." Agora imaginem que vocês estão à procura de um sitio como Góis para passar uns dias. Será que vão fazê-lo num espaço com doentes psiquiátricos e de alzheimer, etc.?
    Acho tudo muito bom, mas fico curioso quanto a gestão destes conceitos, e tudo me soa mais a clínica, como as clínicas de desintoxicação.

    Turismo náutico? Como? o rio é tão pequenino para embarcações, só mesmo as canoas, mas depois não sei se chama náutico.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo7/5/10 18:20

    Já agora ninguém criticou a GMC. Intrujices tuas.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo8/5/10 06:48

    Cheira tudo... muito mal! SMS

    ResponderEliminar
  17. Anónimo8/5/10 06:58

    Será que a Taguspark se vai transformar na Ceirapark?!... MLC

    ResponderEliminar
  18. Anónimo8/5/10 07:01

    Ó MLC, afinal estás de que lado? Ou és simplesmente do contra?...

    ResponderEliminar
  19. Anónimo8/5/10 10:57

    Ó 5.48,tens toda a razão!!!!!!
    Mas abrem a Etar e depois a m...vai directa ao rio e pronto...andar por aí a baixo!!!!!!!
    Desloca-se a Etar
    Desloca-se a concentração
    Compra-se o terreno da fabrica de mármores(que dá um granda jeito aos"Russos"),etc,etc!

    Só tenho pena de não ter lá um terrenozito proximo da area da Quinta também para vender!!!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo8/5/10 15:39

    Espero que os Vereadores do PSD exigam que se proceda à concretização da deliberação da Câmara de 29 de Setembro de 2009.
    Tenho ouvido dizer que uma deliberação só pode ser anulada por outra em reunião do Orgão. Será verdade?.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo9/5/10 08:54

    Quais vereadores do PSD? Se existem não se dão conta deles

    ResponderEliminar
  22. Anónimo9/5/10 09:09

    Espero que este projecto vá para a frente para calar estes agentes da difamação e da cólera...
    Vou gostar de ver-vos ou aos vossos filhos a fazer fila na GóisNature para arranjar emprego...
    Apesar dos 400 postos de trabalho o Dr. Mateus só vai empregar os competentes e para vocês o único perfil que vejo é na recolha do lixo ou como coveiro no cemitério a falar com os mortos.
    Toma que já almoçaste.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo9/5/10 16:03

    A esta hora só se fôr o jantar! Olha 400?!!! Nem 40!!! E mesmo para esse número não há cá quem queira trabalhar. Se fosse para a Câmara, onde toda a gente sabe que não se faz nada, ainda haveria gente, agora para trabalhar temos que ir buscar fora...
    Toma nota do que eu te digo!...

    ResponderEliminar
  24. Anónimo9/5/10 16:19

    ao 8.09
    Sabe que voce só fala assim porque que está entaladinho(a).
    Ai agora os outros são coveiros e funcionários da recolha de lixo!
    Sei que certamente voces vão opinar sobre a contração de pessoal.E também sei se vão logo deslocar alguém da Sta Casa Misericordia para lá(na eventualidade do projecto se concretizar).
    Mas o que eu acredito mesmo é que á ultima da hora,quando a Quinta já estiver fora do alcance da CMG,aquilo seja transformado em lotes de construção para venda!
    Depois se vê!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo9/5/10 16:54

    Tudo são hipóteses... mais ou menos verosímeis. CBS

    ResponderEliminar
  26. Hoje não tenho dúvidas que o concelho de Góis nos últimos anos esteve a ser "governado" por pessoas boas e por sinal "herdeiras" tipo Monárquia com " Reizinhos".

    ResponderEliminar
  27. Quando começaram... as tuas "dúvidas"? JBC

    ResponderEliminar
  28. Ora ai está uma boa ideia!
    Quinta do Baião,o Castelo dos Reizinhos!

    ResponderEliminar
  29. Blogue góis livre... o castelo dos inúteis...
    toma que já almoçaste

    ResponderEliminar
  30. ò diamantino, identificaste-te sem querer ou sem querer identificaste-te? pá acho que apesar de já nos conhecermos há décadas num imaginei que desses uma calinada destas. Surpreendeste-me!
    Pá tu és vereador tem juízo! Não te metas nestas lutas.
    Se eu tivesse no teu lugar e por pouco não tive enterrava a minha cabeça na terra como...
    bem, deixo à tua imaginação!
    Não te esqueças que o teu juramento foi com o município e não com esta cambada de inúteis!
    Pá tu és vereador tem juízo!

    ResponderEliminar
  31. Bino vê lá se te calas.

    ResponderEliminar
  32. Sr secretário ganhe você juízo, que parece precisar bem mais que o habitual.

    ResponderEliminar
  33. dois tiros na água, bora não se escapam destes olhinhos e os de toda a gente ter lido DIMANTINO é histórico. imagem o que seria o Rodrigues ficar para aqui mandar nisto e identificar-se. era uma vergonha eu sei. foi o que me pareceu tb
    já agora secretário concretamente é o quê?

    ResponderEliminar
  34. secretário concretamente é organizar a agenda de alguém, marcar reuniões, atender os telefonemas e encaminha-los ou não, segurar o chapéu de chuva , escrever as actas e reescreve-las quando estão mal escritas...

    ResponderEliminar
  35. temos cerca de 4 pessoas com esse perfil na camara.. por isso ou és mais concreto ou tenho que declarar água!

    ResponderEliminar
  36. Ai quer dizer ser anónimo é ser cobarde etc, mas dar o nome afinal só serve para o que nos parecia, enxovalhar. Estão a ver para que é que vocês querem os nomes.

    Não, não é vergonha nenhuma vir aqui, isso é o que vocês queriam que nós acreditássemos, seus grandes hipócritas!

    ResponderEliminar
  37. Meio ponto já está ganho, não preciso de mais, já te declaraste.hahaha

    ResponderEliminar
  38. Toma! ÁGUA nem um barquinho de um cano... falhado! falhaste... zaroulho!
    Mas queres apanhar um submarino? tem é de ser no teu campo: vê o post das 7:35.
    Toma!
    o próximo jogo é o da barra do lenço. Do lado direito, o pedido é sempre ao pé coxinho... uns até já nem lá estão.
    Nº 1 pé coxinho - nada. Ganha a equipa da esquerda
    Nº 2 pé coxinho - nada. Tá em Évora!
    Nº 3... nem vou dizer o que penso!

    ResponderEliminar
  39. hahah, não é no meu campo, aliás campo desconhecido. hahahhahaha

    ResponderEliminar
  40. Ó das 13.50
    E tu que andas sempre por cá,és o rei do castelo?

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.