quarta-feira, 26 de maio de 2010

O melhor da Beira Serra apresenta-se em Lisboa

Mel, vinho, queijo, azeite e enchidos são apenas algumas das muitas atracções que a Loja Portugal Rural apresenta até ao final da semana

"Sabores e saberes da Nossa Terra" dá o mote para uma semana inteiramente dedicada à Beira Serra, que começou ontem e se prolonga até sábado, em Lisboa. A Loja Portugal Rural, em Campo de Ourique, é o espaço de acolhimento deste evento, que inclui hoje, ao final da tarde, uma mostra de sabores e de cultura.














Em causa está uma iniciativa da ADIBER, Associação de Desenvolvimento Integrado da' Beira Serra, que aposta na divulgação promoção e afirmação dos produtos mais característicos da região, particularmente de carácter agro-alimentare também ao nível do artesanato, sublinha Miguel Ventura acrescentando que "mais de 30 produtores estão representados nesta mostra".

A primeira semana de promoção dos produtos da Beira Serra em Lisboa aconteceu em Fevereiro de 2006, recorda o secretário da direcção da ADIBER, sublinhando "o êxito" do evento e o "interesse que despertou junto dos próprios produtores, que acabaram por exercer. "força de pressão" junto da ADIBER, no sentido de "repetir esta Semana da Beira Serra. Desta forma, desde ontem e até ao final da semana, em pleno Campo de Ourique sentem-se os sabores e sabores da Beira Serra, uma vez que, explica Miguel Ventura, a Loja Portugal Rural dá prioridade à comercialização e venda destes produtos. Significa que os clientes habituais do espaço quase podem "tropeçar" nos produtos endógenos da região.

Aquele responsável destaca, em especial, três lotes" de produtos certificados, que incluem o mel Serra da Lousã, o queijo Serra da Estrela e também o vinho Dão. "São três produtos amplamente reconhecidos e certificados", aos quais se junta uma panóplia de outros produtos" com destaque especial para os agro-alimentares. Miguel Ventura aponta os enchidos de Arganil e de Tábua e, a par do puro Serra da Estrela, queijo de cabra proveniente de Góis ou queijo tradicional de Arganil. Destaque ainda para o azeite, para os licores e compotas e para os tradicionais bolos e biscoitos da região.

A esta componente mais gastronómica juntam-se as tradições da Beira Serra, através da presença do artesanato, espaço relativamente ao qual Miguel Ventura destaca os cobres e a latoaria de Oliveira do Hospital, os trabalhos de tapeçaria e linho, as colheres de pau ou os trabalhos efectuados em xisto, só para apontar os casos mais emblemáticos.

Miguel Ventura sublinha a presença de "mais de 30 produtores", muitos dos quais já receberem, refere, apoio da ADIBER, no âmbito do programa Leader e, portanto, esta é uma outra alavanca, já não relativamente à produção, mas centrada na. promoção dos seus produtos. Aliás, aquele responsável sublinha que "neste momento, o maior constrangi- mento que este tipo de actividade tem na nossa região, é dar-mos "o salto", uma vez que já. foi feito um grande investimento nas condições de produção". Sem negar que "ainda há muito a fazer", a prioridade está "nas condições de comercialização e distribuição". "Poucos produtores conseguem ganhar escala e chegar, por exemplo, a Coimbra", reconhece, sublinhando que um dos objectivos deste certame . passa, também, por "demonstrar aos produtores que estamos ao lado deles e com eles queremos encontrar as melhores soluções para o escoamento dos seus produtos.
in Diário de Coimbra, 26/05/10

38 comentários:

  1. Novidades da Reunião de Assembleia ???

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela iniciativa!
    Para desenvolver é preciso trabalhar e mostrar o que de bom tem a nossa região.
    Foi um verdadeiro sucesso!

    ResponderEliminar
  3. Desenvolver o quê? Vocês não vêem que isto são tudo projectos financiados pelos euros do Líder! É por isso que eles andam por aí com esta feira. "Têm" que executar estas iniciativas para justificar o gasto do dinheiro. E as notícias nos jornais só servem para isso mesmo, ou seja para justificar a realização di evento...
    Querem lá saber disto para alguma coisa! Quando acabarem os projectos e os dinheiros da UE, e já falta muito pouco, lá se vai tudo!...
    Aprendam...

    ResponderEliminar
  4. Parece que os apoiantes da Lulu desistiram mesmo! Nada! A coisa está tão má que desapareceram todos! E ainda só passaram 6 meses. Fraquitos, muito fraquitos...

    ResponderEliminar
  5. Não desapareceram.
    1-Acabou-se o GB da placa e agora só a partir do dia 1.
    2-Foram para a feira de produtos regionais para lisboa.
    SERÁ?????!!!!

    ResponderEliminar
  6. Já que em Góis é só Treta

    Façam uma visita ao Parque Biológico da Serra da Lousã
    Quinta da Paiva.

    Tem Restauranta com pratos tipicos da nossa Região.

    Depois vão ver Aldeia de Gadramaz.

    Gois não sai da Treta Capital da Treta

    ResponderEliminar
  7. De toda esta fraca mostra, nada é de Góis. O mel é da Lousã, ainda que algum seja produzido em Góis. O queijo é de Tábua, Arganil e Oliveira do Hospital, bem como o vinho Dão. Os enchidos são de Arganil, feitos com porcos importados da Inglaterra, ou seja produção industrial, etc. etc.
    Eu até tinha vergonha, sendo de Góis, de andar a promover isto. Mas que se há-de fazer, estes gajos da Adiber só promovem o grande capital...

    ResponderEliminar
  8. Então, mas a ADIBER tem sede em Góis mas trabalha para o desenvolvimentos de vários outros concelhos, nomeadamente Arganil, Oliveira do hospital, Tábua...eles têm lá o mapa de território abrangente.

    ResponderEliminar
  9. Temos o queijo do Vale de Asna,que está na mão de estrangeiros.
    Podiamos ter um Turismo de classe,mas em Góis o negócio é outro.

    Nada vai modificar,festas mais festas.
    Quantas fábricas vai abrir em Góis ?
    Quantos prédios vão ser executados ?

    ResponderEliminar
  10. Os Porco importados da Inglaterra é verdade.
    Firma Soares & Damião Socialista dos quatro costados.
    Assim como o João do Talho da Varzea.È tudo boa carne.
    Eu compro carne em Poiares mo Mini Preço com qualidade,poe enquanto.

    ResponderEliminar
  11. 10 comentários de cães raivosos. vocês cheiram pior que a etar de góis, pás!
    os ps não respondem porque andam a trabalhar como o restantes goienses que não são inúteis como vocês...

    ResponderEliminar
  12. o bibi continua desaparecido? começo a ter pena dele... deve andar perdido a vagabundear por algum caminho perdido, tadinho!

    ResponderEliminar
  13. Mas o jumento anda por está cá…
    eles vão-se revezando ;)

    ResponderEliminar
  14. Porquê tanto ódio contra as mesmas Instituições? Não acham que já deixaram de ter graça?

    ResponderEliminar
  15. essa do "ódio" tem marca registada! Não sei porque é que não identificas ó guedelhas?!

    ResponderEliminar
  16. ó 18.40 e acho que é Tábua que há um grande edificio bem edentificado com o nome ADIBER!
    Porque será que aqui em Góis não conseguiram fazer umas instalações como aquelas?!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo1/6/10 03:48

    Porque é que continuam a confundir as pessoas com as instituições? Ninguém odeia as Instituições...Só nã gostamos dos que SE SERVEM delas...

    ResponderEliminar
  18. Anónimo1/6/10 03:59

    Então apresenta-te como voluntária para servir as instituições e pessoas... Prova que é possivel fazer melhor. Isso sim, agora de tretas que cantam bem mas nada fazem, está Góis cheio.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo1/6/10 05:02

    Se me derem carro, ou pagarem 1000 € por 4 tardes, também sou voluntário...

    ResponderEliminar
  20. Anónimo1/6/10 06:10

    Força, está feito, carro e 1000 Euros por 4 tardes. Agora põe-te a mexer e prova lá o és capaz de fazer ;) Mas olha o carro e esses 1000€ devem vir p'raí 10 anos depois de provares alguma coisita tá bem?

    ResponderEliminar
  21. Anónimo1/6/10 07:08

    Provar que me abotoei com o dinheiro das instituições? que não devolvi o dinheiro de negócios que não fiz? Comigo, para isso, não contes!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo1/6/10 08:37

    Vou fazer-te um desenho com palavras;)
    Imagina que a Segurança Social te atribui um subsídio, a ti que coordenas uma farmácia cooperativa, com objectivo de adquirires vacinas contra a gripe para comunidade... No entanto a época não é de gripe e é necessário uma vacina para um surto de tuberculose... O que fazes? Não mexes no dinheiro? Não ages? Aguardas pela gripe para investir o subsídio? Ou avanças com as vacinas para a tuberculose e depois logo vez como explicar à Segurança Social?

    ResponderEliminar
  23. Anónimo1/6/10 08:40

    O que eu não faço é ficar com as vacinas e dá-las como gastas ou pior, vendê-las e ficar com o dinheiro...

    ResponderEliminar
  24. Anónimo1/6/10 08:57

    Este fulano/a das 10:37 tem um lógica de pensamento gira! Aliás não difere muito da de um gatuno encartada! Pois se os bens dos outros estão por aí a esmo sem ter servidão, não será melhor pegar neles e dar-lhes caminho?! Naturalmente ó meu súcia da treta! Sim, porque a pensares assim só podes ser dessa cambada! Por acaso tu tens uma pequena ideia que seja, do que possa ser honestidade? Duvido...

    ResponderEliminar
  25. Anónimo1/6/10 09:12

    É curioso como se desresponsabilizam, desculpabilizam e até se aplaudem condutas absolutamente reprováveis. Que raio de sociedade criámos? que valores passamos às próximas gerações? Que culpa têm eles para receber este legado? Quantos em Góis pensam assim? E quantos há, que não pensando assim, têm coragem de o assumir? Para onde corremos? Voltamos a ter um clima de mêdo?

    ResponderEliminar
  26. Anónimo2/6/10 04:33

    Lições de honestidade... aqui!?
    Nas eleições votou-se em consciência e não foi por acaso que o poder caiu (ainda não tinham os votos da plebe e já se distribuíam poleiros há grande)... Medo? Mas que medo teve o Cadafaz em votar na actual CM? E são assumidamente de direita! Tanto que distinguiram muito bem JF da CM.
    Denegrir; Evitar que se faça; Torcer para que Góis perca para terem razão... Convencem quem? Convencem-se uns aos outros? Porreiro pá.
    Mas é bom que façam algo de positivo, senão ficam só com um Vereador daqui a 3 anos e tal e isso não é bom…

    ResponderEliminar
  27. Anónimo2/6/10 05:06

    Claro que o Cadafaz não tem medo de votar na actual CM. Teve foi medo de não votar. A chantagem foi tanta que até o Lar da Cabreira andou de boca em boca. É exactamente o que disseste. Ninguém tem medo do PSD. Têm é todos medo deste ps que persegue, chantageia,ridiculariza, espezinha e trata toda a gente como se fossem servos de um séquito podre.

    ResponderEliminar
  28. Anónimo2/6/10 05:14

    Ó caramelo. É por serem de direita que votaram neste ps. Ou achas que este ps é socialista? Querem mais direita que a forma como está a ser exercido o poder? Este autoritarismo em que se critica tudo e todos em que se põe tudo em causa á política de esquerda?

    ResponderEliminar
  29. Anónimo2/6/10 10:00

    Este PS eu sei o que é e quem é.
    A oposição (se é que há oposição) é que ninguem sabe.

    ResponderEliminar
  30. Anónimo2/6/10 12:49

    Ai sabes! Então sabes muito pouco! Olha e arranja um espelho para ver se enxergas porque o ridiculo já começa a ser demais...

    ResponderEliminar
  31. Anónimo4/6/10 07:34

    ó diamantino tem mas é juizo e faz alguma coisa da tua vida. sei que não tens mais nada para fazer, mas pede um destacamanto da direcção regional para o cemitério de góis, como coveiro... já que te enterraste ficasvas mais perto do local idilico para ti e paravas de largar espuma dessa boca cheia de raiva!

    ResponderEliminar
  32. Anónimo6/6/10 11:01

    Já vimos que o Diamantino fez algo de mau a este visitante.
    Veio por aí a baixo e parou em quase todas as paragens para destilar o seu veneno!
    Não sou o Diamantino,mas se como o senhor(a)diz,ele não faz nada...que bem!
    Conseguiu o que a maioria de nós não consegue(a não ser os dos subsidios)que é chegar ao fim do mês e receber o ordenadinho sem fazer a"ponta dum corno" e ainda com a vantagem de chatear alguns que se veem aqui queixar directamente! :)

    ResponderEliminar
  33. Anónimo7/6/10 07:56

    Lá isso é verdade ;)

    ResponderEliminar
  34. Emprego

    Falta oposição em Gois.
    PSD já morreu,paz sua alma.
    PCP de Gois = PS
    CDS de Gois faliu
    B.Esquerda Fugiu
    Só temos o Patido Unico e fascista

    ResponderEliminar
  35. Conseguiu o que a maioria de nós não consegue(a não ser os dos subsidios)que é chegar ao fim do mês e receber o ordenadinho sem fazer a"ponta dum corno"??????
    tu também não fazes a ponta de um corno, todos nós sabesmo ó das 13:01............

    ResponderEliminar
  36. Pois continuem a não fazer a "ponta dum corno"! Mas lembrem-se que a mama não dura sempre.

    ResponderEliminar
  37. Anda por cá um que é dislexico!

    Atauuun não é que o gajo não conece os numeros(dos coments)!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.