terça-feira, 18 de maio de 2010

Feira de Formação e Emprego em Góis

Com o objectivo de sensibilizar os jovens para a importância da formação, e no âmbito do projecto “Escolhas de Futuro”, cuja entidade promotora é a Câmara de Góis e a entidade gestora é a ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, decorreu ontem, em Góis, a terceira edição da Feira de Formação e Emprego. Cerca de uma dezena de escolas secundárias e profissionais, de Arganil, Lousã, Figueiró dos Vinhos, Pinhal e Oliveira do Hospital, estiveram representadas, para divulgar a sua oferta formativa.
Conceição Matos, do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), visitou a feira, que, para além dos jovens em idade escolar, teve como público-alvo os formandos, as instituições e empresários locais. Na ocasião, foram destacadas as potencialidades do território motivadoras de emprego, e, no âmbito da divulgação da “Iniciativa Emprego 2010”, o Centro de Emprego de Arganil deu a conhecer medidas de apoio disponíveis para as empresas e instituições.
Após a visita à feira, teve lugar uma sessão, no auditório da Casa do Artista, que contou com a presença do Delegado Regional do IEFP, Nunes da Silva, da presidente da Câmara de Góis, Maria de Lurdes Castanheira, do presidente da Assembleia Municipal, José Carvalho, e do secretário da ADIBER.

Apostar na formação

Em representação da ADIBER, Miguel Ventura referiu que a Feira se insere no projecto “Escolhas de Futuro”, explicando que o seu objectivo é “intervir junto dos jovens do concelho de Góis, apoiando-os ao nível da sua orientação profissional”, adiantando que o trabalho dinamizado com o apoio do consórcio envolve mais de 300 crianças e jovens.
A presidente da Câmara de Góis congratulou-se com o facto de ter sido aprovada a segunda candidatura apresentada pelo município à 4.ª Geração do Programa “Escolhas”. Maria de Lurdes Castanheira lamentou o facto de em Góis apenas haver escolaridade até ao 9.º ano. “É da responsabilidade dos autarcas”, disse, incentivando à “união de esforços” para poderem ter no concelho o 10.º, 11.º e 12.º anos.
Conceição Matos lembrou que no Centro de Emprego de Arganil estão 2.006 pessoas inscritas, e defendeu que devem ser aproveitadas as medidas de apoio para criar o próprio emprego. Lembrando o programa Novas Oportunidades, Conceição Matos reforçou que é necessário apostar na formação, já que em Arganil 76,4% dos inscritos no Centro de Emprego têm habilitações até ao 9.º ano e no concelho de Góis, 81% está na mesma situação.
in As Beiras, 19/05/10

40 comentários:

  1. então e o secretário de estado? baldou-se?

    ResponderEliminar
  2. AHAhAHAhAh! Secretário de Estado?!!! Estes súcias não se enxergam mesmo!...

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Mais um grande evento que trouxe pessoas a góis e ajudou os comerciantes. Se acham mal, perguntem aos comerciantes... esses acham bem, porque precisam de pessoas para ganhar dinheiro, porque a sua vida depende do trabalho e do rendimento que produzem ao contrário dos parasitas do teclado que não fazem nada o dia todo!

    ResponderEliminar
  5. deve ter sido uma azáfama no comércio...

    ResponderEliminar
  6. os funcionários da camara têm se esforçado por fazer o seu melhor e sentem-se ultrajados pelo tipo de comentários que às vezes aparecem aqui.
    o tempo de não fazer nada o dia todo já acabou. Agora trabalhamos e até depois das horas sem horas extraordinárias.
    Há inúteis que fazem horas extraordinárias neste blogue a criticar mas não fazem nada pela sua terra. Isso é que é triste!

    ResponderEliminar
  7. A verdade... começa finalmente a ter voz, sendo altura de os bardinos se calarem! UJCK

    ResponderEliminar
  8. É curioso que o funcionário que se queixa o faça...nas horas de serviço. Aliás, já se nota o cheiro a suor no Largo do Pombal de tanto trabalharem...Coitadinhos!

    ResponderEliminar
  9. O mov de cid., continua a noticiar a vinda do Sec de Estado. Depois não querem que os tratem como caixa de ressonância e queixam-se de "ruidos" de fundo. Olhe, só podem ser gases...

    ResponderEliminar
  10. O que a gente quer é formação. Novas oportunidades. Nós estamos é a formar calões que não fazem nada nem querem fazer. 60% dos que recebem subsídio de desemprego, não voltam ao mercado de trabalho:recebem o subsídio e fazem uns "ganchos". O resto, manda os maridos para a Suiça, frequenta uns cursos para ganhar algum e arejar as lecas enquanto o outro labuta na estranja. Mas, se não fosse isso onde estava a carne para a formação? Estamos a formar inúteis.

    ResponderEliminar
  11. A quem é que interessa a formação? Aos alunos, ou ás entidades que a prmovem? Quanto ganha um formador? Quem são? E os coordenadores? Quanto ganham e quem são? E por curso quanto ganha a instituição? Quantas pessoas entram no mercado de trabalho depois da formação? Onde estão? Olhem à volta. Vejam o corropio de alunos em S.Paulo. Vocês conhecem-nos. Para quê e porque é que lá andam? Quantos cursos tem cada um ou uma? Em que é que trabalharam até hoje? O que é que sabem fazer? NADA

    ResponderEliminar
  12. Eis uma opinião realista e consentânea com a verdade nua e crua. O problema é que sem os cursos que lhes dão e que só servem para dar dinheiro a ganhar aos formadores, eles não têm mais nada. Daí que aproveitam tudo e ainda agradecem com votos. É a exploração da miséria e da incapacidade das pessoas, mas ninguém lhes oferece outras alternativas.Também é verdade que eles não as procuram, mas isto é uma pescadinha de rabo na boca que nunca mais tem fim...

    ResponderEliminar
  13. estás nervoso... a julgar pelas tuas palavras: "se não fosse isso onde estava a carne para a formação? Estamos a formar inúteis" - deixa-me adivinhar: estiveste nessa formação também não foi?
    Pá, até concordo contigo, mas se esse pessoal não tivesse formação profissional o que estavam a fazer? a escrever neste blogue todo o dia ou a cavar batatas?
    Temos de ser realistas.

    ResponderEliminar
  14. ó das 10:58 para já escrevi o post ás 8:42 e na minha divisão o horário é apenas a partir das 9h e tal, mas ainda assim há computadores portáteis como o que aquela boneca que está na adiber usa, passa todo o dia sem fazer nada com o portátil dela aberto... está a fazer o quê? solitário? penso que não. No outro dia espreitei e... violá: góis livre.
    pois foi!

    ResponderEliminar
  15. Qual boneca ó camarada amigo meu! Bem assim com essa conversa parece que nos entendemos...

    ResponderEliminar
  16. 13:23 Claro que concordo que as pessoas são as menos culpadas. Mas o que é um facto é que se viciam nessa vida e não querem outra, mesmo que a oportunidade apareça. São vários os casos de recusa a oportunidades de trabalho pois preferem os cursos.Já reparaste nos temas? Apicultura, horticultura, poda de árvores de fruto, restauração, turismo, etc. Quantas destas pessoas criam o seu posto de trabalho? Algumas criaram-no mas só duraram enquanto houve subsídio (lembras-te da Tranca da Barriga?). Depois repara no "estatuto social" das formandas. Habituadas às tarefas agrícolas ou de limpezas, agora andam a "estudar"...Até tem reflexos na vida familiar...Olha à volta e vê as famílias que foram desfeitas indirectamente pela frequência destes "cursos". Observa o "grupo" e tira conclusões...

    ResponderEliminar
  17. Essa boneca é...insuflável?

    ResponderEliminar
  18. Ó 17.52 então o teu horário de pegares ao trabalho,na tua divisão é ás 9 e TAL?!
    Essa é boa ..e tal!

    ResponderEliminar
  19. Bom aquilo até podia ser chamado de feira de formação, agora feira de emprego é outra coisa bem diferente, como ofertas de trabalho, empresas a recrutar etc.. Enfim é só eventos de qualidade....

    ResponderEliminar
  20. Ou seja, segundo parece, trabalho... nada. Vendia-se formação! Pois pois...

    ResponderEliminar
  21. Aquilo era Nada e pronto!
    É só actividade para justificar a vinda dos subsidios e mais nada!

    ResponderEliminar
  22. "Actividade para justificar a vinda de subsidios"
    Então pois claro!!!
    Queres o que? Sentadinhos na sombra do chaparro a beber umas mines tá-se melhor?
    Vamos mas é mandar o povo para formações na Lousã, Arganil e Poiares porque estes ilumidados acham que formação em Góis é perda de tempo!
    Mas que gente intelegentissima!!! ;)

    ResponderEliminar
  23. "Vamos mas é mandar"... Está tudo dito.Não se MANDA pessoas para a formação, como se faz em Góis. As pessoas devem procurar a formação e, para isso, deslocam-se se fôr preciso. Agora cá é diferente: Manda-se as pessoas para a formação, dá-se dinheiro para a bica e tabaquito e tornam-se dependentes. Depois, nas eleições é só cobrar. Entretanto, como formador e coordenador dos cursos, vou amealhando umas lecas. Se for entidade, convém também fazer uns encontros e seminários. Para encher a sala, vou à entidades e recorro aos idosos e à escola. Isto é que sou esperta. E ninguem me topa...

    ResponderEliminar
  24. ó das7 .48... e tal, porque depois das 17h fico sempre a trabalhar a até altas horas sempre que é preciso porque acredito na minha terra e na minha presidente, sem receber mais nada por isso. Só satisfação pessoal por vos ver tão irritados!
    tu também deves fazer horas extraordinárias ò mago do teclado. Quem não tem nada para fazer só pode meter as mãos nos bolsos, no teclado e em mais nada, porque não tem mais nada para por a mão. Entendes?

    Nota: a boneca é a que está na recepção da adiber... não sei se é insuflável, mas já está um pouco engelhada!

    ResponderEliminar
  25. 12º em Góis? Nem pensar os putos deslocam-se, se for preciso. Vamos mas é mandar alcatroar uns carreiros e fazer uns muros.
    Formação de adultos? Nada disso... os meus familiares e amigos vão para CM e os outros que se desenrasquem.

    Está tudo dito, grandes visionários estes novos PSD ;)

    ResponderEliminar
  26. Porra deste-lhes bem ó das 12.33. até ficam mudos...
    estes fulanos são bons é a falar mal...
    para eles quando o concelho de góis desaparecer é que vai ser bom...

    ResponderEliminar
  27. Ó ...,quem defende o 12ºano em Gois?
    E quem é que é poder para ter essas ambições?
    É que só pensas no PSD e vejo que esse é o grande objectivo do PS,não é ó tu das 12.33?

    ResponderEliminar
  28. 12º em góis?Eu defendo até ao 14º. não quero perder direiots

    ResponderEliminar
  29. A escola em Góis devia ser só até ao 2º ciclo. Não tem qualidade para mais. Quanto mais tempo os alunos passam na escolinha de Góis, menos aprendem e mais dificuldades vão ter quando quiserem continuar a estudar.

    ResponderEliminar
  30. Ao das 11.44
    Ai ficas a fazer horas depois das 17H?!
    E entras ás 9 e tal?
    Has-de me dizer se na tua secção não pões o"dedinho"? E depois se não te ameaçam que te cortam o subsidio de alimentação?
    E já agora diz-me se quando entras ás 9 e TAL,não te é pedido para fazeres um oficiozinho a justificar esses"TAL" de atraso?
    É que a ...?!

    ResponderEliminar
  31. Deve-vos valer de muito entrar depois das horas de expediente e fazer horas extraordinários depois, sabem é que está tudo aberto e a despachar depois das 17h e portanto, conseguem resolver muitas coisas com terceiros.

    ResponderEliminar
  32. "conseguem resolver muitas coisa com terceiros"

    Sim,talvez resolvam esses assuntos com terceiros(que não imagino quem sejam).
    Porque comigo,como cidadão normal e indo dentro do horário normal,nada se resolve,e já há muito tempo!
    Mas vou continuando a ser cidadão normal e não quero ser esses terceiros!

    ResponderEliminar
  33. Por terceiros entenda-se outras entidades prestadoras de serviços, empresas autoridades regionais e nacionais, etc.

    ResponderEliminar
  34. Pois pois!
    Sim sim!
    Vem cá depois da hora!
    Não somos nós que vamos procurar,são os terceiros(esses)que nos vem cá oferecer!

    ResponderEliminar
  35. Já tenho Fibra òptica
    Liguei a ficha ao focinho do porco um espectáculo.
    Emprego cada vez o pessoal dá o salto,par Angola,Suiça,França.
    Porque o Concelho viva da Treta

    ResponderEliminar
  36. Não imaginas o gozo que me deu a tua piada!
    Mas queres ser o Fibra Optica ou o Viva da Treta?

    ResponderEliminar
  37. VAMOS TER MAIS FESTAS

    Festa da uva
    Festa do Pipo
    Festa do Cabrito
    Festa da Cabra
    Festa do Queijo
    Festa do Mel

    E muito mais

    ResponderEliminar
  38. Anónimo1/6/10 03:07

    E vamos ter a MINHA festa, a TUA FESTA, a festa DELE, e por ai fora! É um fartar...

    ResponderEliminar
  39. Anónimo3/6/10 17:06

    A Sra.lURDES Anda Louca com tanta FESTA NÃO TEM MÃOS A MEDIR.
    o DR.rODRIGUES DIZ QUE ASSIM AS FINANÇAS VÃO DAR O ESTOIRO
    o DR.mÁRIO ESSE DIZ QUE SE RASPA LOGO.

    sÓ PARA A QUINTA DO bAIÃO PARA INFRA-ESTRUTURAS SÃO 2MILHÕES DE EUROS,É MUITA FRUTA.
    iSTO É CÓPIA FIEL DO NOSSO DESGOVERNO.AS BARRAS DE OIRO JÁ VOARAM.
    o sALAZAR FOI MUITO ESTÚPIDO

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.