quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Góis é dos concelhos com menos fogos

Góis é um dos concelhos do distrito de Coimbra onde a área ardida é menor. E é, também, aquele onde o número de ignições (focos de incêndio) é quase imperceptível.
Embora reconheça que, para este resultado, tenha contribuído uma boa dose de sorte, Lurdes Castanheira, presidente da autarquia, não deixa de fazer referência a todo o trabalho que foi sendo feito ao longo da última década na área da prevenção de fogos florestais.
Apesar de os números - que foram divulgados pelo governador civil do distrito de Coimbra no último sábado -, serem animadores, a autarca não cruza os braços.
Ao DIÁRIO AS BEIRAS, Lurdes Castanheira destaca o "trabalho fundamental" da Associação Florestal do Concelho de Góis.
É na defesa dos produtores e na elaboração e acompanhamento de projectos florestais que a associação tem vindo a desenvolver a sua actividade.
Sendo uma das maiores riquezas do concelho - a área florestal representa cerca de 60 por cento do território de Góis -, estão em fase de constituição duas Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), que traduzem a vontade de caminhar rumo a um desenvolvimento sustentável. Um delas será a ZIF do Sinhel (na freguesia de Alvares) e a outra a ZIF do Penedo.
Prevenção de incêndios
As ZIF foram criadas pelo Governo em 2005 para ultrapassar o problema da dispersão de propriedades. A lei incentiva os pequenos proprietários a unirem-se em áreas territoriais contínuas com um único plano de gestão florestal e defesa da floresta e geridas por uma única entidade.
Juntando pequenas propriedades (minifúndio) num único território de grande dimensão, as ZIF apresentam como vantagens a diluição dos custos de manutenção, é dada maior abrangência às infra-estruturas de prevenção de incêndios e aumenta o leque de resíduos e materiais florestais que pode ser rentabilizado, entre outros benefícios.
Lurdes Castanheira não deixa de frisar que a ZIF do Penedo só poderá avançar caso a câmara municipal também integre o plano de gestão florestal, tendo em conta que a autarquia é proprietária de mais de 70 por cento da área necessária para constituir uma ZIF. A presidente do município não tem quaisquer dúvidas. "É claro que vamos aderir, até porque temos todo o interesse nisso", salientou.
Aquela área integra a Mata da Oitava, uma zona florestal "muito preservada", que ocupa 470 hectares da área do concelho, totalmente inseridos em Rede Natura 2000. Desde os anos 70 que aquela mata tem sido palco de diversas acções de plantação de espécies florestais adaptadas ao local e de interesse paisagístico e ambiental.
Além da Associação Florestal do Concelho de Góis, existe na autarquia um Gabinete de Apoio à Floresta, bem como o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC).
in Diario As Beiras 10/08/10

39 comentários:

  1. É mesmo aconselhável no Verão falar de fogos...depois, queixem-se!

    ResponderEliminar
  2. Não atirem foguetes antes da festa.
    Dá azar.

    ResponderEliminar
  3. Exactamente, foi isso que eu pensei assim que li esta noticia. Já aconteceu com o Cabeças, porque é que ela não tomou nota?! que idiota!

    ResponderEliminar
  4. Como é que ela tem a coragem de fazer um discurso destes, identificando zonas susceptíveis, não mencionando o grande trabalho dos bombeiros que são forçados a trabalhar por vezes mais de 14, 15, 20 horas por dia sem descanso e super mal pagos. Que falta de respeito e responsabilidade!

    ResponderEliminar
  5. Não há dúvidas que a Dita em propaganda é a maior. Quanto a gestão administrativa estou para ver.... Mas duma coisa podem ficar certas a Dita quando tiver oportunidade marcha para um dos Institutos ou Delegações estatáis.

    ResponderEliminar
  6. Ela não é a maior em coisa nenhuma! Mas já percebeu como é que funciona a acefalia dos nossos jornais e jornalistas, que se limitam a ser caixa de ressonância das declarações que os "personagens" botam boca fora! Ninguém investiga a veracidade do que se diz! Para quem sabe, desvaloriza, mas para os incautos a coisa vai funcionando...

    ResponderEliminar
  7. Um abraço para todos os Bombeiros e também para a Associação Florestal e equipas de sapadores. Eles sabem que não é uma por "uma boa dose de sorte..." que as coisas t~em corrido bem. É pelo vosso trabalho que já vem de longos anos. Perdoem a quem não sabe...o Inferno está cheio de mal-agradecidos. Mas, nós é que tivemos culpa...

    ResponderEliminar
  8. Eu gostava de ouvir este discursso em novembro e não agora!
    Há algumas semanas atrás também ouvi na TV o presidente da camara de Poiares a gavar-se do mesmo e vá-se lá saber porquê,há por lá um incêndio quase todos os dias!
    Pergunto-me se a Sra Presidente está a chamar para cá o incêndiario,se ela anda com falta de actividade e de imoções fortes!
    é que se houvesse por cá um grande incêndio,certamente vinham as TVs e ai ela tinha o qque mais gosta,que é ixibicionismo!

    ResponderEliminar
  9. QUE TRISTEZA UMA NOTICIA DESTAS NUMA ALTURA EM QUE O PAIS ARDE, QUEIRA DEUS QUE A PROFESSIA NÃO SE CUMPRA, ACONTECEU O MESMO NA LOUSÃ, EM MIRANDA DO CORVO, NA PAMPILHOSA DA SERRA E EM POIARES, MUITO TRISTE ESSA NOTICIA PORQUE ESTA GENTE NÃO SE CALA... DEPOIS QUEM SOFRE SÃO SEMPRE OS MESMOS E NÃO É O PODER POLITICO...

    O JUMENTO VII

    ResponderEliminar
  10. ó jumento palerma, desliga o caps lock pá. está do lado esquerdo do teclado, burro! por cima do shift

    ResponderEliminar
  11. Caso não saibas indica uma emoção. A pessoa que escreveu em caps lock está tão indignada, que está aos berros.

    ResponderEliminar
  12. Então tenha educação e fale mais baixo se faz favor.

    ResponderEliminar
  13. Pode ferir os ouvidos destes betinhos súcias!...

    ResponderEliminar
  14. Betinhos???? zés ninguéns, ou não estas a ver quem eles são? filhos de tasqueiros e afins que mal tiveram para pôr na boca.

    ResponderEliminar
  15. Na Regateira está um PERIGO,como é possivel a C.Municipal fechar olhos ao sr.Arvaro madeireiro para fazer aquele disparate,nem da própria familia ele tem pena.
    Um incendio ali meu Deus

    ResponderEliminar
  16. Lá estás tu outra vez a marrar com o Sr. Alvaro.
    Dasssse.

    ResponderEliminar
  17. Está um perigo lá isso está.
    Agora Bois góis tem muitos e com estudos.
    Desculpem queria dizer os bóis de Góis.
    Isto esta tudo feito onde para os Fiscais da C.M.Góis
    POLICIA Já

    ResponderEliminar
  18. Os fiscais andão a mamar jantaradas com os pedreiros, não tem tempo de ver isso.

    ResponderEliminar
  19. Aquilo é um perigo
    MaS quem autorizou aquele armazem foi a Camara Municipal sem projecto
    vale tudo quem deu dinheiro para as Campanhas eleitorais do PS.
    O Restaurante Primavera foi a Mesma coisa sem projecto o José Maria era o Rei dos Jantares do PS.
    Os Fiscais sabiam destas coisa,

    ResponderEliminar
  20. Pois sabiam! E sabem! Mas quem manda pode!... E depois não há corrupção!...

    ResponderEliminar
  21. O Zé Maria?????? Atão, mas andavam sempre a queixar-se que foram à falência porque as jantaradas não passavam por lá.

    ResponderEliminar
  22. claro que não, deu enquanto tasca, depois fizeram uma coisa para a qual nunca tiveram mãos.

    ResponderEliminar
  23. Ó anónimo do dia 15/08/10 às 11:52, por acaso um dos jantares foi com a tua mulher, e no fim houve uma sobre a mesa muito especial.... e já ficaram mais alguns agendados, és mesmo palerma, para não dizer o que me apetecia...............

    ResponderEliminar
  24. É mesmo para ti, ó anónimo do dia 15/08/10 às 13:10, vê lá se paras de marrar com os cornos nos sinais de muito pouca educação que tens.
    Pois nota-se que não tens cultura nenhuma.
    Não tens capacidade para mostrares a cara, há já me ia a esquecer nem cara tens...................animais não temcara têm focinho.
    Não ifendas as pessoas que trabalham em prol deste concelho, para tu andares a coçar o cu nas cadeiras dos cafés em Góis.Mas nunca te esqueças, o ultimo a rir é sempre o que ri melhor.

    ResponderEliminar
  25. È assim mesmo arruma a esse palerma, é daqueles que é alimentado à custa do povo, porcos e lanzudos.

    ResponderEliminar
  26. Onde estão os Fiscais da Camara teem medo ?
    O camarada Alvaro dalenha não teem coragem se ele fala dá BRONCA par o PS

    ResponderEliminar
  27. O que será que ele sabe que nós não sabemos?????????

    ResponderEliminar
  28. Ó anónimo dos jantares, calaste-te, ó não queres que se saiba que a tua mulher anda em grandes jantares...........

    ResponderEliminar
  29. É pá parem de dizer mal fos fiscais, e dos polícias, se eles fossem a actuar em tudo que lhes aparece à frente, o povo de Góis morria à fome, porque o dinheiro ia todo para as multas, uma vez que mais de 90% são transgressores, só querem é o seu bem sem cumprirem com as leis.
    Se calhar é isso que falta até à pessoa que começou a critica "destrutiva", porque uma critica até é aceite desde que seja construtiva.

    ResponderEliminar
  30. É mesmo bom que se calem, porque conheço bem o serviço dos fiscais, e ainda são dos funcionários que fazem alguma coisa em prol do concelho, e que eu saiba são pessoas conhecedoras da realidade que se vivem em Góis, pobreza, habitantes envelhecidos, entre outros, agora dos cafés acho bem que actuem, mas ficam a saber que esse assunto tem mais a ver com a ASAE, nma maior parte das infracções.
    Se calhar não havia tantos casos de alcolémia, e aí a G.N.R. também devia actuar, dentro dos estabelecimentos para punir os seus proprietários de vender bebidas a essas pessoas.

    ResponderEliminar
  31. A culpa não é nem duns nem de outros, é deste paíz, e da forma como temos sido governados ao longo dos últimos 35 anos, que cada vez exige mais isto e mais aquilo; e depois será bem verdade, se os fiscais vissem tudo a maioria não comia porque não se pode nada.

    ResponderEliminar
  32. Fiscais, Polícia, Gnr, ASAE, Finanças; Seg Social, Igal, PJ, Tribunais.
    Com tanta gente a fiscalizar qualquer dia não há ninguém para ser fiscalizado.
    E depois parece que só fiscalizam uns.

    ResponderEliminar
  33. É pá outr vez a criticar, mete a lingua no cuzinho, e fiscaliza tua a tua mulher, deixa os homens em paz.

    ResponderEliminar
  34. Os favores pagam-se caros por esse Gois acima tem muitos Alvaros,fruto da corrupção descarada.

    A pres.sabe bem,quando a arca está cheia até pratica uma boa acção dando o cabrito a um funcionário para levar para casa,são estas acções muito bonitas que temos em Góis.

    ResponderEliminar
  35. ANDA POR AÍ CADA UM QUE METE SÓ, NOJO E ACIMA DE TUDO FALTA DE EDUCAÇÃO, ESTES TIPOS SABEM LÁ O QUE É APANHAR COM LABAREDAS DE 30 OU MAIS METROS DE ALTURA PELA FRENTE, MAS A ESSES PALERMAS ELAS DEVIAM CHEGAR AOS TOMATES PARA OS PÔR A PIAR FININHO. SE FÔR PRECISO IDENTIFICO-ME PARA VER SE ESSES COBARDOLAS FAZEM O MESMO...

    O JUMENTO VII

    ResponderEliminar
  36. Ó Jumento(inho)! Agarrem-me senão eu... fujo!...

    ResponderEliminar
  37. Ó Jumento(inho)! Agarrem-me senão eu... fujo!...

    ResponderEliminar
  38. Olha o muro de Madeira em Regateira
    Monumento Municipal

    Bem haja
    Viva Góis

    ResponderEliminar
  39. Se aquilo ardesse, era capaz de ser notícia? Não?!...

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.