quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Oito mil motards a caminho de vila com apenas dois mil habitantes

A vila de Góis, com apenas dois mil habitantes, prepara-se para receber, de 19 a 22 de Agosto, cerca de oito mil motards na 16.ª concentração mototurística, que é a maior organização do concelho, com um orçamento a rondar os 400 mil euros.
A vila de Góis, situada nas margens do Rio Ceira, há muito que faz parte do circuito dos moto-clubes, por acolher uma concentração motard que é única pelas suas características peculiares. Ao contrário de outros eventos do género, em Góis os amantes das motos são convidados a pararem as suas máquinas e a usufruirem, durante quatro dias, das belezas naturais da vila, animados por um ambicioso programa musical. Uma concentração que norteia a sua realização por questões ambientais, com os participantes a ficarem instalados no Parque Natural de Mototurismo.
Com um orçamento entre os 350 e 400 mil euros, esta organização, a cargo do Moto-clube de Góis, conta com o forte apoio da autarquia, que reconhece no certame “o maior cartaz tutístico da região”, como realçou Lurdes Castanheira, presidente da Câmara Municipal de Góis.
Preocupados com as questões de segurança (em 2009, um acidente provocou a morte de um motard), os organizadores acreditam que o “espírito da concentração de Góis” vai prevalecer, criando um ambiente de são convívio entre todos aos amantes das duas rodas, num cenário natural de rara beleza.
Com “um crescimento sustentado ao longo dos anos”, o evento tem apostado na sensibilização dos participantes para a preservação do meio ambiente. Nesta edição será mesmo apresentada “a moto do futuro”. Um engenho eléctrico, AJP, de fabrico português, que será sorteado entre todos os participantes.
Tasquinhas de comes e bebes, desportos radicais, encontros de vespas e de mini-Hondas e exposições relacionadas com o mundo das motos preenchem o programa, mas é no palco principal do evento que todas as atenções estão concentras. É que ali vão actuar alguns grupos portugueses, com especial realce para os Xutos & Pontapés, presença já habitual na concentração de Góis, que tocam na noite do dia 21 de Agosto. Na véspera acontece um momento muito esperado pelos amantes da música rock e rythm ‘n’ blues, com a presença dos The Animals e do seu emblemático cantor Eric Burdon. A banda inglesa é uma das mais importantes da história, com temas, oriundos da década de 60, que são verdadeiros hinos.
Américo Sarmento
in Jornal de Noticias 31/07/10

4 comentários:

  1. Genial dispatch and this post helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.

    ResponderEliminar
  2. Oito mil?! Com esta crise? Era bom era, mas infelizmente não vai ser!...

    ResponderEliminar
  3. 2 mil habitantes....
    São mais

    ResponderEliminar
  4. 2 mil habitantes na vila de Góis?????????????????????????????????

    Vila ou freguesia? Não se iludam, na vila de Góis nem mil habitantes há.
    Não vale contar no mês de Agosto.
    São resultados dos Censos?

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.