domingo, 22 de agosto de 2010

Motos trazem ruído mas muitos euros

Quando uma pequena vila, com menos de dois mil residentes, é invadida por uma multidão de cerca de 15 mil pessoas é fácil adivinhar que a quietude do lugar se transforma por completo. Mas com tanta gente chegam também boas hipóteses de negócio.

À beira do Ceira poisam até hoje mais de oito mil motos, de duas rodas mas também de quatro. Quase ninguém pega na moto até à hora de abalada, embora haja quem se entretenha a fazer o máximo de barulho com as acelerações das máquinas, num rodopio imparável durante toda a noite.
Tudo isto se passa dentro do recinto do campismo, mas também nas ruas da vila, onde durante estes quatro dias se pode conduzir sem capacete, ou assistir às manobras arriscadas de muitos condutores que, há muito, já terão ultrapassado o limite de álcool permitido.
“Não está certo o que se passa à noite no campismo. As pessoas que fazem barulho com as motos não respeitam os outros. Há aqui muitas famílias de motards com crianças pequenas que querem dormir”, diz Ana Lopes, da Lousã.
A Concentração significa para a vila de Góis um importante pólo de afirmação a nível nacional e internacional. De ano para ano são cada vez mais os estrangeiros, sobretudo espanhóis. “Na verdade, estes dias são bons para o negócio, mas também trazem muita confusão. Góis não está preparada para receber tanta gente”, disse ao a proprietária do café-restaurante Beira Rio, situado pelo do local dos concertos e um dos mais frequentados pelos visitantes.
E é no sector da hotelaria que a população mais lucra. No bar na Praia da Peneda, António Figueiredo não esconde que “estes dias são importantes para a vila, para o negócio, para o turismo”.
Américo Sarmento
in Jornal de Notícias 22/08/10

2 comentários:

  1. Pois! É que na confusão, metade não pagam a conta! Eles sabem, e os comerciantes também! Vai-te lucro...

    ResponderEliminar
  2. Não deve ser assim porque se fosse les fechavam as portas e não é isso que acontece eles fecham é na semana a seguir é porque não e assim tão mau

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.