domingo, 12 de dezembro de 2010

Venda da Quinta do Baião Vai Ser Julgada em Janeiro

Começa a ser julgado, no início de Janeiro, o processo em que a actual presidente da autarquia de Góis é acusada de três crimes, no contexto da venda e uma parcela da Quinta do Baião, pela Câmara Municipal à Adiber (Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra).
Lurdes Castanheira que, à altura dos factos, em 1999, era secretária da direcção da Adiber, integra um lote de 10 arguidos, entre os quais responsáveis da associação ou autarcas, assim como o então presidente da Comissão Nacional de Gestão do programa Leader, Nuno Jordão, acusado de ter usado um documento falsificado.
A presidente da autarquia de Góis é acusada de três crimes, nomeadamente co-autoria de falsificação de documento, fraude na obtenção de subsídio e co-autoria no desvio de subsídios para fim diferente daquele para que foi atribuído.
Acusado dos mesmos crimes, está também José Cabeças, então presidente da Câmara Municipal e da Adiber, mas, a o seu estado de saúde - está internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra com sintomas de demência - poderá fazer com que não chegue a ser julgado.
Miguel Ventura, actual vereador na Câmara Municipal de Arganil, eleito pelo Partido Socialista, era também dirigente da Adiber, e foi acusado de fraude na obtenção de subsídio e co-autoria no desvio de subsídios para fim diferente daquele para que foi atribuído.
São também arguidos Helena Mateus, José Ângelo e Luís Miguel Silvestre, então ligados aos destinos da Adiber, assim como os antigos vereadores Manuel Gama e Humberto Matos.
Na altura, a Câmara Municipal de Góis vendeu a parcela por 250 mil euros. A associação recebeu um subsídio de 234 mil euros para um projecto de agro-turismo, mas usou o dinheiro para pagar o terreno, baseando a decisão nas deliberações da autarquia e da Assembleia Municipal.
O "destaque" da parcela só poderia ser feito em 2004, mas Girão Vitorino, então vice-presidente da autarquia, e que sucederia a José Cabeças, quando este assumiu a Direcção Regional de Saúde, protelou a escritura até 2007.
Isto levou a que o Ministério Público considerasse haver indícios suficientes da concretização dos crimes de falsificação de documentos, fraude na obtenção de subsídio, desvio de subsídios para fim diferente daquele para que foi atribuído e participação económica em negócio.

Lurdes Castanheira fala em irregularidade na escritura
Girão Vitorino faleceu entretanto, não podendo responder, mas Lurdes Castanheira, em declarações prestada em Março deste ano, mostrava-se tranquila em relação ao processo, afirmando que a única irregularidade foi a escritura do terreno não ter sido feita em tempo útil.
O problema de registo era, segundo a autarca, do conhecimento dos gestores do programa comunitário Leader II, razão pela qual o dinheiro foi transferido sete meses após a aprovação da candidatura".
Segundo disse Lurdes Castanheira em Março, "o município de Góis só precisava de dizer, faço ou não faço a escritura, em 2004", garantindo que "a Adiber tudo fez para regularizara a situação".
in Diário de Coimbra, 11/12/2010

42 comentários:

  1. Esta notícia é um monte de mentiras. A Adiber recebeu o dinheiro em 2001, não foi em 2004, e nunca quiz fazer escritura nenhuma porque não tinha dinheiro para pagar à Câmara. Além disso o Cabeças que era na altura presidente da Câmara e da Adiber sabia bem que não era possivel fazer qualquer escritura. Agora está doido, bem a propósito! E o Miguel Ventura não era director coisa nenhuma, era só funcionário e está acusado de ter falsificado documentos em todo o processo que foi entregue no Líder em Lisboa como chefe de serviços da Adiber.
    Além disso, há no processo facturas falsas de obras que nunca foram efectuadas, pagamentos de sisa que nunca foram feitos, vistorias por engenheiros que nunca existiram, etc.!
    E as pessoas são julgadas por motivos diferentes. Os vereadores é por terem vendido por 250.000 Euros uma parcela avaliada em 265.000, não têm nada a ver com a falsificação e obtenção do subsidio.
    Mas é assim, quanto mais ruido e fuma se lançar sobre oa assunto, melhor se engana o povinho burro do concelho...

    ResponderEliminar
  2. Há um erro acima. A avaliação foi por 325.000 Euros (65.000 contos, na altura) não foi por 265.000. Peço desculpa pela confusão...

    ResponderEliminar
  3. Olha olha!!! Afinal vão ser julgados! Então mas andaram a dizer que não!!! Cambada de vigaristas, vão levar no cepo...
    Só uma coisinha: então ela diz que a Câmara devia ter decidido em 2004? Mas nessa altura ela também não era vereadora?...
    Claro, os outros é que são sempre os culpados...

    ResponderEliminar
  4. No retiro,enquanto uns discursavam sobre a crise outros arrotavam farturas para a multidão.

    ResponderEliminar
  5. Pareceis cães a ladrar à lua, seus filhos da puta! Sois daqueles pulhas que se regozijam com o mal alheio. Mas estais bem enganados, seus malandris. Os arguidos no caso da Quinta do Baião não só vão sair ilesos das acusações que sobre eles pendem, como serão louvados pela sua dedicação à causa pública, que sempre puseram à frente dos seus interesses pessoais. Podeis escrever, seus caras de cu lavado, como costuma dizer-se aqui na Beira-Serra. Ainda lhes ireis ao beija-mão, para gaudio de toda a população goiense. Muito me hei-de rir, carago! Olhò Nunes! FPF

    ResponderEliminar
  6. FPF se V.Exª, com esforço claro, pudesse corrigir algum do seu vocabulário aqui no blog seria muito mais aceite.

    ResponderEliminar
  7. Tenha presente, caro anónimo, que o vocabulário deve condizer com a craveira moral do destinatário! Nem mais nem menos: para bandalho... bandalho e meio. Era o lema do general Gomes da Costa. FPF

    ResponderEliminar
  8. Claro ó Nunes. De filho da puta para cima!!! Exactamente como tu quando te vês ao espelho! Ou seja, a rapaziada não passa de meninos de coro, os gajos da Judiciária e do MP é que são uma cambada de filhos da puta, porque andam a acusar de ladrões gente que, coitadinhos, só têm trabalhado para o bem público!!!
    Claro, porque tu também fazes parte da quadrilha de malfeitores! Olha pá, o Salazar é que foi o culpado, porque se te tem mandado pró Tarrafal, era menos um bandido a sugar a malta!...

    ResponderEliminar
  9. Se deste processo nada sair, como penso que é o que vai acontecer, o que é que os vitós e a corja de difamadores e inúteis que habita e gere este blogue vai fazer das suas vidas?
    É que nestes últimos dias sairam várias notícias sobre Góis e nenhuma está neste blogue... mas esta porque interessa a uma minoria, já é para publicar!
    Vocês são uma miséria... por isso é que já lá vão quantos? mais de 30 anos?

    ResponderEliminar
  10. Daqui a pouco, ó pá, somos todos "malfeitores"! Será que não chegam... vossemecês? FPF

    ResponderEliminar
  11. O problema é: esta gente cuitadita de Góis que não fazem mal a niguem prestam vassalagem a esta gente malfeitora.
    Porque se a oposição fosse forte com gente de coragem já tinham corrido com esta gente que continua a enganar o povo,e muitos estão encebados não podem falar.
    Isto aqui em Gois chama-se MÁFIA SOCIALISTA.
    Temos um exemplo recente casa da Natureza.

    Exploração por cinco anos sem renda
    Agua e Luz népia.
    O povo e comerciantes tudo calado.
    Eles sabem que o povo de Góis é sereno e uma parte ignorante,então brincam com isto.

    A oposição na Reunião Ordinária de
    26 de Outubro 2010 e só converça de Treta porquê ?
    A oposição são Socialistas tambem feridos do Combate entre PS.
    A raça é a mesma .
    Abram os olhos
    Um jantar Convivio pelo 1º ano de dr.Maria de Lurdes á frente da autarquia.
    Quantos empregos arranjou ?
    O seu partido vai dar uma ajuda dos diabos fechar as urgências em Góis.
    Ainda tem o descaramento de todos os dias andar com o nosso carro para sua CASA FORA DO cONCELHO.
    Então não dizem nada

    ResponderEliminar
  12. "Ouvinde" lá esta, seus cretinos:

    Ditos por certos sujeitos,
    os insultos mais soezes
    são louvores, muitas vezes,
    para todos os efeitos!

    FPF

    ResponderEliminar
  13. De facto, é agradável a Presidente da Câmara ser julgada no Tribunal. acaba de cumprir nais uma promessa. Vai falar-se de Góis em todos os jornais. Obrigado dra Lurdes.

    ResponderEliminar
  14. Esta é para ti, pá:

    Pior que a inveja propriamente dita
    é o regozijo pelo mal alheio:
    esse é o sentimento que eu odeio,
    constituindo prática maldita!

    UDP

    ResponderEliminar
  15. Muito havemos de nos rir
    com a questão do Baião,
    quando a sentença sair
    com total absolvição!

    FPF

    ResponderEliminar
  16. Vai ser festa rija em Góis:
    toda a gente de bom senso
    se vai juntar em consenso
    ao canto dos rouxinóis!

    UDP

    ResponderEliminar
  17. Ó Nunes vai fazer versinhos prá tua terra, Ok? Mas não duvido que ia haver festa rija se isso acontecesse, claro, os ladrõezecos sempre gostaram de se juntar todos. E contigo à cabeça...

    ResponderEliminar
  18. Cuitaditos do Pessoal de Góis.~
    Não valem mesmo nada só teem jeito para a treta

    ResponderEliminar
  19. É o que eu digo,
    cá estão estes dois iluminados a desviar do tema,
    isto é terrorismo informático.

    ResponderEliminar
  20. "terrorismo informático", lol
    vamos mas é criar o goisleaks

    o pior é que não há muito material, é tudo uma cambada de analfabetos informáticos, não são terroristas informáticos, são rolhas da informação.

    VENHA O GOISLEAKS

    e até ganha as eleições e tudo, ;)

    ResponderEliminar
  21. Já há. Se fores ao site da Câmara. está lá tudo!...

    ResponderEliminar
  22. "Já há. Se fores ao site da Câmara. está lá tudo!..."

    bem observado

    ResponderEliminar
  23. Com que "olho" é que observqaste, pá?... FPF

    ResponderEliminar
  24. Ouvi dizer que a Dr. Lurdes, visto ser arguida neste processo, aproveitou uma das celas do antigo posto da GNR de Góis, e mudou para lá o seu escritório?

    Isto é boato ou confirma-se?

    ResponderEliminar
  25. Ó Nunes, não existem dúvidas, tu estás mesmo apaixonado pela Madame. O amor não escolhe idades, quem sabe se não serás correspondido?

    ResponderEliminar
  26. Em termos de argumentação, és mesmo um borra-botas, pá! Não dás uma para a caixa! Só banalidades de carregar pelo cu...latra! És um pobre coitado. Contigo o "Gois livre" não se governa: estampa-se à primeira. Olhò Nunes!

    ResponderEliminar
  27. a menina lulu nao so e uma vergonha pra FAMILIA COMO PRA TODOS OS EDILES DE GOIS. Nao respeita nenm valoriza os trabalhoderes que nao sao do do PS como se torna PREPOTENTE E PREDE A POSTURA.

    ResponderEliminar
  28. As criticas querem-se concretas, com dados, factos. De contrário, quando a crítica é apenas pessoal, ainda por cima anónima e escrita com linguagem reles, está a permitir-se o insulto gratuito.
    O proprietário deste blog deveria apagar mensagens reles que sejam somente ataques pessoais. No fundo está a permitir-se que cobardes possam realizar neste espaço vinganças torpes.

    ResponderEliminar
  29. Ainda não viste, ó pá, que no fundo o admistrador do blog é tão fuas e tão rasca como os seus abomináveis jagunços?! Tudo lenha da masma tortuosa árvore! Isto só tem remédio quando as autoridades judiciais mandarem encerrar o blog. Não seria a primeira vez que tal aconteceria, em nome da decência pública. Um verdadeiro nojo! PCP

    ResponderEliminar
  30. A PJ TEM MAIS QUE FAZER QUE FECHAR BLOGS' ESTES SAO OS UNICOS ESPAÇOS DE LIBERDADE DE EXPRESSAO.

    ResponderEliminar
  31. Quando a judiciária mandar fechar o blog tu, UDP, JPF, UDP e outras letras com que cobardemente te identificas, não vais ficar impune com os insultos que por aqui tens escrito. Hás-de pagar grossa maquia para não seres preso. No mínimo.

    ResponderEliminar
  32. Quando eu for preso, pá, será seguramente depois de ti. Não tenhas qualquer dúvida! Insultos por insultos, levas-me a palma. E de que maneira! Só que os meus legítimos apupos... estão longe das perversas e maldosas injúrias ou torpes insinuações. Põe-te a pau, pá! FPF

    ResponderEliminar
  33. SEjam decentes e RESPEITEM a Drª LURDES que é pessoa de bem.

    ResponderEliminar
  34. FPF, faz um favor a ti mesmo e atira-te para debaixo de um comboio. Reaparece no corpo de uma barata, verás que viverás feliz.
    Ainda não reparas-te que eras uma ratazana de esgoto na tua anterior reencarnação? E que houve uma baralhação qualquer que te reencarnou em gente, após teres sido envenenado? morre e regressa aos esgotos, faz ao menos uma boa acção, corrige de livre vontade o teu corpo. Tu sabes que és um lamentavel erro da natureza. Assume-o. Mata-te. De preferência ontem.

    ResponderEliminar
  35. O que faz falta é animar a malta
    O que faz falta.

    Zeca Afonso

    ResponderEliminar
  36. O que faz falta é o Arnaldo para enrabar a malta do "Gois livre" quando for posta atrás das grades por atentado à moralidade pública.

    FPF

    ResponderEliminar
  37. Vamos prender esta malta.

    Digam quantos presidentes de Camara e Politicos estão presos.


    O Baqueiro de PSD
    E o Ferro velho do PS qualquer dia estão livre como os passarinhos.
    Isto é Portugal no seu Melhor

    ResponderEliminar
  38. ABAIXO A POLÍTICA.
    Temos que acabar com tudo o que é politica. Só M@#&'.

    ResponderEliminar
  39. ENTAO NÃo sabem que a tecnica de serviço social sò apanha pena suspença?

    ResponderEliminar
  40. Mas que pena? O crime é de burla agravada, ainda por cima com dinheiros comunitários!... E actuaram em grupo!...
    Vão apanhar pena de prisão de certeza, embora possa ser suspensa por um período, claro!
    Os crimes estão mais que provados documentalmente, portanto nem testemunhas são precisas, a não ser talvez para os enterrarem ainda mais.
    Mas também podem apanhar penas acessórias, nomeadamente em relação ao desempenho de cargos públicos!...

    ResponderEliminar
  41. Entre a dita cuja e um "goiense" embrutecido por carrascão, venha o Diabo e escolha.

    ResponderEliminar
  42. Góis está num atoleiro, assim como o país.
    PS e PSD são a mesmíssima coisa. Comunas e BE no governo seria uma catástrofe. O CDS dos submarinos está cheio de rabos de palha.
    Estamos fod...

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.