Se o Governo não tomar medidas adicionais, no âmbito do pacote da ajuda externa que está a ser negociado, Portugal não conseguirá cumprir com a meta do défice prevista para este ano (4,6 por cento do PIB). De acordo com as previsões do FMI, o défice orçamental ficará nos 5,6 por cento.
No relatório “Fiscal Monitor”, que acaba de ser divulgado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que Portugal tenha, este ano, um défice superior em um ponto percentual ao previsto pelo Governo: 5,6 por cento do PIB, em vez de 4,6.
De acordo com a instituição, a diferença face às projecções apresentadas pelo Executivo deve-se ao facto de as previsões do fundo não incorporarem as medidas de austeridade adicionais propostas a 11 de Março (chumbadas pelo Parlamento) e de se basear em “projecções macroeconómicas menos optimistas”.
No último Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que foi chumbado na Assembleia da República, o Governo apontava para uma quebra do PIB de 0,9 por cento este ano, enquanto o FMI está a prever uma recessão de 1,5 por cento.
Além disso, o FMI salienta que estas projecções para o défice “foram preparadas antes de as autoridades portuguesas terem pedido ajuda externa”, o que quer dizer que as medidas adicionais de austeridade necessárias para atingir aquela meta deverão resultar das negociações entre o Governo e as equipas da União Europeia e do FMI.
De acordo com a instituição liderada por Strauss Kahn, o esforço de consolidação orçamental que será exigido a Portugal é o quarto maior da zona euro, só superado pela Irlanda, Grécia e Espanha. Desde 2010 e até 2020, Portugal terá de proceder a um ajustamento equivalente a 6,4 por cento do PIB. A Irlanda é aquela onde o esforço será maior (12,4 por cento), seguindo-se a Grécia (10,5 por cento) e a Espanha (8,2 por cento).
Consolidação orçamental na economia mundial está atrasada
No relatório Fiscal Monitor, o FMI avisa que “os riscos à sustentabilidade orçamental permanecem elevados, visto que o progresso em algumas regiões foi ofuscado pelos atrasos na consolidação em outras regiões”.
De acordo com a instituição, a maioria das economias avançadas estão já a reduzir os seus défices este ano, mas os Estados Unidos puseram o ajustamento orçamental em espera, enquanto o Japão será obrigado a adiar a consolidação, devido aos custos financeiros que o país terá na sequência do terramoto.
O FMI avisa que, actualmente, os rácios de dívida estão a aumentar na maioria das economias avançadas e que as necessidades de financiamento estão em níveis históricos. O Japão é o país com maiores necessidades de financiamento em 2011, o equivalente a 56 por cento do PIB. Seguem-se os EUA, a Grécia, a Itália, a Bélgica e Portugal, que é o sexto país mais necessitado de ir buscar dinheiro.
Mas não é só nas economias avançadas que a consolidação orçamental é necessária. De acordo com o FMI, o cenário nestes países caracteriza-se, actualmente, por preços elevados das matérias-primas e dos activos, taxas de juro baixas e elevado fluxo de capitais, condições que, se deixarem de existir, poderão deixar alguns países expostos do ponto de vista orçamental.
Além disso, a instituição destaca que algumas economias emergentes correm o risco de sobreaquecimento, o que leva o FMI a recomendar que aproveitem os ganhos associados às actuais condições favoráveis para criar margem de manobra orçamental, e não para aumentar os gastos públicos.
in, Público 12/04/11
Curiosa e revoltante as notícias dos jornais de hoje: Ministro das Finanças admite que Portugal só tem dinheiro até Maio! eNTÃO MAS ESTES SENHORES NÃO AFIRMAVAM, HÁ 15 DIAS , QUE PORTUGAL NÃO PRECISAVA DE AJUDA? TAMBÉM É CULPA DA NÃO APROVAÇÃO DO PEC4? QUANDO É QUE ACABAM AS MENTIRAS? ESTÁ NA NOSSA MÃO...
ResponderEliminarAcabo de saber que o Zé Nunes está de baixa. Ter-se-á desentendido com o executivo. Goste-se ou não dele, todos o vêmos como trabalhador e competente. Sempre foi o braço direito dos vários executivos. Estará este detrminado em acabar com tudo o que é bom na CM? Embora anónimo, fica um abraço. Força Zé, nunca foste de lamber botas e de te deixares torcer. Não te esqueças que eles, mais tarde ou mais cedo, vão-se embora, e tu, FICAS.
ResponderEliminarE entretanto o FMI já cá está
ResponderEliminarpor Rodrigo Saraiva
diziam eles ...
O país está bem e não precisa de ajuda internacional.
O governo em gestão não tem competência para pedir ajuda internacional.
Não estou disponível para governar com o FMI
E entretanto o FMI já cá está
ResponderEliminarpor Rodrigo Saraiva
diziam eles ...
O país está bem e não precisa de ajuda internacional.
O governo em gestão não tem competência para pedir ajuda internacional.
Não estou disponível para governar com o FMI
É um mistério!
ResponderEliminarEste Governo levou o país à falência. Mas um terço dos portugueses ainda vota nele. Portugueses endividados, desempregados, com salários, pensões e direitos sociais miseráveis. Portugueses assaltados por impostos altíssimos. Sem acesso à saúde ou aos medicamentos, vítimas de uma justiça manhosa e de uma corrupção impune!
Só há uma de três razões para isto:
1 – Sondagens marteladas, mal feitas. As discrepâncias têm sido tão grandes que ou os inquiridos mentem ou alguém mente por eles.
2 – Um terço dos portugueses precisa do PS para fazer a sua ‘vidinha’. São os ‘boys’ em sentido alargado, a rapaziada e a família que em seis anos e meio foi povoando tudo o que era lugar de nomeação. Juntem as empresas públicas, as municipais, institutos, fundações, comissões, observatórios, grupos de trabalho. Multipliquem pelos agregados e vejam o exército de gente que depende deste Governo. Percebe-se também porque é que os socialistas acham tão ‘úteis’ estes organismos que deviam ter o seu PEC – Plano de Exterminação Completo.
3 – Os portugueses não têm solução. Não resistem a um bem-falante. Pode mentir, desgraçar-lhes a vida, mas vão atrás. Foi assim nas ultimas eleições. Se repetirem a dose, então merecem morrer de fome!
Já faltou mais
ResponderEliminarÓ Luís há dinheiro até ao fim do mês? Até ao fim da semana? Até ao fim do dia? Luís? Luís?! Onde estás Luís?!
Parecem crianças... a brincar à cabra-cega! No que eles se entretêm! Pobre país... transformado num parque de irresponsáveis e inconscientes mentecaptos! Até a desgraça do país lhes serve de motivo de brincadeira. Júlio de Matos... com eles, já! MUR
ResponderEliminarMedina Carreira sobre Sócrates:
ResponderEliminarNarrativa: Sócrates estava a defender Portugal e com ele não entrava cá o FMI.
Verdade: Portugal é que tem de se defender deste criminoso louco que levou o país para a ruína (há muito antecipada como todos sabem).
Há muita gentinha para pendurar no "pau da roupa"! Atenção súcias, boys e outros que tais: convém emigrarem para Angola enquanto têm tempo, porque quando o poder cair na rua, não há polícias que guardem tanto ladrão!...
ResponderEliminarE o primeiro a ser pendurado pelo gasganete vai ser o Nunes (MUR). Acaba-se-te o pio em três tempos!...
ResponderEliminarQue medo, pá! MUR
ResponderEliminarPor Joaquim Letria
ResponderEliminarFUGIR ?
PARA ONDE ?
SÓCRATES parece daqueles velhinhos que se metem pelas auto estradas em contra-mão, com o Teixeira dos Santos no lugar do morto, a gritarem que os outros é que vêm ao contrário.
De rabo entre as pernas, fartinhos de saberem que estavam errados, não conseguem agora disfarçar o mal que nos fizeram.
Ainda estão a despedir-se, agradecidos, do Constâncio, e já dão a mão a Passos Coelho, que lhes jura que conhece uma saída perto e sem portagem.
Estamos bem entregues!
Vão-nos servindo a sopa do Sidónio, à custa dos milhões que ainda recebem da Europa, andam pelo mundo fora sem vergonha, de mão estendida, a mendigar e a rapar tachos, tratados pelos credores como caloteiros perigosos e mentirosos de má-fé.
Quando Guterres chegou ao Governo, a dívida pouco passava dos 10% do PIB.
15 anos de Guterres, Barroso, Sócrates e de muitos negócios duvidosos, puseram-nos a dever 120% do PIB.
Esta tropa fandanga deu com os burrinhos na água, não serve para nada e o estado do próprio regime se encarrega de o demonstrar.
Falharam todas as apostas essenciais.
Todos os dias se mostram incapazes.
Mas com o Guterres nos refugiados, o Sampaio nos tuberculosos e na Fundação Figo, o Constâncio no Banco Central e o Barroso em Bruxelas, a gente foge para onde?
De uma graça a uma graçola
ResponderEliminarvai um passo de criança:
mas que raio de lembrança
teve agora... o rapazola!
MUR
Câmara de Góis não tem dinheiro para pagar os salários a todos os seus funcionários já no próximo mês.
ResponderEliminarMas louvados sejam os socialistas, que já disseram que não se importavam de serem os primeiros a deixar de receber a massa. Assim, sim! vivam os socialistas enfiados à pressão na câmara de góis!
Câmara de Góis não tem dinheiro para pagar os salários a todos os seus funcionários já no próximo mês.
ResponderEliminarMas louvados sejam os socialistas, que já disseram que não se importavam de serem os primeiros a deixar de receber a massa. Assim, sim! vivam os socialistas enfiados à pressão na câmara de góis!
Como se o orçamento municipal não fosse anual. Infelizmente os funcionários da câmara são os que menos sentem estas crises.
ResponderEliminarE dos mais culpados dela (crise).
ResponderEliminarVamos cortar as pernas ao polvo!
ResponderEliminarOs criançolas... continuam a divertir-se! Arre, carago! É preciso não terem mais nada... para se ocuparem! Burriquices! Coisas... de FILHOS DA PUTA! Não é de estranhar: no "Góis livre"... tudo é possivel! MUR
ResponderEliminarSócrates também concorda com a posição dos socialistas que trabalham na cãmara de Góis. Disse que também será dos primeiros a prescindir do ordenado e alcavalas. E Até mandou dizer ao primo, que está na China a aprender Kung-Fu, para doar ao Estado português 10/100 da massa ganha no Freeport.
ResponderEliminarabençoados socialistas!
Já te esqueceste do Dias Loureiro, pá, e quejandos comparsas da pandilha social-democrata?... Ouve lá este improviso, seu cara do carago:
ResponderEliminarQuem de vidros rem telhados,
antes de pedras lançar,
tome todos os cuidados,
não lhos vão estilhaçar!
MUR
Dias Loureiro vai abrir o seu ressort, em Cabo Verde, a todos os desempregados portugueses vítimas da crise financeira, em grande parte provocada pelo dinheiro que o Sr. Dias roubou ao BPN. Mas avisa que não paga as passagens para Cabo Verde, quem quiser aparecer, apareça.
ResponderEliminarCavaco vai oferecer o dinheiro que ganhou nos negócios bolsistas do BPN, através do seu amigo que está preso, ou esteve, ao Estado Português. Diz que o vai enviar directamente para o gabinete onde trabalha, assim não se perde tempo com burocracias e sempre haverá um pé de meia para oferecer um banquete a um qualquer estadista africano que nos visite, desde que a visita tenha o objecrivo de compra da dívida píblica. portuguesa.
ResponderEliminarA dra.Lurdes tambem vai devolver o dinheiro que gastou no jip todos os dias de Gois-Coimbra.
ResponderEliminarBonita atitude desta senhora socialista.
Viva Portugal
Conversa de mentecaptos à espera de internamento no Sobral Cid! Menos mal que não lhes dá para a violência, tirando o torto que quer pendurar o Nunes pelo gasganete! Esse... tem lugar reservado no Limoeiro: questão de tempo! MUR
ResponderEliminarUm pouco conhecido pseudo-arqueólogo de Arganil, grande defensor do poder local socialista, vai devolver aos respectivos donos todas as obras de arte e artefactos antigos que roubou ao longo da sua miseravel existência.
ResponderEliminarbem-haja também!
Mario Garcia vai devolver todo o dinheiro mais o irmão da fabriqueta que,com dinheiros da CE deram a palmada deixando o pessoal operário a berrar
ResponderEliminarSão socialista também.
Ainda a procissão vai no Adro
Querem ir a Oroso de Borla ?
ResponderEliminarTens boa garganta para cantares de galo ?
Fala com Miguel Mourão,tens que ter cartão de cidadão socialista em dia.
Eu quero ir a Oroso de borla.
ResponderEliminarMas não quero ir de autocarro (não quero apanhar com o suvacum do MUR), quero ir no carro da presidência com motorista, arranja-se alguma coisa?
BEM PENSADO...EU TB QUERO IR.
ResponderEliminarVou falar com o camarada Miguel Mourão para ir a Oroso vamos de autocarro e barco até Corulha.
ResponderEliminarTenho direito a uma borla sou o socialista mais velho da Paróquia
Ó Nunes, estás feito. Vais ser "preso" pelo gasganete, com'as galinhas!
ResponderEliminarAgora quanto a carro da presidência e motorista!!!
O que é que fazia a "dupla", um dia destes, vindo de Coimbra para Góis (suponho), às nove da manhã?
Não me digam que... também já dorme lá em casa?...
Bem, parece que são ambos livres... e despreocupados!...
Isto é que vai aqui uma açorda...
Não tenhas medo! Provavelmente foi busca-la a casa!
ResponderEliminarBuscá-la a casa?!!! Então mas vai um carro de Góis a Coimbra, buscar Sua Exª para vir trabalhar???!!!!
ResponderEliminarIsto está mesmo bonito.... Depois, quando o "povinho" actuar, não se queixem....
Que parvalhão me saíste, pá! Rasteirinho! MUR
ResponderEliminarMas eu tinha posto aqui um comentário! Assim não vale! Eu sei que era "duro", mas o Nunes só "percebe" assim!...
ResponderEliminarÉ evidente que conduzir com saltos de 20 cm é um perigo na estrada. Todas as sras. que conduzissem com saltos maior que elas deveriam ter xófér. Neste aspecto a câmara de Góis vai no bom caminho.
ResponderEliminarTua mulher, ó pá, sabe que tu... fazes comentários deste género, rondando... a obsessão pelo belo sexo... que aparvalhadamem, caindo-te, a baba, te limitas a espiar atrás dos muros, mascarado?! Vê-lá, ó pá! Se não te corriges, dominando o teu mau pendor, faço-lhe chegar às mãos uma carta anónima! MUR
ResponderEliminarLá capaz disso és tu! Depois de te vangloriares de ter "andado" por Arganil com mães e filhas, és bem capaz de escrever cartas anónimas às netas! Só para isso porque quanto ao resto nem com garfo!...
ResponderEliminarNão te ponhas a pau, pá, e verás de que cor e tamanho é o "garfo", grande FILHO DE PUTA! Talvez ainda dê para te ir... onde tu sabes, enquanto espias os saltos das transeuntes! MUR
ResponderEliminarCOITADITO!!! Ai que saudades... do tempo que lá vai... e que já não volta...
ResponderEliminarÓ Mur, mas faz algum mal olhar para os saltos dos sapatos das senhoras? Se ainda fosse para as pernas, ou um pouco mais acima...
ResponderEliminarClaro que mal não faz nenhum; o mal está em andar a alardeá-lo por tudo quanto é sítio! À falta de chegar mais acima, já se contentam platonicamente em se satisfazerem com a altura dos tacões dos sapatos femininos. Contentam-se com pouco! Ó pá, recorre à internet!... MUR
ResponderEliminarÓ Mur, tu "chegas lá mais acima" como? A natureza não afecta a tua bonita idade? Conta como fazes, para aprendermos, caso um dia consigamos cheguar às tuas magníficas primaveras.
ResponderEliminarLuta é Alegria !
ResponderEliminarVamos votar na Esquerda camaradas.
PS,PSD,CDS, Basta 37 anos de Paródia.
Vejam como está Portugal,para +pior já basta assim.
Toca a sair de casa e votar nos Partidos de Esquerda
Luta,Luta,Camarada
Para o hilariante anónimo das 07:56:
ResponderEliminarLuta, luta, luta, luta,
de maneira resoluta,
luta com força e à bruta,
seu grande filho da puta!
MUR
Não tens mulher... para te ensinar, pá? E mais não digo, pá, porque eu... não desmmo criançolas! MUR
ResponderEliminarMas há na tua facção que desmame.
ResponderEliminarQue "facciosismo" do carago! MUR
ResponderEliminar