terça-feira, 5 de abril de 2011

SECRETÁRIO DE ESTADO EM GÓIS (ilustrado)

Floresta é uma fonte de riqueza que tem de ser valorizada 
A Associação Florestal do Concelho de Góis recebeu ontem a Medalha de Mérito Municipal do concelho pelo seu décimo aniversário. A cerimónia decorreu no salão nobre da autarquia, no âmbito de uma acção promovida pelo Governo Civil de Coimbra, integrada nas comemorações do Ano Internacional das Florestas, que contou com a presença do secretario de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Pedro Barreiro. O evento incluiu três seminários e já no período da tarde o secretario de Estado, governador civil e presidentes de Câmara da Beira Serra efectuaram uma visita à ZIF dos Penedos, tendo oportunidade de assistir a um exercício prático dobre fogo controlado para gestão de combustíveis.
«Neste dia, não poderia deixar de prestar publicamente a homenagem do município a todos aqueles que sonharam e estiveram na génese da Associação Florestal do Concelho de Góis», afirmou Lurdes Castanheira, presidente da Câmara de Góis, que sublinhou a importância da floresta «como uma fonte de riqueza» e «uma nova esperança para as populações, que voltam a acreditar que daí é possível obter rendimentos». Para o município de Góis, garantiu, «a floresta continuará a ser prioridade e por essa razão continuaremos a agir activamente em prol da sua preservação e regeneração, na plena consciência do muito trabalho que ainda temos pela frente». Para a edil, o dia de ontem «ficará nas memórias de Góis» por este território ter sido escolhido para «este momento simbólico de afirmação da floresta como basilar recurso para o futuro do concelho de Góis».
Manuel Antão, presidente da Associação Florestal do Concelho de Góis, com «humildade», recebeu a Medalha de Mérito Municipal, garantindo que será essa mesma humildade e o «empenho com que a conquistámos, que nos norteará no sentido de ganharmos o futuro» ou sejam «que Góis terá, com o nosso trabalho e com a ajuda de todos, uma floresta organizada, autosustentada e da qual todos beneficiarão». Aquele responsável falou na ZIF já constituída e no projecto em curso para a Ribeira do Sinhel, relativamente à qual ressalvou algumas dificuldades, pedindo o empenho do secretário de Estado, bem como a ZIF Vale do Ceira. «Precisamos de legislação que se adapte as realidades das regiões e estamos certos que nos vai ajudar nestas necessidades, disse.

Terceiro sector ao nível das exportação
O secretario de Estado das Florestas recordou que «a floresta portuguesa é hoje o terceiro sector de exportação e já ultrapassou os têxteis, contribuindo para a riqueza dos municípios como Góis e para a riqueza nacional». Segundo Rui Pedro Barreiro, a fileira florestal «contribui para o valor acrescentado nacional e tem uma função de protecção, de recreio e de produção» e elogiou as associações florestais e os municípios que «têm percebido a importância decisiva das florestas». O representante do Governo falou ainda sobre um projecto-piloto de cadastro florestal que será implementado nas ZIF de três municípios, designadamente, Góis, Ponte de Lima e Vouzela.
O governante, que durante a manhã visitou a unidade de produção de pellets da Pinewellw, S.A (Grupo Visabeira), instalada em Sarzedo (Arganil) , que exporta toda a sua produção, afirmou que o período de crise que Portugal vive não impediu «uma aposta forte» na prevenção dos incêndios, num envolvimento conjunto com as autarquias e produtores, apontando para custos que rondam os 30 milhões de euros. Também os projectos aprovados no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) na área da defesa da floresta contra incêndios atingem já os 20 milhões de euros, acrescentou.
Isabel Duarte 

in Diário de Coimbra, 5/4/11

17 comentários:

  1. Anónimo6/4/11 05:02

    Trtou-se apenas e tão somente de uma acção de campanha eleitoral do PS com o alto patrcínio do sr Governador Civil.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/4/11 05:25

    Dragão de ouro recebe 1,2 milhões
    Este fervoroso adepto do futebol, recebeu o dragão de ouro do Futebol Clube do Porto, como se vê no vídeo . «Rui Pedro Soares: O homem é do F.C.P. carago!»

    Deve estar muito feliz, de parabéns, não só por o FCP ser campeão nacional, mas também porque «recebeu 1,2 milhões de euros da PT», o equivalente ao salário mínimo nacional recebido num ano (14 meses) por cerca de190 trabalhadores. Se houver dúvidas, é só fazer as contas!!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6/4/11 05:30

    Esvaem-se as últimas esperanças
    Depois da entrevista vazia de ideias para recuperar a crise e para dar tranquilidade aos portugueses, sem um sinal de reconhecimento de erros governativos, com ataques em todas as direcções como náufrago desesperado, mas mostrando a arrogância de fantasias e sonhos de vitória, pensando em si próprio e na sua fome de mais poder, surge hoje a notícia de que a Moody’s baixa a nota da dívida um nível. Não espanta pois há quatro dias a Fitch baixou três níveis. Isto traduz-se no aumento dos juros que temos de pagar pelos empréstimos. Quando estes se aproximavam dos 7% o ministro das Finanças hesitava em pedir ajuda ao FMI, hoje já passam dos 10% e continua a hesitar. Ora bolas senhores governantes !!!

    O que nos espera? Do PM nada realmente se pode esperar de positivo, tão preocupado está na distribuição de mais «tachos» aos seus «boys» e girls», no campeonato contra todos os outros partidos, procurando denegrir-lhes a imagem, em vez de pensar mais seriamente no bem dos portugueses.

    E o povo? De que espera?

    ResponderEliminar
  4. Espera, pá, que te ponhas na alheta e desimpeças a loja... com as tuas prosas e reflexóes de merceeiro de tasca, deixando de nos moer a paciência com as tuas lamúria de quaresma! Para o que te havia de dar, pá! Vai cavar batatas no passal do sr. abade, pá! MUR

    ResponderEliminar
  5. Todo o mundo eatá fartinho
    de o "Gois livre" suportar:
    nada existe mais mesquinho
    que o seu modo de atacar!

    CBS

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6/4/11 15:19

    Rapaziada
    Vamos aproveitar a dra.Lurdes está dar emprego aos militantes e respectivos filhos PS.
    O PSD calado
    O PCP Calado

    Sou PS vou tentar arranjar emprego para a minha sogra

    ResponderEliminar
  7. Anónimo6/4/11 17:12

    Também pode ser MURcão...

    ResponderEliminar
  8. E porque não... MURcona? Soava melhor, pá! MUR

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/4/11 19:10

    naaaaa
    isso ficava
    MURbixa

    ResponderEliminar
  10. Uma "bixa" de rabiar precisavas tu... mas era no tal olho do cu! MUR

    ResponderEliminar
  11. Anónimo7/4/11 05:20

    SERÁ QUE EM GOIS É TUDO BICHA.

    ResponderEliminar
  12. Até parece, pá! "Olhò nunes"! MUR

    ResponderEliminar
  13. Anónimo7/4/11 09:52

    Que há algumas, há!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo7/4/11 09:54

    Sim, mas cuidado, algumas são poderosas e todas fazem o lobby!

    ResponderEliminar
  15. Tu lá sabes, pá, por fazeres parte da comandita! De resto, és um caso sintomático da espécie! "Porra, senhor abade!". Aproveita agora a quaresma... para re aliviares, pá! MUR

    ResponderEliminar
  16. Anónimo7/4/11 21:04

    Andava num forum nacional, quando me deparei com um post que fala disso:

    "Só um pequeno pormenor, já repararam que a maioria dos homossexuais que se vê por aí tem tudo menos ar de passar fome e problemas financeiros, incluido aqueles paneleirotes turistas, etc...os homosexuais pertecem na sua esmagadora maioria á classe media alta ou alta.

    Tem sempre cargos altos nas empresas e proliferam nas supostas "artes"?
    Enquanto curiosamente quanto mais normal, digno e honrado é um cidadão , parece que mais azar tem...quantos membros do forum e outras pessoas não andam a contar trocos para pagar as despesas ou á procuram de emprego.
    Não é a toa que existe um constantemente abafado lobby gay...

    Discriminação, o c*****o, discriminados somos nós, e quanto mais justo, mais ciente da realidade e mais digno, mais discriminada uma pessoa é. "

    ResponderEliminar
  17. Que treta... mais sem jeito, pá! MUR

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.