sábado, 16 de abril de 2011

FMI. Redução de câmaras deve ser uma realidade

Na Grécia, a troika impôs uma redução do número de câmaras. PS vai ter no programa eleitoral a revisão do mapa administrativo

Reduzir o número de câmaras municipais e mexer na organização das empresas municipais são dois dos temas a estudar pela troika da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional como medidas de contrapartida à ajuda internacional a Portugal. A solução-padrão utilizada na Grécia - que passou de mais de mil autarquias para cerca de 300 - é uma possibilidade forte em Portugal e, para evitar mais cortes para as autarquias, a Associação Nacional de Municípios pediu para ser ouvida pelos enviados de Bruxelas a Portugal.

Acresce ainda que a revisão do mapa administrativo do país vai voltar a fazer parte do programa eleitoral do PS, pelo que o actual governo não criará muitos entraves a algumas mexidas. O debate já tinha sido levantado pelo governo de José Sócrates, a reboque das alterações na cidade de Lisboa, mas não chegou a sair do papel. "Estamos a falar, primeiro, de uma reestruturação do território a nível urbano, depois, das zonas de baixa densidade", explica ao i o secretário de Estado da Administração LocalJosé Junqueiro

O plano do governo não era tão ambicioso como aquele que pode ser aplicado pela troika e tinha como primeiro objectivo a redução de freguesias, mas quando questionado sobre se a reforma pode ser precipitada pelo FMI e ir mais longe, alcançando as câmaras, José Junqueiro diz que "há essa possibilidade", um pouco à semelhança do que aconteceu na Grécia. 

O governante insiste, no entanto, que nas zonas de pouca densidade populacional se trata primeiro de "associar freguesias", deixar de ter "vários executivos", e "ter apenas um presidente e uma assembleia".

Para travar mais cortes de verbas para as câmaras e a redução "cega" do próprio número de autarquias, Fernando Ruas, presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP), pediu para ser ouvido pela troika. "Queremos que os cortes sejam feitos onde são necessários, onde a gordura é grande", diz ao i.

Mas a ANMP não fecha a porta ao debate e Ruas admite que "há margem" para reduzir o número de câmaras municipais. A reforma pode juntar-se a outras, defende o autarca, como "por exemplo a redução dos deputados e o fim dos governos civis".

"Estamos interessados em dizer à troika que as câmaras nada têm a ver com o desequilíbrio das contas públicas. Não é nossa responsabilidade", assegura.

Ao debate sobre a redução de câmaras junta-se a regionalização. "Na Grécia a redução do número de câmaras foi acompanhada pela imposição de se avançar com a regionalização, tendo em vista um aumento da eficiência", diz Fernando Ruas. 

menos vereadores O plano do governo, com o qual José Sócrates venceu as eleições de 2009, não passava pela extinção de câmaras - à semelhança do que defenderá o programa do PS para as próximas eleições de 5 de Julho. As propostas socialistas passam antes por reestruturar o número de vereadores. "É necessário mexer na Lei Eleitoral Autárquica para introduzir os executivos autárquicos. Ou seja, o presidente da câmara passa a escolher o executivo, o que pode reduzir o número de vereadores", diz Junqueiro. Com as alterações pretendidas, as câmaras de nove vereadores passariam a ter sete e as câmaras com cinco teriam três. "No final podemos ter menos mil vereadores", conclui o responsável.

Ideia semelhante é defendida pelo PS para as empresa municipais. Para reduzir o peso das empresas afectas aos municípios nas contas do Estado pode vir a ser imposta a necessidade de mais cortes, começando pelo número de administradores. O governo esperava pelo resultado do grupo de trabalho sobre o funcionamento das empresas municipais liderado pelo presidente do Tribunal de Contas,Guilherme d'Oliveira Martins, para avançar com reformas. "A ideia do governo, caso não tivesse sido interrompido a meio, seria de concluir este trabalho já em 2011", justifica o secretário de Estado.
Com Ana Suspiro
in, ionline 16/04/11

77 comentários:

  1. Seus parvalhões! É tal a osga que tendes a quem presentemente, e com toda a legitimidade, governo o concelho, que até goataríeis, ao que parece, vê-lo extinto! Seus safardanas! É para isto que o "Góis livre" continua a existir? Santo Deus! MUR

    ResponderEliminar
  2. Ó pá, vai à merda! Alguém falou aqui disso? Só que infelizmente com a forma desastrada como o concelho tem sido (des)governado, vai mesmo ter esse fim. Ninguém duvida, a começar naquela coisinha que por aí se pavoneia e a quem chamam de "presidenta"!...

    ResponderEliminar
  3. "Uma cultura feminina (Portugal) quando posta em concorrência económica com uma cultura masculina (Alemanha, Suécia, etc.) está destinada a perder. A cultura feminina chega mais vezes tarde ao trabalho, perde mais tempo a falar, dá mais importância às pessoas do que à produção, precisa de mais tempo livre para cuidar de si (férias, feriados, etc.), dispersa-se mais, é mais propensa ao detalhe e ao enfeite, cuida mais das aparências do que da substância, tem menos espírito de iniciativa e de risco, é menos propensa a assumir responsabilidades, etc. - e tudo isto prejudica a produtividade.
    Para sobreviver, a economia feminina precisa de ser protegida da concorrência masculina."

    Pedro Arroja In Portugal Contemporâneo.

    Digam lá que isto não se aplica a Góis que nem uma luva.

    Sem ser misógino nem machista, as mulheres só servem mesmo (para além do óbvio), para passar a roupa a ferro...

    ResponderEliminar
  4. FONIX... COMO SE JUSTIFICA UMA CAMARA EM GOIS COM TÃO POUCOS HABITANTES.

    ResponderEliminar
  5. Em quem te foste basear, pá, para dizeres... tanta cretinice! Que grande cágado... a tua mãe pariu! Acaso não tens mulher? Se a tens, seria caso para se dizer que mal empregu a comida que te faz! Antes a desse... aos porcos! MUR

    ResponderEliminar
  6. Oh anónimo das 7.27, frustrações masculinas a esta hora???

    Antes de publicares as opiniões dos outros, por receares mostrar as tuas, informa-te primeiro!!

    Os países nórdicos tem uma grande participação das mulheres nos lugares de decisão e a Alemanha... nem sequer tem uma mulheres à frente do governo pois não???

    Quando não souberes o que dizer o segredo é ficares calada(o)!!!!

    ResponderEliminar
  7. O comentário das 7.27 trocou as teorias, Portugal tem claramente uma cultura e economia masculina, ao passo que as culturas nórdicas são claramente femeninas. Foi só uma troca de conceitos.

    ResponderEliminar
  8. A câmara da Lousã vai anexar a de Góis. Ou será a de Arganil? Por mim voto Lousã. Vai ser óptimo deixar de ver e ouvir, todas as manhãs e todas as tardes, mais ou menos à mesma hora, os pópós dos de fora que se abarbataram aos bons tachos na câmara.

    ResponderEliminar
  9. Góis vai ser uma freguesia da Lousã.

    ResponderEliminar
  10. eu ca preferia pertencer a poiares... com o jaime soares é que isto andava!!

    ResponderEliminar
  11. Obviamnete que o das 11:10 não percebe nada disto. Olha vai-te cultivar um pouquinho e depois comenta, tá?...

    ResponderEliminar
  12. Poiares? Óptimo! tudo menos ser desgovernado pela seita do PS de Coimbra.

    ResponderEliminar
  13. Degenerados, carago! A pandilha dos maus goienses... ao serviço do "Góis livre"! Quando nasce o sapo na terra, nasce a sapa na serra. Tudo a condizer: o penico à medida do cu! MUR

    ResponderEliminar
  14. Bem vou dar a minha opinião alem de ser de Gois:

    Gois estava mais bem servido e com poder revendicativo,se fosse freguesia da Lousã ou Arganil ou Poiares.
    Gois está atrazado em relação a este Concelhos,e não saimos disto.
    Gois mais parece uma aldeia das Beiras Interior.
    Um Concelho pobre e sem ideias,não mete medo a ninguem.

    ResponderEliminar
  15. Se Góis um dia deixar
    de ser sede de concelho,
    há-de nascer-te um chavelho
    para o caso assinalar!

    MUR

    ResponderEliminar
  16. A pobreza do concelho
    vem-lhe dos seus habitantes
    que não passam de moinantes
    a servirem-lhe de espelho!

    MUR

    ResponderEliminar
  17. O MUR É PORCO E POUCO ESCLARECIDO. QD OS COMENTÁRIOS NÃO ~SÃO DO SEU AGRADO PARTE PARA A ESTUPIDES. PONHAM-NO A ANDAR PRA FORA DE GOIS COM A SEITA DOS SOCIALISTAS.

    ResponderEliminar
  18. Tiago Mesquita (www.expresso.pt)
    8:00 Segunda feira, 18 de abril de 2011

    Entender as atitudes, tomadas de posição, devaneios e mudanças de orientação, mentiras e omissões descaradas, cinismos e hipocrisias deste Primeiro-Ministro é coisa que já não tento fazer. Estou farto dele. Completamente exaurido por esta figura detestável. O que num dia garante "jamais" fazer, no dia a seguir e depois do supremo e verdadeiro governante máximo do país (o Dr. Ricardo Salgado) lhe dar as devidas orientações, aparece a falar com ar combalido, voltando atrás e esquecendo tudo o que disse, e pedinchando. E faz tudo isto com a mesma cara. Com a mesma convicção. Varia entre o optimismo exacerbado e o sofrimento atroz. Um caso que provavelmente a ciência política estudará um dia como o mais grave caso de bipolaridade alguma vez registado num líder.

    Se o FMI já está devidamente instalado num hotel da capital vai este senhor candidatar-se a Primeiro-Ministro depois de ter dito "não estar disponível para o fazer". Como é que vai descalçar a bota? Governa às terças, quintas e sábados e o FMI trata do resto dos dias da semana?

    Existirá algum português que continue a acreditar nesta pessoa? Alguém com dois dedos de testa, perdão, com apenas um dedo e sem testa, cego, surdo, mudo ou mesmo falecido ainda consegue acredita nesta fantochada, numaa campanha permanente, neste departamento de Marketing transformada em partido político? Nesta feira de vaidades provinciana e de uma obediência patética a um líder? Continuamos a ser os parolos da Europa. Motivo de chacota de todos.

    PS: Eu estou-me a borrifar para o PSD, para o PP ou para qualquer outro partido começado por P, B, E ou Z. Agora não gosto é de ter um Primeiro-Ministro que me faça de parvo. E há seis anos e meio sou obrigado a aturá-lo, e nunca por minha escolha. Não dá para suspender a democracia durante seis meses como disse Manuela Ferreira Leite?

    ResponderEliminar
  19. Ó pá, tem lá tento! Haverá figura de parvo maior que a do Fernando Nobre e a do partido que lhe prometeu o lugar de presidente do "palramento", trocando o bonzo por um pateta?! Tem tento, pá! MUR

    ResponderEliminar
  20. Vale mais uma unha do pé do Dr. Fernando Nobre que toda aescumalha da maçonaria e do PS junta. Grelhem-se em fogueiras acesas por todo o Portugal os MURs deste país!

    ResponderEliminar
  21. Versejando:

    Por mais que o homem pretenda
    justificar sua acção,
    de cada vez cada emenda
    só lhe agrava a situação!

    Eu nunca vi criatura
    fazer tão triste figura!

    E que dizer do partido
    que fez dele o seu valido?!

    MUR

    ResponderEliminar
  22. AINDA O CONGRESSO LENI RIEFENSTAHL DE MATOSINHOS
    «Muitos chamaram a atenção para as bandeiras de Portugal no congresso Leni Riefenstahl do PS em Matosinhos. Nas cenas de apoteose de Sócrates, a televisão obteve no pavilhão planos fantásticos, com força plástica, boa encenação, cheios de figurantes agitando bandeiras nacionais. Como imagem política em televisão, é do melhor que se tem visto em construção ideológica, encenação e efeito estético. Há vários anos que venho analisando situações como essa, que juntam a multidão, como símbolo de um colectivo maior, à bandeira, símbolo do que une esse colectivo. Num artigo de 2008 para a revista online Observatório (OBS*) Journal analisei a ligação visual entre a multidão e a bandeira enquanto símbolos nacionais (http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/168/137). Ao substituir as bandeiras partidárias pelas bandeiras nacionais, a central de propaganda de Sócrates deu o passo lógico, final, da ideologia socratista. Primeiro, inculcou a identificação do partido com o seu meneur ou líder. As duas perguntas de Sócrates aos congressistas e figurantes — “Está comigo este Partido Socialista? Vocês estão comigo?” — ficarão para a história política desta época. Depois, sugeriu pelas bandeiras nacionais a identificação do chefe e do partido com a Pátria (com exclusão dos outros). Nunca, desde Salazar, se processara esta identificação do país com o chefe indiscutível. O final frenético do congresso, por entre bandeiras, ruído da multidão e máquinas de filmar, recordou-me as últimas linhas da História de Portugal para Meninos Preguiçosos (1943), de Olavo d’Eça Leal:
    “- Paulo Guilherme!, quem vive?
    E o rapaz, a rir, respondeu:
    - PORTUGAL!
    - Paulo Guilherme!, quem manda?
    E ele, meio surdo com o silvo da máquina, gritou:
    - SALAZAR!”
    O mito de Salazar “casado com a Pátria” era o corolário desta estratégia de propaganda. O congresso de Sócrates sugeriu visualmente o mesmo casamento. A bandeira nacional acrescenta o símbolo visual à propaganda e à ideologia autoritária encenada em Matosinhos, a mesma que Salazar definiu no discurso de Braga em 1936: “Não discutimos a Pátria e a sua História; não discutimos a autoridade e o seu prestígio”. No congresso de Sócrates também não se discutiu. A bandeira nacional de Matosinhos sugerem o partido como o único que desfralda a bandeira de todos. Nos últimos anos, a publicidade usou-a em anúncios de bancos, telecomunicações, bebidas alcoólicas ou supermercados. Trata-se de propaganda pura, e é isso que se pode esperar de Sócrates até 5 de Junho. Ele não tem nada para propor e muito menos tem passado para invocar. Resta-lhe a desinformação e a propaganda pela propaganda. A desinformação e a propaganda surreal, afastando os eleitores da realidade, são as suas tábuas de salvação.»


    Eduardo Cintra Torres, Público

    ResponderEliminar
  23. Ó MUR tens medo de perder o tacho se Góis deixar de ser concelho?

    Mas o pior desse cenário é responder à pergunta:

    - Qual dos concelhos limítrofes que "absorver" todo ou parte do concelho de Góis?

    Não me parece que haja candidatos, da maneira que os mais de 30 anos de governação socialista deixam o concelho, mais a dividas que se acumulam, vai ser difícil qualquer freguesia de Góis passar para outro concelho.

    mas não é só o passivo, é também uma quantidade de obras que têm que se fazer.

    MUR, vai estudar isto antes de ofenderes a tua mãe, é que eu não sou teu irmão.

    ResponderEliminar
  24. "Porra, senhor abade!" - diria o carismático bispo do do Porto. "Porra, senhor abade!". MUR

    ResponderEliminar
  25. È facil: Alvares nova freguesia de Castanheira de Pera. Gois, Colmeal e Cadafaz novas freguesias de Arganil. Lousã fica com VN Ceira. Toda a população do Concelho de Góis fica a ganhar, menos os que abocam os tachos.
    Ou então o contrário, Gois a ganhar freguesias a Arganil e à Lousã. É preciso é acabar com as colossais despesas da função pública, que arruinaram o país. Bendido FMI que propõe o que devia ter sido feito há muito!

    ResponderEliminar
  26. Nós notamos as mentalidades goienses.
    Filhos da Putos,burros,bebados.
    Até a Pres.fala comprou os sapos novos mas muito caros é esta gente que na sombra de 32 anos de Ps nos vai arrastando para um Concelhoi Fantasma.

    ResponderEliminar
  27. Feliz foi ALI BABÁ,que não Nasceu em Góis e só conheceu 40 LADRÕES !!!

    ResponderEliminar
  28. Só discordo "aí em cima" duma coisa: é que Alvares vai ser uma freguesia de Pedrógão Grande, assim como a Castanheira de Pera, que sendo um concelho ainda mais pequeno que Góis e com uma Câmara completamente falida vai ter o mesmo destino que nós! Já agora convinha saber alguma coisa de Geografia, mormente dos concelhos nossos vizinhos! Eu sei que "aquilo" fica do outro lado da serra lá pr'as bandas do sol-posto, mas isso não invalida o desconhecimento!...

    ResponderEliminar
  29. Caro anónimo, tem razão. Alvares pega com Pedrógão e não com Castanheira de Pera. As minhas desculpas. Estudei pouco e desse pouco nada ficou. A aritmética então...

    ResponderEliminar
  30. Diria são os dois burros pois a fregusia de Alvares pega com Castanheira com Pedrogão Pampilhosa e parece mentira mas pega com Lousã e para quem não sabe a fregusia de alvares é maior que o concelho de Poiares e secalhar quando tocar a endvidamento alguns destes concelhos estão pior do que o de Gois

    ResponderEliminar
  31. Os critérios não estão relacionados com dividas, mas com despovoamento e desenvolvimento.
    Como diz no texto:

    "O governante insiste, no entanto, que nas zonas de pouca densidade populacional se trata primeiro de "associar freguesias", deixar de ter "vários executivos", e "ter apenas um presidente e uma assembleia".

    ResponderEliminar
  32. Lá se vão os tachos.

    ResponderEliminar
  33. Olhem o palerma do Nunes a sonhar com Silveiras e Lencastres. Velharias iguais a ti!!! Para além disso era uma boa aposta anexar Pombeiro e Celavisa, sem dúvida! Aquilo por lá há gente que é um fastio! Vê-se bem que só conheces aquilo de nome!...
    Velhadas rançoso...

    ResponderEliminar
  34. O que interessa é que a câmara de Góis desapareça, integrada numa outra qualquer.
    Ide (des)governar o Portugal dos Pequeninos, ou o Choupal, lá na vossa terra!
    Nós, os goienses honestos, não queremos ser conhecidos em Portugal por aldrabilhas devido às trafulhices dos políticos que tomaram o poder autárquico em Góis.

    ResponderEliminar
  35. MUR. já reparaste que és o único mal educado, grosseiro e despeitado que convives por aqui? Ainda não reparaste que sabemos que és o JCN e que esta é a sigla de João Castro Nunes? Ainda não reparaste que sabemos que não és de GÒIS e que administras o Arganilândi, onde já ninguém vai. Ainda não percebeste que, um dia, aqui em Arganil, ainda te fazem a folha?

    ResponderEliminar
  36. Alvares já pertence á Castanheira e está muito bem.
    Obrigadinhos pela preocupação.

    ResponderEliminar
  37. Pois está. Nunca devia ter "vindo" para Góis!...

    ResponderEliminar
  38. Que trampolineiros... do carago! MUR

    ResponderEliminar
  39. Acabar com as camaras, pois o canoas em Góis acaba é com o estacionamento, pois a estacionar assim não há lugar que resista.

    ResponderEliminar
  40. Bem...melhor que Góis ficar sem Câmara será Góis ficar com Câmara, mas sem os políticos de polichinelo de Coimbra.
    Digam lá se não seria lindo a câmara de Góis ser governada por goienses honestos?

    ResponderEliminar
  41. realmente, honestidade é o que mais se tem visto em Góis...

    ResponderEliminar
  42. outra redução de câmara que eu gostava de ver era a câmara ardente do MUR & Ciª.

    ResponderEliminar
  43. Ó pá das 05:16, que presumes de arganilense:
    De cara tapada, és tão reles, tão rasteirinho, que nem resposta mereces: cheiro à distância o fedor dos cagalhões das cavalgaduras! Pode ser que um dia "te faça eu... a folha", seu pedaço de excremento! MUR

    ResponderEliminar
  44. JÁ REPARARAM QUE A ASSISTENTE SOCIAL DA CAMARA DE GOIS AGORA NÃO APARECE NO DC,O F.M.I. DEVIA FECHAR ESSA CAMARA...AO QUE PARECE VAI TB DEIXAR UM GRANDE PASSIVO DE DÍVIDAS,

    ResponderEliminar
  45. Pois vai! Para cima de cinco milhões! Temos dívida até aos netos!...

    ResponderEliminar
  46. A melhor coisa, que se pode fazer quando o canoas estaciona mal, chamar a GNR!

    ResponderEliminar
  47. Ó arganilense de merda: olha que o dito cujo não é João Castro Nunes; mas João de Castro Nunes. Dobra língua, pá! MUR

    ResponderEliminar
  48. Tens razão! "De Merda" é muito mais chique que só... merda!!!

    ResponderEliminar
  49. Ser governado por gaijos do concelho de é pior a ementa que o soneto já viram pior vigarista do que o sacristão. Há pois esse recebeu os milhões da CEE e ao fim de cinco anos cagou nos empregados e foi agitar a bandeira do poleiro e andando sempre de guarda na cadeira.Ele assina tudo pricipalmente para que o lugar dele esteja seguro,quando deixar um tacho tem o outro guardado

    ResponderEliminar
  50. Ó pá, olha que não é "pior a ementa que o soneto", mas "pior a emenda que o soneto". Acaso entendes... o que escreves? MUR

    ResponderEliminar
  51. Ó cagão de Arganil: olha que não é "De Merda", mas "de Merda". Alcanças? MUR

    ResponderEliminar
  52. José Sócrates colocado à venda num site de leilões
    "Vende-se primeiro-ministro de Portugal". Motivo: "Liquidação do país". É assim que é apresentado um anúncio num site de leilões português, que coloca José Sócrates à venda.
    Mariana Cabral (www.expresso.pt)
    17:23 Terça feira, 19 de abril de 2011

    84 comentários


    Link permanente: x

    Partilhe



    José Sócrates à venda no Leiloes.net
    Costuma dizer-se que tudo à está à venda na Internet. Desde casas a roupa interior de celebridades ou torradas com a cara de Jesus Cristo, tudo serve para ganhar uns trocos. E, agora... até José Sócrates está à venda.

    A brincadeira surgiu hoje no site português Leiloes.net e começou a disseminar-se, claro, pelas redes sociais.

    "Vende-se primeiro-ministro de Portugal." Motivo: "Liquidação do país (alternativa a empréstimo do FMI)", explica o anúncio. Mas não se pense que a compra é barata. Afinal, estamos em crise, pelo que José Sócrates custa a módica quantia de... €75 mil milhões. Ou seja, quase tanto quanto o resgate solicitado ao FMI/União Europeia/Banco Central Europeu.

    Artigo "usado" mas "licenciado com distinção num domingo"



    Mas, se isso lhe parece muito, o anunciante - identificado apenas como "anocas2011" - faz questão de enumerar as qualidades de José Sócrates: "Boa aparência, com guarda-fatos e teleponto incluído. Excelente marketeer, até garantir a venda de gelo no Pólo Norte ou areia na praia. Desenrascado, persistente e com boa imagem do lado esquerdo e lado direito."

    O anunciante diz que o "artigo à venda" já está "usado", mas oferece os portes de envio e continua a listar "qualidades": "Licenciado com distinção num domingo e boa capacidade para idiomas como o castelhano e inglês."

    Caso esteja interessado nesta "pechincha", o anunciante informa que tem até ao dia 3 de maio para licitar. E assim Portugal já poderá não precisar de recorrer a ajuda externa...

    ResponderEliminar
  53. Em Góis o poder autárquico deve ser entregue a goienses HONESTOS. É evidente que também há vigaristas, pudera...com tantos mestres vindos de Coimbra e Alentejo, tantos anos andando por Góis a vigarizar, a viver como reis, seria de esperar nenhum arborígena aprender as artes?

    ResponderEliminar
  54. ANEDOTAS DA CAIXA DO EMAIL

    Um casal conheceu-se numa festa e foi parar a um motel.

    No dia seguinte, entre olhares apaixonados, o homem disse:
    - Pela maneira como tocavas o meu cabelo, deves ser cabeleireira.
    A garota respondeu:
    - E sou mesmo!!!!...
    - E eu acho que tu és do PPD/PSD!!!
    O homem ficou de boca aberta, verdadeiramente abismado.
    Quis saber como é que ela tinha adivinhado tão facilmente a sua filiação partidária.
    A explicação veio rápida:
    - É muito simples!
    -Quando estavas por baixo, gritavas muito...
    E, quando estavas por cima...
    ...tudo atrapalhava, não sabias fazer nada...

    ResponderEliminar
  55. « Artigos anterioresVamos com calma
    20 Abril, 2011 – 09:11
    É melhor não começarem já a queimar cartuchos porque muito provavelmente José Sócrates vai propor algo semelhante. Afinal a este governo se deve o elementar principio de bom senso de ponderar o património nos casos de atribuição de Rendimento de Inserção. O tempo passa depressa mas convém ir recordando que ainda Novembro de 2009 o Eduardo Pitta se mostrava chocado com o que escrevi sobre a atribuição do RSI a uma família que possuía um património muito acima da média. Lá polemizámos um pouco mas o assunto morreu ali. Curiosamente em Março de 2010 o Governo aprovava esta medida. Não faço ideia se o combate aos abusos nesta matéria se faz com um cartão social de débito como propõe Diogo Leite Campos ou com outro sistema qualquer mas parece-me óbvio que o actual sistema protege «os mais espertos e os aldrabões» como ele afirma.

    Por helenafmatos | Na categoria Geral | Comentários (2)
    As tábuas da lei
    20 Abril, 2011 – 08:46
    Com leis tão boas quanto esta acabam-se os precários. Mas acabam mesmo porque ninguém os contrata. Quem tem emprego fica blindado quem não tem não arranja.

    Por helenafmatos | Na categoria Geral | Comentários (9)
    Câmara dos Lordes
    20 Abril, 2011 – 08:35
    Alegre acusa Passos de desrespeitar Parlamento com escolha de Nobre
    .
    “o que me assusta é que um candidato a primeiro-ministro tenha mostrado uma tal falta de consideração e de respeito pelo Parlamento. Falta de consideração e de respeito até por figuras do seu próprio partido que poderiam naturalmente aspirar e tinham o direito de ser presidentes da Assembleia da República“

    Por JoaoMiranda | Na categoria Geral | Comentários (4)
    À atenção do FMI
    19 Abril, 2011 – 20:46
    Antes de marcarem reuniões:

    - Quarta-Feira: Benfica-Porto (funcionários começarão a desaparecer 2 horas antes do jogo. Políticos desmarcarão reuniões)

    - Quinta-Feira: tolerância de ponto da parte da tarde (porque é véspera de Sexta-Feira Santa)

    - Sexta-Feira: Feriado ( Sexta-Feira Santa)

    -Sábado: sábado é sábado

    - Domingo: Páscoa

    - SegundaFeira: comemorações do 25 de Abril (estudar o que foi o 25 de Abril e porque é que precisamos do vosso empréstimo para pagar os direitos que Abril nos deu)

    ResponderEliminar
  56. No que depender de Sócrates, a fraude continuará até ao dia 5 de Junho. Não diz ao que vai, não apresenta as suas ideias e promete uma quinta-feira feliz a todos os funcionários públicos.

    Ainda na véspera desta tolerância de ponto pre-eleitoral, o Jornal de Negócios informa-nos sobre o que aí vem: Os resultados da execução orçamental do primeiro trimestre estão a ser obtidos com restrições a gastos que terão de ser feitos daqui a alguns meses e com ainda maiores atrasos nos pagamentos do Estado.

    Até dia 5 de Junho, vale tudo. E nem com os novos inquilinos do Ministério das Finanças estes senhores acalmam.

    ResponderEliminar
  57. No que depender de Sócrates, a fraude continuará até ao dia 5 de Junho. Não diz ao que vai, não apresenta as suas ideias e promete uma quinta-feira feliz a todos os funcionários públicos.

    Ainda na véspera desta tolerância de ponto pre-eleitoral, o Jornal de Negócios informa-nos sobre o que aí vem: Os resultados da execução orçamental do primeiro trimestre estão a ser obtidos com restrições a gastos que terão de ser feitos daqui a alguns meses e com ainda maiores atrasos nos pagamentos do Estado.

    Até dia 5 de Junho, vale tudo. E nem com os novos inquilinos do Ministério das Finanças estes senhores acalmam.

    ResponderEliminar
  58. No que depender de Sócrates, a fraude continuará até ao dia 5 de Junho. Não diz ao que vai, não apresenta as suas ideias e promete uma quinta-feira feliz a todos os funcionários públicos.

    Ainda na véspera desta tolerância de ponto pre-eleitoral, o Jornal de Negócios informa-nos sobre o que aí vem: Os resultados da execução orçamental do primeiro trimestre estão a ser obtidos com restrições a gastos que terão de ser feitos daqui a alguns meses e com ainda maiores atrasos nos pagamentos do Estado.

    Até dia 5 de Junho, vale tudo. E nem com os novos inquilinos do Ministério das Finanças estes senhores acalmam.

    ResponderEliminar
  59. Notam alguma semelhança com o que se passa em GOIS?

    José Sócrates transformou o PS num fenómeno religioso. O seu Secretariado Nacional é uma falange de apoio que vela as suas palavras.
    Sócrates é uma religião moderna disfarçada de política. Foi por isso que durante seis anos não precisou de governar. Bastou-lhe pairar nas sondagens. Deixou uma herança dramática: Portugal é hoje uma Bambi indefesa perdida no seu destino. Pior: abriu a caixa de Pandora para uma forma de fazer política onde o que interessa é a imagem e o ruído. As gaitas de foles e a pose para saber se fica melhor do lado direito ou do esquerdo das câmaras de televisão são as duas faces da mesma política diletante. Eça de Queiroz dizia que, no seu tempo, o povo rezava, a única coisa que fazia para além de pagar. Hoje é também o bombo da festa alheia. O problema é que Sócrates semeou o latifúndio político nacional. Legou-nos uma classe política que vive da pequena e média intriga, da guerrilha inútil e dos dislates sucessivos. Com o FMI e a UE a pairarem sobre nós, a classe política diverte-se numa mega-feijoada como se a crise fosse um problema alheio. O País está incrédulo. Mas há momentos de animação. Fernando Nobre é o perpétuo desmentido de si próprio. Vive em lua-de-mel com a sua imagem. Transformou-se num "freak--show". O PSD deveria mandá-lo calar. Até às eleições, pelo menos. Mas ele simboliza a desertificação cultural do País. As ideias foram penhoradas e substituídas por homens que se julgam providenciais. Portugal está mal. Deciframos os problemas, vemos o que está mal, iluminamos a corrupção, mas nada acontece. Resta-nos rezar. Pagar. E calar.
    Fernando Sobral - fsobral@negocios.pt

    ResponderEliminar
  60. 2011 en español tecnico
    Al entregar el Presupuesto del Estado para lo sexto año de su
    democrático y benemérito gobierno, el Primer Ministro hay llamado el
    Ministro de Hacienda para preguntarle qué pensaban los Portugueses
    sobre su politica.
    Al final de la reunión, le preguntó “¿cuáles son los resultados?”
    "Señor Primer Ministro", dijo Teixeira de los Santos, “cumplidos casi
    seis años de su gobierno democrático y benemerito, hay 50 por ciento
    de optimistas y 50 por ciento de pesimistas."
    "¿Entonces, qué dicen los optimistas?", preguntó Sócrates.
    “Que en el próximo año todos vamos a comer mierda", respondió el
    Ministro.
    "¿Y los pesimistas, que dijeron?", preguntó, desconcertado, el Primer
    Ministro.
    “Ni la mierda llegara para todos!”, dijo el ministro…
    publicado por Rui Crull Tabosa

    ResponderEliminar
  61. Será que o "jumento" ainda não se deu conta de que é realmente "burro"? MUR

    ResponderEliminar
  62. Conheces, ó jumento, a história do Albardas... da Benfeita? JCN

    ResponderEliminar
  63. Camaradas vamos lutar contra o fascismo.
    Votar na Esquerda porque o PS,PSD,CDS meus amigos são partidos da Direita,que levaram o País a esta situção RASCA

    ResponderEliminar
  64. Que ingenuidade, pá! Confrangedor! Como se pode?! MUR

    ResponderEliminar
  65. Estou contigo camarada e devemos estar todos! Socras nunca mais!

    ResponderEliminar
  66. Acho que o Socras vai ganhar! Há por aí muitos mais (so)cretinos do que à primeira vista se julga!...
    E Também muitos cobardes que não querem assumir nenhuma responsabilidade!...

    ResponderEliminar
  67. A LUTA É ALEGRIA
    VAMOS TIRAR A MÁSCARA DOS QUE DIZEM SOCIALISTA A CAMINHO DA MISÉRIA.
    VAMOS LUTAR CAMARADS DE GÓIS NÃO FIQUEM CALADOS,CONTRA A CORRUPÇÃO E COMPADRIO POLITICO.
    A LUTAB È ALEGRIA CAMARADAS NÃO TENHAM MEDO DA VERDADE:

    VAMOS VOTAR NA ESQUERDA
    NUNCA MAIS PS;PSD;CDS.

    ResponderEliminar
  68. Hilariante, pá! Não me queres vender um litro de Alegria, peculiar dos tolinhos de rilhafoles? MUR

    ResponderEliminar
  69. cala-te nunes

    ResponderEliminar
  70. Vamos votar na esquerda sim! Luta é alegria de correr com a corrupção daqui para fora! Portugal ao povo. Vamos correr com esta cambada de doutores que não souberam até agora fazer mais nada senão usurpar ordenados, mas arregaçar as mangas deixa para o pobre Zé-povinho.

    ResponderEliminar
  71. Bombástico, pá, bombástico! Até pareces... o Eça! Dá-lhe, carago! MUR

    ResponderEliminar
  72. Sob o signo da Alegria,
    vamos todos lá votar,
    em jeito de romaria,
    para nada se alterar!

    MUR

    ResponderEliminar
  73. CAMARADAS LUTA É ALEGRIA.

    AGORA TODOS OS DIAS ATÉ ELEIÇÕES É SEMPRE FESTA NESTE POBRE PAÍS FALIDO PELAS MÃOS DOS PS;PSD,CDS:

    VAMOS LUTAR E TIRAR A MÁSCARA AOS FASCISTAS.
    LUTA;LUTA CAMARADA

    GERAÇÃO Á RASCA

    ResponderEliminar
  74. Por que não começas tu... por tirar a más cara, pá? O caso é que... quem tem cu, tem medo! Chama os camaradas, pá! MUR

    ResponderEliminar
  75. P'ra quê? Para tratar de ti, basta um dedo meu, não preciso de apoio!...

    ResponderEliminar
  76. Palanfrório, pá! Só palanfrório! MUR

    ResponderEliminar
  77. Anónimo8/5/11 15:47

    Ainda há poucos dias alguém afirmou que o Concelho de Góis tem sido muito beneficiado por este Governo.
    Certamente alguém que estava a pensar agradecer-lhe por ter feito tão boa governação que o país ficou na miséria e que um Concelho como o NOSSO se visse em risco de ser esquartejado.
    Mas o que fez "esta gente" para inverter o interioridade e a desigualdade de oportunidades?
    Mas olhem que cá se fazem cá se pagam.
    Digo eu ...

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.