sexta-feira, 8 de abril de 2011

SERÁ QUE SOU BURRO?

        Ontem, levei o meu dono à feira de Pedrógão. Fomos lá comprar umas hortaliças para plantar. Claro que o meu dono bebeu uns tintos e dormiu toda a viagem de regresso. Demos boleia ao Ti Armando e lá fomos os três. Claro que não se calaram durante a viagem (de ida…) e eu, lá fui ouvindo as conversas deles e tirando as minhas conclusões. Dizia o meu dono:
         -Então, Armando, o Socras lá caiu. Achas que com o Coelho ficamos melhor?
         - Caiu não, demitiu-se. Se ficamos melhor, não sei. Mas, pelo menos, as moscas são outras…
         - Isso também acho. Aliás com o Paulinho das Feiras pode ser que isto melhore. Porra, que o gajo fala bem. O pior é se compra mais daqueles barcos de andar por baixo de água. Como é que aquilo se chama?
         - Somarinos, pá. Parecem supositórios…
         Aqui, apeteceu-me dar três coices na carroça. Depois, o burro sou eu… Mas eles lá continuaram:
         - Toinho tu percebes aquela coisa do défice? Achas que vai ser como no tempo da guerra? Vai haver bancarrota?
         - Isso do défice também não percebo. O Governo está todo contente e diz que foi de 6,8. A oposição inverte os números e diz que são 8,; os bancos reúnem-se e decidem não emprestar mais dinheiro a Portugal e nós, Zé Povinho, encolhemos os ombros e já rimos com todas as mentiras que nos pregam. Em Portugal tem que se criar um “dia sem mentiras”. Até pode ser o 1º de Abril…
         - Mas, nesse dia o Governo não pode falar. Não se podem entrevistar os putos da Casa Pia que cada dia dizem sua coisa, não se pode falar no Armando Vara que recebeu 322 000€ para não fazer nada, para além de umas caixas de robalos, nem do Ministro da Justiça que não sabia que a mulher tinha recebido indevidamente 72 000 euros, pagos pelo seu ministério e tendo ele delegado competências no Secretário de Estado para permitir essa trafulhice. Nem do o Administrador dos CTT que se demitiu porque parece que, como os outros, também não tinha tirado o curso e já era doutor. Sabes, aquele que era sócio do nosso vizinho e que foi nomeado por ele: o Paulo Campos.
         Bem, eu nem vos conto aquilo que eles disseram. No reino dos irracionais, não se passa nada disso. Mas será que o engenho e a arte dos ditos racionais só servem, pelo menos em Portugal, para a trafulhice?
         Regressámos à quinta já o Sol ia alto. O meu dono e o Ti Armando almoçaram na feira e eu tive de me contentar com umas capas que um puto me deu quando me viu amarrado a uma árvore. Já estou habituado. Desta vez não vim muito carregado pois era quase tudo plantas para a horta. É pior quando tenho de levar o milho ao moinho e, no regresso, carregado com os sacos de farinha. No entanto, ainda demos boleia à Maria da Derreada Cimeira e lá a deixamos sentada na Picha a beber uma Coca-Cola. Fartaram-se gozar com ela por causa dos nomes das terras, mas eu não percebi nada…
         Já que falei da Quinta, lembrei-me que já há muito tempo não vos conto as novidades. Como sabem, ela mudou de dono há já algum tempo e está muito diferente. Foi toda pintada, as cercas todas reparadas, os currais aumentados, parece outra. O ambiente é que não é o melhor. Arranjaram um coordenador para cada instalação: uma galinha para o galinheiro que também superintende nos patos e nas fracas (que continuam a falar, a falar, mas a não fazer nada…); Um touro para a vacaria mas, aqui para nós, ele parece mais um boi que um touro (espero que saibam a diferença: o touro tem a voz mais grossa e faz aquilo que o boi não é capaz. É assim uma espécie de vaca, sem úbere.); Puseram também um bode a coordenar as cabras e ovelhas, mas aí o problema tem sido mais grave. Sabem, nós temos lá umas cabras que vieram de fora e é só vê-las: cascos encerados, pelo arranjado e escovado à maneira, enfim umas cabras citadinas. É que nem mesmo a palha e erva de cá lhes serve. Trazem-na de casa, as parvas, como se fosse melhor que a nossa. O problema é que, depois, não fazem nada. Até os queijos que a minha dona faz já não sabem a cabra, sabem a Madame Rochas que é um perfume qualquer que elas usam. Enfim, umas pirosas.
         Como compreendem, o ambiente, que dantes era bom, começa a estragar-se e até casais que pareciam estar a dar-se bem, começam a separar-se e a cruzarem-se entre eles. Já não estranho se nascer alguma ovelha com cornos de vaca ou uma galinha com bico de pato.
         Também tem havido problemas com os coordenadores que dizem andarem a espiolhar os outros e que vão contar tudo ao meu dono. E parece que o malhadiço é o pior. Não sei se isto vai acabar bem e qualquer dia aparece um com uma pata ao peito. Desde que não me toque a mim…
         Eu cá continuo com o malhadiço, o meu secretário. Claro que, como eu vos disse no outro dia, o gajo não sabe fazer nada. É aquilo que vocês chamam, um cromo. É de tal maneira que o meu dono o mandou estudar. É dele que apresento a fotografia acima. Já viram como anda bem vestido? Ainda há-de ser doutor. Digo doutor e não engenheiro porque ele não pode tirar o curso ao fim de semana, como o outro: este tem de ajudar nas feiras, e também já transporta a farinha do moinho e leva o meu dono a passear. Espero que não me ponham nos disponíveis com fizeram aos funcionários públicos. Tem uma vantagem pois, como podem ver na fotografia, é ele que, agora carrega o meu dono e eu sempre alivio as cruzes (eu sou o da vossa direita)…
         Vou ficar por aqui. Tenho de me ir vestir para levar o meu dono a receber o Secretário de Estado das Florestas. O meu dono recebeu uma mensagem e se não for, cortam-lhe o subsídio das cabras. Temos de levar a albarda cor de laranja. Não, não é por isso…é para parecer que somos da Protecção Civil…
                                                                                     (O Jumento)
jumentodegois@gmail.com

10 comentários:

  1. Mas ainda duvidas, pá, que és mesmo burro... ao quadrado? Vê se te promoves, pá! MUR

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/4/11 03:45

    CRESCE MENINO JÁ TENS IDADE PRA TERES ALGUM JUÌZO.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9/4/11 06:07

    Diz-lhe que é menino...ainda só agora começou!! Continua AR ;)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo9/4/11 12:35

    Aperta com eles que estão a ficar nervosos...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo9/4/11 13:27

    A verdade é que o Socrates sabia, e há muito tempo, que o pedido de ajuda era absolutamente inevitável, no entanto isso seria assumir uma serie de erros e principalmente ter de adoptar uma serie de medidas não populistas e muito menos de esquerda. O descontentamento já era grande e com a força para acabar com o silêncio provocada pelas ultimas manifestações culturais e do povo na rua, o governo viu-se seriamente enfraquecido.
    Tudo não passou de uma estratégia, ele provocou a oposição com quem tinha uma coligação, sabendo que iriam reagir da forma que o fizeram e assim através de chantagem emocional (demissão) Socrates provocou toda esta instabilidade, A AJUDA NÃO VEM POR CAUSA DO P.COELHO, MAS PORQUE JÁ ESTAVA ACORDADO E ESTIPULADO QUE VIRIA DESDE A IDA DE SOCRATES À ALEMANHA! ACORDEM!!!

    ResponderEliminar
  6. Tretas, pá; só tretas! MUR

    ResponderEliminar
  7. Na aldeia das Mestras já teve muitos Burros que o sr.Anselmo levou pra lá,iam morrendo de fome cuitados

    ResponderEliminar
  8. Não achas, pá, que já são BURROS a mais? Domina-te, pá! MUR

    ResponderEliminar
  9. Um dia que eu esteja com pachorra, hei-de-te contar a hilariante historia do Albardas... da Benfeita, com quem possuis uma certa afinidade! MUR

    ResponderEliminar
  10. Foi só vê-los a correr num dia de calor de 25 de Abril de 2011, tudo com cara de cerimonia de estado, prontinhos para carregar a passadeira vermelha, a olhar bem do alto tudo à volta mas lá porque iam de fato e gravata até pareciam uns adultos jeitosos e normais, inteligentes, respeitadores, pessoas de bem, de respeito ao contrario dos "merdas" que andaram apenas a passear......
    Mas algum dia a casa vem a baixo e acabam-se as manias, acabam-se os "normais" e que reine a igualdade, a honra, a verdade acima deste jogo de glamour à Hollywood.......

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.