domingo, 10 de abril de 2011

Sócrates já tinha preparado pedido de ajuda quando negociou PEC

O primeiro-ministro já tinha preparado o pedido de ajuda à UE e ao BCE quando se comprometeu em Bruxelas a avançar com novas medidas de austeridade.
Quando José Sócrates assinou em Bruxelas, no passado dia 11 de Março, o acordo com as medidas do PEC 4 ficou também estabelecido que a esse acordo se seguiria um pedido de ajuda externa a Portugal no valor de 80 mil milhões de euros, apurou o SOL junto de elementos da Comissão Europeia (CE) envolvidos nas negociações.
O compromisso assumido pelo primeiro-ministro português com o Banco Central Europeu (BCE), a CE e o grupo Euro começou a ser negociado no final de Fevereiro e passou pelo encontro, a 2 de Março, em Berlim, de Sócrates e Teixeira dos Santos com a chanceler alemã Angela Merkel.
As crescentes dificuldades de financiamento do Estado português e, em particular, da banca colocaram como inevitável a antecipação das medidas do PEC 4 e a definição de um pacote de ajuda externa a curto prazo.
O próprio presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, viria a confirmar publicamente, dias depois, que considerava «apropriado um resgate a Portugal» num valor próximo dos «75 mil milhões de euros».

O bluff...

O anúncio das medidas do PEC 4, no mesmo dia 11 de Março em que foi oficializado em Bruxelas, apanhou o país de surpresa. E deixou antever - pela forma como o primeiro-ministro marginalizou ostensivamente o PR e a Oposição do processo - que dificilmente o PEC 4 recolheria o imprescindível apoio maioritário na AR. E que estava próxima a abertura da crise política.
Ciente de que a negociação do PEC 4 tinha implícito, num segundo momento, o pedido a Bruxelas da ajuda de 80 mil milhões de euros, Sócrates apostou tudo no bluff político e na estratégia de ruptura que permitisse culpabilizar a Oposição, e em especial o PSD, pela queda do Governo e pelo recurso à ajuda financeira da Europa.
Luís Gonçalves
in Sol, 8/04/11

7 comentários:

  1. Bem vos comeu... as papas na cabeça! LIR

    ResponderEliminar
  2. É assim que se enganam os tolos e se chega a Secretário... em GÒIS
    TEMPO DE ANTENA
    INFORMAÇÃO AOS MILITANTES


    Autocarros para poderem ir assistir à Sessão de Encerramento do XVII Congresso Nacional do Partido Socialista, no Domingo.



    Caro(a) camarada


    A Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista está a organizar três autocarros para que os militantes possam participar na sessão de encerramento do XVII Congresso Nacional do Partido Socialista, no próximo domingo, dia 10 de Abril de 2011.


    Sendo assim e tendo em conta que a sessão de encerramento tem lugar na EXPONOR em Matosinhos e inicio marcado para as 11h.30 da manhã, informam-se os camaradas que podem reservar lugar os seguintes autocarros:





    - Autocarro 1

    - Parte das Escadas Monumentais em Coimbra às 8h30m - Marcações na Sede da Federação do PS (239823911)


    - Autocarro 2

    - Parte da Fonte Luminosa na Figueira da Foz às 9h - Marcações para João Portugal (918613603)

    - Pára junto à rotunda das bombas de gasolina na Carapinheira às 9h30m - Marcações para José Monteiro (966489568)

    - Pára junto à rotunda perto do cemitério às 9h45m - Marcações para António Pacheco (963531136)





    - Autocarro 3 ( COMPLETO)

    - Parte do Largo da Igreja / Fonte do Soito em Vila Nova do Ceira às 8.30h - Marcações para Miguel Mourão (919767706)

    - Pára em frente aos Bombeiros Voluntários de Góis às 9h - Marcações para Miguel Mourão (919767706)


    O regresso está marcado para as 16h.

    ResponderEliminar
  3. (O verdadeiro Ninho das Águias: quem foi o camarada que lá ousou penetrar??, quem foi??)

    Entendo que, e tenho pena que não esteja aqui o nosso secretário-geral, porque gosto de dizer estas coisas na presença das pessoas, o primeiro-ministro que nos conduziu a esta situação e que conduziu Portugal a uma situação de bancarrota não tem condições para nos fazer sair dela.

    (…)

    O congresso não pode ser transformado num comício. Um congresso de um partido democrático deve ser sobretudo um momento alto de debate e confronto de ideias e não de aclamação de um líder.

    Rómulo Machado, de seu nome (que seja pois aqui homenageado!)

    ResponderEliminar
  4. ESTA MERDA É ESCANDALOSA ...MAS AINDA BEM QUE O BLOG EXISTE PARA TER-MOS CONHECIMENTO DAS MERDAS QUE SE FAZEM POR ÀÍ.

    ResponderEliminar
  5. Tens razão!!! É por isso que o querem calar, nomeadamente um tal Nunes, que se autodenomina MUR!...
    Lixo do mesmo saco daquele que polui em Góis as nossas àguas límpidas do Ceira!...

    ResponderEliminar
  6. estão a MURder as orelhas de alguém

    ResponderEliminar
  7. Olha que não, pá: estão só a MURdiscar! MUR

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.