quarta-feira, 30 de junho de 2010

Góis inaugura primeira loja de produtos endógenos

Góis inaugurou um Centro de Vendas e Produtos Endógenos, desenvolvido no âmbito do projecto “Progredir em Igualdade e Cidadania”, dinamizado pela Câmara de Góis ( (entidade promotora) e pela Santa Casa da Misericórdia (entidade executora do projecto Progride).
A estrutura está instalada no Centro Cívico e Cultural, situado no Largo do Pombal, local escolhido, uma vez que, segundo José Serra, «é um lugar que diz muito aos goienses e tem dado muito vida a esta zona». Por isso, sustentou o vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Góis, «hoje inauguramos esta loja dando continuação ao que tem sido a vida que o Pombal tem tido, através da presidência de Câmara». Esta loja «vem complementar o Largo e era um anseio da equipa do Progride - da qual faz parte a Misericórdia e a autarquia de Góis - assim como dos 25 parceiros que fazem a ligação a todas estas associações», disse ainda o vice-provedor.
Com a venda de licores, mel, queijo, casinhas em xisto e outros produtos endógenos, espera-se que este espaço «contribua para a retoma do turismo, que as pessoas, venham e voltem e que comprem», vaticinou José Serra.
Para a equipa que trabalhou no Progride a concretização deste projecto representa «um grande orgulho». De acordo com Dalila Neves, «foi uma luta muito» grande, mas que «valeu a pena», «pois hoje temos aqui muitos produtos endógenos, todos licenciados». No entender da coordenadora do Progride, «pensamos e esperamos que esta loja seja um estímulo para que os produtores da região possam licenciar os seus produtos». Partilhando da «mesma emoção» de Dalila Neves, a presidente da Câmara Municipal de Góis, Lurdes Castanheira, lembrou que este projecto «demorou algum tempo a concretizar-se», mas «o que esta à vista é demonstrativo do gosto, rigor e profissionalismo da equipa do Progride e parceiros». Lurdes Castanheira lembrou também que, nos últimos quatro anos «este projecto deixou a sua marca», apontando como exemplos a Casa do Povo, que «foi toda recuperada, projecto que envolveu cerca de 70 mil euros e permitiu que a direcção fizesse um protocolo de cedência para instalar o Centro Cívico, que alberga uma diversidade de serviços». Referiu ainda o Centro de Dia e Espaço de Artesanato, em Corterredor, «um investimento considerável efectuado na Quinta da Ribeira e em breve poderemos ter a inauguração da Quinta Pedagógica».

Continuar Progride
O projecto Progride termina no final do mês de Julho, todavia, Lurdes Castanheira lembra que «há possibilidade de celebrarmos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, estratégia que irá permitir dar continuidade a este trabalho», fundamental no entender da autarca, também porque representa «um conjunto de postos de trabalho em jogo». «Temos que fazer pressão junto do secretário de Estado», sublinhou. Relativamente ao Centro de Vendas, Lurdes Castanheira pretende que «se estimule o artesanato no concelho e se aposte cada vez mais nos produtos endógenos».
Atento às palavras da autarca, o adjunto do governador civil, António Sérgio, garantiu que irá «levar o recado ao Secretário de Estado da Segurança Social e dizer que, em conjunto, temos de fazer vingar uma aspiração mais do que legítima, com os nossos produtos, pegando naquilo que é nosso, genuíno, e trazer pessoas, imprimir dinâmica local, para que consigamos manter postos de trabalho e a rentabilidade necessária para manter locais como estes». Para António Sérgio «é muito interessante ver que, apesar de todas as adversidades, Góis continua a lutar, agarrando-se a várias armas, nomeadamente a estes projectos comunitários e isso reverte em mais e melhor desenvolvimento local». 
in Diario de Coimbra 30/06/10

terça-feira, 29 de junho de 2010

Automobilismo - 40.ª Edição do Rali da Rainha Santa

Maior adesão de sempre
Apesar dos seus 40 anos, o Rali da Rainha Santa continua a conseguir surpreender. Pilotos falam de uma prova “à portuguesa”, das melhores do campeonato nacional.

Teve a sua primeira edição em 1952 e demorou 16 anos até entrar no campeonato nacional. Em 1972 foi considerada a melhor prova do “nacional” pela imprensa especializada.
O Rali da Rainha Santa é hoje apelidado de uma das melhores provas do Campeonato Nacional de Resistência Clássica. Pilotos e organização não têm dúvidas. Armando Fidalgo, presidente do Clube Automóvel do Centro (CAC), destaca a participação. “Tivemos um recorde de inscrições, com mais de 50 conjuntos, entre eles quatro espanhóis”, contou ao DIÁRIO AS BEIRAS.
Eduardo Carpinteiro Albino, filho daquele que foi o primeiro vencedor do Rali da Rainha Santa a contar para o campeonato nacional, também esteve em prova. O navegador diz que, apesar de não conhecer todas as provas do nacional, “porque este ano há a novidade dos Açores, esta é a melhor prova do país. É uma zona mítica e, apesar de já não ter a mesma mística dos ralis em terra batida, faz-nos recordar da catedral do automobilismo nacional”.
Com passagens por Góis, Nelas e Oliveira do Hospital, a prova disputou-se entre sexta-feira e domingo, terminando em Coimbra, para um almoço onde foram entregues os prémios aos vencedores.
Luís Providência, vereador do Desporto de Coimbra, lembrou que esta é “a segunda prova mais antiga do nacional e é um orgulho enorme continuar ao lado do CAC, que tem mostrado ser capaz de grandes organizações”.
Da Câmara de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo destacou o “reatar de uma parceria com o CAC que proporcionou um bom momento desportivo, mas também de promoção turística para Oliveira do Hospital”.
José Rodrigues, vice-presidente de Góis, destacou as condições do seu concelho para receber estas provas, esperando “receber mais provas deste género no futuro”.

Prova “à portuguesa”

Jorge Conde, director da prova, explicou os segredos para continuar a atrair pilotos. “Apostamos num figurino de rali que cada vez se vai fazendo menos, à portuguesa, com muito ritmo e onde é quase impossível andar solto”, explicou. As autarquias “também têm aumentado o nível social da prova e isso atrai mais pilotos”, explicou. A juntar aos concorrentes “habituais”, a organização tem conseguido cativar pilotos mais jovens nos últimos tempos.
in, as Beiras 28/06/10

Central de Monte Redondo Faz 100 Anos

Há um século atrás, a 29 de Junho, a Central hidroeléctrica de Monte Redondo foi inaugurada o que representou, para a época, um notável avanço para o desenvolvimento de Góis, que veio a permitir que houvesse iluminação eléctrica na vila antes mesmo de Coimbra.

Pena é que estes marcos, que marcaram a caminhada de Góis para o desenvolvimento, não tenham tido, ao longo dos tempos, seguidores à altura, o que confere uma razão acrescida para que, comemorando o facto, se prestasse uma justa homenagem aos empreendedores de há um século atrás.

Porém em 100 anos muita coisa importante cai no rol do esquecimento.
in, Movimento Cidadãos por Góis

Entrega de Equipamentos Básicos de Saúde

A Câmara Municipal de Góis, na qualidade de Entidade Promotora e a Santa Casa da Misericórdia de Góis, enquanto Entidade Executora do Projecto 'Progredir em Igualdade e Cidadania', levou a cabo no dia 29 de Junho, a Cerimónia de Entrega de Equipamentos Básicos de Saúde,  no Centro de Saúde de Góis, pelas 15 horas.
Segundo as informações, marcaram presença nesta iniciativa António Sequeira, Director Executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte 1 e Mário Ruivo, Director do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Janela da Alma Jose Saramago

Morreu José Saramago aos 87 anos

José Saramago morreu hoje aos 87 anos na sua residência na localidade de Tías, em Lanzarote, nas Canárias, às 12h30, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma doença prolongada. O escritor morreu ao lado da sua mulher, a espanhola Pilar del Río, depois de ter tomado o pequeno-almoço.
O vencedor do Prémio Nobel da Literatura nasceu a 16 de Novembro de 1922 na aldeia de Azinhaga, no Ribatejo, a 100 km de Lisboa.
Filho e neto de agricultores pobres, Saramago tinha três anos quando a sua família foi viver para Lisboa. Antes de ser um escritor de êxito, foi serralheiro, tradutor, jornalista, director-adjunto do Diário de Notícias e um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura.
Em 1947, o autoditacta publicou o seu primeiro romance, "Terra do Pecado", aos 25 anos, no mesmo ano em que nasceu a sua filha Violante, fruto do primeiro casamento. 
Entre o final dos anos 60 e o início dos anos 70, época em que se tornou militante activo do Partido Comunista, publicou vários livros de poesia (como "Provavelmente Alegria", em 1970, e "O Ano de 1993", em 1975). Mas só viria a alcançar o sucesso com a sua obra "Memorial do Convento", publicada em 1982.
"O Evangelho Segundo Jesus Cristo", com primeira edição datada de 1991, foi o seu livro mais polémico, que veio provocar profundas cisões entre o escritor e a sua pátria, quando Sousa Lara, secretário de Estado da Cultura no governo de Cavaco Silvaimpediu que o livro fosse candidato ao Prémio Literário Europeu (o primeiro-ministro, actual Presidente da República, apoiou Lara na decisão).
 Em 1988, viria a casar-se com a jornalista e tradutora espanhola Pilar del Río, 28 anos mais nova que o escritor, com quem viveu em Lanzarote, nas Canárias, até hoje. 
Saramago recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1998 e soube da notícia através de uma hospedeira, depois de ter sido chamado nos altifalantes do aeroporto de Frankfurt.
O seu livro "Ensaio Sobre a Cegueira", publicado em 1995, ano em que ganhou o Prémio Camões -o galardão literário mais importante da língua portuguesa - foi adaptado ao cinema em 2008 pelo realizador brasileiro Fernando Meirelles.
Em 2009, Saramago publicou "Caim", um livro que fez renascer das cinzas a polémica levantada com "Evangelho Segundo Jesus Cristo", desmistificando a parábola bíblica dos irmãos Caim e Abel. Na altura, o escritor disse já estar a preparar uma nova obra sobre a corrupção dos valores das sociedades actuais, que nunca chegou a ser publicada.
in ionline 19/06/10

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cursos de Formação Profissional

No âmbito do Projecto “Progredir em Igualdade e Cidadania”, a Santa Casa da Misericórdia de Góis em parceria com a ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, promove para o ano de 2010 um Plano de Formação, com a duração de 220 h, a decorrer nas suas instalações, sito Bairro de S. Paulo, Góis.
Estes Cursos de Formação possibilitam a melhoria das competências pessoais e conhecimentos técnicos dos participantes, sendo ministrados de forma gratuita e no final os formandos terão direito a um Certificado de Formação.
Assim os Cursos e Acções de Formação ão os seguintes:


“Gestão de Conflitos” com a duração de 45 horas, destinatários: dirigentes e profissionais, data de início: 24 de Junho, data de fim: 30 de Julho de 2010;

“Informática – processador de texto”, com a duração de 40 horas, destinatários: todos os interessados, data de início: 18 de Junho e data de fim: 1 Julho de 2010;


“Atendimento, Gestão e Planificação Turística", com a duração de 30 horas, destinatários: adultos, activos empregados ou desempregados com mais de 18 anos, data de início: 18 de Junho, data de fim: 1 de Julho de 2010;

Caso esteja interessado deverá contactar o Projecto “Progredir em Igualdade e Cidadania” ou a ADIBER.
Para consultar detalhadamente o respectivo curso deverá analisar o Plano de Formação para o Ano de 2010.
in  Portal social de Góis

XX Festival de Folclore em Vila Nova do Ceira

No próximo dia 27 de Junho de 2010, em Vila Nova do Ceira, freguesia do concelho de Góis, vai realizar-se o XX Festival de Folclore do Rancho Folclórico As Sachadeiras da Várzea, da Casa do Povo de Vila Nova do Ceira. O programa agendado é o seguinte:

15h00 - Concentração
15h30 - Desfile dos ranchos Folclóricos participantes
16h00 - Início do Festival com:
- Rancho Folclórico As Sachadeiras da Várzea, da Casa do Povo de Vila Nova de Ceira
- Grupo de Danças e Cantares de Torre, Alto Minho
- Rancho Folclórico As Morangueiras do Sobral da Abelheira, Estremadura Saloia
- Rancho Folclórico do Grupo Cultural e Desportivo de Gouveia, Douro Litoral
- Coro Etnográfico de Almeida, Beira Alta
- Grupo deDança e Cantares Mar-Alto, Beira Litoral

in RCA 08/06/10

domingo, 13 de junho de 2010

Taça de Portugal de DHI Vodafone: Melhores pilotos nacionais em Góis

A quarta prova pontuável para a Taça de Portugal Vodafone de Downhill (DHI) realiza-se no próximo Domingo, 13 de Junho, em Góis. São esperados os melhores pilotos nacionais, que irão medir forças, numa altura em que as classificações se mantêm equilibradas, especialmente no escalão de elite.

Os dois crónicos dominadores do DHI nacional das últimas épocas, Emanuel Pombo (Liberty Seguros/SM Feira) e Cláudio Loureiro (Team Bike Zone/MC Felgueiras) estão separados por apenas sete pontos, com vantagem para Pombo, que tem a missão de defender a liderança no escalão de elite.
Ana Martins (Team Commençal/Sram) é a mais regular de todas as atletas da elite feminina e, naturalmente, parte no comando entre as mulheres. Nos restantes escalões, os pilotos com a incunbência de manterem o comando são o júnior Carlos Castro (Team Commençal/Sram), o cadete Rúben Horta (MCF/CCD Município Sâo Brás), o veterano A Marcos Balbuena (XMS Devinci) e o veterano B+C João Estêvão (JD Fontainhas/Pirate/ND Tunning).
Aproximam-se as decisões na Taça de Portugal de DHI-Vodafone, que entra na recta final com a prova de Góis, que tem o apoio da Câmara Municipal de Góis. A organização é da Montycirclemix conjuntamente com o Góis Moto Clube, com o aval da Federação Portuguesa de Ciclismo, tendo ainda os apoios da Vodafone, Red Bull, Smile, Maxxis, Catlike, MSC, Trelock, Da Bomb, Onda Bike, Bikezone, Sram, Truvativ, Avid, Rock Shok, Freebike e OnBike.

Local da Prova - GÓIS
Dia 11 de Junho de 2010 (Sexta-feira)
14.00 h – Abertura do parque de Equipas para Montagens

Dia 12 de Junho de 2010 (Sábado)
09.00 h – Abertura do circuito para treinos livres e secretariado
13.00 h – Encerramento do circuito de treinos e secretariado
14.30 h – Abertura do circuito e secretariado
18.00 h – Encerramento do secretariado e dos treinos
18.15 h – Reunião com todos os atletas e directores desportivos

Dia 13 de Junho de 2010 (Domingo)
09.00 h – Abertura do secretariado e dos treinos oficiais
10.30 h – Encerramento dos treinos oficiais
11.00 h – Início da 1 manga
15.00 h – Início da 2 manga
17.30 h – Entrega de prémios
in ojogo.pt

terça-feira, 8 de junho de 2010

Saúde do Concelho de Góis na Casa Regional

Tem de haver um olhar diferente para os concelhos e freguesias do interior
Saúde do Concelho de Góis na Casa Regional 

Intervenções de profissionais e da Presidente da Câmara 
 

A Casa estava razoavelmente cheia, apesar de àquela mesma hora, ali ao lado, no Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade, uma multidão de muitos milhares de pessoas se preparassem para a manifestação organizada pela C.G.T.P 
 

António Machado Lopes

A Casa do Concelho de Góis, através do seu Conselho Regional, ocupou-se no passado sábado do "estado da saúde no concelho", convidando pessoas conhecedoras do assunto, como o Dr. Figueiredo Fernandes, presidente do Conselho Clínico do Agrupamento de Centro de Saúde do Pinhal Interior Norte (Lousã); Dr. Avelino Pedroso, vogal do mesmo Conselho Clínico; Dr. Manuel Gama, clínico geral no sector privado no Concelho de Góis; e a Drª Maria de Lurdes Castanheira, presidente da Câmara Municipal de Góis.

A Casa estava razoavelmente cheia, apesar de àquela mesma hora, ali ao lado, no Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade, uma multidão de muitos milhares de pessoas se preparassem para a manifestação organizada pela C.G.T.P contra as políticas do governo, designadamente subida de impostos. Mas os regionalistas interessam-se sobretudo por aquilo que às suas terras diz respeito e pela assistência à saúde nessa região do interior do País, que sempre foi uma preocupação dos rurais.

Constituída a mesa pelos referidos convidados e ainda pelo vice-presidente do Conselho Regional, Dr. Fernando Cunha, o presidente do mesmo Conselho Regional da Casa, Dr. Luís Martins, saudou e agradeceu a presença de convidados e explicou as razões e oportunidade
daquele encontro e aquilo que lhe estava inerente.

Interveio em primeiro lugar, o Dr. Figueiredo Fernandes, que começou por agradecer a presença da presidente da Câmara de Góis, cuja colaboração é muito importante para os profissionais de saúde. Analisou a importância do médico de família (ter um médico desde que se nasce até que se morre), e fez uma análise o mais completa possível sobre
a saúde e a medicina na área do Pinhal Interior Norte, que abrange oito Concelhos da Beira Serra, em que estão incluídos os da nossa antiga comarca. Enalteceu o que se tem conseguido após o 25 de Abril na área do serviço nacional de família com a participação do poder local.

O Dr. Avelino Pedroso, vice-presidente da Câmara de Arganil, ocupou-se de aspectos sociais e administrativos naquela área dos 8 concelhos, citando números e percentagens, salientando a baixa percentagem de natalidade que se tem verificado e um grande índice de envelhecimento que exige acrescidos cuidados de saúde. Citou diversos indicadores de saúde e recordou os avanços que se tem conseguido ao evitar mais mortalidade infantil, havendo todavia um longo caminho a percorrer no que se refere ao tratamento e utilização de esgotos e também no abastecimento de água. Citou números de - profissionais de saúde e unidades de internamento. De seguida interveio o Dr. Manuel Gama, que sublinhou que a medicina particular, que tem exercido nos concelhos de Góis e de Arganil, ainda é cara para os utentes que têm de pagar os exames necessários, acrescentando que nos devemos voltar mais para a acção da saúde preventiva.

A presidente da Câmara Municipal de Góis, Dr.ª Maria de Lurdes Castanheira, felicitou o Conselho Regional da Casa de Góis por esta iniciativa e saudou os presentes, designadamente os representantes das colectividades regionalistas, sempre interessados pelas coisas das suas terras e especialmente no que se refere à assistência na saúde. Enalteceu as intervenções dos médicos intervenientes e salientou o facto de termos em Góis, o Dr. Manuel Gama como médico residente.


Afirmou que a Câmara está sempre preocupada com a assistência à saúde no Concelho, aludindo à situação na área de cada uma das cinco freguesias.

O Dr. Figueiredo Fernandes manifestou a sua simpatia pela acção da presidente da Câmara de Góis e pelas palavras dirigidas ao Dr. Manuel Gama. Realçando os riscos e urgência quando se trata, por exemplo, de um A.V.C, e da importância que nisso têm as acessibilidades, citando a reconstrução da estrada 342, que é para nós mais urgente que o TGV". Concluiu apontando o avanço que se tem conseguido na diminuição das taxas de mortalidade infantil, assim como na mortalidade materna.

O Dr. Fernando Cunha, farmacêutico, fez algumas oportunas considerações sobre medicamentos, que também irão ficar mais caros com a subida dos impostos.

O tema mereceu o maior interesse dos presentes, havendo um período de perguntas, designadamente por parte do Dr. Álvaro Henriques de Almeida (Mega Cimeira), João Reis (Cortes) e Victor Marques (AIvares), a freguesia mais distante de Góis e muito ligada a Pedrogão Grande, e ainda de Victor Manuel Nogueira Dias (Vító)." que respondeu o Dr. Figueiredo Fernandes.

O presidente da direcção da Casa de Góis, José Dias, agradeceu por fim aos intervenientes neste debate, que despertou muito interesse e convidou-os para um beberete no Bar da Casa.
in Jornal de Arganil, 3/06/10

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mercado Tradicional Anima Aldeia da Pena

 
Domingo é "dia D" na aldeia da Pena, concelho de Góis. Isto porque ali se vai realizar um mercado tradicional das aldeias do xisto. O evento tem início marcado para as 10H00 e o encerramento previsto para as 16H30.
Em causa está um projecto desenvolvido por uma jovem, aluna do Curso de Animação Sócio- -Educativa da Escola Superior de Educação de Coimbra, ESEC, que actualmente está a realizar um estágio na Lousitânea, Liga dos Amigos da Serra da Lousã, instituição com sede na aldeia da Aigra Nova, no concelho de Góis.
"Evidenciar as potencialidades dos produtos locais destas aldeias é o objectivo que preside à realização deste evento. E o mercado tradicional promete ser isso mesmo, tradicional, típico e genuíno.
Assim, os responsáveis pela organização já fizeram as diligências e contactos. necessários e a aldeia do xisto da Pena vai afirmar-se como um espaço de encontro de um conjunto de outras aldeias, entre as quais, Aigra Nova e Aigra Velha, mas também a Comareira e a Ribeira, sem esquecer a Pena, claro está.
De acordo com a organização, que tem a chancela da Liga dos Amigos da Serra da Lousã, "os habitantes destas aldeias - cinco - serão os vendedores deste mercado tradicional" e à venda e também em exposição, vão estar os "produtos endógenos destas terras", adianta. Ou seja, trata-se de uma vivência que se pretende seja absolutamente real, com os protagonistas mais autênticos e os produtos mais genuínos.
O artesanato promete marcar presença, com destaque para os trabalhos elaborados a partir do xisto, a pedra que serviu para erguer casas e muros e hoje é, também, usada, para efectuar miniaturas que reproduzem essas mesmas habitações tradicionais, junte-se o mel, urna das produções mais emblemáticas daquela região, mas também um vasto conjunto de compotas. licores, biscoitos, entre outras especialidades locais.
in Diário de Coimbra, 1 /06/10

Câmara de Góis promove mega evento para crianças


É bom viver em Góis" constitui o mote para um conjunto de actividades, a desenvolver ao longo do dia de hoje, no Parque do Cerejal, em Góis. Em causa está um «mega evento», promovido pela Câmara Municipal de Góis, especialmente destinado aos mais novos e que pretende celebrar o Dia Mundial da Criança, que hoje se assinala -
De acordo com a autarquia, os mais novos têm à sua disposição um alargado conjunto de actividades lúdicas e pedagógicas, que têm como epicentro o Parque do Cereja!, mas também envolvem o circuito de manutenção da Quinta do Baião e as ruas da vila de Góis. Entre as propostas, destacam-se os atractivos insufláveis, tão do agrado das crianças, ateliers de música, dança e fantoches, bem como a prática de tiro ao arco, corridas de carrinhos de rolamentos, percursos de bicicleta, BIT Kids e ainda a apresentação de carros de rally, que pro- metem fazer as delícias dos mais pequenos, não faltando, também, um conjunto de acções e sensibilização e prevenção rodoviária.

O município de Góis chama ainda a atenção para o facto de este ano ser dedicado, a nível internacional, ao tema da Biodiversidade, e sublinha a vontade de «reforçar o seu papel activo em prol da ecologia e da preservação do ambiente e dos espaços verdes». Nesse sentido e com esses propósitos em mente, está também prevista a realização de um paddy-paper ecológico e, por outro lado, a autarquia vai também fazer questão de, nesta oportunidade, proceder à apresentação do seu carro híbrido.
O evento, que pretende reunir todas as crianças do concelho de Góis, inclui, também, a realização de um «grande almoço convívio», marcado para o Parque do Cerejal.
Para a realização do evento "É bom viver em Góis", a autarquia conta com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Góis, da Associação Lousitânea, da Transserrano, do Projecto Progredir em Igualdade e Cidadania, Santa Casa da Misericórdia de Góis, Projecto Escolhas de Futuro e ADIBER!
in Diário de Coimbra 1/06/10