terça-feira, 8 de junho de 2010

Saúde do Concelho de Góis na Casa Regional

Tem de haver um olhar diferente para os concelhos e freguesias do interior
Saúde do Concelho de Góis na Casa Regional 

Intervenções de profissionais e da Presidente da Câmara 
 

A Casa estava razoavelmente cheia, apesar de àquela mesma hora, ali ao lado, no Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade, uma multidão de muitos milhares de pessoas se preparassem para a manifestação organizada pela C.G.T.P 
 

António Machado Lopes

A Casa do Concelho de Góis, através do seu Conselho Regional, ocupou-se no passado sábado do "estado da saúde no concelho", convidando pessoas conhecedoras do assunto, como o Dr. Figueiredo Fernandes, presidente do Conselho Clínico do Agrupamento de Centro de Saúde do Pinhal Interior Norte (Lousã); Dr. Avelino Pedroso, vogal do mesmo Conselho Clínico; Dr. Manuel Gama, clínico geral no sector privado no Concelho de Góis; e a Drª Maria de Lurdes Castanheira, presidente da Câmara Municipal de Góis.

A Casa estava razoavelmente cheia, apesar de àquela mesma hora, ali ao lado, no Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade, uma multidão de muitos milhares de pessoas se preparassem para a manifestação organizada pela C.G.T.P contra as políticas do governo, designadamente subida de impostos. Mas os regionalistas interessam-se sobretudo por aquilo que às suas terras diz respeito e pela assistência à saúde nessa região do interior do País, que sempre foi uma preocupação dos rurais.

Constituída a mesa pelos referidos convidados e ainda pelo vice-presidente do Conselho Regional, Dr. Fernando Cunha, o presidente do mesmo Conselho Regional da Casa, Dr. Luís Martins, saudou e agradeceu a presença de convidados e explicou as razões e oportunidade
daquele encontro e aquilo que lhe estava inerente.

Interveio em primeiro lugar, o Dr. Figueiredo Fernandes, que começou por agradecer a presença da presidente da Câmara de Góis, cuja colaboração é muito importante para os profissionais de saúde. Analisou a importância do médico de família (ter um médico desde que se nasce até que se morre), e fez uma análise o mais completa possível sobre
a saúde e a medicina na área do Pinhal Interior Norte, que abrange oito Concelhos da Beira Serra, em que estão incluídos os da nossa antiga comarca. Enalteceu o que se tem conseguido após o 25 de Abril na área do serviço nacional de família com a participação do poder local.

O Dr. Avelino Pedroso, vice-presidente da Câmara de Arganil, ocupou-se de aspectos sociais e administrativos naquela área dos 8 concelhos, citando números e percentagens, salientando a baixa percentagem de natalidade que se tem verificado e um grande índice de envelhecimento que exige acrescidos cuidados de saúde. Citou diversos indicadores de saúde e recordou os avanços que se tem conseguido ao evitar mais mortalidade infantil, havendo todavia um longo caminho a percorrer no que se refere ao tratamento e utilização de esgotos e também no abastecimento de água. Citou números de - profissionais de saúde e unidades de internamento. De seguida interveio o Dr. Manuel Gama, que sublinhou que a medicina particular, que tem exercido nos concelhos de Góis e de Arganil, ainda é cara para os utentes que têm de pagar os exames necessários, acrescentando que nos devemos voltar mais para a acção da saúde preventiva.

A presidente da Câmara Municipal de Góis, Dr.ª Maria de Lurdes Castanheira, felicitou o Conselho Regional da Casa de Góis por esta iniciativa e saudou os presentes, designadamente os representantes das colectividades regionalistas, sempre interessados pelas coisas das suas terras e especialmente no que se refere à assistência na saúde. Enalteceu as intervenções dos médicos intervenientes e salientou o facto de termos em Góis, o Dr. Manuel Gama como médico residente.


Afirmou que a Câmara está sempre preocupada com a assistência à saúde no Concelho, aludindo à situação na área de cada uma das cinco freguesias.

O Dr. Figueiredo Fernandes manifestou a sua simpatia pela acção da presidente da Câmara de Góis e pelas palavras dirigidas ao Dr. Manuel Gama. Realçando os riscos e urgência quando se trata, por exemplo, de um A.V.C, e da importância que nisso têm as acessibilidades, citando a reconstrução da estrada 342, que é para nós mais urgente que o TGV". Concluiu apontando o avanço que se tem conseguido na diminuição das taxas de mortalidade infantil, assim como na mortalidade materna.

O Dr. Fernando Cunha, farmacêutico, fez algumas oportunas considerações sobre medicamentos, que também irão ficar mais caros com a subida dos impostos.

O tema mereceu o maior interesse dos presentes, havendo um período de perguntas, designadamente por parte do Dr. Álvaro Henriques de Almeida (Mega Cimeira), João Reis (Cortes) e Victor Marques (AIvares), a freguesia mais distante de Góis e muito ligada a Pedrogão Grande, e ainda de Victor Manuel Nogueira Dias (Vító)." que respondeu o Dr. Figueiredo Fernandes.

O presidente da direcção da Casa de Góis, José Dias, agradeceu por fim aos intervenientes neste debate, que despertou muito interesse e convidou-os para um beberete no Bar da Casa.
in Jornal de Arganil, 3/06/10

45 comentários:

  1. Anónimo8/6/10 14:22

    Parabéns pela iniciativa
    Julgo que era importante realizar um debate semelhante na nossa sede do concelho
    Deixo aqui o desafio

    ResponderEliminar
  2. EU por outro lado acho é que deviamos fazer a festa desta blogue no cerejal, porco no espeto, para nos conhecermos e ver quem aparece e se identifica para além do bitó e do diamantino...

    ResponderEliminar
  3. Tu queres é comer! Então se for de borla, tanto melhor! Já agora não há ninguém que informe o bloger da festa que se faz hoje? Não me digam que a CMG deixou passar esta oportunidade (10 de Junho, ponte de 3 dias, chuva!...) sem promover mais uma festança? Estão a perder andamento carago!... Força nas canetas que o ano tem mais 180 dias prontinhos para mais umas festas valentes...

    ResponderEliminar
  4. Que comentários... tão sensaborôes! UJC

    ResponderEliminar
  5. já repararam que góis agora está sempre cheio de pessoas e o comércio cheio?
    as coisas estão a começar a correr bem!

    ResponderEliminar
  6. É exactamente isso que dizem os comerciantes...mentiroso!

    ResponderEliminar
  7. e tu és comerciante, ó ignorante? é verdade que há comerciantes e comerciantes... alguns mesmo que tivessem a venda no centro de Nova Iorque estavam vazios à mesma...

    ResponderEliminar
  8. Porque é que te irritas tanto? Agora já admites que não são todos...mais logo dirás que ...afinal não é nehum!

    ResponderEliminar
  9. nós sabemos quem é que tem o comércio sempre vazio... mas isso não interessa nada.
    o que interessa é que tu agora tás sozinho? Mais ninguém responde?

    ResponderEliminar
  10. Gois o comércio está cheio de ar.
    Isto está mesmo a mudar a olhos vistos

    ResponderEliminar
  11. oh das 20:08 não tens iniciais tuas para usar? Falso!

    ResponderEliminar
  12. Não se ouviu nada da festa ou celebração do dia de Camões, de Portugal. Certamente assuntos que nada dizem à nossa câmara.

    ResponderEliminar
  13. Atenção à próxima festa! Todos em peso ao Pombal. Vão dar milho aos pombos e isso é motivo de orgulho e vaidade para este povinho triste...

    ResponderEliminar
  14. A que tipo de "povinho" pertences tu, ó pá?!... Ao triste ou ao alegre? UJC

    ResponderEliminar
  15. Festa vai haver no lar da varzea
    O Serra anda a comprar carrinhas para a cabreira que vai fechar e pagar os subesidios as funcionarias nem pensar.
    É uma vergonha , tanta promessa que ele era diferente , que ele ia pagar , afinal é pior que os outros

    ResponderEliminar
  16. A Cabreira ainda não fechou por vergonha. Mas não se preocupem que a Câmara da Lulu arranja mais um subsidio para manter aquilo aberto. Afinal por lá votaram nela...

    ResponderEliminar
  17. É desta que o lar das caritas avança.
    E isso deve-se à presidenta , por isso o centro vai acabar por fechar.
    Ja estão as escavações feitas

    ResponderEliminar
  18. Outra mentira descomunal. Primeiro as escavações já estavam feitas. Segundo se o lar é da Caritas não é da Câmara nem da Santa Casa. Terceiro, a participação da presidenta nesta história é igual a zero. Aliás há um parecer anterior, assinado por ela, em que diz que um novo lar na Cabreira é completamente inviável, o que até é a verdade nua e crua. Mas se a Caritas decidiu avançar isso é lá com eles, pois para povoar isto se fôr preciso "importamos" velhos para cá virem morrer. Já que não temos mais nada...

    ResponderEliminar
  19. Então mas não houve para as comemorações do 10 de junho uma apresentação de um livro na biblioteca municipal ás 10h e uma exposição de fotografia ás 11.30h?
    E onde teria sido a almoçarada?
    Será que foi na residencia de estudantes?
    Ou desta vez não houve paparoca a pala?

    ResponderEliminar
  20. Mas como é que ouve se a população não soube de nada?! Não se vou um cartaz, nem nos blogs se soube... deve ter sido uma coisa privada.

    ResponderEliminar
  21. ó anómino das 16:12, ou por outra, ó diamantino:
    sei que passas muito tempo fora deste concelho, mas devias te informar um pouco melhor...
    existe iniciativa privada em góis e isso é salutar. a autarquia colaborou com o que foi solicitado ou tu não votaste a favor? Tens uma postura como vereador e depois outra como anonimo neste blogue? Não te deixes levar pelos teus novos amigos que assim que eles possam tiram-te o tapete e ficas no vazio... ou ainda queres voltar para o nosso ps?

    ResponderEliminar
  22. O que se passa com o médico que vem ao lar da Várzea que já não aparece há muito? Será que lhe continuam a pagar e para nós não ah dinheiro?

    ResponderEliminar
  23. Então médico é médico. Tu só serves para limpar a m... aos velhos! Para isso há por aí muito quem queira..., por isso podes ir à tua vida...

    ResponderEliminar
  24. Mais três Goienses deixam Góis para ir viver para Poiares… Estranha política de fixação em Góis Lurdecas, que tu tanto apregoaste. Continua… Nunca me enganaste… bons empregos para os de fora, e os Goienses que se fod**. Mamem aí PS(s) o que vocês queriam… EHEHEHEHEH

    ResponderEliminar
  25. Antes houvesse quem limpasse os velhos. Muitos querem emprego, mas poucos fazem o necessário e o mais ridículo no meio disto tudo,é que devemos ser o concelho onde há mais assistentes sociais por m2.

    ResponderEliminar
  26. Infelizmente este caramelo tem razão!Parece que ela está em guerra com os da terra.

    ResponderEliminar
  27. Caramelo?! Ao menos caramela… lololololol SIM, TENHO RAZÃO! Se não tivesse, estava calada. Só falo quando tenho certeza do que digo… VIVA GÓIS E TODOS OS GOIENSES!

    ResponderEliminar
  28. SIM, VIVAM OS GOIENSES, mas morram vocês ó inúteis que só sabem é dizer mentiras e inutilidades

    ResponderEliminar
  29. E tu não ficas cá para contar!
    Já reparaste que não vieste cá dizer nada de bom!
    E como dizes"morram os os inúteis!

    Deus te perdoe!

    ResponderEliminar
  30. Ainda hoje soube de um que foi embora para Coimbra, e outro pronto também a abalar. Vergonhoso o que este PS está a fazer à minha terra e aos meus.

    ResponderEliminar
  31. Quem é que foi para Coimbra, pessoas ou comércio?

    ResponderEliminar
  32. Este PS já fez mais por Góis do que tu por ti próprio.
    ;)

    ResponderEliminar
  33. atenção que o gadelhas escreveu no varzeense que ninguém é de góis. isto é que é burro...não sabe que as pessoas dantes nasciam em casa!

    ResponderEliminar
  34. GADELHAS EU SOU GOIENSE. TU NÃO ÉS DE CÁ, NEM FALTA CÁ FAZES, NINGUEM TE CHAMOU PARA CÁ, VAI-TE EMBORA E LEVA TODA A ESCUMALHA CONTIGO. GÓIS AOS GOIENSES. CONTINUA ASSIM Ó LURDES E CADA VEZ VÃO APARECER MAIS "APERTOS" DE GOIENSES A ESTES "DE FORA", COMO ESTE GADELHAS LEVOU DOS FIGUEIREDOS. O TRATAMENTO QUE ESTÁS A DAR AOS GOIENSES, QUALQUER DIA NEM TU ESCAPAS, VAIS SER ENXOVALHADA EM PRAÇA PUBLICA, E DIRECTAMENTE NA CARA. NUNCA TE ESQUEÇAS QUE À GENTE QUE NÃO PRECISA DE TI PARA NADA, TU CHORES, GRITES OU FAÇAS BIRRA, É IGUAL… ESTÁS SUJEITA, JÁ FALTOU MAIS, ANDAS A FAZER POR ELAS E VAIS TER O QUE PROCURAS, PROMETO. ASS. GOIENSE (NASCIDO, CRIADO E A VIVER ATÉ MORRER EM GÓIS)

    ResponderEliminar
  35. Apoiado. Estou contigo!

    ResponderEliminar
  36. Vês o que andas a semear lurdinhas...

    ResponderEliminar
  37. Drª. Lurdes
    Com um pouco de "repouso" intelectual e mais "garra" autárquica vai conseguir ver-se "livre" duns tantos que a rodeiam, quer a nível de eleitos quer a nível de "funcionários!", e depois é só colocar os interesses da população à frente da "politiuice".

    ResponderEliminar
  38. ó das 5.47,só agora descobriste que ele é"burro"?
    Eu não acho que ele seja assim tão burro,porque o que ele é é esperto!
    Sim é mais esperto que inteligente!Porque se assim não fosse não assinava os artigos dos jornais como"deputado da Assembleia Municipal"(isto se estivermos a falar da mesma pessoa).
    Mas como diz o outro:amanhem-se com ele por aí na sta terrinha!
    Ele trepa,os outros deixam!!!!!!!
    Qualquer dia quando aparecer cá por baixo até se lembra de dizer que é ministro!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  39. ó silvino tem lá calma. tu andas mesmo nervoso...
    quanto mais ladram, mais a nossa malta se anima e mais força temos! Isto está bonito...
    Agora já ameaçam bater na presidente? Olha que isso dá cadeia, além de não ser muito elegante!

    Vais morrer em góis? Além de bronco dá pra perceber que és profeta...

    ResponderEliminar
  40. AHAHAHAH! Tiro na àgua. Por acaso sei quem escreve com letras maiúsculas. E não é o Silvino. Agora tu sim, parece que tens uma fixação qualquer com ele. Porque é que não te diriges ao homem e resolves isso, em vez de vir para o blog atirar pedras para o ar? Vê lá se alguma te cai em cima! Nunca se sabe!...

    ResponderEliminar
  41. falando de comercio que saiu de Gois, pelo menos sei de um e ainda por cima um jovem de 20anos! segundo me contaram logo no primeiro dia que se dirigiu a CMde Gois para tratar do processo foi mal atendido e humilhado na presença de um amigo natural da Lousã que o acompanhava.Seguidamente demoraram 2meses a responder ,coisa que deve ser dentro de trinta dias,mas nem queiram saber qual foi a resposta! Isto deve-se ao Sector de Obras,directamente ao Funcionario P.Rosa,não a nenhum dos outros.
    Querem saber o desfecho final depois de varias deslocações a C M de Gois e sem lhe darem andamento,ou pelo contrario sempre a complicarem ? Pois foi este jovem resolveu dar um passo maior e seguiu para a Lousã,aonde no espaço de meses esta mesmo a abrir a sua Loja,que se vai chamar...!
    Para a semana eu digo o resto!
    Mas atenção,GOIS E A NOSSA TERRA E TENHO MUITO ORGULHO,mas com gentita desta...!

    ResponderEliminar
  42. P.Rosa = Paulo Rosa ( Baldas)

    Enfim que houve alguem de coragem que conseguiu tirar este senhor do anonimato. Espero agora que os "eleitos" lhe façam justiça....

    ResponderEliminar
  43. Ainda vai aparecer mais casos.
    Em especial com a Divisão de obras.
    Niguem se entente uns põem culpa Eng.Cabaço e outros a CMGóis.

    ResponderEliminar
  44. Anónimo1/7/10 14:38

    Tenham calma a dra.Lurdes vai tomar conta da ocorrência.
    A dra. tirou a cadeira na UC de conflitos e promoções caseiras

    ResponderEliminar
  45. Anónimo1/7/10 17:41

    Pois foi! Curso tirado em 3 dias na universidade de Cortecega! Olé! Ao domingo não contou...

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.