terça-feira, 29 de junho de 2010

Automobilismo - 40.ª Edição do Rali da Rainha Santa

Maior adesão de sempre
Apesar dos seus 40 anos, o Rali da Rainha Santa continua a conseguir surpreender. Pilotos falam de uma prova “à portuguesa”, das melhores do campeonato nacional.

Teve a sua primeira edição em 1952 e demorou 16 anos até entrar no campeonato nacional. Em 1972 foi considerada a melhor prova do “nacional” pela imprensa especializada.
O Rali da Rainha Santa é hoje apelidado de uma das melhores provas do Campeonato Nacional de Resistência Clássica. Pilotos e organização não têm dúvidas. Armando Fidalgo, presidente do Clube Automóvel do Centro (CAC), destaca a participação. “Tivemos um recorde de inscrições, com mais de 50 conjuntos, entre eles quatro espanhóis”, contou ao DIÁRIO AS BEIRAS.
Eduardo Carpinteiro Albino, filho daquele que foi o primeiro vencedor do Rali da Rainha Santa a contar para o campeonato nacional, também esteve em prova. O navegador diz que, apesar de não conhecer todas as provas do nacional, “porque este ano há a novidade dos Açores, esta é a melhor prova do país. É uma zona mítica e, apesar de já não ter a mesma mística dos ralis em terra batida, faz-nos recordar da catedral do automobilismo nacional”.
Com passagens por Góis, Nelas e Oliveira do Hospital, a prova disputou-se entre sexta-feira e domingo, terminando em Coimbra, para um almoço onde foram entregues os prémios aos vencedores.
Luís Providência, vereador do Desporto de Coimbra, lembrou que esta é “a segunda prova mais antiga do nacional e é um orgulho enorme continuar ao lado do CAC, que tem mostrado ser capaz de grandes organizações”.
Da Câmara de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo destacou o “reatar de uma parceria com o CAC que proporcionou um bom momento desportivo, mas também de promoção turística para Oliveira do Hospital”.
José Rodrigues, vice-presidente de Góis, destacou as condições do seu concelho para receber estas provas, esperando “receber mais provas deste género no futuro”.

Prova “à portuguesa”

Jorge Conde, director da prova, explicou os segredos para continuar a atrair pilotos. “Apostamos num figurino de rali que cada vez se vai fazendo menos, à portuguesa, com muito ritmo e onde é quase impossível andar solto”, explicou. As autarquias “também têm aumentado o nível social da prova e isso atrai mais pilotos”, explicou. A juntar aos concorrentes “habituais”, a organização tem conseguido cativar pilotos mais jovens nos últimos tempos.
in, as Beiras 28/06/10

19 comentários:

  1. Ora aí está a Câmara a gastar os trunfos que tinha na manga, sobre o empreendimento da Quinta do Baião. Agora até investe 50.000 Euros em capital social da nova sociedade anónima que vai ser criada hoje. Agora a CMG também vai ser sócia duma empresa que já nasce falida. Ontem na Assembleia Municipal, foi um espectaculo indecoroso. Os deputados não sabiam de nada, aquilo foi aprovado de manhã na reunião da Câmara e levaram à reunião da Assembleia da parte da tarde. E ainda há mais novidades sobre o Baião. Já percebem agora porque é que esta história "cheirou" mal a muita gente. Então aguardem que o resto vem aí...

    ResponderEliminar
  2. Uma das últimas notícias do site do Mov. de Cid. mostra a constituição da Comissão Política do PS, recem empossada. Aí está o movimento apartidário no seu melhor...

    ResponderEliminar
  3. O que, para mim foi revoltante na AM foi o manifesto anti-democrático Presidente com uma postura ridícula em toda a reunião (a forma como introduziu o tema referido acima, o contrariar a Presidente na retirada do assunto em que ela mostrou muito bom senso depois da discussão que gerou, o forma como não deixou votar a deputada da CDU, etc). Ridicula a postura da Presidente da Câmara tentando colar a notícia do Mirante a razões políticas e falar de azia ( a palavra é dela...) para desculpar uma indesculpável atitude da CM que lidera. Enfim, uma vergonha.

    ResponderEliminar
  4. E aquela do Silvino provar que as actas que são publicadas no Varzeense são diferentes das que estão no site da CM é extremamente grave. Em quem podemos confiar? Se com as actas é assim, como será com o resto?

    ResponderEliminar
  5. É fruto da Turma Katalina

    ResponderEliminar
  6. Pois. Em Poiares os "Katalinos" de antigamente eram uma gentinha do piorio que se conhece. Será que em Góis, está uma variante da mesma gente? Porventura, se calhar!...

    ResponderEliminar
  7. Sabem que uma catalina, é uma bebedeira?! Não, atendam aprendam! E de facto o que é isto tudo senão uma tremenda bebedeira?....

    ResponderEliminar
  8. Comissão Política Concelhia do PS de Góis tomou posse
    ÂMBITO REGIONAL - terça-feira, 29 de Junho de 2010 11:26
    ( http://rca )
    No passado sábado, decorreu no auditório da ADIBER, em Góis, a tomada de posse da Comissão Política Concelhia de Góis, dirigida por Maria de Lurdes de Oliveira Castanheira, na presença de Victor Baptista. A lista eleita para a referida Comissão Concelhia é composta pelos seguintes elementos:...

    ( - Mais... [ 5 Leituras] - - )

    ResponderEliminar
  9. É engraçado como este novo executivo está a assumir uma postura que já era esperada, e toda a gente fica admirada.



    Estejam atentos aos jornais nos próximos tempos.

    ResponderEliminar
  10. É só Katalinos

    ResponderEliminar
  11. realmente é uma vergonha,o caso das actas,mas nesta câmara só se prima por chamar Doutores mas falta-lhe é o canudo da competência.
    A Presidente tem a responsabilidade de tudo, mas não consegue, tem que distribuir mais competênca aos outros.O presidente da Assembleia portu-se muito mal, não te lembras do que se passou com a justa, se não é a Céu ela não votava.Enfim estamos mal.

    ResponderEliminar
  12. É pena que esta Câmara não ande mais na rua, para ver o que alguns funcionários fazem.A Srª Presidente tem que substituir o secretário, que só pensa em chegar a 2013 par se reformar com os 2 mil e tal por mês.Porque tratar das limpezas da Vila não interessa, a Presidente é que fica mal.porque não vai ver o que se passa.Concordo contigo deixa vir os jornais.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo1/7/10 08:23

    As ruas andam cheias de lixo, a avenida entre cerejal/esplanada não tem caixotes do lixo. É ver restos de pique-niques ali mesmo no chão ou a boiar no rio, a praia do Santo António não tem um balde de lixo o resultado já se sabe. As casas de banho onde ficam?

    O ano passado pela mesma altura tudo se via e reparava, tudo era uma vergonha, agora que estão lá não fazem melhor porquê?

    ResponderEliminar
  14. Anónimo1/7/10 08:31

    O lixo acumula-se por aí

    A avenida entre cerejal/esplanada não tem contentores do lixo, bem como a praia do Santo António. É ver restos de pique-niques a acumularem-se no passeios ou a boiarem no rio. Quem nos dera que esta imagem fosse pontual...

    O ano passado por esta altura, tudo era visto, criticado, tudo era uma vergonha, agora que estão lá não fazem melhor porquê?

    ResponderEliminar
  15. Anónimo1/7/10 09:35

    Ora porquê? Porque o ano passado queriam ganhar as eleições. E este ano, como não há eleições, querem lá saber! De facto também não sabem, mas isso já é outra história...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo1/7/10 09:40

    Bem visto ;)

    ResponderEliminar
  17. Anónimo2/7/10 04:12

    Ainda agora começou o mês de Julho. Esperem que a coisa ainda vai ficar pior...

    ResponderEliminar
  18. Anónimo2/7/10 15:55

    Pior...é pouco!
    Se TODOS os funcionários tivessem que"picar o ponto"e justificar as saidas e entradas incluindo estarem á porta a fumar e virem a casa tomar o lanchinho...era um Deus nos acuda!

    Ainda estou a ver a Sra Presidente na noite da vitória na AERGóis a dizer-nos:
    As férias acabaram!
    Agora vamos arregaçar as mangas e trabalhar...!

    O que sinto é tristeza!Como fui enganado!
    Isto é tão mau tão mau que nem tem comparação com as gestões anteriores!
    E depois a Sra Presidente enfia"a cabeça na areia"ou seja enfia-se no gabinete e faz de contas que só ela é que trabalha em vez de exigir trabalho e comando do pessoal!

    Tristeza!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo9/7/10 18:31

    Concordo contigo hó das 23,59,a Srª Presidente tem que substituir o secretário,ele manda derrubar o muro ao pé da GNR, e nem passa cavaco à Presidente,há muito dinheiro para estragar, só ele é que sabe e não sabe nada.A presidente é que fica mal vista Deus queira que tome as redias breve, senão é um caos.Penso que a Presidente já se deve ter arrependido de continuar com o secretário do girão.

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.