quarta-feira, 30 de junho de 2010

Góis inaugura primeira loja de produtos endógenos

Góis inaugurou um Centro de Vendas e Produtos Endógenos, desenvolvido no âmbito do projecto “Progredir em Igualdade e Cidadania”, dinamizado pela Câmara de Góis ( (entidade promotora) e pela Santa Casa da Misericórdia (entidade executora do projecto Progride).
A estrutura está instalada no Centro Cívico e Cultural, situado no Largo do Pombal, local escolhido, uma vez que, segundo José Serra, «é um lugar que diz muito aos goienses e tem dado muito vida a esta zona». Por isso, sustentou o vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Góis, «hoje inauguramos esta loja dando continuação ao que tem sido a vida que o Pombal tem tido, através da presidência de Câmara». Esta loja «vem complementar o Largo e era um anseio da equipa do Progride - da qual faz parte a Misericórdia e a autarquia de Góis - assim como dos 25 parceiros que fazem a ligação a todas estas associações», disse ainda o vice-provedor.
Com a venda de licores, mel, queijo, casinhas em xisto e outros produtos endógenos, espera-se que este espaço «contribua para a retoma do turismo, que as pessoas, venham e voltem e que comprem», vaticinou José Serra.
Para a equipa que trabalhou no Progride a concretização deste projecto representa «um grande orgulho». De acordo com Dalila Neves, «foi uma luta muito» grande, mas que «valeu a pena», «pois hoje temos aqui muitos produtos endógenos, todos licenciados». No entender da coordenadora do Progride, «pensamos e esperamos que esta loja seja um estímulo para que os produtores da região possam licenciar os seus produtos». Partilhando da «mesma emoção» de Dalila Neves, a presidente da Câmara Municipal de Góis, Lurdes Castanheira, lembrou que este projecto «demorou algum tempo a concretizar-se», mas «o que esta à vista é demonstrativo do gosto, rigor e profissionalismo da equipa do Progride e parceiros». Lurdes Castanheira lembrou também que, nos últimos quatro anos «este projecto deixou a sua marca», apontando como exemplos a Casa do Povo, que «foi toda recuperada, projecto que envolveu cerca de 70 mil euros e permitiu que a direcção fizesse um protocolo de cedência para instalar o Centro Cívico, que alberga uma diversidade de serviços». Referiu ainda o Centro de Dia e Espaço de Artesanato, em Corterredor, «um investimento considerável efectuado na Quinta da Ribeira e em breve poderemos ter a inauguração da Quinta Pedagógica».

Continuar Progride
O projecto Progride termina no final do mês de Julho, todavia, Lurdes Castanheira lembra que «há possibilidade de celebrarmos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, estratégia que irá permitir dar continuidade a este trabalho», fundamental no entender da autarca, também porque representa «um conjunto de postos de trabalho em jogo». «Temos que fazer pressão junto do secretário de Estado», sublinhou. Relativamente ao Centro de Vendas, Lurdes Castanheira pretende que «se estimule o artesanato no concelho e se aposte cada vez mais nos produtos endógenos».
Atento às palavras da autarca, o adjunto do governador civil, António Sérgio, garantiu que irá «levar o recado ao Secretário de Estado da Segurança Social e dizer que, em conjunto, temos de fazer vingar uma aspiração mais do que legítima, com os nossos produtos, pegando naquilo que é nosso, genuíno, e trazer pessoas, imprimir dinâmica local, para que consigamos manter postos de trabalho e a rentabilidade necessária para manter locais como estes». Para António Sérgio «é muito interessante ver que, apesar de todas as adversidades, Góis continua a lutar, agarrando-se a várias armas, nomeadamente a estes projectos comunitários e isso reverte em mais e melhor desenvolvimento local». 
in Diario de Coimbra 30/06/10

25 comentários:

  1. Por conjunto de postos de trabalho em jogo querem dizer 3 postos?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1/7/10 04:14

    Até podia ser um, é positivo.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo1/7/10 08:15

    1 justifica-se, os outros não!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo1/7/10 09:31

    Ó pázinhos, não sejam tolos. lojecas destas há por aí uma em cada esquina! Se isto não fizesse parte dum projecto subsidiado e pago com os impostos de todos nós, alguma vez existia? Nunca, jamais! Olhem mas é para a triste vida que resulta da realidade: hoje houve um aumento generalizado de impostos. Por acaso tomaram nota disso? Ou andam todos no mundo da lua?...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo1/7/10 09:38

    Tens razão pázinho... isto é tudo uma desgraça! vamos mas é dormir 50anos e quando acordarmos logo se vê se vale a pena viver...

    Tretas como tu que pensam saber muito e não fazem nada, está este país cheio ;)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo1/7/10 12:51

    O Miguel Ventura sabem quem é ?
    O arguido caso quinta das farturas,também estava na loja do projecto vamos todos progredir com a mãozinho no ar a fazer figas PS,PS,PS,PS.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo1/7/10 14:52

    O clube de ténis tem ervas que nos dão pela cintura, nas bancadas há desde excrementos de cão, a ossos e ervas altas a brotarem. Os campos tem lixo acumulado, maioritariamente folhas secas do outono passado misturadas com pacotes disto e daquilo. Não sei a quem compete, mas façam alguma coisa!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo1/7/10 17:29

    Ao anónimo que respondeu ao "pázinho": Olha tu devias era viver do rendimento da m... da tal lojeca. Andavas bem mais magrinho! Palerma...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo2/7/10 03:17

    Pois sim, nem vale a pena contrariar, tens toda a razão... A solução é mesmo dormir e esperar que algo aconteça;)
    Olha vamos fazer algo util, enquanto esperamos queres ir beber uma vinhaça ao ténis?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo2/7/10 05:31

    Mais uma obra dos últimos 4 anos...palavras da Presidenta

    ResponderEliminar
  11. Anónimo2/7/10 07:08

    Isso da vinhaça no ténis é só para frequentadores. Deves ser um deles. Olha e aproveita, e dormes por lá uma sesta que bem precisas...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo2/7/10 08:09

    Vocês que são amigos da Lurditas digam :
    Quando fazem novas marcações da Estrada Gois-Poiares.
    Vou contar quantos chafarizes estão fechados no Concelho,falta de água ou está imprópria para beber.
    As estradas Camarárias no interior a erva chega até ao alcatrão.
    Mas temos Circo e marchas já é muito bom

    ResponderEliminar
  13. Anónimo2/7/10 08:36

    mAS O QUE É QUE TU ANDAS A FAZER NAS ESTRADAS DO INTEROR DO CONCELHO? vÊ MAS É SE TE CALAS. DESDE QUE A ESTRADA PARA COIMBRA ESTEJA BOA, QUE ME IMPORTA O RESTO? e MARCAÇÕES, PARA QUÊ? VENHO DE DIA E VOU DE DIA...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo2/7/10 17:09

    Fala com a Lurdes nossa Santa Milagreira.
    Transforma o pão em dinheiro

    ResponderEliminar
  15. Anónimo2/7/10 20:52

    Presa por ter cão e presa por não ter!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo3/7/10 04:14

    Não é assim: Não é presa por ter cão (tem diversos), nem por ter ou fazer...

    ResponderEliminar
  17. Se transforma o pão em dinheiro, que mais queres, pá? CBS

    ResponderEliminar
  18. Anónimo4/7/10 17:37

    Quero comprar peçaS PARA O CARRO tenho que ir a Arganil,Lousã ou Poiares Gois Stop.
    Quer lavar o carro vou á Lousã a Arganil ou Poiares Gois Stop.
    Se o meu PC fica avariado,só na Lousã Arganil ,ou Poiares Gois Stop.
    Quero ir arranjar a minha televisão Góis Stop.
    Porquye que será que Góis está assim gigam-me

    ResponderEliminar
  19. Anónimo4/7/10 21:58

    o que não faltam aí são oficinas.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo5/7/10 16:56

    Nem aldrabões, como tu!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo7/7/10 15:14

    Ó 16.56 Muito boa essa resposta!
    Foi mesmo ao jeito,foi um tiro certinho!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo8/7/10 16:20

    Então a Fibra Óptica,o nosso Camarada veio aqui fazer a campanha eleitoral para sra. e nada mas que GRANDE ALDRABA

    ResponderEliminar
  23. Anónimo9/7/10 12:41

    este blogue está mesmo uma miseria... ninguém escreve nada e quando escreve!

    ResponderEliminar
  24. Ainda falta a Confraria do Cabrito e da Castanho que o afilhado da Presidente Sr.Casimiro quer fazer no Cadafaz.
    Os cabritos vem da Vila,a castanha vem do SuperMercado

    ResponderEliminar
  25. Pois é, no Cadafaz já nem "cabras", quanto mais cabritos!!!

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.