terça-feira, 29 de junho de 2010

Central de Monte Redondo Faz 100 Anos

Há um século atrás, a 29 de Junho, a Central hidroeléctrica de Monte Redondo foi inaugurada o que representou, para a época, um notável avanço para o desenvolvimento de Góis, que veio a permitir que houvesse iluminação eléctrica na vila antes mesmo de Coimbra.

Pena é que estes marcos, que marcaram a caminhada de Góis para o desenvolvimento, não tenham tido, ao longo dos tempos, seguidores à altura, o que confere uma razão acrescida para que, comemorando o facto, se prestasse uma justa homenagem aos empreendedores de há um século atrás.

Porém em 100 anos muita coisa importante cai no rol do esquecimento.
in, Movimento Cidadãos por Góis

13 comentários:

  1. A família, que tudo perdeu, que faça a homenagem. Ou então vão ter com o novo dono, uma fulano qualquer de Braga, que nem sabe onde isto fica. Além disso, é muito mais importante comemorar o 494º aniversário do foral manuelino, do que perder tempo com outras tretas...

    ResponderEliminar
  2. O Movinento por Gois ou da Treta como é conhecido.
    Então o Barão de Loredo do Corterredor.
    O Sr. Valentim não é Barão mas já tem um Centro artesanal,que já foi visitado por mil pessoas.
    Atenção o dr. Cabeças não está doente.
    Convém estar doente para não ser punido pela Quinta das Farturas

    ResponderEliminar
  3. This blog stinks!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo1/7/10 00:03

    Não brinca com a doença dos outros, isso é grave.O Homem parece estar bem doente.A manhã podes estar tu.Era bom que o Cabeças volta-se, Gois foi maoir quando Ele cá estva.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo1/7/10 09:37

    Ah pois foi. Tão grande foi que anda por aí uma dívida de um milhão de contos para tu pagares! Perdão, para NÓS pagarmos, porque tu não edvs ter onde cair morto!...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo1/7/10 09:48

    Pois anda... e anda uma ponte nova uma residência de estudantes, uma estrada até Poiares que está ainda como ele a deixou, uma Adiber sobre a qual todos rosnam mas onde já mamaram filhos sobrinhos e primos dos rosnadores, se não os próprios. Mas isso para um atrasado como tu... deixa-me adivinhar o mérito e do governo PSD da altura ;)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo1/7/10 17:37

    Deixa-me divagar: também és um dos rosnadores? É que pareces-me um dos lambe-botas do costume! Quanto ao resto de que falas isso passou-se em 1994/97 e como tu deves ainda ser um imberbe da treta, claramente não sabes do que falas...
    Ou então és um cão velho armado em janota, a ver se "ela" te enxerga! Precisas de um espelho pá!... Não vês que és feio!...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo2/7/10 04:15

    Espelhos...isso é com o Zé Nunes!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo2/7/10 04:40

    Oh divagador bonito:
    O teu mundo-cão mordeu-te?
    Tem calma, ainda vais voltar a ter valor e à falta de melhor... para o que é serve ;)

    ResponderEliminar
  10. Anónimo3/7/10 08:27

    Já não se lembram do acidente grave que sofreu (Andava a acomanhar a responsável do evento a decorrer no Rio Ceira)e que se não fôsse a DrªBranca teria "lerpado"?

    ResponderEliminar
  11. Anónimo9/7/10 18:39

    Tu não és de Góis, para falates assim do Cabeças.A tua terra só foi conhecida quando ele por cá passou.Eu sou Goiense vivo em Lisboa, mas nesse tempo até tinha orgulho em ir à minha terra.O que hoje não aconteçe porqu, o que estava mal há um dois anos atrá mantem-se tudo sujo na mesma.Volta Cabeças, se está doente, que Deus o melhor tanto como precisa.Obrigado pelo que fez na minha Terra.

    ResponderEliminar
  12. Ai que saudades que eu tenho! Das festas, e das comezainas, e do foguetório, e das visitas dos ministros e secretários de estado, e dos negócios escuros, e das luvas chorudas, e dos projectos feitos no papel, e da dívida, etc.
    Bem, eu dei de frosques! A dívida pagam vocês, os toinos!...

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.